A DEUSA MÃE

Para entendermos corretamente quem é esta Divindade, temos que voltar até os primeiros povos da Terra. Quando os povos primitivos identificaram a mulher com a Terra e associaram a existência da Terra a poderes divinos, consideraram que o poder que conspirou para que o Universo fosse criado era feminino. Como só as mulheres têm o poder de dar a vida a outros seres, nossos ancestrais começaram a acreditar que tudo tinha sido gerado por uma Deusa. Os povos do neolítico e do paleolítico não conheciam Deuses masculinos. O conceito do ato sexual como fator de fecundação inexistia, pois eles acreditavam que as mulheres engravidavam deitadas ao luar, através do poder da Grande Deusa manifestada como a Lua. Em diversas partes do mundo a Grande Deusa Mãe é associada à Lua, já que existia um poder maior que agia entre a mulher e a Lua. Todas as religiões primais viam no poder feminino a chave para o Mito da Criação e assim o Universo era identificado com uma Grande Deusa, criadora de tudo aquilo que existia e que exitiu. Nada mais lógico para uma sociedade em processo de evolução, pois não é do ventre da mulher que todos nós saímos? O culto a Grande Deusa remonta a Era de Touro. Nesta época o respeito ao feminino e o culto aos mistérios da procriação eram muitos difundidos. Nas culturas primitivas a mulher era tida como a única fonte da vida, tanto que os lugares onde ocorriam os partos eram considerados sagrados e foram nestes lugares que surgiram diversos templos de veneração à Deusa.

Bellona em Roma e assim sucessivamente. Ishtar na Mesopotâmia. As Grandes Deusas da Antiguidade exerciam o domínio tanto sobre o amor como sobre a guerra.a Lua. As várias estatuetas femininas como as Vênus de Willendorf. A MÃE e A ANCIÃ. As mulheres eram consideradas responsáveis pela fartura das colheitas. é associada aos poderes noturnos. representando os mistérios da eternidade e mutação. assim como a Lua. Sekhmet no Egito.Com o avanço da agricultura. Ela esteve presente em todas as partes do mundo sob diversos nomes e aspectos: Kali na India. pois também muda de face. daí o mito da eterna Ísis com o véu que jamais deve ser desvelado. à tudo aquilo que deve ser desvendado. Este objeto é associado à Deusa porque a criação se parece com o que se pode realizar no interior do mesmo. mas muda de fase à cada 7 dias. aos lado inconsciente . A Deusa é a energia Geradora do Universo. representam a sacralidade feminina e os poderes mágicos e religiosos atribuídos à Deusa nas época do Paleolítico e Neolítico. o lugar onde nasce a vida. a importância do solo passou a ser primordial e a Grande Mãe Terra(a Deusa) se tornou o centro de culto das tribos primitvas. de Menton e Lespugne. que representa o mundo que ela criou e carrega em seu ventre. . O símboloda Grande Deusa é o caldeirão. a intuição. e se mostra aos homens de três diferentes formas como: A VIRGEM. Pallas na Grécia. pois eram elas que conheciam os mistérios da criação. O mundo é uma maravilhosa obra alquímica que a Deusa criou e comanda através das manobras e poções realizadas em seu caldeirão. Por isso a Deusa é chamada de a "DEUSA TRÍPLICE DO CÍRCULO DO RENASCIMENTO". A Lua jamais morre.

Seus poderes são os da compaixão. Para a Bruxaria todos os Deuses Antigos são a Grande Deusa Mãe multipersonificada. ela está associada à adivinhação. o que os seres humanos para simplificar chamaram de Deuses. Brigit é a mãe que o possui no ventre o poder de dar a luz uma nova vida. Sua cor é o vermelho e por isso recebe o título de RUBEDO(Senhora do entardecer ou do rubi). Quando você invoca o nome de um determinado Deus. nada mais são do que a personificação e atributos da Grande Divindade Universal. Seus rituais e invocações são realizados na Lua Crescente. sexualidade e ao parto. A Grande Deusa desempenha inúmeros papéis e funções e para isso usa nomes e atributos diferentes. o qual tem o poder de realizar os desejos daqueles que a . É a rainha da colheita. aos rios mágicos.Isso não é difícil de se entender. segura em suas mãos a trompa de vaca ou touro em forma de meia lua. a antiga Deusa Celta do fogo. Na Tradição o aspecto Jovem da Deusa recebe o nome de RHIANON. Rhianon é a caçadora. Sua cor é o brancoe por isso recebe o título de ALBEDO(Senhora da Alvorada). libera um tipo de energia específica que não consegue ser liberada quando se invoca outra Divindade que desempenha papéis e funções diferentes. Seus rituais e invocações são realizados na Lua Cheia. a mãe do milho e derrama sua abundância por toda a terra. O aspecto de Mãe recebe o nome de BRIGIT. Segura em suas mãos um recipiente com labaredas de fogo. à clarividência e aos encantamentos. pois dentro de Wicca todos os vários Deuses e as multiplas faces e aspectos da Deusa.Ela está associada a fertilidade. sabedoria e compreensão. É a deusa da fartura e é ela a quem devemos reverenciar quando queremos garantir êxito no trabalho.

Devido ao aspecto de velha é esta a personificação que representa o conhecimento de todos os mistérios que só a experiência pode proporcionar. Ela é a Deusa da paz e do caos. Ceridwen é a mãe que conserva todos os poderes da sabedoria e conhecimento. pela maturidade e entusiasmo de Brigit. mas sempre foi venerada como o princípio feminino eterno e estático que está presente em tudo e incluso no nada. É ela a quem devemos recorrer e reverenciar nos momentos de dificuldades e anulação de qualquer tipo de malefício. É ao mesmo tempo Deusa parteira e dos mortos. agilidade e rapidez. É a Deusa da sabedoria do bem e do mal. Segura em suas mãos um caldeirão e das misturas feitas em seu interior ela comanda a sincronicidade de todo o Universo e intervém nos assuntos humanos para auxiliar seus seguidores. Ceridwen já passou pela jovialidade de Rhianon.cultuam. Seu nome varia. a Grande Deusa Mãe que conhece todos os segredos do Universo. É a Deusa do amor e seus poderes são os da paixão. que só o tempo pode proporcionar. que é o seu símbolo. Ela está relacionada ao renascimento e a ligação com os outros mundos. A Deusa já foi reverenciada em todas as partes do mundo sob diferentes nomes e aspectos. O aspecto de Anciã recebe o nome de CERIDWEN. Acumulou toda a experiência. Do seu ventre parte toda a vida e da vida provém a morte. pois o poder que leva as almas para a morte é o mesmo que traz a vida. e distribui a sabedoria por todo o mundo. . Ela é o poder do feminino que dá vida ao mundo e fertiliza a terra. Da harmonia e da desarmonia. Sua cor é o negro e por isso recebe o título de NIGREDO(Senhora da noite). Seus rituais de invocação são realizados na Lua Minguante.

guardiã dos sentimentos. do interior da alma humana e do destino do homem. Ela é a dona do céu noturno. pois ela representa as forças celestes. Ela é uma presença contínua que está além do tempo e do espaço.A Deusa não está ligada somente às manifestaçõesda terra. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful