Agrupamento Vertical de Escolas do Levante da Maia Escola Básica Levante da Maia

RELATÓRIO DO DIA DO ANDEBOL

ESCOLA BÁSICA LEVANTE DA MAIA

24-02-2011

Ano Lectivo 2010/2011 1

Grupo de Educação Física

Agrupamento Vertical de Escolas do Levante da Maia Escola Básica Levante da Maia

INTRODUÇÃO

Como forma de promover actividade física e inter-relações no meio escolar, o Grupo de Educação Física do 3º ciclo, resolveu criar mais uma actividade para todos os alunos da escola, que se designou como Dia do Andebol, destinado aos alunos do 3º ciclo. Este teve lugar no passado dia 24 de Março de 2011 e foi realizado nos Campos Exteriores da Escola E.B. 2/3 da Maia.

ORGANIZAÇÃO
O Torneio de Andebol é uma actividade desenvolvida, todos os anos, pelo Grupo de Educação Física. Ao Núcleo de Estágio coube, assim, colaborar com a organização e planeamento dos aspectos inerentes a

esta actividade, com a participação de todos os Professores do Grupo de Educação Física. Esta cooperação serviu para que, no próprio dia, nada falhasse. Esta actividade começou a ser planeada logo no início do ano lectivo, desde a organização e a planificação anual das actividades escolares. O delineamento da estrutura do Torneio foi realizado por todos os Professores de Educação Física. Foi assegurado o bom funcionamento do torneio pelos Professores que faziam a chamada das equipas e davam início aos jogos. A arbitragem foi realizada pelos professores. No final dos jogos era feito o registo dos resultados no quadro competitivo junto do juiz de mesa que também era um professor.

CONDIÇÕES LOGÍSTICAS ESPAÇO
O Torneio realizou-se nos dois Campos de Andebol no exterior, ou seja na área desportiva ao ar livre. Decorriam dois jogos de cada vez e as equipas que não estavam em jogo, encontravam-se todas nas bancadas e perto dos campos de jogo apoiando e ajudando a que o ambiente desportivo fosse empolgante. Cada equipa em jogo tinha dois suplentes que ficavam junto aos campos de jogo a espera para entrar.

Ano Lectivo 2010/2011 2

Grupo de Educação Física

Agrupamento Vertical de Escolas do Levante da Maia Escola Básica Levante da Maia

MATERIAL UTILIZADO Material Bolas Apitos Cronómetros Fichas de jogo Fichas de inscrição Quantidade 2 (1 por jogo) 2 (1 por jogo) 2 (1 por jogo) 2 (1 por jogo) 2 (1 por jogo)

JOGO

Regulamento O torneio terá a forma de campeonato, as equipas estão divididas em grupos Em cada grupo as equipas jogarão entre si Passam à fase seguinte a primeira e a segunda de cada grupo O será 4x4 (4 contra 4) Tem de estar sempre em campo 2 alunos e duas alunas A substituição de um aluno só pode ser por outro aluno e das alunas por outra aluna Os jogos terão a duração de 10 minutos A pontuação atribuída será: Vitória – 2 pontos Empate – 1 ponto Derrota – 0 ponto Falta de comparência – 0 pontos

EQUIPA Máximo 6 jogadores Capitão de equipa 3 Alunos e 3 Alunas 1 Juiz de mesa

No boletim de inscrição, devem constar

Ano Lectivo 2010/2011 3

Grupo de Educação Física

Agrupamento Vertical de Escolas do Levante da Maia Escola Básica Levante da Maia

CONCLUSÃO

O torneio correu muito bem, houve uma grande interacção entre todos e os alunos que eram a parte principal do evento, mostraram-se muito interessados, motivados e com vontade de participar e vencer, assim, o objectivo foi alcançado. Para nós núcleo de estágio, foi uma excelente experiência e esperamos que ao longo da nossa carreira de professores, possamos voltar a experienciar eventos como este.

Ano Lectivo 2010/2011 4

Grupo de Educação Física