You are on page 1of 2

TRABALHO

Descrever as seguintes estratégias de precificação, bem como exemplificar cada uma delas. “A cynic is someone who knows the price of everything and the value of nothing”. Na circunstancia de que os produtos ou serviços a serem precificados já existem, algumas estratégias que podem ser traçadas. Cinco delas podem ser destacadas: a) Baseada na visão de Philip Kotler Para Kotlher, a precificação deverá ser baseada no mercado; de acordo com o tipo de produto e o posicionamento sobre a concorrência , das quais destacase: Estratégia de Superbarganha - Produto de alta qualidade a preço baixo. Assim, terá rápida introdução no mercado. Estratégia de Penetração - Para produtos de alta qualidade. Pratica-se um preço médio para obter uma rápida inserção no mercado. Estratégia de “Bater E Correr” - Preço alto com qualidade baixa. Tendo uma vantagem inicial e rapidamente tirando o produto do mercado. b) Baseada na visão de Michael Porter Porter defende 2 principais estratégias, que influem bastante na questão de precificação:
Estratégia de Liderança no Custo Total

O ponto central da estratégia de liderança no custo total é a empresa fazer com que seu custo total seja menor do que o de seus concorrentes. O custo mais baixo funciona como mecanismo de defesa da empresa contra a rivalidade de seus concorrentes, especialmente no tocante à guerra de preços. Sendo assim, ele propõe que a precificação seja estabelecida através de pequenas diferenças nos custos (que aumentariam a margem). Mais aplicada a produtos de menor valor agregado.
Estratégia de Diferenciação

integrando os compradores. Eles baseiam a estratégia ou o diferencial estratégico na adoção dos melhores produtos (e a economia do produto). a economia do cliente (buscando soluções também em redução de custos para o cliente) e economia no sistema (no processo de compras e relacionamento com fornecedores). a diferenciação oferece à empresa uma defesa contra as forças do ambiente. a empresa da rivalidade de seus concorrentes.. c) Baseada na visão de Peter Drucker Para Ducker o importante na precificação é manter o relacionamento forte com o cliente. em maior ou menor grau. embora de forma diferente daquela permitida pela liderança em custo. clientes dispostos a pagar mais para terem um produto que eles consideram que melhor atende às suas necessidades) isolam.e.Mais aplicada para produtos com maior valor agregado. a precificação deve se dar através de integração entre todos os setores da empresa. e) Baseada na visão de Ansoff . Desse modo. d) Baseada na visão de Hax e Wilde Hax e Wilde tiveram idéias novas no que tange estratégia e precificação. enfocando no marketing e na sua orientação para o cliente os maiores esforços. A lealdade e a diminuição da sensibilidade ao preço (i.