CEULJI/ULBRA

Curso: ADMINISTRAÇÃO Profª: MÔNICA FEITOSA Aluno: WILLIAN RIBEIRO FONTES CGU: 102320110

Questões ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

1. Quais as origens da Teoria de Taylor ?
Como se sabe da vida de Taylor, ele começou o trabalho cedo, como operário, mas com o tempo ele se tornou um engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute. E dentro desse período, ele observou as classes operárias. Taylor iniciou um estudo com os operários, focando sua teoria na TAREFA. Ao seu modo de pensar a Administração deveria ser tratada como ciência. Ele buscava nos operários da época um maior rendimento de serviço, o qual era tratado com desleixo e desqualificado pelas empresas. As empresas da época não tinham interesse em qualificar os trabalhadores, já que proviam o trabalho de um ³exército industrial de reserva´. O estudo de ³tempos e movimentos´ mostrou que um exército industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as indústrias a contratarem mais mão de obra. O objetivo de Taylor ao elaborar essa teoria era o de acelerar o processo de produção, produzindo mais, em menos tempo e com qualidade. (Início da Teoria na Revolução Industrial).

2. Porque Taylor se preocupou com a questão salarial ?
Com a aplicação da Teoria Taylorista às indústrias, e com a racionalização do trabalho que Taylor objetivava houve turbulações. Ocorreram lutas trabalhistas devido a medidas inadequadas de racionalização do trabalho ou devido à resistência a inovação. Com isso queria instaurar um inquérito sobre o sistema de Taylor. Porém, por esse motivo ele foi pensar na questão salarial, referente à ratificação do trabalhador pelo seu serviço. Ele declarou que o objetivo da Administração Cien tífica consistia em ³máxima prosperidade para o empregador, junto com a máxima prosperidade para o empregado´. O que significava para o empregado remuneração gradualmente maior e desenvolvimento das capacidades.

3. Quais as principais características da Administração Científica ?
Principais características e objetivos do Taylorismo:

Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas. . o homem trabalha não por que gosta de trabalhar. preguiçoso e culpado pela vadiagem e desperdícios das empresas e que deveria ser controlado por meio de trabalho racionalizado e do tempo padrão. Pior ainda: via no operário da época um individuo limitado e mesquinho.Especialização do trabalhador.Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa. toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais. Ou seja. . Qual o Conceito de Homem Econômico ? Conceito de Homem Econômico: O conceito de Homem econômico não se limitava a ver o homem como um empregado por dinheiro. Havia alguns aspectos positivos como: y y y y y y Incentivos/Salários Elevados.Uso apenas de métodos de trabalho que já foram testados e planejados para eliminar o improviso. mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona. econômicas e materiais. 4.Criação de sistemas de incentivos e recompensas salariais para motivar os trabalhadores e aumentar a produtividade.. Rapidez de produção/execução. Eficiência de produção. Havia aspectos positivos nas idéias de Taylor ? Explique. Sim. Entre outras.Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo. Segundo esse conceito. Objetivos/Interesses comuns aos funcionários e gerentes.Análise dos processos produtivos dentro de uma empresa como objetivo de otimização do trabalho. . .Disciplina na distribuição de atribuições e responsabilidades. . . . .Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade. . Tarefas de acordo com as aptidões.Implantação de melhorias nas condições e ambientes de trabalho.Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores. . . 5.

a limitação do campo de aplicação à fábrica. Esperas ± período longo de inatividade de pessoas. Defeitos ± erros no processamento. problemas na qualidade ou baixo desempenho na entrega. a ausência de qualquer comprovação cientifica de suas afirmações e princípios. 8. A satisfação e insatisfação estão diretamente ligadas ao sentimento de prazer e desprazer. Alguns desperdícios na empresa: y y y y y y y Superprodução ± produzir muito ou muito cedo. Transporte excessivo ± movimento excessivo de bens ou informações. recompensas. fica: o mecanismo de sua abordagem que lhe garante o nome e teoria da máquina. a abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal. Movimentos excessivos de pessoas ± posto de trabalho mal organizado. Relacione pontos que causam Satisfação e Insatisfação no trabalho. Processamento inapropriado ± executar o processamento com ferramentas. procedimentos ou sistemas não apropriados. Satisfação e Insatisfação o Trabalho. Faça uma pequena lista do que você entende como desperdício em uma empresa.6. assim como o relacionamento interpessoal e familiar. entre outras inúmeras críticas. informações ou bens. Os internos estão relacionados à saúde psicológica do trabalhador. mas em sentido contrário. movendo e armazenando peças. y Entre outras. Quais críticas podem ser feitas a Administração Científica ? Dentre as criticas que podem ser feitas a teoria da Adm. 7. Inventários desnecessários ± armazenamento excessivo. gratificações. Os pontos de insatisfação estão ligados a fatores externos e internos do trabalhador. . a superespecialização que robotiza o operário. gerando excessiva movimentação de pessoas. Pontos de satisfação podem ser: y Boa remuneração y Possibilidade de crescimento profissional y Oportunidades na empresa y Autonomia y Bônus. Cient. a visão microscópica do homem tomado isoladamente e como um apêndice da maquinaria industrial. Os externos que causam insatisfação são os mesmos citados anteriormente.