Nome da Universidade Nome do Aluno

TÍTULO DA MONOGRAFIA

Brasília – DF 2008

Orientação: Profa Dra Keila Lopes Brasília – DF 2008 .Nome do aluno TÍTULO DA MONOGRAFIA Monografia apresentada a Faculdade de Educação Física da Universidade Paulista – Brasília (UNIP-DF). para a obtenção da média da disciplina de Metodologia Científica.

FOLHA DE APROVAÇÃO .

Escrever aqui sua dedicatória O autor dedica seu trabalho para alguém muito especial que gostaria de homenagear. .

...... A ______________ .... por . pela .(explicar porque é agradecido).. . Os agradecimentos deverão ser disponibilizados de forma que cada um ocupe um parágrafo.AGRADECIMENTOS À _______________ .. Ao ______________.... Não deverão ser compactados em um mesmo parágrafo..

Nome do autor .Epígrafe ou dístico (não será necessário colocar o título lá no alto da folha): Escolha um pensamento interessante para colocar em seu trabalho.

RESUMO O resumo não poderá ter recuo no início do parágrafo. Dizer os instrumentos de coleta de dados utilizados. Os procedimentos que foram aplicados para a coleta. dizer a amostra (n= ) do estudo. não deverá ter mais que 300 palavras. Metodologia: Dizer o delineamento do estudo. Objetivo: Descrever o objetivo do estudo. Palavras Chaves: Utilizar apenas 3 palavras ou termos . Introdução: Escreva aqui uma breve introdução de 2 a 3 linhas no máximo. Conclusão: Concluir apenas o que diz respeito ao que foi sinalizado pelo objetivo. É formado por um ÚNICO parágrafo. Resultados: citar os principais resultados encontrados. como foi selecionada.

LISTA DE FIGURAS (só se existir) .

LISTA DE GRÁFICOS (só se existir) .

LISTA DE TABELAS (só se existir) .

LISTA DE SIGLAS (só se existir) .

................4 HIPÓTESE II..........1 OBJETIVOS 1.....1 DEFINIÇÃO DO OBJETO DO ESTUDO ( lançar aqui o texto da introdução) .SUMÁRIO FOLHA DE APROVAÇÃO ..............................1............1 CAIXA ALTA SEM NEGRITAR Caixa baixa negritado 1....2 POPULAÇÃO 3.... DEDICATÓRIA .1 Critérios de Seleção da Amostra ii iii iv V vi vii Lembre-se da seguinte regra............................MATERIAL E MÉTODOS 3. quanto a negritar ou não...............1. LISTA DE FIGURAS LISTA DE GRÁFICOS LISTA DE TABELAS I ...3 AMOSTRA 3..3 JUSTIFICATIVA 1..REVISÃO DE LITERATURA III.CAIXA ALTA NEGRITADO 1. utilizar letras minúscula ou minúscula..............INTRODUÇÃO 1.............................1 DELINEAMENTO DO ESTUDO 3...1......2 SITUAÇÃO PROBLEMA 1.... Caixa baixa sem negritar I......INTRODUÇÃO 1.......................... (Preste atenção na numeração: Os capítulos são identificados com números romanos) I.....3............1.............1 1. AGRADECIMENTOS .

4 PROBLEMA DO ESTUDO OBJETIVO DO ESTUDO JUSTIFICATIVA DO ESTUDO Lembrem-se! Só trocar de página quando for necessário ou entre um capítulo e outro.3 REVISÃO DE LITERATURA 2.3 1.1 2. II2.3.2 1.1 .1.2 2.

3. desde que necessário: .1. Toda metodologia deverá descrever detalhadamente cada um destes tópicos.2.1 Aqui você deverá dividir o seu tema em tópicos e subtópicos e falar sobre cada um deles. III- MATERIAL E MÉTODOS A sessão Material e Métodos deverá ser dividida e descrita em subseções que depende da complexidade e planejamento da pesquisa.

Se a abordagem da pesquisa será qualitativa ou quantitativa. 3.Questionários elaborados pelo(s) autor (es) do estudo têm que ser descritos detalhadamente. . . motora.3. data de fabricação e dados necessários dos equipamentos utilizados. sedentários.Dizer se é uma pesquisa direta (pesquisa de campo ou de laboratório) ou uma pesquisa indireta (pesquisa bibliográfica ou documental). Dizer se o questionário é constituído de perguntas fechadas.4 DESCRIÇÃO DOS INSTRUMENTOS OU EQUIPAMENTOS UTILIZADOS . Separar as perguntas por blocos de assuntos afins e citar o número de perguntas para cada bloco.Dizer nome dos protocolos. perfil sócio-econômico. faixa etária. Citar quais foram os critérios de inclusão (ou exclusão) que foi adotado. etc (citar autores e referências bibliográficas para possibilitar ao leitor a reprodução do estudo). com idade entre 20 a 25 anos. Ex: A amostra será constituída de 80 alunos (n=80). número de série.3 AMOSTRA DO ESTUDO (Sub-conjunto da população).Apresentar nome. graduandos da faculdade de Educação Física da Universidade Paulista do DF do sexo masculino. nível de aptidão física. . modelo.Classificar o estudo: . etc) para futura compreensão da problemática. Dizer os critérios de seleção da amostra (Descrever se a seleção da amostra foi Probabilística ou não Probabilística). questionários. 3.1 DELINEAMENTO DO ESTUDO .2 POPULAÇÃO DO ESTUDO Conjunto de elementos que possuem características específicas Ex: Graduandos em Educação Física do sexo masculino da Universidade Paulista do DF com idade entre 20 e 25 anos. Inventários. sexo. 3. abertas ou se é misto. . escolaridade. Momento de descrever todas as características necessárias da amostra (descrição física. Dizer de onde a amostra foi retirada.

3.Descrever todos os passos que serão realizados para a avaliação de alguma variável. se haverá um período de treinamento para unificação de procedimentos. se será aplicado em grupo/individual. o tempo previsto para que cada amostra terá para responder o questionário.Deverá ser descrito o número de visitas a serem realizadas a uma instituição para a aplicação de questionário.8 POCEDIMENTOS ÉTICOS Citar caso o trabalho for submetido ao Comitê de ética da instituição onde o trabalho será realizado. 3.6 PERÍODO DE TREINAMENTO Se houver um período de treinamento o pesquisador deverá descrever a duração do treinamento. IV4.Para a aplicação de um questionário deverá ser descrita quantas pessoas irão aplicá-lo.05). pessoalmente ou por correspondência. Caso tenha sido disponibilizado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Citar que será solicitado um termo de consentimento livre e esclarecido de todos os componentes da amostra participantes da pesquisa.4. freqüência semanal. 3.7 DESCRIÇÃO DOS MÉTODOS ESTATÍSTICOS Descrever todos os métodos que serão utilizados para análise dos resultados e estipular o valor de p ( p≤ 0.2 4.3. etc.1 RESULTADOS CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA . etc.1 Procedimentos adotados .3 4.1 4. volume. . . protocolos utilizados. 3. intensidade.

VDISCUSSÃO Esta sessão poderá ser apresentada junta com os resultados. VI CONCLUSÃO A conclusão deverá estar diretamente relacionada com os OBJETIVOS.Dividir o capítulo dos resultados nas subseções referentes as variáveis que foram avaliadas. . Evite repetir no texto as mesmas coisas que são apresentadas nas tabelas ou gráficos. mesmo que não concordem com os seus. Deverá responder a pergunta da situação problema. compare os resultados com os apresentados por outras pesquisas realizadas anteriormente. Deve-se fornecer todas as explicações possíveis para os resultados encontrados. Podem ser apresentados em forma de tabelas. Sugerir possíveis explicações para os resultados. gráficos ou textual.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Exemplos: ARTIGOS .

K. Revista atividade física & Saúde. n.. 5. p. Universidade Federal de São Paulo.. v. Exercício físico e função cognitiva. 2. J.. 60-76. Níveis séricos de serotonina frente ao exercício agudo máximo em indivíduos não treinados e treinados em corridas de meio-fundo e velocidade. 2. MATSUDO. 1995. 2000. LIVROS MARCONI. DISSERTAÇÕES E TESES SOARES.M. E. CASSILHAS. 12.M.. S. 5º ed. MAIS DE 3 AUTORES et al. v. n. 1995. Revista Brasileira de Medicina do Esporte.São Paulo: Atlas. São Paulo. 2006.73f .. NETO.M. 311p. et al.F. SANTOS. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina. M. ANTUNES.M. Fundamentos da Metodologia Científica. B. MONOGRAFIAS.DOIS AUTORES MATSUDO. H.. Efeitos benéficos da atividade física na aptidão física e saúde mental durante o processo de envelhecimento.R. V.A. R. LAKATOS. 2003. . R. = usar essa expressão quando houver mais que 3 autores.K.