A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista

João Batista

1

A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista

Sumário Sumário...........................................................................02 Agradecimento................................................................03 Dedicatória......................................................................04 Prefácio...........................................................................05 Introdução.......................................................................06 Conceituações de evangelismo.......................................09 Motivos que nos levam a evangelizar.............................15 E as crianças! Vamos evangelizá-las? ..................................................................... 18 Quando evangelizar.........................................................21 Como evangelizar ..................................................................... 23 O que você não pode fazer durante o evangelismo? ..................................................................... 28 Como começar um diálogo e apresentar a mensagem....32 Algumas Desculpas Usadas Pelas Pessoas.....................39 O local onde devemos evangelizar..................................46 As qualidades do evangelista..........................................52 Como evangelizar através de um folheto........................58 Após o evangelismo deve-se discipular..........................60 Conclusão........................................................................66 Sobre o autor...................................................................67 Referencias Bibliográfica................................................68
2

A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista

Agradecimento Agradeço primeiramente a Deus pela sua graça e por sua presença em cada momento da execução deste livro, sabendo que Ele foi minha inspiração a cada momento, a Ele a Glória, Honra e o Louvor, também à minha Esposa Joselita, ao Pastor Carlos Alberto e aos queridos irmãos da Assembleia de Deus em Paulistana que nos apóiam e também nos motivam, direto e indiretamente.

3

À minha Filha Lívia Johanne. VERDADEIROS AMIGOS! 4 . aos obreiros cristãos das Assembleias de Deus no Piauí zelosos da sã doutrina e.inspiração e razão de meu ministério. mas. mas com o meu ajudador tenho alcançado muitas vitórias! Aos irmãos que Amam e agem a favor da obra do evangelismo. presente de Deus. Aos meus espelhos na fé: Pastor Nestor H. A JOSELITA "AMOR" Companheira amada. Mesquita (presidente da convenção estadual das Assembleia de Deus no Piauí) e Pastor Carlos Alberto. Meu amor sem ti nada do que sou eu seria! E a todos os meus raros. Sem Ele.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Dedicatória Dedico esta obra Ao meu Salvador e Senhor Jesus Cristo. nada eu faria.

nossa missão como igreja de Cristo é pregar o evangelho (que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê). tenho observado a forma de algumas igrejas evangelizarem. Deus abençoe! João Batista Autor 5 . Da mesma forma.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Prefácio Em nossos dias a evangelização tem perdido o seu foco.10). temos uma regra básica concernente a obra da evangelização. E não mensagens baseadas na prosperidade. Espero que este livro ajude-o nesta maravilhosa tarefa de evangelizar. a principal missão de JESUS é salvar os perdidos (Lc 19. trazem uma mensagem completamente distorcida da verdadeira mensagem. que nossa pregação deve ser uma mensagem CRISTOCÊNTRICA.

As pessoas ao nosso redor estão cada vez mais se afastando de Deus. que têm molestado e afligido a todos. estamos vivendo os últimos dias da igreja na terra. podemos afirmar sem medo de errar que. sabendo que. infidelidade. estão aprofundando-se nos crimes. imoralidades. referindo-se aos ultimos tempos da igreja na terra. sede firmes. o amor de muitos esfriará” (Mt 24.12). 6 . marcadas pela falta de temor a Deus. pois todos pecaram.” 1 Coríntios 15. meus amados irmãos. no Senhor. depois de instruir seus discípulos acerca do fim dos tempos disse: “E Por se multiplicar a iniquidade. o vosso trabalho não é vão. roubos. inabaláveis. as pessoas por falta de conhecimento da palavra de Deus. conflitos e tantos outros males.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Introdução “Portanto.58 Observando todos os acontecimentos previstos na palavra de Deus. Estamos nos tempos da multiplicação do pecado. e sempre abundantes na obra do Senhor. As notícias cotidianas mostradas nas páginas dos jornais estão cada vez mais. O próprio Senhor Jesus.

Precisamos apresentar às pessoas a mensagem que liberta e não uma natural. sentados e lotando os bancos das Igrejas entre quatro paredes dos templos? T. em seu livro “Ajunta-te a esta carruagem” escreve: “A Igreja de hoje precisa expressar sua preocupação pelas almas perdidas. aquele que está centrado em Cristo. Precisa adotar novas diretrizes no tocante ao propósito do cristianismo neste mundo.a Sua voz . 7 . antropocêntrica (o homem no centro). É o que temos visto por aí. Mas nós como servos de Deus. Em vista disso irei no máximo possível. e o evangelismo perde a sua essência. mostrar a necessidade de sairmos do comodismo e como fazer isto.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista E o que você que é crente esta fazendo? O que nós estamos fazendo? Acomodados. a fim de ganharmos almas para Cristo nesta última hora da Igreja na terra. igrejas usando suas estratégias estão pregando uma mensagem centrada na TEOLOGIA DA PROSPERIDADE. devemos levar o verdadeiro evangelho.os Seus pés e mãos. OSBORN. A Igreja é VOCÊ . Precisa comprovar através de suas ações que SE IMPORTA COM OS PECADORES! A Igreja é o Corpo de Cristo .L.individualmente!” Precisamos despertar-nos e fazermos algo em prol desta obra.

porque ai de mim se não pregar o evangelho” (1 Co 9.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista É minha oração que este livro seja usado pelo Senhor para ajudá-lo a tomar uma decisão quanto à tua responsabilidade aqui na terra. não tenho de que me gloriar. Você se dispõe a sair de quatro paredes e ir de encontro ao mundo para que uma alma conheça Jesus Cristo? “Se anuncio o evangelho.16). 8 . pois sobre mim pesa essa obrigação.

A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista 1. livros e revistas uma definição ampla para evangelismo pessoal. 9 . encontrei várias definições. o que é evangelismo? A seguir iremos conhecer algumas conceituações concernentes ao Evangelismo: O que é Evangelismo Pessoal? Pesquisando em dicionários. na direção do Espírito Santo para comunicar ao pecador a mensagem do evangelho e levá-los a uma decisão espiritual.É o esforço individual. o evangelismo pessoal é IR onde as pessoas estão. resolvi juntá-las para que da melhor forma possível possamos ter uma clara definição acerca do evangelismo pessoal. então. Ou seja. -Evangelismo pessoal . na sinagoga e de cidade em cidade). na montanha. A igreja como representante legal de Deus na terra. Jesus e seus Discípulos foram onde as pessoas estavam (no mercado. Conceituações de evangelismo A Bíblia Revela claramente que Evangelismo assim como Missões está no coração de Deus. precisa redescobrir e removimentar em suas prioridades a obra da evangelização! Porém. de diferentes opiniões.

A igreja precisa ser ousada. Em outras palavras. Nos parques. empresas. eventos. tendo como principal objetivo a entrega e obediência ao Espírito Santo e um amor profundo pelas almas. etc. é apresentar de forma clara e objetiva o evangelho e levar o pecador a tomar uma decisão por Cristo. ruas.. enfim. faculdades. O Que é Evangelismo? É a responsabilidade. O evangelismo em massa somente alcança aqueles que forem às cruzadas. o interesse. criativa e totalmente dependente do Espírito Santo para alcançar vidas. Diz a Bíblia: “Se anuncio o evangelho.. o preparo e a ação que reúnem os métodos e ferramentas para anunciarmos o evangelho de Jesus Cristo. na roça. não tenho de que me gloriar. O evangelismo é desafiar o crente a trazer os pecadores que não tenham tomado uma decisão de entrega a Cristo. pois sobre mim pesa essa obrigação. Observe esta boa definição de evangelismo dada por Elton Trueblood: “O evangelismo ocorre quando o crente fica tão inflamado em contato com o fogo central 10 . porque ai de mim se não pregar o evangelho” (1 Co 9.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Uma necessidade eminente da igreja atual é: “sair das quatro paredes” e ir de encontro à sociedade. escolas. O evangelismo pessoal é o único meio de alcançar a toda criatura.16).

16).. dia a dia tome a sua cruz e sega-me”.20).. que por sua vez.8 a bíblia diz: “O vento assopra onde quer.. as nossas vontades.” ( Gl 2. e que está salva. então Cristo tem que estar em primeiro lugar em nossas vidas. mas se colocarmos Cristo no trono. a homocêntrica ou antropocêntrica (O Homem no Centro). e não precisa fazer mais nada. O próprio Cristo disse: “Se alguém quer vir após mim. porém. Cristo passa a ser não somente o nosso Salvador. se estivermos no trono pomos Cristo na cruz. Para mim esta é uma das melhores definições. temos a mente de Cristo (1 Co 2. em João 3.? Nós. mas 11 . põe fogo nos outros”. Martinho Lutero disse que em cada coração tem um trono e uma cruz. Paulo disse: “Logo. para que outras vidas sejam influenciadas através de nosso testemunho. pessoas que andam com o nariz empinado. mas também o nosso Senhor. deixando a nossa velha natureza. achando-se que é dona de si mesma.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista de Cristo.. mas Cristo vive em mim. e ouves a sua voz. Há muitas pessoas na Igreja que ainda não passaram pelo novo nascimento. e dando espaço para uma nova natureza em Cristo = Cristocêntrica (Cristo no Centro). Quando renunciamos o nosso eu. já não eu quem vive. Pois quem conheceu a mente do Senhor. estamos pondo o nosso eu na cruz. a si mesmo se negue.

O desejo de evangelizar brota no coração pela obra do Espírito Santo. Rm 5. assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. porque você é guiado por Ele. Agora qual é a vontade de Deus? “Porque isto é bom e agradável diante de Deus. nem para onde vai.8). desde o evangelho até o ato de evangelizar: -Evangelho – São as boas novas de Jesus. O maior problema que afeta as nossas igrejas hoje é a falta de um verdadeiro novo nascimento.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista não sabes donde vem. ou seja. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo. Com base neste versículo que a salvação dos homens é BOM E AGRADÁVEL DIANTE DE DEUS. Meu querido se você foi nascido pelo Espírito de Deus você não é mais dono de si mesmo.3. você fará a vontade de Deus.4). nosso Salvador. A boa notícia de que Jesus Cristo morreu por nós para nos remir e salvar. concluo dizendo a você que cumpra a tua responsabilidade. você não se governa. que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2. 12 .1-4).16. pregai o EVANGELHO a toda criatura” (Mc 16.15). Muitos crentes estão nominais ou carnais (1Co 3. Definindo alguns termos Vejamos agora algumas definições acerca da obra do evangelismo. você vai aonde o vento do Espírito lhe levar. (Jo 3.

presos dentro quatro paredes e cegos para a realidade.39). Evangelização é o Evangelismo Em Ação – O sufixo “cão”. procurando levá-las á conversão á Cristo (Jo 1. tem a idéia de ciência. Ex. escola. modernismo. Muitas igrejas falam tanto em evangelizar. Ex.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista -Evangelizador – Refere-se ao PORTADOR do evangelho de Cristo. evangelização não é somente falar de evangelismo. mas não fazem quase nada em evangelização. Hoje as igrejas falam muito de evangelismo. A evangelização é a ciência de anunciar o Evangelho. aquele que opera. convencendo o pecador e proporcionando o novo nascimento ao novo convertido. ação de orar. Jesus disse: Erguei os olhos e vede. vivem como cão enjaulado. não adianta somente orarmos e não agirmos. expressa a idéia de AÇÃO. O sufixo “ismo” de evangelismo. -Evangelização – É a arte da comunicação. Em outras palavras. em ganhar almas. -Agente – Refere-se ao Espírito Santo. Oração. agencia e age em favor do evangelismo: guiando e instruindo o evangelizador. é aquele que anuncia a mensagem ás pessoas. porem não se dispõem para a prática de tal tarefa.44.: socialismo. crença. Jo 4. sistema. catolicismo. Deus conta 13 . é agir em favor do evangelismo. etc. há pessoas que não conseguem ver a urgência do evangelismo.

conta comigo. 14 . Billy Graham diz: "A maior necessidade no mundo hoje é a pregação do evangelho aos indivíduos . animando os que vão ou indo. Sempre digo que evangelizar é Missões na essência e no agir. seja orando. mas ação e virtude. Todo crente deve ocupar-se dessa importante obra. para a realização dessa tão importante tarefa. pregai o evangelho” (Mc 16. contribuindo. Isso significa que a nossa vida deve está em perfeita comunhão com Deus. ressuscitado hoje e voltasse amanhã”.15). mas pelos leigos cristãos comuns!” Evangelizar é viver como disse certo pregador: “é viver como se Cristo tivesse morrido ontem. Jesus disse: “Ide por todo mundo. -Evangelizar – É sairmos de quatro paredes. a mensagem pregada por nós deve conter não somente palavras. e irmos ao mundo para ganharmos almas para o reino de Deus.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista contigo.não pelos clérigos profissionais. levante-se e saia do comodismo.

“Disse-lhes: Vinde após mim. muitos podem não concordar com algo que irei falar agora. Motivos que nos levam a evangelizar O motivo de sairmos do comodismo. Jesus conta contigo. para que. Ele conta comigo. O Senhor Jesus é o motivo supremo e também é a Autoridade que nos manda pescar homens para Ele. é: muitos crentes da 15 . e de quatro paredes e irmos ao mundo em busca das almas perdidas são: PRIMEIRO MOTIVO -Porque Jesus o Fez e quer que o façamos também (Jo 13. pois Ele vive dentro de nós e operando ATRAVÉS de nossas vidas.19). SEGUNDO MOTIVO -Por que Cristo está em nós: Nós devemos fazer o que Cristo fez. Paulo dizendo que Cristo vive nEle. e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4. como você leu no capítulo anterior.15): “Porque eu vos dei exemplo. e nós temos a mente de Cristo. muitos crentes agem completamente ao contrário da palavra de Deus. façais vós também”.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista 2. como eu vos fiz. motivos esses destas palavras que agora estou falando. conta com sua igreja.

Por que todo mundo sabe João 3:16 de cor. TERCEIRO MOTIVO -O Evangelismo Pessoal faz os Crentes Crescerem: Quando pela primeira vez conquistei uma alma para Cristo. Os cristãos são membros de igreja.8). Oséias disse: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os 6. Jesus não veio com o propósito de trazer ao homem bens materiais. da oração e do andar no Espírito. O Filho do homem. veio buscar e salvar o que estava perdido (LC 19. mas tão pouca gente sabe I João 3:16? Hoje a igreja quase que perdeu esse conceito. à cruz. (apego às coisas materiais) pensando unicamente em si mesmo. mas não testemunhas de Cristo (cf At 1. Os crentes ficam realmente transformados quando ganham almas para Cristo. e o conhecimento da palavra aumenta através da leitura. Mas à prosperidade.3). ao arrependimento. e estão aprofundados na avareza. ou sequer ao pecado. então surge em nós o crescimento espiritual. Sempre digo que em minhas pregações que “o conhecimento gera Crescimento”.10). hoje ao fazer um apelo ao fim de uma "pregação" observo que ninguém fez qualquer menção ao sangue.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista atualidade perderam o amor pelas almas perdidas. 16 . naquele momento minha vida não foi mais a mesma. Pois quando assim fazemos surge em nós um amor profundo pela pessoa de Jesus Cristo e pela obra do evangelismo pessoal.

uma passeata com todos os evangélicos onde causa grande impacto na cidade. em seu contexto local e por fim estará atingindo o mundo com a glória de Deus. do que àquelas que estão sendo ganhas para Cristo mediante quaisquer campanhas. 17 . A igreja que evangeliza verá Deus operando maravilhas e milagres na vida de seus membros. a marcha para Jesus. isso é maravilhoso! Mas sempre vemos mais pessoas aceitarem a Cristo e entrarem como membros da igreja através do evangelismo pessoal. o crente verá que evangelizar não somente muda as coisas. como também muda aqueles que evangelizam. QUARTO MOTIVO -O Evangelismo Pessoal trás mais resultados: Muitos líderes organizam grandes cruzadas. em muitas cidades brasileiras temos o dia da Bíblia. campanhas. situações e pessoas.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Ao estar envolvido com o evangelismo.

A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista

3. E as crianças! Vamos evangelizá-las? Definição A Missionária Amanda Marla Menezes define evangelismo infantil da seguinte forma: “Sistema de ensino religioso, fundado no evangelho de Cristo, trazido para uma linguagem apropriada, sem, entretanto, descaracterizar o conteúdo da mensagem, para alcançar a alma da criança, que é pecadora e carece da salvação”. Todas as pessoas, desde as mais novas até as de idade avançada, todas elas precisam conhecer Jesus. Por isso, há um engano quando se pensa que as crianças não necessitam ser evangelizadas. Os próprios discípulos de Jesus pensavam que as crianças pudessem incomodar a Jesus e tentaram afastá-las dele. Mas Jesus disse: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus” (Mateus 19:14; Marcos 10:14 e Lucas 18:16). Devemos oferecer o Evangelho às crianças, pois: Devemos evangelizar as crianças, pois:

18

A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista

-Elas precisam conhecer a Deus como seu criador (Pai, Filho e Espírito Santo). -Elas precisam saber que Jesus é o Salvador do mundo. -Elas devem ser preparadas para vencer os males do mundo e as tentações do maligno que, certamente, enfrentarão. Vamos pensar sobre o que Jesus disse: “não os impeçais (de vir a mim)”. Como podemos, hoje, impedir uma criança de ir a Jesus? Jesus quis nos alertar sobre a responsabilidade que nós, pais, líderes e salvos em Jesus, temos em apresentar o Evangelho para as crianças. Impedir uma criança de ir a Jesus, hoje, seria a nossa atitude em não levar Jesus às crianças? O que você acha? Evangelizar uma criança é mais fácil do que evangelizar um adolescente ou um adulto. À medida que vai crescendo, o ser humano oferece maior barreira para aceitar os ensinos do Evangelho, por já ter sido exposto ao mal deste mundo. Características evangelização: das crianças que facilitam a

-Devido à sua curiosidade a criança tem mais interesse em ouvir;

19

A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista

-A humildade da criança permite que ela aceite a autoridade de Deus, e; -Devido à sua pureza, a criança não tem barreiras como pecados, maus hábitos e vícios. Bem, isto que estamos falando, além de ser observado no nosso dia a dia, também está na Bíblia: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Provérbios 22:6). Você, que, de alguma forma trata com crianças, seja na escola, na igreja ou na família, já notou como as suas mentes estão mais limpas e acreditam mais facilmente no que dizemos. É importante saber que aquilo que a criança aprender nos primeiros anos da vida ficará na sua mente para sempre, formando também a sua personalidade.

20

Jesus disse: “.35b). erguei os olhos e vede os campos. O tempo de evangelizar e já! Diz-se que cada minuto. mas na bíblia temos inúmeras passagens relacionadas ao tempo. um por um. olhando para o relógio durante um minuto.14). virá o fim” (Mt 24. em toda a história bíblica.. Precisamos encarar o evangelismo como uma tarefa urgente. “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo. há quem diga por aí que Deus não trabalha com tempo. noventa e cinco almas perdidas. Então. para testemunha de todas as nações. indo para o inferno.. os segundos marcados pelo ponteiro e 21 . pois já estão brancos para a ceifa” (Jo 4. contar em voz alta. indo para a eternidade sem ter tido a oportunidade de conhecer o amor de Deus. nós vemos a urgência do Evangelismo. passam para a eternidade! Experimentemos. Quando evangelizar -É hoje: Uma das principais características do evangelismo é a URGÊNCIA. pois muitas vidas estão morrendo sem Cristo.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista 4. Deus tem pressa na salvação do pecador.

A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista peçamos a Deus que nos ajude a sentir o que isso significa. talvez não durasse dois meses. um jovem ou uma jovem. agora: Agora é a essência e a excelência do evangelismo urgente. Queira Deus que você quer seja um homem ou uma mulher. e que desejam ardentemente que alguém as leve à verdade a respeito de Cristo antes que seja tarde demais. O médico. fora de quatro paredes. tenha interesse e comprometa-se ajudando seu pastor na conquista das almas perdidas. Sabendo-se doente em fase terminal. perguntou ao médico quanto tempo de vida ainda lhe restava. Contas-se acerca de uma mulher que estava à morte. está perdida para todo sempre! -É já. se fosse para casa. poderia viver quatro meses. dada a insistência. não 22 . venha a descobrir novos meios para ganhar almas. para contar aos familiares sobre a salvação e a vida eterna”. para poder ver o tamanho da urgência do evangelismo pessoal. pois mais de uma alma por segundo. depois de muita relutância. Levante-se agora. o médico ouviu a paciente dizer: “Então prefiro ir para casa. e ouviu a mensagem do Evangelho e aceitou Jesus como seu Salvador. que você se ponha em ação. onde o Espírito Santo dirigirá seus passos às almas que buscam. que você saia de quatros paredes. Espantado. respondeu que se continuasse no hospital.

Queremos falar de Jesus Cristo. tenho a minha religião. 5. *Descrente: Qual? *Crente: Você pergunta para ele. não é disso que vamos falar. somos de outra religião. Você conhece a Jesus? *Descrente: Mas nós não somos crentes. *Crente: Não tem importância. cuidado! Ele pode chegar a qualquer hora e te encontrar de mãos vazias. Cristo está voltando.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista temos muito tempo. 23 . Ao ser atendido: *Crente: Gostaríamos que você nos concedesse 5 minutos de sua atenção para tratarmos de um assunto muito importante. *Descrente: Não adianta. Como evangelizar O plano para evangelizar de casa em casa Toca a campainha ou bate palmas.

3. em palestra proferida em uma Escola de Evangelismo Billy Graham (1995). apresentando a 24 .1.23 *2 .9-13. Quer o amigo fazê-lo agora? Jo. como um estilo de vida ou como um ministério organizado.Todos somos pecadores. em que se busca e aceita sua direção e orientação em todos os aspectos de nossa vida.6. Rm.23 *3 . Jo. *4 .A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista *Crente: Ouça um pouco. Rm. Paul Cedar.3. se não gostar. Desta forma. de forma estratégica.12. compreendendo que tudo que somos e fazemos precisa estar centrado nos seus propósitos para nós. vamos compreendendo que precisamos a todo o momento estar convidando e procurando conduzir outras pessoas a um encontro pessoal com Ele também. Você mostra os fatos de muita importância na vida deles e de todo pecador. Rm. como um modo de vida sob o Senhorio de Jesus Cristo.16. apresentou o seminário "Estratégias para o evangelismo da Igreja". O primeiro. é nosso dever aceitá-lo. não faremos o trabalho. Veja alguns deles: *1 .O estado do homem é grave diante de Deus.Se Deus tem um plano para libertar o homem do pecado e da condenação.Deus tem um plano para libertar o homem do pecado e da condenação. O Dr.10. Mas se deixarem entrar. no qual discorre sobre dois modos de se realizar o ministério do evangelismo: de modo espontâneo.

bem como para coordenar um esforço ou uma campanha evangelística ou ainda para aquilo que é tão fundamental quanto se ir. sustentando aqueles que se dedicam integralmente a este ministério. para motivar outros que precisam tomar parte nesta tarefa. estratégias e instrumentos a fim de se alcançar maior eficiência e efetividade no esforço evangelístico.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista mensagem do evangelho com amor genuíno e sincero de tal forma que Cristo mesmo possa ser visto através de nós. dos métodos. Para tudo isto é preciso se ter sempre presente que o mais poderoso instrumento de qual podemos lançar mão para o evangelismo é uma vida cheia do fruto do Espírito Santo. é necessário que os crentes estejam sendo equipados para tomar parte efetiva na obra de evangelização. dos requisitos para quem quer participar deste ministério. Este deve ser o modo de vida de todo aquele que conhece Jesus e deseja ser um discípulo verdadeiro. Para isto. com propósitos bem definidos. organizada. quais os seus objetivos. transbordando de amor por ele e pelas pessoas que não 25 . tendo uma clara noção do que seja o evangelismo. É preciso ter a visão ampliada a fim de se estar preparado para agirmos como evangelistas. O segundo aspecto se prende ao evangelismo executado de forma estratégica. um coração submisso ao senhorio de Jesus Cristo. que é ajudar.

Aproveite todas as oportunidades – I Cor. a pessoa que compartilha um problema com você.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista conhecem a Deus. um questionamento. e para isto não existem substitutos. O seu contato com o frentista do posto de gasolina. Os primeiros cristãos também oportunidades. II Cor. o amigo ou colega enfermo. Um comentário. mas com sabedoria poderemos criá-las. o zelador de seu prédio. o caixa da padaria ou do supermercado.4. Alguns pontos devem ser observados. a curiosidade de Zaqueu(Lc. uma observação etc. Jesus aproveitava bem cada oportunidade que surgia: o diálogo noturno com Nicodemos (João 3).19:1-10) etc. 26 . (Atos 8:1. se queremos sucesso no evangelismo pessoal.Às vezes as oportunidades não surgirão naturalmente. 16:9. E estas duas perspectivas são complementares entre si. a samaritana junto ao poço(João 4). -1). Crie oportunidades . Leia!) não perdiam -2). alguém com quem conversa pelo telefone etc. 2:12 – Às vezes as situações mais simples e corriqueiras do nosso cotidiano podem ser a oportunidade que Deus nos está concedendo para o evangelismo pessoal. Jesus não deixava passar nenhuma chance de evangelizar. um aconselhamento.

Paulo. A estratégia da multiplicação Segundo pesquisa QUINZE POR CENTO da população brasileira se dizem evangélicos. Faça o melhor que puder – Se puder falar. Analise cada situação e faça o máximo de acordo com cada uma. fale. Se puder apenas entregar um panfleto. 100 pessoas novas por ano na Igreja. Apenas apresente a verdade. Observe: E se cada membro da nossa Igreja se mobilizar para ganhar apenas uma pessoa para Cristo durante um ano. crença. supondo que em sua igreja tenha 100 membros. e um comentário descuidado poderá ferir e fechar a porta para o evangelismo. e o erro naturalmente sairá. a nossa Igreja terá um crescimento de 15% ao ano. -4). leia. então dobra para duzentos no ano seguinte! Ou seja. dê.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista -3). 27 . Se puder dar seu testemunho de conversão e nova vida. Jesus não saía atacando a religião das pessoas. 17:22-23). esses membros se mobilizam para ganhar mais 100. credo – A religião de cada pessoa é um valor que às vezes tem sido preservado há gerações. foi sábio ao referir-se a ela e até usou aquilo para introduzir o evangelho. faça-o. (Atos. Jamais critique qualquer religião. quando viu toda a idolatria de Atenas. Se puder ler trechos da Bíblia.

15.): Paulistana-PI tem 16 mil habitantes. e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” IPe. b) Evangelizar apressado 28 .3. lembre-se de que você também desconhecia o Evangelho. Se porventura tivermos em torno de mil crentes em nossa cidade e a igreja mobilizando-se essa porcentagem poderá dobrar-se e até multiplicar-se em números de crentes.. O que você não pode fazer durante o evangelismo? “Antes. 6. sem o Espírito Santo. nada acontece. não penses que sabes tudo. como Senhor. O que você não pode fazer quando estiver evangelizando: a) Fazer muitas perguntas pessoais ou agredir o motivo da fé da pessoa Mesmo estando errado. nós poderemos fechar o ano com 200 novos crentes.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Se você abandonar sua zona de conforto e compartilhar com alguém amor de Jesus. santificai a Cristo. Vamos imaginar (DE NOVO. em vosso coração..

temperamentos e reações etc. sentimentos. Pesque.. f) Usar palestras decoradas Lembramos que cada pessoa é diferente em todos os aspectos. Saiba lidar com cada pessoa usando a psicologia espiritual. mas do pecado. mas não diga que a pessoa vai pro inferno como muitos fazem espantando as pessoas. g) Desvios 29 . para ganhar almas precisa haver entrega. d) Omitir a Verdade Não omita a verdade. não espante os peixes. dedicação e amor. Afinal o tempo é o de Deus. e) Ofender as pessoas Não queremos tira-lo de uma religião.. pois é nesta área que há uma atmosfera espiritual. Ele opera no tempo dEle. Se a pessoa tem pressa seja rápido. c) Ser polêmico Deus não é Deus de confusão. mas não apressado.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista A pressa é inimiga da perfeição. Precisamos nos concentrar para evangelizar. problemas.

.10-18). k) Interromper quem está falando. mas. durante o ato do evangelismo. então deixei o celular ligado. foi o suficiente para tirar nossa atenção. e minha esposa me liga. etc. h) Um Não Não use um não. ninguém gosta de estar conversando e ser interrompido. explicando como as coisas são diferentes. j) Consumir guloseimas (balas. alguém conversar com outro mastigando chiclete.. Creio que não é só eu que acha feio e falta de respeito. i) Deixar o celular ligado ou atende-lo enquanto estiver evangelizando. Não interceder É bom sempre se ter uma consciência de que estamos numa guerra (Ef 6. 30 .). chicletes. Certa vez eu estava evangelizando na cidade de São Pedro do Piauí.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Sempre se deve voltar ao assunto principal de maneira natural. Se puder evitar diga: em parte você tem razão.

pois do contrário vocês. não fazendo promessas. o jovem começou a abrir a boca e dizer. gírias ou apelidos. iria saber o que era “consequência escatológica”? 31 . seja seguro. Conta-se que certo jovem foi pregar num interiorsinho. pois esse é o motivo central do evangelismo. irão sofrer as consequências escatológicas!”. onde a cultura do povo daquele local era muito pouca. Quem dentre aquele povo do interior. “Arrependam-se. sem energia. sem palavrões. m) Usar o “evangeliquês” *Use uma linguagem comum. sempre atualizando o Evangelho com o local e o dia-a-dia da realidade da pessoa visitada. Procure usar linguagem clara. l) Evangelizar por impulso Devemos evangelizar unicamente para a Glória de Deus. aceitem a Jesus.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Ninguém gosta de ser interrompido quando está conversando.

Há irmãos que vão pescar almas. poupando o tempo e o local em que a pessoa está. porém não sabem tratar as pessoas com respeito. Como começar um diálogo e apresentar a mensagem Uma das coisas principais da qual precisamos para evangelizar é saber como apresentar a mensagem. então se fecha porta para estes irmãos naquela casa: Muitas pessoas não crentes dizem assim: . atraindo as pessoas e 32 .A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista 7.Lá vem aquele (a) crente. –Fecha a porta! Se ele (a) perguntar por mim diz que não estou! Vejamos agora alguns requisitos importantes e fundamentais para evangelizarmos. êta crente chato.

7. não mude o tratamento. Jamais chame alguém pelo apelido.1. -Nunca trate um velho por você ou Tu. salvo se a pessoa gostar mais do apelido do que do seu próprio nome. caso faça isso use imediatamente. em ultimo caso use moça. Use você ou o nome dela. Normas de Chamar Atenção 33 .Formas de Tratamento -Não trate as pessoas por seu “José ou dona Maria”. explique que fez isso por uma questão de respeito e mude imediatamente o tratamento. você poderá procurar o nome da pessoa. peça desculpas imediatamente e use o tratamento correto. chame-o de amigo. caso ele não se sinta bem com o tratamento.2. em meio ao dialogo. ainda que lhe trate com falta de respeito. Caso isso aconteça involuntariamente. -Use sempre o nome. pois revelará o porquê da pergunta e ainda o ajudará a decorar o nome.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista deixarmos a porta aberta para que quando evangelizarmos novamente ela possa nos receber: 7. Use sempre o pronome senhor. Alem de idolatra você estará sendo deselegante. -Não trate uma jovem de dona ou senhora.

.. 34 ..  Você daria um pouco de seu tempo para Deus?  Eu gostaria de apresentar-lhe uma poção da palavra de Deus. você dará graças a Deus e prosseguirá. Espere as pessoas responderem... ou boa tarde.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista -Olhe sempre no olho da pessoa..?  Que a salvação é fácil de se obter?  Que Jesus está preocupado com você?  Que Jesus é o único caminho para Deus? Etc... Jesus! Em outros casos tudo bem senhores. Por exemplo: Você poderá apresentar o caráter de sua missão e prosseguir ou poderá perguntar ainda: tudo bem? Se disserem sim. se disserem não estar bem.? E aí pessoal! Como estão as coisas? Formas de Iniciação -Sugestione. você apresentara a solução para o problema. para saber com quem estão falando.. O prosseguimento varia. Você Sabia. convicção e cabeça erguida... E estamos na missão de falar de Cristo e de sua salvação. -Bom dia. 7....3... pois elas olharão. (Conforme o caso)..  Mesmo sabendo que o seu tempo é importante. eu gostaria de um pouco da sua atenção. -Informe...  Nós somos.. para falar-lhe de Jesus.. Quando olhamos no olho da pessoa demonstramos segurança..

o que é salvação? Desperta a pensar. não deixe que as coisas se invertam.  Em sua opinião.. “não há de que”. a melhor maneira para o ato do evangelismo -Educação – “com licença”. você está no dever de falar e o pecador na condição de ouvir. -Formas de Argumentação Evite a argumentação quando tratar com os perdidos.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Pergunte. sem nenhum problema. 35 . -Sorriso – transmita amizade e convicção de suas opiniões.. principalmente quando a pessoa for do sexo oposto. -Atenção – as suas respostas e seus gestos dependerão da reação de seu evangelizado. “obrigado”. “pois não”.  Como vai o seu relacionamento com Deus?  O que você pensa de Cristo?  O que você já fez para ser salvo? 6.4. -Respeito – Coloca o Evangelista em pleno campo de ação. Respeito. -Mediante uma pergunta  O (a) já ouviu falar da salvação? Desperta curiosidade. “por favor”.

-3. 1 Ts 2:8. discorria como menino. a fim de falarmos do mistério de Cristo. falava como menino. não somente o evangelho de Deus. Para que o manifeste. Memorize alguns versículos principais. Mostre amor. para que Deus nos abra a porta da palavra. sentia como menino.. -4. Dicas para Evangelismo Pessoal As dicas abaixo têm o objetivo de facilitar seu trabalho e ajudá-lo no desafio de ganhar mais vidas para Jesus! -1. Perseverai em oração.. sendo-vos tão afeiçoados. mas. Cl 4: 2-4. pelo qual estou também preso. Assim nós. 1Co 13:11. Para receber a salvação e ser feliz para sempre? Desperta uma necessidade. porquanto nos éreis muito queridos. logo que cheguei a ser homem. mas ainda as nossas próprias almas. Ore e peça que Deus lhe dê as palavras certas. de boa vontade quiséramos comunicar-vos. quando falar. Seja sensível e autêntico. acabei com as coisas de menino. Quando eu era menino. -2. como me convém falar.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista  O (a) senhor (a) é Feliz? Desperta um desejo. velando nela com ação de graças. 36 . Orando também juntamente por nós.  O (a) senhor (a) não quer aceitar a Jesus hoje?.

Lembre-se de que Deus vai estar usando suas palavras. Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras. -6.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Procura apresentar-te a Deus aprovado. e em muita certeza. e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Modelo de Relatório 37 . por amor de vós. Andai com sabedoria para com os que estão de fora. remindo o tempo. assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos. que maneja bem a palavra da verdade. Mas temo que. e a doçura dos lábios aumentará o ensino. como bem sabeis quais fomos entre vós. 1 Ts 1: 5. assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia. -8. Faça uma apresentação simples. Pv 16:21. 2 Co 11:3. Cl 4:5. Aproveite todas as oportunidades para falar de Jesus. -5. -7. e no Espírito Santo. como obreiro que não tem de que se envergonhar. Fale com convicção e de forma agradável. 2 Tm 2:15. mas também em poder. O sábio de coração será chamado prudente.

A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Modelo de Relatório de Atividades Evangelísticas Cidade/Bairro Pess: Evag Casas: Visit fol: entreg Curas Decisões 38 .

Ele não é obrigado a dar aviso prévio como os homens fazem aqui na terra. Há um tempo aceitável. amigo. "Muitos 39 .23). "agora") Resposta: O jogo mais perigoso do mundo é este: o de jogar com o destino eterno da alma (Lc 12.7). *Hoje não. (Ver também Pv 27.20). Tg 4.) Existe um limite! Cuidado! Não é para sempre que Deus insiste com o pecador (Pv 29.2.1. Quando evangelizamos devemos estar preparados para encontrar-nos com tais pessoas.1). tem um encontro marcado com Deus e não pode evitá-lo (Sl 139. da mais simples e ingênuas às mais profundas e convincentes.6).14. Será horrível ter de jurar fidelidade a Deus quando já for tarde demais (Is 45. Vamos agora conhecer algumas desculpas e o modo lidarmos com elas. O amanhã pertence ainda ao futuro. Algumas desculpas usadas pelas pessoas Quando evangelizamos geralmente encontramos pessoas apresentarem desculpas. Há muita gente hoje no Inferno que tinha a intenção de ser crente um dia. "Buscai o Senhor enquanto se pode achar" (Is 55. O dia da decisão para Cristo é hoje (Js 24. outro dia!"(Ver At 17.19.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista 8.13. Você.30.).15).2). Note estas expressões da Palavra de Deus: "O tempo aceitável" (2 Co 6. (Ver 2 Co 6.

de religiosos não salvos: 1. 3. Nicodemos.31. *Eu me considero bom. . Resposta: Ir à igreja não salva.18 e Rm 16. Ex.3.16"E agora.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista procurarão entrar e não poderão" (Lc 13. não pretendo mudar-me de religião Resposta: A Bíblia diz que ninguém é bom. Cornélio. At 4.1-8 *Ah! Para ser salvo não precisa ir à igreja. .25. 1 Jo 1. por que você demora?" Que está retardando a sua ida a Jesus? (Is 43. *Qualquer religião serve Resposta: A religião em si não salva ninguém. Atos 22.7. mas os salvos em Jesus Cristo se reúnem para manter comunhão uns com os outros e adorar a Deus juntos Sl 133. Moço rico.44.Mc 10.At 10.1) "Mas agora tu és meu.24).31.12 e 16. O homem é salvo única e exclusivamente por Jesus.17-22.33. Algumas religiões nos ensinam princípios que são contra os princípios estabelecidos pela Palavra de Deus. Is 64. 2. At 2.Jo 3. 40 .6.." Deus pensa em agora. Mc 10. Somos salvos pela ação de Jesus em nossa vida. Hb 10.. . Uma boa religião é aquela que nos ajuda a conhecer o plano de Deus e nos aproxima dele.

37.17-19. Jo 15. 12. O homem escolhe seu caminho. alcança misericórdia. Pela doutrina contida na 41 .1415. *Sua bíblia é protestante ou católica? Resposta: O fato de eu escolher esta ou aquela Bíblia não me torna um salvo. . Jo 3.10.Mc 10. Jo 3. Porque é a Bíblia que aprova a igreja. . Quem nEle crê não entra em condenação mas que não crê já está condenado... 2 Pe 2.20.Mt 12.29-30. e não a igreja a Bíblia.9. Aquele que confessa seus pecados e os deixa.4. Is 1.22.47-49.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista *Sou mau elemento. Rm 5. *No fim todo mundo será salvo. Sl 27.Tg 1.16. A Bíblia é a Palavra de Deus e nos revela sua vontade para conosco. mas sim o fato de eu estar disposto a praticá-la. Resposta: Deus não rejeita ninguém. Você não gostaria de estudar comigo na Bíblia Católica? *Sua bíblia não é aprovada pela minha igreja Resposta: Não. Deus não condena ninguém Resposta: Deus não condena.18. e Deus não quer um pecador assim. *Meus amigos e colegas me deixarão se eu me tornar crente Resposta: Não haverá jamais falta de amigos para os salvos em Cristo. .

A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Bíblia. pois Deus encheu alguns homens com seu Santo Espírito e lhes falou sua vontade. Suas profecias se cumprem. Ela contém inclusive as palavras do próprio Jesus e Ele foi enviado por Deus. seus ensinos dão vida nova aos homens e declaram seu futuro. Deve existir.16. 8.Jo 12. pode-se avaliar se uma igreja é falsa ou verdadeira . *A bíblia foi escrita por homens Resposta: É verdade. 42 .Sl 119. II Tm 3. A Bíblia é a Palavra de Deus revelada ao homem . o Pai. Hoje ela é o livro mais lido no mundo e cada ano tem sido distribuído só no Brasil mais de 1 milhão de exemplares. Deus não faz acepção de pessoas e é de sua vontade que todos os homens cheguem ao conhecimento da verdade .32. contudo. mas tem resistido a tudo através dos séculos.48.105.Jo 17.14-17. Eu o desafio à sua leitura . II Co 6. *Eu não creio na bíblia Resposta: Você não é o primeiro e nem será o último com esta opinião.II Pe 1.19-21. um motivo para sua dúvida e poderíamos conversar sobre isso. II Tm 3. Ela é que nos inspira à fé nEle. para nos trazer esta boa noticia. *Leigo não pode ler a bíblia Resposta: Todos os homens podem ler a Palavra de Deus. A Bíblia tem transformado a vida de muitos homens e enfrentando as maiores perseguições.17.7.

isto é.. no entanto Ele está agindo com muito poder na Rússia. Quem o rejeita é condenado. *A bíblia de vocês é falsa. Todas as coisas que o homem faz tendem a desaparecer e com o tempo são esquecidas. Sl 119. criticada.. etc. faltam-lhe sete livros Resposta: Os sete livros que existem a mais na Bíblia Católica são considerados apócrifos. desprezada. A Bíblia permanece com seu texto original através dos séculos. É perseguida. Os homens escrevem livros aos milhares. no entanto permanece intacta até hoje e cada vez mais preciosa . O comunismo prega a inexistência de Deus. Índia independente de se crer ou não nEle. E um suplanta o outro. É uma fonte de pesquisa.12. capas. e é sempre atual e cada vez mais apreciada e lida. dando assim o maior testemunho do nascimento de Jesus. alteram textos.9. Para Ele ser o que é não necessita que você o reconheça. fazem pesquisas. Até mesmo os ateus tem um calendário e escrevem nele o ano: 1997. ou seja. *Eu não creio em Deus Resposta: Deus é o mesmo ontem.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista *O papel aceita tudo Resposta: A Bíblia não é um livro comum.Hb 4. a base da legislação no mundo inteiro e revela Deus aos homens. a vinda do Deus Filho vindo ao mundo para nos salvar. hoje e o será eternamente. Quem o aceita será salvo. não 43 . China.

. procure se orientar por ela e escolha uma igreja onde a verdade da Palavra de Deus é pregada e vivida.2. contudo você tem um ponto que julga haver controvérsia. existe diferença de opinião. Resposta: O nome de uma igreja não é capaz de salvar. Ef 2. Todos nós precisamos da capacitação do Espírito Santo que é dado a nós no momento que cremos. mas não entendo 44 . *Ninguém segue como está escrito na bíblia Resposta: A prática dos princípios bíblicos só e possível para aqueles que nasceram de novo. Quando Cristo vive em nós então podemos viver como Ele quer que vivamos . poderemos conversar em particular quando quiseres. *Na bíblia há muitas discordâncias Resposta: Pelo contrário. Siga a Bíblia. *Há tantas religiões.II Co 5.. *Leio a bíblia. por isso só os homens jamais poderiam cumprir a Palavra de Deus. Realmente. a Bíblia não se contradiz. nasceram de Cristo...A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista inspirados e isto é reconhecido pela própria Igreja Católica. Portanto não colocá-los na Bíblia só lhes aumenta o valor e não diminui. Onde existe homens.17. se. E todas vivem em discórdia.

8-10. 1.Existem coisas que ainda não entendemos.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Resposta: Deuteronômio 29-29 .19-27. Extraído – Arquivos da Internet 45 . outras o Senhor te revelará quando lhe aprouver. Pergunte a alguém mais experiente e muitas perguntas serão respondidas. *Mas como poderei saber a verdadeira religião Resposta: Tg 4.

Jerusalém pode significar as pessoas que vivem conosco. A primeira menção de Jesus foi Jerusalém. que há de vir sobre vós. na obra da evangelização dos pecadores. as informações deturpadas. etc. o nosso lar. como também nosso bairro ou nossa cidade. o local onde devemos evangelizar. Problemas que enfrentamos Os pecadores estão cercados por uma série de empecilhos que somente o evangelismo pessoal pode alcançá-lo: Os preconceitos sociais. como por exemplo. as imposições religiosas. A seguir mencionaremos alguns locais onde podemos evangelizar.8). 46 . e ser-me-eis testemunhas TANTO em Jerusalém COMO em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (At 1. O local onde devemos evangelizar No evangelismo pessoal varias estratégias podem ser utilizadas. Por isto o ganhador de almas precisa ser prudente e experiente. a falsa concepção e ignorância à Palavra de Deus. -De casa em casa Jesus disse: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista 9.

Somos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. • Apresentação de Cristo. identificando sua igreja. a palestra cai em três divisões naturais: • Começo da conversa. Estamos visitando várias pessoas na comunidade. e ela é Joselita. Podemos entrar por alguns minutos e apresentar-lhe uma poção da palavra de Deus? *Sentar 47 . revelando o porquê de sua missão e pedindo licença para entrar. • Momento da decisão. Como entrar no lar *Apresentação A primeira coisa que se faz é se apresentar.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista -Mecanismo Quando o crente testifica para alguém. Meu nome é João Batista. * (Exemplo) Boa noite! (conforme o caso).

têm dúvidas. Isto facilitará no seguinte: Ter contato visual com a pessoa. ter uma conversa normal e ler cada versículo com calma com a pessoa. • Nos Cultos Fique alerta antes do culto. temores e dificuldades internas. o 48 . Há pessoas que nunca entraram num templo. É nessas horas que temos que levar uma palavra de encorajamento da parte de Deus. *Usando uma estratégia A terceira coisa é falar à pessoa a respeito dos assuntos de seu interesse. há pecadores que. Acham tudo estranho. precisam de ajuda para fazer sua decisão. uma palavra decisiva. e você conhecerá a necessidade dessa pessoa e então apresentará a mensagem de Deus. pedindo a Deus que lhe mostre alguém para que você possa convidar. O membro da equipe que apresentará o evangelho deve sentar-se mais perto da pessoa.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista A segunda coisa a fazer é escolher os lugares certos para se sentarem. Uma voz amiga vence tais barreiras. *UM PRINCÍPIO Saber ouvi-la no início fará com que você ganhe o direito de ser também ouvido depois. mesmo depois de convencidos pelo Espírito Santo.

A nossa função é acompanhar o enfermo fortalecendo-o. Ocasiões de desespero. • Nos Hospitais Os hospitais tem sido um grande campo para a evangelização. com certeza Deus quer salvar. Um convite espiritual. 49 . tristeza. enfermidades oferecem ao crente excelente oportunidade de prestar assistência espiritual.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista verdadeiro evangelista deve estar atento. mas. geralmente se torna mais receptiva do que em qualquer outra ocasião. Nem sempre Deus quer curar. e correrá o risco de chegar diante de Deus vazio. pois corre o risco de nunca mais poder se encontrar com este ouvinte. A pessoa enferma. pois a doença quebranta as pessoas e as tornam mais sensíveis à mensagem de Deus. encorajando-o. dando conforto e assistência espiritual. perdendo assim a oportunidade. e sensível à voz de Deus. caloroso. Quem evangeliza em hospitais deve executar o objetivo de seu trabalho e não incorrer no erro de priorizar a cura do enfermo em detrimento da exposição da Palavra. sincero vindo do seu coração será usado por Deus para tocar os corações dos pecadores.

amor e perdão. É uma grande oportunidade de achar alguém com quem podemos falar e levar a considerar o assunto principal. Isso provocará emoção nele também. • Nos transportes Quem está viajando geralmente está desocupado. • No caso de provocação por parte dele. *Algumas Recomendações • Chegue sorrindo perto do paciente. sem revidar. com amor. mas um sorriso de otimismo e esperança. • Nunca se emocione ou chore perto do paciente. o que lhe pode prejudicar. Devemos Evangelizar em Todos os Locais Qual o local que podemos evangelizar? Em toda a parte! Em todos os lugares se encontram pessoas 50 . Atitude positiva. e • Nunca demonstre pena do paciente. para impressionar o paciente. otimismo. o melhor é consolá-lo e orar por ele. desta forma estão prontos para conversar ou a ler. e • Não discuta doutrina com o paciente. segurança.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista A sua visita deve levar naturalmente muitos benefícios ao enfermo. tranqüilidade. Nem todos estão realizando esse trabalho com a devida sabedoria. tais como. esperança. • Nunca faça orações gritadas e emocionais.

51 . almas perdidas sem a mensagem.35). que estão brancos para a ceifa” (Jo 4. sofrendo. Fique disponível para Deus e isto com toda certeza acontecerá.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista tristes. Temos a mensagem que salva. à medida que você se dedicar a essa nobre tarefa de evangelismo. você poderá acrescentar outros locais e meios a essa lista.chorando. “Erguei os vossos olhos e contemplai esses campos. Certamente. o Espírito Santo lhe abrirá novas portas e levará a lugares onde o evangelho necessita ser pregado. desanimadas.

como reagimos aos problemas. a fim de encontrar algum bom motivo para ser cristão. de pregar em praças ou visitar casas. vamos ganhar dezenas de olhos voltados para nossas vidas. Quem ainda não ouviu. -Um crente de testemunho cristão: O Testemunho do evangelizador retrata como deve ser a vida de um cristão disposto a evangelizar: primeiro ele evangeliza com suas atitudes. assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós. Se não demonstrarmos uma vida harmoniosa com Deus e com os que estão ao nosso redor. O evangelismo vai muito além disso. vamos dar uma má idéia da vida cristã. ao cometer algum erro. mas. aquela famosa frase: “Mas você não é crente?!”. nossas atitudes. A partir do momento que nos dizemos cristãos. sobretudo em poder. tudo isso coopera ou atrapalha o evangelismo. temos primeiro que 52 . 1. Precisamos entender que o evangelismo não se resume ao ato de entregar um folheto. e por amor de vós” 1 Ts. por menor que fosse. no Espírito Santo e em plena convicção.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista 10.5. As qualidades do evangelista “Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra. O pastor Ismael disse: “Temos que ter muita cautela para ganharmos almas para Cristo. o testemunho de nossas vidas. o que falamos. Extraído da Apostila Evangelismo prático (autor desconhecido).

A pessoa que quer evangelizar para ganhar almas. então não como rejeitarmos essa obra grandiosa. porque qualquer defeito em sua vida poderá vir atrapalhar seu evangelismo. que o homem pode levar o próximo a ser uma nova criatura. sendo eles mesmos perdidos.17.6). e se o Espírito Santo está em nós e somos guiados por Ele. -Um Crente salvo: Muitos crentes tentam evangelizar os perdidos. para depois da pessoa conquistada através de nossas ações. Irrepreensível é ser uma pessoa respeitadora. em primeiro lugar a certeza de que Cristo levou os seus pecados no Seu corpo. na cruz e que Ele está liberto do poder do pecado.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista conquistar a confiança das pessoas. 53 . então ela pode testificar: “As coisas velhas passaram. nosso convite e nosso testemunho. eis que tudo se fez novo” (2 Co 5. em nosso coração habita o Espírito Santo e a sua poderosa ação nos torna uma pessoa cheia do Espírito Santo. uma pessoa sem manchas (Lc 1. É só depois de sentir-se salvo. -Um Crente Irrepreensível: O evangelista deve ser uma pessoa irrepreensível em tudo. que não tenha com o que possam acusar. -Um Crente Cheio do Espírito Santo: Se já aceitamos a Jesus como nosso Salvador e o temos como nosso Senhor.5. conquistar as almas para Cristo”. deve ter. que passou pelo novo nascimento.

31).4).A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista O evangelista é a agencia do Espírito Santo. O evangelismo não te êxito pela eficácia de esforços humanos. mas se a obra não vier pela força do Espírito Santo. na experiência da conversão e da evangelização. ninguém convence o próximo do pecado.17). 54 . dos que semeiam evangelho (II Co 3. Ninguém é capaz de comunicar o evangelho de maneira a ser penetrante no coração incrédulo. Ninguém faz germinar a fé. podemos escrever até que não haja mais papel e tinta para escrever. 13. Ninguém converte ninguém. • O Espírito Santo abre as portas para o crescimento do evangelho (At 28. será como metal que soa e voltará todo esforço vazio e infrutífero”.2. pela providencia e por sua influencia sobre as mentes e corações dos que evangelizar. 8. • O Espírito Santo capacita o crente para empreender a maravilhosa tarefa de conquistar almas para Cristo. No Livro: “Evangelismo Missão de Todos Nós” o autor diz: “Podemos falar até esgotar o fôlego do nosso aparelho de fonação.29. A não ser que sejamos cheios do Espírito Santo. A ação do Espírito Santo no evangelismo • O Espírito Santo chama os evangelistas para sua obra e os guia em sua realização (At 13.

Seu ego nunca permite que eles aceitem que estão errados ou que cometeram um erro. riem. como podem querer ter sucesso na pesca de almas desta maneira? A oração é essencial. forçar as pessoas a concordarem com elas e fazer tudo do seu jeito. sem a qual. e tudo isso na frente de incrédulos. é a respiração espiritual da alma. o ultimo filme que assistiram. -Evangelizador medíocre –“Têm que estar sempre certos”: Eles precisam sempre ganhar as discussões. -Evangelismo sem compromisso: Muitos na hora do evangelismo jogam os folhetos nos quintais. esta morrerá. isso acaba 55 . Estulpideis no evangelismo Alguns dos exemplos a seguir foram extraídos de arquivos na internet com algumas adaptações: -Evangelismo sem oração: Muitos crentes saem para evangelizar sem o devido preparo. sabendo que irão ser molhados ou rasgados por algum cão travesso. gastando assim dinheiro e tempo! Na rua enquanto evangelizam. que não mencionamos aqui. a namorada. nos correios como se fossem panfletos políticos.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Existem tantas outras qualidades do evangelista. às vezes sem orar durante dias. Essas três são essenciais no obra do evangelismo. brincam a vontade. conversam sobre tudo: futebol. indispensável na vida do crente.

Quando nosso comportamento não condiz com o que pregamos. pelo Espírito de Deus”.. mas. -Perdem a calma por qualquer coisa: as maiorias dos evangelizadores estúpidos usam a sua raiva e temperamento explosivo para controlar ou intimidar os outros. O Comportamento cristão O comportamento cristão deve ser um referencial para a sociedade. 56 . A bíblia diz: “. -b)através da resposta à vocação divina. os rastros de nossas ações terão número cada vez maior de seguidores que simplesmente copiarão o nosso modelo pela força do exemplo. a participação do ser humano ocorre de duas formas: -a)através da pregação. Participação humana na conversão do pecador Na obra de conversão. perdemos a credibilidade e nosso testemunho se torna infiel.. Quando a nossa vida é exposta ao público.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista destruindo qualquer possibilidade de se conquistar uma vida. nem por força nem por violência.

nenhuma obra há de tão grande importância. Não deve a igreja permitir que nenhuma outra coisa lhes absorva a atenção sobre a obra de evangelizar. 57 . a igreja fora chamada e posta no mundo para servir como atalaias e portadores de luz. Sobre ela incide maravilhosa luz da Palavra de Deus. A ela foi confiada a mensagem de advertência a um mundo a perecer.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Em sentido especial. Jesus confiou-lhe uma obra da mais solene importância: Dá continuidade ao seu ministério.

mas com um folheto ninguém discutirá. Como entregar um folheto: -O folheto apropriado à pessoa certa: Verifique se a mensagem do folheto é própria e adequada à situação daquele que vai recebê-lo. não se deve desprezar uma boa arte da capa. Seria espalhar a semente sem critério.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista 11. Algo simples. Como evangelizar através de um folheto O folheto é uma arma poderosa no evangelismo pessoal. Um dos principais cuidados neste trabalho é a seleção de folhetos quanto à apresentação e o material. -Entregue o folheto sempre sorrindo. Não se deve distribuir folhetos de qualquer maneira. Ou seja “iscas” para os “peixes”. Entretanto precisamos tomar alguns cuidados com os folhetos. mas sugestivo e bem feito. mas até o sorriso precisa ser discreto de modo a afastar qualquer hipótese de maldade. ocasiões e oportunidades que exigem certos critérios na distribuição de diferentes tipos folhetos. você precisa saber do que se trata para falar ao pecador. Leia sempre a mensagem de todos eles. Há diversas circunstâncias. 58 . Um sorriso abre as portas. Poderá ser que alguém queira discutir com você. sempre atrairá mais. especialmente com pessoas do sexo oposto. Na apresentação do folheto.

59 . -Não force ninguém a pegar o folheto: Não faça cara feia. não se irrite se alguém recusar o folheto.18). mas o Espírito Santo (Jo 16. Ore pela pessoa em silencio. Agradeça de modo gentil e não ameace a pessoa com versículos bíblicos ou coisas do gênero. durante e depois de entregá-lo. Ore antes.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista -Entregue o folheto debaixo de oração: Tenha sempre em mente que não é o homem que convence o pecador.

Ou seja. não podemos deixá-la a mercê.”. Discipulado Discipulado é o compartilhar de vida através de relacionamentos que estão centrados na Palavra de Deus. FAZEI DISCÍPULOS de todas as nações. O discipulado é um ministério cristão voltado para o ensino e pratica. mas também o "vosso fruto permaneça” (Discipulado). Para nós não interessa a quantidade de pessoas abordadas. não cremos que Jesus mandou que somente orássemos. mas a qualidade com que foram abordadas e o resultado após . portanto. Jesus não nos mandou que somente evangelizássemos..A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista 12. junto ao acompanhamento do novo decidido.. Após o evangelismo deve-se discipular Após o evangelismo e uma alma rende-se a Jesus. Ou seja. O discipulado é muito importante para que o resultado final seja realmente válido. Uma das características fundamentais informadas por Jesus em sua palavra acerca da obra de ganhar almas está em Mateus 28. “Ide. após o ide devemos fazer discípulos. mas que.19. Pois nosso objetivo é que vidas sejam entregues a Cristo e permaneçam em Cristo! O trabalho do cristão não se restringe apenas ao "vades e deis fruto” (Evangelismo). 60 . mas que fizéssemos discípulos.

O alvo do evangelismo não é apenas almas. em que o discipulado é o único meio de se produzir tanto a qualidade como a quantidade de crentes que Deus deseja. A sua Igreja é um movimento dinâmico. o ganhador de almas verdadeiro corrige o errado. Requisitos para um discipulado genuíno O discipulado é uma das maiores responsabilidades da igreja. com calor humano. mas também vidas para Cristo. afinal. o mesmo não pode ser realizado por qualquer pessoa.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista As estatísticas das maiores denominações nos últimos anos revelam que aproximadamente 40% dos decididos nos esforços evangelísticos se afastam da igreja dentro de sete anos. Gedalias Neves da Costa: "Evangelismo não é Evangelismo se não ganhar a vida de uma pessoa no seu todo". sem deixar de dar exortações. Um instrutor maduro tem que ensinar aos novos crentes como viver uma vida que agrade a Deus. conselhos quando necessário. Seja amoroso. mas amadurecer no Evangelho através de uma nutrição espiritual fortificando as almas. O instrutor para novos não basta apenas se converter a Cristo. com lealdade a Deus e à pessoa para não fofocar ou espalhar segredos. agindo com maturidade. Tenha 61 . a igreja precisa treinar seus membros para essa tão importante obra. Uma frase interessante do Pr.

paciência para lidar com os problemas dos outros. Objetivos do discipulado O objetivo principal do discipulado é garantir que toda a igreja seja envolvida e responsabilizada pelo desenvolvimento do novo irmão.13. 2. divididos da seguinte forma: 1. Ajudar a ter uma vida de comunhão satisfatória com Deus. Ajudá-lo no seu processo de transformação. ajudá-lo a se encaixar. Para isso. 4. estudo da Palavra e do relacionamento com a Igreja. treinando-o e supervisionando-o (Ef 4.2). 3. Levá-lo a se tornar um cooperador no Corpo de Cristo. Fp 3. através da oração. Proporcionar apoio. intelectual.14. o Discipulador deve exercer suas funções específicas. espiritual etc. Ajudá-lo a buscar a realização em Cristo nas diversas áreas de sua vida – secular. confiança nas diferentes situações em que ele enfrentar. sendo honesto no aconselhamento e sempre motivando a pessoa a prosseguir na jornada da fé. 5.11-14). mudança e crescimento (Rm 12. 62 .A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista disponibilidade.1. emocional. o que resulta que o bom andamento do trabalho depende de cada membro para entender seu papel no processo e assumir sua responsabilidade.

2ª Fase: Primeiros Passos Quando investimos no novo crente dando assistência. Muitos são os que desistem antes da palavra amadurecer em seus corações. Este primeiro momento é muito importante. Seu contato com a Palavra de Deus traz crescimento espiritual e desperta o interesse de conhecer mais ao Senhor. pois como um recém-nascido. inicia uma nova fase em sua vida. É necessário incentivá-lo. A incubadora vai desde o dia da decisão até o novo crente passar a freqüentar as aulas de discipulado. Essa é a fase em que a igreja deve empreender o maior esforço. Entram em cena o discipulador e a equipe de assistência espiritual. cercando-o de 63 .A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Quatro Fases na vida cristã A divisão em fases mostrada abaixo pretende ilustrar os cuidados dispensados aos novos convertidos até seu amadurecimento: 1ª Fase: Incubadora O nascimento do Filho de Deus é marcado pela confissão de Jesus Cristo como Salvador. o novo crente precisa de cuidados especiais para sobreviver.

o novo 64 . Neste período. 4ª Fase: Maturidade O discipulador terá a responsabilidade de acompanhar o novo convertido de perto até ter certeza que ele está firme na fé. Outra coisa importante é inserir o novo irmão dispensando uma atenção especial no sentido de envolvê-lo nas atividades da igreja. o papel do discipulador é essencial. Nessa o discipulador tem uma responsabilidade especial. o novo crente vai conquistando crescimento espiritual. pronta para providenciar qualquer ajuda necessária. O desejo de conhecer mais ao Senhor levao a buscá-Lo cada vez mais. 3ª Fase: Crescimento Com o passar do tempo e o contato com a Palavra.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista cuidados para que ele não desista da caminhada. Ele deve orientar o novo crente e acompanhá-lo de perto para que Satanás não desvirtue o aprendizado. Entendemos que a partir daí. Mais uma vez a equipe de assistência espiritual fica nos bastidores. com a convivência no Corpo de Cristo.

estando consciente de que deve produzir frutos para o Senhor. 65 .A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista crente alcançará a maturidade.

Entretanto JESUS esta cutucando você neste momento e dizendo: “Hei amado! Eu necessito de você para a obra da Evangelização.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Conclusão Como é bom ser crente não é mesmo? Tendo a certeza que nossos pecados foram perdoados e na convicção de que um dia estaremos para sempre com JESUS. A seara é muito grande e eu preciso de você! Será que você pode abandonar esta zona de conforto e compartilhar com as pessoas lá fora a mesma esperança que você tem?” Uma Igreja que vive sob a promessa da vitória contra as portas do inferno. tem em seu próprio comodismo o maior adversário ao avanço missionárioevangelístico!!! Deus o Abençoe! 66 .

é missionário pela Assembleia de Deus em Paulistana. diretor do PROJETO MISSÕES NO PIAUÍ. casado com a Missionária Joselita Brito e pai de Lívia Johanne. 67 . tem o curso de Missiologia. ministra Curso de Evangelismo Pessoal pela CEMP (Centro de Evangelismo Missões no Piauí). ministrado pela SEMADELP (Secretaria de Missões das Assembléias de Deus em Lago da Pedra – MA).A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Sobre o Autor João Batista é missionário.

Evangelização A Tarefa Primordial da Igreja  Da Silva. Ern .Evangelismo Infantil Livros  Akins. Paulo Cristiano . Amanda Marla .Aprenda a Arte do Evangelismo Pessoal  Mielnik. Jossy . Rubens .Curso de Evangelismo Pessoal  Menezes. Thomas Wade Evangelismo pioneiro 68 . Jairo Ajala - Tipos de Evangelismo  Baxter.Evangelismo Pelo Exemplo  Postigo.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Referencias Bibliográficas Apostilas  Soares.

Mark – O que é uma Igreja Saudável  SANTOS. Adelson Damasceno – Catolicismo Verdade ou Mentira? 69 . – Conquistando almas  Edwards. Ajunta-te a esta carruagem  Packe.Esforça-te para ganhar almas  Boyer. . Antonio Gilberto da. S.Plano mestre de evangelismo  Silva. J.A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista  Coleman. Robert E. Gene Assim uma igreja conquista almas  Osborn.I. O. orlando .L.A prática do evangelismo pessoal  Boyer. - A evangelização e a soberania de Deus  Dever. T. .

A Maravilhosa Arte de Evangelizar – João Batista Bíblias  Bíblia de Estudo Almeida  Bíblia de Estudos das Profecias  A Bíblia da Mulher 70 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful