Roteiro para relatório de aulas práticas Observações gerais: o tempo verbal deve ser padronizado num texto.

Uma vez passado, sempre passado... tente usar a terceira pessoa e evitar “no nosso experimento”, “meus resultados” “pipetamos” etc.... preferir “no experimento realizado.....” , “os resultados obtidos....” defina os itens do seu relatório com clareza. Agrupe assuntos semelhantes e separe assuntos não relacionados. Use subitens para organizar melhor os assuntos; sempre procure numerar os itens para facilitar o acompanhamento da hierarquia dos itens (se a hierarquia for importante, evite marcadores); use termos técnicos; respeite a grafia corretas de nomes científicos; padronize a formatação: tamanhos e tipos de letras, tanto no texto quanto nos títulos; procureusar parágrafos alinhados pelas duas margens (esquerda e direita); mantenha sempre a mesmaquantidade de espaços entre parágrafos e títulos, etc; não enfeite demais seu relatório. Ele é um texto técnico e deve ter aspecto profissional. È bomter uma capa com: Nome da Instituição, nome da disciplina, título da prática (ou práticas),integrantes do grupo e turma. 1. Introdução Um ou dois parágrafos rápidos para contextualizar o assunto de que tratou a prática e do qual tratará orelatório. Não é propriamente um resumo mas

Apenas informaçõesrelevantes ao trabalho devem ser apresentadas! 2. “extrair”. Objetivo Descrição do objetivo da prática.etc. Exemplo: “Ressuspender o pelete em 50µL de tampão TE (Tris 10mM. O tempo verbal utilizado no material e métodos pode ser o passado (o que foi feito) ou o infinitivo(“ressuspender”.0) utilizando pipeta automática Gilson modelo P200” A composição do tampão TE e o modelo de pipeta utilizado poderiam ser descritos num item anterior à descrição do procedimento. Pode estar subdividido em itens como: “Material”. Ou seja. “Reagentes e soluções”. “analisar”. etc). pH=8.: “Foiadiconado” ou “adicionouse” ao invés de “Eu adicionei” ou “Adicionamos”) 4. 3. Pode haver mais de um objetivo. “Equipamentos”. “observar”. Objetivo específico: “Extrair DNA genômico de Escherichia coli”. Normalmente os objetivos são apresentados como ações “obter”. “adicionar”. A descrição deve ser sempre no impessoal (ex. um mais geral e outro(s) específicos(s).Material e Métodos Descrição do material (é material mesmo e não materiais) e dos procedimentos (que são os métodos) utilizados na aula. o material pode estar descrito num subitem independente ou pode estar incluído nadescrição do procedimento.Resultados e Discussão . EDTA 1mM.uma introdução ao assunto. “Material”. “pipetar”. “caracterizar” etc Exemplo: Objetivo geral: “Apresentar diferentes técnicas de extração de DNA”.

Normalmente osresultados são apresentados em figuras. não fez oprocedimento e não tem a menor idéia do que está sendo apresentado nos resultados. no item de Discussão. Cada grupo realizou seu próprioprocedimento segundo as orientações descritas em material e métodos ( é lá que a descrição doprocedimento deve ficar). a discussão deve ser relacionada aos problemas encontrados durante arealização da prática e aos seus possíveis reflexos nos resultados. os resultados são primeiro descritos e depois.coli em gel de agarose 1%. setrouxeram novas informações ao que já se conhecia ou não. se são suficientes para definir o assunto deque tratam ou se há necessidade de trabalhos complementares e quais são eles. a discussão dos resultados é feita comparando-se os resultados encontradoscom outros já obtidos anteriormente por outros trabalhos. assim como à providências paraminimizar esses problemas. esquemas. O objetivo da discussão dos resultados émostrar se estes foram os esperados ou não. Num relatório de aula prática. O segredo é sero mais direto e sintético possível. tabelas. 5. se atenderam ao objetivo inicial do trabalho ou não. Nos trabalhos científicos. (1) grupo 1. por exemplo: “ OsDNAs genômicos deE. Em suma este item deve dizer se o .” Você deve considerar que a pessoa que está lendo o relatório não conhece o assunto. gráficos etc que apresentam legendaspróprias (Por exemplo. Figura 1: Representação esquemática do resultado do fracionamento de DNAgenômico de bactériaE.coli cepa tal e tal foram obtidos pela técnica xyz. (2) grupo 2 etc etc (a numeraçãocorresponde aos slots do gel – que devem estar marcados no esquema). numa região onde também foi observado uma espécie de rastrodifuso de material. Em itens separados. sem omitir nenhum tido de informação que ajude a compreensão dosresultados (QUE CORRESPONDEM A PARTE MAIS IMPORTANTE DO RELATÓRIO). uma mais próxima aos “slots” e outras duaspróximas uma da outra no final do gel.Podem estar agrupados em um único item ou não.coli estãoapresentados na figura 1 e mostraram (ou mostram) a presença de DNA em todas as amostrasanalisadas. Três bandas foram facilmente visualizadas. são analisados. Os resultados do fracionamento do DNA genômico de E. A descrição do que está na figura deve ser apresentada de forma descritiva no texto. Conclusão A conclusão do relatório diz respeito diretamente ao seu objetivo. A apresentação dos resultados é uma das partes mais difíceis do relatório pois você deve descrever osresultados obtidos sem incluir necessariamente a interpretação desses resultados.

6. Há norma para citação bibliográfica que pode ser obtida nos artigos científicos e livros .objetivo foi alcançado ou não. Bibliografia Citar toda a bibliografia consultada.