UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ Curso Superior em Tecnologia de Produção A udiovisual

Curso Superior em Tecnologia de Produção Audiovisual Disciplina: Cinema Acadêmico: Manuel João Simões de Araújo Professor: Roberto Panarottto Crítica do filme O anjo exterminador de Luis Buñuel Semestre: 2010/2

Chapecó-SC, 2010

em Espanha. Este foi o motivo da sua expulsão. qualquer pess oa é influenciada pelo meio em que vive e sua história familiar e local. Os movimentos vanguardistas. disciplinado e fanático da pontualidade. Em contato com o movimento estudantil conhece vários artistas e homens das letras: Garcia Lorca. A sua biografia diz ter desde cedo uma forte fascínio pela morte. A sua sensibilidade fazia notar interesses especiais já na sua infância: seduzia-o o inusual e o extraordinário. A esta altura da sua vida uma grande transformação: perdeu a fé. em 1892. popularizados no fim do Séc. na maior parte dos casos. Ortega e Gasset assim o afirmava: Eu sou eu e as minhas circunstancias . Na sua carreira académica. Quem é Luis Buñuel? Para podermos melhor compreender a obra de Luis Buñuel. esta passagem deixou fortes marcas na sua vida. XIX e início do Séc. conhecer alguns aspetos da sua vida pessoal e do seu percurso histórico enquadrado num tempo histórico. Cumpria rigorosamente o seu horário de deitar e levantar.2 1. XX. Filho de família com boa condição financeira seu pai tinha enriquecido em Cuba com o negócio e a sua infância de ferragens e casado com a mais bela e saudável moça da sua aldeia foi vivida num ambiente campestre e de contato com a natureza. Saragoça é a cidade onde vai concluir o ensino médio. No entanto . Continua os seus estudos de nível superior em Madrid na facul dade de agronomia. Claro que. Originário de uma Espanha católica. estavam bem fortes: o cubismo. tornou-se ateu e anticlerical. segue a religião familiar católica também. Esta caraterística deveu-se ao fato inusitado de se ter deparado com um burro morte e putrefato na berma da estrada um dia. Homem austero. Buñuel nasce numa pequena cidade aragonesa. frequentou o equivalente ao ensino médio num colégio Jesuíta de onde foi expulso em 1915. . Buñuel encaixava perfeitamente neste novo pensamento moderno. Podemos acreditar que este acontecimento vai facilitar a chegada ao surrealismo marcante da sua obra. sem dúvida. o dadaísmo e o surrealismo influenciados pelas teorias marxistas e freudianas eram assunto de discussão e adesão de artistas e pensadores. Salvador Dali. é necessário.

uma arte industrializada e chocante. Este movimento terminou enquanto o surrealismo se manteve.3 Cheio de apelos do inusual e irracional. Aí vai trabalhar como assistente no cinema e vai produzir o seu primeiro filme em colaboração com Salvador Dali. De França segue para os Estados Unidos onde procura carreira fora do cinema. influenciado pelo dadaísmo fundado por Marcel Duchamps que pretendia quebrar com o academicismo e estabelecer algo radicalmente novo. O movimento surrealista . Um dos filmes realizados neste período é. Acabou mudando de curso e terminou licenciando -se em Filosofia. É um manifesto questionador que impulsiona o mundo das letras e das artes a pensar uma nova maneira e forma de ser que parte do artista. Viveu em Paris. Este manifesto traz ideias revolucionárias que levam à desconstrução do que era vigente e tido como certo. Este filme é considerado o expoente do surrealismo no cinema. onde estes movimentos modernos tinham uma repercussão bem maior. um machista inveterado. O surrealismo aparece pelo Manifesto de André Breton em 1924. para onde se exila por causa da Guerra Civil Espanhola. El Ángel 2. Influência do surrealismo O surrealismo é um movimento vanguardista. Pensa-se que o seu filme. Un perro Andaluz seja um ataque a Garcia Lorca por causa da sua homossexualidade. Uma das caraterísticas destes movimentos é o fato de serem criados . A demissão do seu trabalho encaminha-o para o México onde vai produzir vários filmes. anticlerical e cheio de i deais bebe destes movimentos tudo quanto pode para poder rechear a sua obra destes sentimentos. Buñuel. exterminador (1962) que queremos abordar. Declarações em livro de Dali mostram as suas tendências aos ideais marxistas e comunistas. precisamente. tinha -se afastado dele por esse motivo. É um manifesto carregado de idealismo que propõe uma reviravolta na maneira de ser e pensar apelando ao irracional carregado de crítica e humor sarcástico. que teve a sua origem em França.

As cenas seguintes passam-se numa igreja. A comida falta. Para isso. no México. Algumas cenas caricatas entremeiam o jantar. devido à sua intenção de sair mesmo. Alguém havia feito uma promessa de agradecimento para quando saíssem dessa situação.br/surrealismo. semanas e li. Os diálogos ocorrem com a maior educação e nível cultural elevado como convém à situação. até que alguém consiga estabelecer uma liderança e recolocar todas as peças na posição original e como que buscando uma força para que se pudesse encontrar a solução para aquele problema insustentável. O jantar vai caminhando para o fim e em bom ambiente de convívio ouve música de piano -se executada com perfeição por uma das participantes. Também da parte de fora algo faz com que ninguém se queira aproximar da porta daquela mansão: algo misterioso acontecia e ninguém quer arriscar. era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade interna e externa são percebidas e totalmente isentas de contradições. acesso em 05/12/2010) 3. O Te Deum é realiz ado e agora olgo acontece. Algo misterioso e indecifrável os prendia por a Horas.com. são despedidos. As tão prezadas regras de etiqueta e a boa educação dão lugar ao mais animalesco sentido da procura de salvar a própria pela. (http://www. as boas maneiras caiem por terra e o mais irracional e animal de cada um vai aparecendo à flor da pele. do género dramático.historiadaarte. sem razão. Este tempo infindável mostra o que de mais irracional se passa na cabeça daquelas pessoas. dias. reúne-se numa mansão para um fausto jantar. As horas vão passando e ninguém se dispõe a abandonar o espaço. após uma sessão de ópera. O jantar desenvolve-se com manjares suculentos e meticulosamente preparados para impressionar os convivas. Algo incompreensível. Alguns criados vão saindo apressados e. meses se passam e irredutivelmente estão encerrados em quatro paredes passando por situações inusitadas. (Este será o elemento para resolver a questão) Os últimos criados se preparam para abandonar a mansão e deixam somente os burgueses em seus diálogos e entusiasmos culturais. Situações de limite aparecem. O filme O Anjo exterminador O Anjo Exterminador é um filme de 1962 escrito e dirigido por Luis Buñuel.4 propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística.html. Um grupo da burguesia. Todos saem da igreja à excepção dos clérigos que se veem retidos pelo mistério dentro .

O seu rebanho continua fiel mas encarreirado. Também poderemos considerar que esta burguesia é marcada pela inutilidade ao resolver as coisas mais simples e práticas da vida humana: a incapacidade para destruir as barreiras que a impede de ultrapassar as dificuldades que os mais comuns humanos sofrem. A Igreja encontra-se confinada nas suas paredes e não consegue sair delas. Aí o surrealismo de Buñuel estaria bem presente com a sua missão de desconstruir esta sociedade que deveria ter os seus dias contados.5 do templo. Consciente e coerente no seu pensamento. sem opinião. O título pode sugerir que há a necessidade de que um anjo devesse exterminar esta sociedade. não deixa de afirmar aquilo em que acredita e fá-lo de forma criativa e bem estruturada com uma história bem elaborada que pode. É notória e forte a presença do elemento religioso. Buñuel apresenta neste filme a sua visão do mundo. Aliás. deixar o espectador confundido e um pouco perdido procurando entender onde se quer chegar. esta é a grande temática deste mestre do surrealismo que em suas obras vai criticando as convenções sociais de forma divertida e sarcástica. A cena final mostra um pequeno rebanho de cabritos a entrarem igreja dentro. Aliás. criar algo novo. As máscaras sociais que usa no dia a dia vão moldando de falsidade a sua vida. ao princípio. pondo a nu as situações mais comuns do ser humano. caminhando porque vê os outros caminhando. O filme claramente apresenta uma forte censura à burguesia que é incapaz de viver a transparência. da sociedade e da igreja. Esta será a grande síntese. este elemento aparece no filme em algumas situações acompanhado por um urso. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful