Boletim de Divulgação do Núcleo de Caridade Espírita Irmão Joé - Nº 05 – 09/03/2011

v

b

O Painel
Trabalho + amor = construção da felicidade para o espírito
em É costume dizermos no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, que o ano começa mesmo depois do Carnaval. É certo que já ouvimos e falamos isso muitas vezes. Se, de um modo, o aspecto cultural ainda dita um comportamento de adiar compromissos, no campo da Doutrina, por sua vez, o chamamento ao trabalho é constante e urgente.

O lar sob a luz do Evangelho
A promessa dO Cristo ao dizer "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estarei Eu no meio deles” (Mat.,18, 20) cumprese todas as vezes em que nos reunimos em nome dEle. E a prática do Evangelho no Lar é desses momentos salutares em que podemos trazer O Mestre para o ambiente de nossas vidas, conforme orientações e roteiro publicados na edição anterior de O Painel (http://scr.bi/pain04). Nos lares em que há crianças, o mais indicado é colocar os temas ao alcance delas, para que se interessem e participem. O Centro Espírita Léon Denis – CELD edita uma coleção bem direcionada a esse propósito, intitulada O melhor é viver em família. São três volumes com material para um período de 12 meses, com atividades dirigidas a duas faixas diferentes de idade (Veja: http://bit.ly/mvivfa). Há também O Evangelho Segundo o Espiritismo para a Infância e Juventude, em 2 volumes de conteúdo sintetizado da obra, com ilustrações bem coloridas em todas as páginas. Publicação da Editora Mundo Maior. (Veja em http://bit.ly/evanij). Vale ainda conhecer, de Meimei, psicografado por Chico Xavier, o livro Pai Nosso, que interpreta a oração ensinada por Jesus, em pequenos contos, reflexões e pensamentos. (Veja: http://bit.ly/pnosso).

O apelo dos orientadores espirituais, em suas mensagens, firma-se no modo construtivo de considerar a vida, tendo sempre como essência os valores capazes de trazer felicidade ao espírito, sustentados pelo trabalho e o amor. PALAVRAS DE QUEM VIVE A VIDA DE ESPÍRITO No dia 4 de janeiro passado, como acontece em todas as reuniões de aniversário de nossa casa espírita, várias mensagens foram trazidas por espíritos familiares, amigos e orientadores da casa, emocionando a todos e frisando a necessidade do serviço no bem. Sem dúvida, um manancial de alento no início de um

novo ano. E que vale estar presente em nossas mentes e corações em cada dia de nossas existências. O espírito Pascoal, responsável pela divulgação doutrinária no NCEIJ, frisou que “o homem aflito e desesperançoso, que caminha pela estrada da vida sem buscar reforma, surpreende-se pela morte do corpo e sofre pelas desventuras cometidas”, e que todos devemos ser “agradecidos pela perspectiva de viver a vida material, tendo em vista a vida do espírito”. O dirigente espiritual do Núcleo, Inácio, autor do lema “Mais importante que o trabalho, é o trabalho com amor”, desenvolveu essa afirmativa ao dizer: “Trabalhe, contudo, mas

trabalhe amando, para que da mediunidade à maternidade, em todas as tarefas que passe na vida, que sejam dignas de serem reconhecidas pela edificação do amor. Nunca percam a oportunidade de servir, mas sirvam em nome de Deus e com amor”. Lembramos, finalmente, as palavras de O Evangelho Segundo o Espiritismo, que resgatam o ensinamento de Jesus: “Muito se pedirá àquele que muito recebeu”. Meditemos sobre os recursos que nos têm sido dados para o estágio na vida terrena, desde o sustento material até os esclarecimentos mais profundos acerca do espírito. Por certo, concluiremos que depende exclusivamente da nossa vontade, fazer do nosso caminho um caminho mais feliz.

Veja mais sobre Evangelho no Lar nas próximas edições!

Vire a página e veja:
 As atividades da Equipe de Divulgação.  A íntegra das mensagens dos Espíritos Pascoal e Inácio em 04/01.

O Painel - Boletim de Divulgação do Núcleo de Caridade Espírita Irmão Joé - Nº 05 – 09/03/2011

Equipe de Divulgação: estudo alinhado à Doutrina
Sempre que há uma atividade de estudo em nossa casa espírita, seja por meio de palestras ou cursos voltados para jovens e adultos, é a Equipe de Divulgação que desenvolve a tarefa. A essa equipe cabe sustentar a Casa em bases de conhecimento doutrinário e zelar pela fidelidade da divulgação segundo os preceitos Espíritas codificados por Allan Kardec, à feição de Consolador prometido por Jesus. A “Divulgação” tem Alberto como responsável pela equipe, tendo também como integrantes Jairo, Miguel, Shirley e Sônia. Para manter o discurso alinhado com a Doutrina e as diretrizes do NCEIJ, cada um tem o compromisso permanente de estudar, inclusive em reuniões privativas cuja finalidade é ampliar o conhecimento. Mas conhecer é uma parte do trabalho. Há outras orientações para o exercício da tarefa: combater os pensamentos de vaidade, mesmo quando ao receber elogios, devendo ter consciência de que pode ser o primeiro beneficiado por suas próprias palavras, se o quiser; saber ouvir críticas, buscar pautar-se pelo exemplo; entre outras ... Em se tratando de divulgação na casa espírita, existe a consciência de que a palestra ou o curso dirigese aos encarnados e aos desencarnados e que, muitas vezes, é difundida em outras instâncias da espiritualidade, ampliandose o seu alcance. Trazer ao NCEIJ divulgadores de outras casas espíritas, para realizar palestras, também faz parte das atividades, de modo a gerar integração e favorecer abordagens de diferentes ângulos. Estas são as reuniões públicas realizadas pela Equipe de Divulgação: - palestras das reuniões públicas de quarta-feira às 20h (O Evangelho Segundo o Espiritismo); - palestras dos 2º e 3º sábados do mês pela manhã (O Livro dos Espíritos); - curso de O Livro dos Espíritos que acontece às quartas, às 19h, com uma turma para jovens e outra para adultos.

Roteiros seguros para que sejamos mais felizes de fato
“Que Nosso Senhor Jesus Cristo, em sua doce paz
que se edifica tanto no bem, ensine a todos nós a necessidade do trabalho no bem, para elevar os nossos corações, elevar os nossos espíritos e sermos criaturas felizes; porque o homem aflito e desesperançoso, que caminha pela estrada da vida sem buscar reforma, surpreende-se pela morte do corpo e sofre pelas desventuras cometidas. Assim, apenas o trabalho edificante é que nos eleva ao Senhor, faz de nós espíritos felizes e renova nosso compromisso sincero em fazer-nos bons espíritos. Ao prepararmos esse trabalho, procuramos na seriedade das mensagens, rápidas mas eficientes no propósito de buscarmos nossas renovações mais íntimas, conduzir os nossos passos na trama da vida em direção à felicidade. Que Nosso Senhor Jesus Cristo conceda a todos nós o ensinamento deste instante para que, renovando nossos passos gentilmente sejamos todos agradecidos pela perspectiva de viver a vida material, tendo em vista a vida do espírito. Nossa ambição precisa estar voltada para o regresso ao lar, inevitável, importante no mundo da matéria. Que Jesus esteja com todos nós, nas mensagens recebidas do Alto e que Ele nos conduza a uma prática de vida que nos possibilite, a todos, dias melhores. Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe então, aos dois lados da vida na luta da prática religiosa deste aconchegante lar espírita, dou por início a abertura dos trabalhos da noite de hoje. Jesus esteja com todos nós.”

Pascoal

“Ao homem é dado o dever sincero de cuidar do seu semelhante. O amor ao próximo é a forma mais
segura que temos de direcionar os nossos passos e agradar a Deus na construção de um mundo melhor. Não existe forma de amarmos, apenas amando; não existe jeito de servirmos, apenas servindo. O tempo nós construímos, com o nosso esforço e a nossa vontade, seja pelos compromissos assumidos dentro do lar, seja pelos trabalhos mais corretivos. A edificação pelo serviço não se constitui pela profissão ou pelo título, se constitui pelo amor em si mesmo. Por isso, a cada atitude que tenha, que tenha com amor; a cada tarefa que faça, que faça com amor; e a cada gesto que direcione ao seu semelhante, que seja com amor. Porque o amor transforma a multidão de culpas em potencial de perdão. O amor transforma as nossas dívidas em saldos credores em nosso benefício. Trabalhe, contudo, mas trabalhe amando, para que da mediunidade à maternidade, em todas as tarefas que passe na vida, que sejam dignas de serem reconhecidas pela edificação do amor. Nunca percam a oportunidade de servir, mas sirvam em nome de Deus e com amor. Que Ele nos abençoe sempre e possa nos impulsionar ao trabalho com amor, para que a renovação deste planeta se constitua em luz, em favor de todos nós. Porque um dia todos retornaremos e nesse dia será o nosso amor a roupa que vestiremos. Que o trabalho e o amor sustente todos os anos de trabalho vindouros em nossa casa espírita.”

O Painel
Boletim Mensal de Divulgação do Núcleo de Caridade Espírita Irmão Joé Rua Caldas Barbosa, 170 Piedade – Rio de Janeiro - RJ Presidente: Cláudia Linhares Produção: Equipe do Espaço Literário Espírita Pascoal Jornalista: Sônia Cristina Reg.Nº 15024 JR – DRT/RJ

ESTÁ NO CALENDÁRIO: Divulgação Infantojuvenil, com reuniões para turmas de crianças e de pré-adolescentes, às quartas-feiras e aos sábados.
Quer obter o arquivo digital de O Painel? Visite www.scribd.com/nceij95 e faça o download de cada edição. Se preferir, solicite o envio pelo e-mail nceij95@gmail.com.

Inácio
(Ambas as mensagens foram transmitidas em 04/01/2011, pela voz da médium Cláudia Linhares, no NCEIJ)

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA