Editando Fotos com o Photoshop

®

Creditos
Esta apostila foi feita com a finalidade de explicar alguns efeitos popular do Photoshop® , podendo ser distribuída e modificada livremeste, sem a necessiadde de citação do autor. Espero pode ajudar as pessoas que desejam aprender algo sobre edição de imagens, durante meu processo de aprendizagem recebi muita ajuda e devido a isto estou retribuindo, espero que faça o mesmo. Boa Leitura! Natali Silvério Estudante de Engenharia de Sistemas Digitais – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Contato: natalisilverio@gmail.com Fotos:

Paula Caroline Silvério Rodrigues – minha irmã

Natali Silvério e Mateus Lunardi As outras fotos foram retiradas da internet.

2

Tratamento de Rosto:
Corrigindo Sinais de Expressão: Após abrir a imagem (file/open), selecione a ferramenta de borracha ( Spot Healing Brush Tool) Você pode selecionar o tamanho da borracha clicando no atalho do tamanho da ferramenta conforme a figura:
Ferramenta borracha

Seletor do tamanho da ferramenta atual

Nas versões anteriores ao Photoshop CS , você deve pressionar a tecla ALT e selecionar a área limpa da pele que deseja copiar, na última versão não é necessário, a seleção é feita automaticamente. Compare as imagens: retirada de olheiras e expressão da boca. Com correção Sem correção

3

Agora vamos fazer um tratamento específico para a pele. Selecione a ferramenta de laço poligonal (Poligonal Lasso Tool) e vá selecionando áreas de tonalidades semelhantes, como testa e laterais do rosto. Nunca selecione a boca, olhos nariz e sobrancelha, para evitar o desfoque.
Ferramenta de Laço Poligonal

Seleção de áreas específicas:

Aplique o filtro desfoque gaussiano (Filter/Blur/Gaussian Blur)

4

Este filtro possibilita dar à pele um aspecto aveludado, o raio usado varia conforme a qualidade da imagem o e zoom, neste caso usamos o raio 2, conforme a figura:

Ao nariz, utiliza-se um desfoque um pouco menos, para não deixá-lo com aspecto achatado. A sobrancelha deve ser selecionada separadamente conforme a figura abaixo com a ferramenta de laço que utilizamos até agora:

Definição do raio do desfoque gaussiano

Seleção da sobrancelha com laço poligonal

Agora vá no menu Imagem/Ajustes/Variações (Image/Adjustments/Variations) e escureça a sobrancelha como desejar para realça-la. Faça o mesmo com a boca.

5

Ajuste da tonalidade da sobrancelha.

Compare a imagem original com a editada: Antes Depois

Maquiagem: Abra a imagem e selecione a ferramenta de lápis, agora vamos modificar a cor, nesta imagem utilizei a tonalidade verde número #0b5b1a, as cores você seleciona clicando duas vezes na paleta de cores conforme a figura:

Paleta de Cores

Ferramenta lápis

6

Após selecionada a cor, selecione a ferramenta de lápis e mude opacidade e o fluxo para 24 e 43% respectivamente, conforme a figura:

Paleta de seleção de Cores

, Paleta de configuração da ferramenta Lápis

Comece a coloris cuidadosamente a área superior dos olhos como se fosse uma sombra, após isso, corrija com o lápis na cor preta as falhas da sobrancela e ajuste sua tonalidade no menu Image/Adjustments/Variations como no exercício anterior.

Depois de feitas as modificações nos olhos, selecione a boca com a ferramenta de laço poligonal e ajuste suas cores no menu (Images/Adjustments/Variations) e modifique a cor do batom. Após esta edição, aplique desfoque gaussiano para dar à pele aspecto aveludado.

7

Resultado: Antes Depois

Modificando a cor dos olhos: Para modificar a cor dos olhos serão utilizadas duas ferramentas: Lápis Máscara Rápida : Para selecionar o modo máscara rápida aperte Q, para zerar as cores da paleta, e evitar que a seleção saia na última cor selecionada aperte CRTL+D. Após isto, selecione lápis com opacidade e fluxo 100%, e selecione somente a bolinha dos olhos, note que eles ficarão vermelhos.

8

Após selecionar aperte novamente a letra Q, deverá ficar selecionada a área que estava em vermelho, então aperte CRTL+SHIFT+I para inverter a seleção, deixando todo o rosto vermelho, exceto os olhos, ou vá ao menu SELEC e selecione INVERT. Agora pinte com o lápis a íris e depois tecle Q e ajuste conforme a cor que você deseja no menu (Images/Adjustments/Variations)

Veja o resultado:

Modificando a tonalidade dos cabelos: Utilizaremos a mesma ferramenta de seleção poligonal e ajuste a tonalidade em (Images/Adjustments/Variations), lá selecione a tonalidade de sua preferência, tome cuidado ao utilizar o laço poligonal para não pegar áreas de pouca quantidade de cabelos pois o aspecto ficará péssimo.

9

Resultado das Modificações: Foto Original Foto Modificada

Tratamento Corporal: Retirando Celulite: Para retirar celulite, antes de tudo, corrija os maiores furos com a borracha e depois utilize o laço poligonal para selecionar o bumbum e as pernas então aplique o desfoque gaussiano. Nesta imagem utilizei raio 4.

10

Tratamento de Estrias: Repita o mesmo procedimento utilizado no tratamento da celulite: Antes Resultado: Depois

Utilizando Filtros: Transformando a imagem em preto e branco:

11

Abra a imagem e aperte CTRL+SHIFT+U assim ela ficará preta e branca.

Original

P&B

Efeitos em Fotos desnaturadas: Após transformar a foto em preto e branco vá no menu image/adjustments/curves e selecione a curva , você poderá escurecer e clarear a foto preservando os tons originais Veja alguns exemplos:

12

Curva escurecida

Curva Esverdeada

Trabalhando com imagens Duotônicas:

Curva Avermelhada

Curva Amarelada

Você pode deixar as imagens com efeito envelhecido utilizando a opção de cores duotônicas, para isso você necessita deixar a imagem em escala de cinza (image/mode/grayscale). Após isso basta ir no menu (image/mode/duotone). Você pode selecionar a tonalidade desejada para ambas as cores, além de adicionar novas camadas deixando a foto em quatro cores ou mais.

Seleção das cores

13

Modificando Fotos Coloridas: Você pode ajustar cores de fotos com diversas ferramentasa que mais gosto é a de gradiente. Vá até Image/Adjustments/Gradient Map e selecione o gradiente que desejar. Veja alguns efeitos:

14