Escola E.B.2,3 S.

João da Madeira Ano lectivo: 2010/2011

Fetos e musgos

Nome: Silvia Nº: 24 Disciplina: Ciências da Natureza Professora: Fátima Cardeiro Ano/Turma: 5ºC
1

Índice Introdução___________________________________________ pag: 3 O que são fetos?________________________ pag:4 O que são musgos?______________________ pag:6 Conclusão____________________________________________ pag:7 Bibliografia:___________________________________________ pag:8 2 .

Introdução Este trabalho foi realizado para a disciplina de Ciências da Natureza e o seu tema é Fetos e Musgos. que são duas plantas sem flor. 3 . Ao longo deste trabalho vou abordar as características principais dos Fetos e Musgos. Neste trabalho também refiro o ambiente em que os fetos e musgos vivem (húmido e sombrio).

o tronco é suportado por uma massa de raízes fibrosas que se expande à medida que o feto arbóreo 4 . Tal como todos os fetos. são formadas por um caule. e possuem na sua face inferior pequenos órgãos chamados soros que contêm os esporos. Pelo contrário. etc). e regiões vizinhas (ex: Malásia. ou ainda em forma de língua.O que são fetos? Os fetos são plantas sem flor que vivem em ambientes húmidos e sombrios. e se reproduzem por esporos. As plantas totalmente desenvolvidas. Nova Zelândia. Os fetos são plantas vasculares que não produzem sementes. Feto arbóreo é um termo que se refere a alguns fetos que crescem com um tronco elevando as frondes acima do nível do solo. rizoma e as folhas (chamadas frondes neste grupo) são muitas vezes compostas ou recompostas. A maior parte dos fetos arbóreos formam um grupo de grandes fetos pertencedo às famílias Dicksoniaceae (familia de fetos) e Cyatheaceae (familia de fetos). Fetos arbóreos encontram-se nas áreas subtropicais e tropicais. incluindo as florestas frias e temperadas de chuvas na Austrália. que por sua vez produz gâmetas para dar origem a uma nova planta. Ilha de Lord Howe. que dão origem a um indivíduo geralmente insignificante e de vida curta. os fetos arbóreos reproduzem-se por meios de esporos. Os fetos arbóreos não formam novo tecido lenhoso no seu tronco à medida que crescem.

e fetos do género Cibotium (tipo de fetos). Alguns fetos em outros grupos podem ser considerados fetos arbóreos. Um feto arbóreo pode muitas vezes ser transplantado cortando-o pela base do tronco e plantando-o em outro lugar. (Os troncos dos fetos arbóreos raramente se ramificam). porque é aí que todo o novo crescimento ocorre.cresce. que atingem pequenos troncos com menos de um metro de altura. tais como os fetos das famílias Osmundaceae (familia de fetos). 5 . Se a coroa de um feto arbóreo for danificada ele irá inevitavelmente morrer. que podem crescer até uns dois metros de altura. Se for mantido com humidade ele irá recriar um novo sistema de raízes no ano seguinte.

e preferem lugares com sombra. Preferem viver em lugares da húmidos água para (são a dependentes reprodução).O que são musgos? Os musgos reproduzem-se através dos esporos e são constituídos por caulóides. 6 . Os musgos são plantas que possuem o órgão reprodutor escondido. Geralmente atingem poucos centímetros de altura justamente por não possuírem vasos de condução de seiva. rizóides e filóides. ou que não possuem flores.

Aprendi muito com este trabalho. Fetos e Musgos são duas plantas sem flor. que vivem em locais húmidos e sombrios e se reproduzem através dos esporos. 7 .Conclusão Neste trabalho aprendi o que são Fetos e Musgos.

pt/imgres? 8 .google.google.wikipedia.pt/imgres? http://pt.Bibliografia http://www.google.org/wiki/Samambaia? http://www.org/wiki/Musgos? http://pt.google.pt/imgres? http://www.pt/images? http://www.wikipedia.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful