Banco do Brasil - Conhecimentos Bancários 1- Não é competência do Conselho Monetário Nacional: a) adaptar o volume dos meios de pagamento às reais

necessidades de economia nacional e seu processo de desenvolvimento; b) regular o valor interno da moeda, prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa; c) regular o valor externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos do País; d) orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras públicas ou privadas, de forma a garantir condições favoráveis ao desenvolvimento equilibrado da economia nacional; e) executar os serviços do meio circulante. 2 – É função específica do Conselho Monetário Nacional, exceto: a) autorizar as emissões de papel-moeda; b) negociação e intermediação no mercado de derivativos; c) aprovar os orçamentos monetários preparados pelo Bacen; d) fixar diretrizes e normas da política cambial; e) regular a constituição, o funcionamento e a fiscalização de todas as instituições financeiras que operam no País. 3 – Representa atribuição privativa do Bacen, exceto: a) emitir papel-moeda e moeda metálica nas condições e limites autorizados pelo Conselho Monetário Nacional; b) receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais e os depósitos voluntários das instituições financeiras e bancárias que operem no País; c) agenciamento dos pagamentos e recebimentos fora do País; d) realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras dentro de um enfoque de política econômica do Governo ou como socorro a problemas de liquidez; d) regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; e) exercer o controle de crédito sob todas as suas formas. 4 – Sob a disciplina e a fiscalização da CVM foram consolidadas as seguintes atividades, exceto: a) emissão e distribuição de valores mobiliários no mercado; b) organização, funcionamento e operações das Bolsas de Valores; c) organização, funcionamento e operações das Bolsas de Mercadorias e Futuros; d) vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais; e) serviços de consultor e analista de valores mobiliários. 5 – O Bacen é considerado Banco dos Bancos quando: a) recebe Depósitos Compulsórios; b) introduz Normas, faz Autorizações, Fiscalização e Intervenção; c) determina a taxa SELIC; d) é representante junto às instituições financeiras; e) Administra a dívida pública interna e externa.

6 – Em relação à composição do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. para julgar. pois podem captar depósitos à vista. exceto: a) descontar títulos. b) realizar operações de abertura de crédito simples ou em conta corrente (contas garantidas). por elas indicados em lista tríplice. as empresas prestadoras de serviços e as pessoas físicas: a) Bancos Comerciais b) Caixas Econômicas c) Bancos Cooperativos d) Cooperativas de Crédito e) Bancos de Investimento 8 – São Instituições Financeiras que equiparam-se. e) obter recursos externos para repasse. aos bancos comerciais. Indústria e Comércio. c) um representante da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento. assinale a alternativa errada: a) um representante do Ministério da Fazenda. de câmbio e comércio internacional. o comércio. d) julga os recursos interpostos das decisões relativas à aplicação de penalidades administrativas do Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários. 10 – É órgão integrante do Ministério da Fazenda. os recursos e interpostos das decisões relativas à aplicação de penalidades administrativas pelo Bacen e pela CVM: . e) quatro representantes das entidades de classe. por solicitação do Ministro do Planejamento. realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços. em certo sentido. inclusive de crédito rural.MNI – é a Instituição Financeira que tem o objetivo precípuo de proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários para financiar. c) realizar operações especiais. dos mercados financeiros e de capitais. a indústria. d) um representante da CVM. em segunda e última instância. a curto e médio prazos. 7 – De acordo com o Manual de Normas e Instruções . embora basicamente dirigidas às pessoas físicas: a) Bancos de Desenvolvimento b) Caixas Econômicas c) Bancos Cooperativos d) Bancos de Investimento e) Cooperativas de Crédito 9 – Representa função específica dos Bancos Comerciais. b) um representante do Banco Central.

b) Bancos Comerciais. c) Caixas Econômicas.a) Banco do Brasil. . d) Conselho de Recursos do SFN e) Bancos Cooperativos.

Questão 6: Letra E Comentários: A solicitação é feita pelo Ministro da Fazenda e não do Planejamento. Questão 5: Letra A Comentários: O Bacen é considerado Banco dos Bancos quando recebe depósitos compulsórios e faz redescontos de liquidez. Questão 4: Letra D Comentários: Vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais é competência do Bacen. Questão 3: Letra C Comentários: O agenciamento dos pagamentos e recebimentos fora do País é função do Banco do Brasil. Questão 2: Letra B Comentários: A negociação e intermediação no mercado de derivativos é atividade da Comissão de Valores Mobiliários. .Soluções Questão 1: Letra E Comentário: Executar os serviços do meio circulante é competência do Bacen.

Questão 7: Letra A Comentários: O objetivo exposto na questão é dos Bancos Comerciais. que tem como principal atividade integrar o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo e o Sistema Financeiro de Habitação. que a captação de depósitos à vista. Questão 10: Letra D Comentários: A principal atribuição do CRSFN é julgar os recursos interpostos das decisões relativas à aplicação de penalidades administrativas do Bacen e da CVM. as mais antigas instituições do Sistema Financeiro Nacional. É importante frisar. . que nada mais são do que as contas correntes livremente movimentáveis. Questão 8: Letra B Comentários: São as Caixas Econômicas. ainda. é a atividade básica dos bancos comerciais. juntamente com os bancos comerciais. configurando-os como Instituições Financeiras Monetárias. Questão 9: Letra D Comentários: Julgar os recursos interpostos das decisões relativas à aplicação de penalidades administrativas do Bacen e da CVM é função do Conselho de Recursos do SFN. sendo.