Pegasus Academy

Ciências Físico-químicas 9º ano

Corrente eléctrica; Bons e maus condutores e Escalas de medição

Nome:___________________________________________Ano:_______Data:_____________ Lê atentamente as seguintes perguntas e responde de forma correcta.

1. Completa as frases de modo a que constituam afirmações verdadeiras. a) A _______________1_______________ é um movimento orientado de partículas ou ________2_________ com carga eléctrica. b) Nos _______3_______, nas ligas metálicas e na grafite, as partículas que condizem a corrente eléctrica são os ________4_________. Enquanto nas _______________5 ______________, como não há electrões livres, são os corpúsculos com carga eléctrica, designados por _____6______, com carga _____7________ e _______8_______ que se podem mover livremente, e em sentidos opostos. Os primeiros corpúsculos movem-se em direcção ao terminal positivo e os segundos em direcção ao terminal negativo. c) Os _____________9_____________ de corrente eléctrica oferecem pouca resistência à passagem da corrente uma vez que têm muitas _______10_______ ou ______11________ que se movem livremente. São exemplos destes materiais, os ______12________, as soluções _______13_______ e as _______14_______ metálicas. A grafite também é um material bom condutor da corrente eléctrica. d) Os materiais ______15________ oferecem muita resistência à passagem da corrente eléctrica uma vez que têm poucas _______16_______ que se podem mover livremente. São exemplos destes materiais, a _______17_________, o _______18________e o algodão.

2. Instalou-se o circuito eléctrico esquematizado na figura, intercalando entre os pontos A e B sucessivamente quatro condutores diferentes: A, B, C e D. Os valores lidos no amperímetro estão registados no quadro seguinte. Condutor I (mA) C1 C2 C3 C4 300 130 20 100

2.1. Indica, justificando, qual destes é o melhor condutor. 2.2. Indica qual destes condutores possui maior resistência eléctrica. Justifica.

5. o voltímetro. Indica: a) O alcance do aparelho. A grandeza física que este aparelho nos permite medir é… a) A diferença de potencial nos terminais de uma associação em série de duas pilhas. b) A intensidade de corrente de um circuito c) A resistência de um circuito. d) Indica o valor da diferença de potencial em P1. 3.1. qual é o valor da diferença de potencial nas diferentes posições indicadas? 5.2.1. 5. P2. P3 mV P4 a) Que grandeza física podemos medir com este aparelho? Como deve ser instalado num circuito? b) Qual o alcance do aparelho? c) Qual o valor da menor divisão da escala. (Dica: Tenta esquematizar a escala do aparelho no teu caderno. Indica o valor medido pelo voltímetro quando o ponteiro se encontra na 11ª divisão. cujo alcance é de 4A. Calcula o valor de cada divisão. e) Supondo que o alcance do aparelho é de 5V.1. A figura representa a escala de um aparelho de medida.2 V. 5. Um amperímetro. c) O valor indicado no aparelho.3. b) O valor da menor divisão da escala.Ciências Físico-químicas 9º ano 3. 5. Diz o nome deste aparelho de medida. Observa-a e responde às seguintes questões. Indica em que posição se encontra o ponteiro quando o voltímetro mede 1. 4. A Figura representa a escala de um aparelho de medida de uma grandeza física. P3 e P4.1. 3.4. tem uma escala com 20 divisões.) Bom trabalho!  Luciana Roque .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful