UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO

Projeto de Extensão “Atendimento de Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar” Grupo Candango de Criminologia - GCCrim

EDITAL DE SELEÇÃO 01/2011

1. PREAMBULO O Grupo Candango de Criminologia - GCCrim, coordenado pela Professora Ela Wiecko Volkmer de Castilho, seleciona estudantes interessados/as em integrar grupo de trabalho na etapa 2011 do Projeto de Extensão Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, voltado à proteção integral prevista na Lei 11.340, de 07 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha.

2. DA INSCRIÇÃO E NÚMERO DE VAGAS 2.1. É requisito para a inscrição estar regularmente matriculado/a no Curso de Graduação em Direito da Universidade de Brasília. 2.2. Nesta etapa serão selecionados/as dez (10) estudantes, sendo este o número de vagas disponíveis. 2.3. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos: 2.3.1. Currículo; 2.3.2. Ficha de inscrição (Anexo I); 2.3.3. Manifestação de interesse (Anexo I).

3. DA SELEÇÃO 3.1. O processo seletivo compreenderá: 3.1.1. Análise dos documentos 3.1.2. Participação mínima de 75% em curso de formação previsto no item 9 deste edital. 3.2. São critérios de seletividade: 3.2.1. Disponibilidade mínima de 08 horas semanais para atividades de extensão, incluídas as atividades de planejamento, estudo, avaliação e prática de campo; 3.2.2. Interesse nas áreas de Ciências Penais, Criminologia Crítica, Políticas Públicas, Feminismo e Democracia. 3.3. Poderá ser indicado pela professora coordenadora do Projeto para fins de concorrer a uma bolsa de extensão o/a estudante que cumprir as seguintes condições: a) Ser regularmente matriculado em curso de Graduação da UnB; b) Estar em dia com os compromissos assumidos anteriormente em projetos do Decanato de Extensão (Relatório e apresentação PIBEX); c) Não possuir vínculo familiar de qualquer espécie com a coordenadora do Projeto; d) Ter disponibilidade de 15 horas semanais para atividades de extensão, incluídas as atividades de planejamento, estudo, avaliação e prática de campo; e) Não receber remuneração em quaisquer outros programas institucionais.

4. DOS OBJETIVOS E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 4.1. O projeto tem como objetivos: 4.1.1. Prestar assistência jurídica, no Juizado de Ceilândia, à mulher em situação de violência doméstica e familiar; 4.1.2. Articular o apoio psicossocial à mulher em situação de violência doméstica e familiar; 4.1.3. Implantar um banco de dados sobre os casos levados ao Juizado de Ceilândia; 4.1.4. Capacitar os/as alunos/as na percepção da violência de gênero e nas estratégias para superá-la. 4.1.5. Reunir elementos mediante análise de autos de processos judiciais, aplicação de questionários e/ou realização de entrevistas para fins de desenvolvimento de pesquisas em nível de graduação e pós-graduação. 4.2. O desenvolvimento do projeto implica tanto em atividades diretas de atendimento quanto reuniões de trabalho e encontros de discussão e debates de questões teóricas pertinentes à temática em uma perspectiva interdisciplinar. 5. DAS DATAS E HORÁRIOS DOS ATENDIMENTOS, REUNIÕES E ENCONTROS 5.1. Os atendimentos são realizados às quintas-feiras, das 14h às 17h, e aos sábados, das 9h às 11h, no NPJ UnB – Ceilândia. 5.2. Os encontros de discussão são realizados uma vez ao mês, sempre aos sábados, das 15h às 18h, na Faculdade de Direito – Campus Darcy Ribeiro, conforme cronograma a ser fixado pela coordenação do projeto. 5.3. Caberá a cada estudante optar por um dia de atendimento, de acordo com sua disponibilidade, a ser aferida no momento da entrevista. 5.4. A participação nos encontros e reuniões é obrigatória, independentemente do dia de atendimento. 6. DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS/AS ESTUDANTES 6.1. As atividades a serem desenvolvidas pelos/as estudantes são, essencialmente, de: 6.1.1. Atendimento jurídico a mulheres em situação de violência doméstica junto ao NPJ UnB – Ceilândia; 6.1.2. Acompanhamento de audiências junto ao Juizado da Ceilândia; 6.1.3. Acompanhamento de todos os desdobramentos processuais; 6.1.4. Auxiliar no processo de levantamento, coleta e tabulação de dados; 6.1.5. Auxiliar na elaboração de relatórios; 6.1.6. Auxiliar na organização de painéis, seminários e grupos de trabalho; 6.1.7. Analisar autos de processos judiciais, aplicar questionários e/ou realizar entrevistas para fins de desenvolvimento de pesquisas em nível de graduação e pós-graduação. 7. DAS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA NO PROJETO 7.1. Os/as estudantes selecionados receberão certificado correspondente às horas dedicadas ao projeto, sendo condições de permanência no mesmo: 7.1.1. Comparecimento a, no mínimo, 75% de todas as atividades previstas; 7.1.2. Participação e engajamento na produção científica do Grupo de Pesquisa sobre a temática central do projeto.

7.1.3. Apresentação de relatório de atividades a ser elaborado pelo/a estudante e entregue à supervisora do projeto, no primeiro semestre, até 30 de junho de 2011 e, no segundo semestre, até 15 de janeiro de 2011. 7.2. Serão desligados/as do Projeto os/as estudantes que imotivadamente deixarem de comparecer consecutivamente a três plantões de atendimento e/ou audiências. 8. DA DURAÇÃO DO PROJETO 8.1. Esta etapa do projeto terá início em 23 de abril de 2011 com término previsto para 20 de dezembro de 2011. 8.2. Considerando a característica peculiar dos casos atendidos no projeto, será mantido plantão de atendimento e acompanhamento de audiências durante o recesso escolar de julho, a ser combinado entre o grupo de estudantes, professores/as, advogados/as e os/as demais envolvidos/as no projeto. 9. DO CURSO DE CAPACITAÇÃO 9.1. O ingresso no grupo de trabalho do projeto, independente de aprovação nas etapas anteriores do processo seletivo previsto neste edital, somente se efetivará com a participação em curso de capacitação a ser realizado em parceria com o Instituto de Psicologia da UnB, nas datas previstas no cronograma de seleção, item 7 deste edital. 7. CRONOGRAMA DE SELEÇÃO Período 14 a 24 de março 26 de março 09 de abril 16 de abril 18 de abril Horário Até às 23h59m Das 9h- 18h Local Profa. Soraia da Rosa Mendes soraia.mendes@terra.com.br Faculdade de Direito

Inscrições Via e-mail Curso de capacitação Resultado

Até às 21h

Mural Grupo Candango Criminologia - GCCrim Faculdade de Direito

Profa. Ela Wiecko V. de Castilho Coordenadora

Profa. Soraia da Rosa Mendes Supervisora

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO Grupo Candango de Criminologia - GCCrim EDITAL DE SELEÇÃO 01/2011

ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO

DADOS PESSOAIS Nome: Endereço: Matrícula: CPF: E-mail: Telefone: Celular: MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE (Informe o porquê de seu interesse em integrar o Projeto)

Master your semester with Scribd & The New York Times

Special offer for students: Only $4.99/month.

Master your semester with Scribd & The New York Times

Cancel anytime.