Ciências da Natureza – Revisões

☺ Distinguir o ar inspirado do ar expirado. O ar expirado é diferente do ar inspirado. O ar expirado contém mais dióxido de carbono e vapor de água e menos oxigénio do que o ar inspirado. Normalmente, o ar expirado é mais quente. ☺ Indicar a constituição do sistema respiratório humano. O sistema respiratório é constituído por dois pulmões e pelas vias respiratórias. Constituição do sistema respiratório humano: - fossas nasais; - faringe; - laringe; - traqueia; - brônquios; - bronquíolos; - alvéolos pulmonares. ☺ Identificar características de órgãos do sistema respiratório. Fossas nasais: cavidades situadas no interior do nariz que filtram, aquecem e humedecem o ar antes dele entrar para os pulmões. Faringe: órgão comum ao sistema respiratório e ao sistema digestivo. Laringe: órgão constituído por cartilagens, que comunica com a traqueia. Traqueia: revestida de muco, possui estruturas semelhantes a pêlos microscópicos chamados cílios, que ajudam a remover do ar inspirado pequenas partículas em suspensão, como poeiras e micróbios. Brônquios: bifurcações da traqueia que penetram nos pulmões. Bronquíolos: tubos cada vez mais pequenos, resultantes das ramificações dos brônquios. Alvéolos: terminações dos bronquíolos cujas paredes são muito finas e encontram-se envolvidas por uma rede de capilares sanguíneos, onde ocorrem as trocas gasosas.

Os peixes não precisam de vir à superfície da água para respirar. ☺ Referir os movimentos respiratórios do peixe. os opérculos estão fechados. forma-se dióxido de carbono. Têm uma forma muito recortada e uma cor avermelhada. que é transportado para todas as células do nosso corpo. graças à grande quantidade de capilares sanguíneos que as irrigam. isto é. Depois de fechar a boca. os opérculos abrem-se deixando ver uma abertura em forma de arco chamada fenda opercular. que se situam uma em cada um dos lados da cabeça. As brânquias são formadas por lamelas finas dispostas umas ao lado das outras. Ao conjunto de trocas gasosas que se dão nos alvéolos damos o nome de hematose pulmonar. . sendo assim eliminado para o exterior. o sangue fica enriquecido em oxigénio. O dióxido de carbono é também transportado pelo sangue. Em consequência da hematose pulmonar. ☺ Descrever a circulação da água no peixe. durante a expiração. Os órgãos dos peixes que possibilitam as trocas gasosas com a água são as brânquias ou guelras. na parte posterior da boca. As câmaras branquiais comunicam com a boca do peixe e com o exterior e encontram-se protegidas por uma tampa óssea chamada opérculo.☺ Indicar as trocas gasosas que se dão nos alvéolos pulmonares. Quando o peixe abre a boca para respirar. onde passa para o ar. desde as células até aos alvéolos. onde se dá a hematose branquial. Essa água entra em contacto com as brânquias. Durante a actividade das células. que tem oxigénio dissolvido. o peixe deixa entrar água. Os peixes possuem duas câmaras branquiais. o sangue que irriga as brânquias capta o oxigénio dissolvido na água e liberta dióxido de carbono. tem de ser eliminado do nosso organismo. que é um gás tóxico e. por isso. As brânquias encontram-se ligadas a peças ósseas chamados arcos branquiais. Ao abrir a boca. porque possuem um sistema respiratório que lhes permite realizar trocas gasosas directamente com a água.

☺ Legendar figuras do sistema respiratório humano e do sistema respiratório de um peixe.☺ Identificar as guelras como órgão da hematose. .

. hematose pulmonar e hematose branquial. das brânquias para a água passa o dióxido de carbono. Consiste na passagem de oxigénio do interior do alvéolo para o sangue e na passagem de dióxido de carbono do sangue para o alvéolo.☺ Conhecer o significado dos termos: inspiração. Inspiração – é a entrada de ar para os pulmões. expiração. Hematose branquial – é uma troca gasosa que ocorre nas brânquias. Expiração – é a saída de ar dos pulmões. O sangue fica rico com muito oxigénio que é transportado em todas as células do nosso corpo. O oxigénio da água passa para as brânquias. Hematose pulmonar – é o conjunto de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful