U.N.E.

work

Módulo de Hotelaria Aula 12 - Coffee Break

tanto em grandes corporações como em pequenos encontros familiares. ou até mesmo uma forma de Network Marketing (marketing de relacionamento) onde há troca de cartões de visita e conhecimento da área de atuação dos participantes. Tea Break (pausa para o chá). b r | c o n t a t o @ u n e w o r k .U. normalmente entre 10 e 20 minutos. b r . Existem alguns termos usados especificamente na Inglaterra e Índia como Tea Time (hora do chá). A boa organização e execução do Coffee Break torna-o uma ferramenta de “Quebra-Gelo” para aproximar os convidados de um evento maior como uma palestra.N. que esta pausa não possua café. e é usado internacionalmente. u n e w o r k . O nome é apenas uma alusão para um breve intervalo. porém. mais completo por ser um substituto do almoço) e ainda o conhecido internacionalmente Brunch (café da manhã mais pesado servido próximo ao horário de almoço). c o m . c o m .work COFFEE BREAK MÓDULO DE HOTELARIA AULA 12 O Coffee Break é um curto evento social praticado amplamente utilizado como intervalo. é bastante comum.E. Elevenses (chá realizado as 11h00. O termo Coffee Break vem do inglês e significa “pausa para o café”. w w w.

U. após 2h30 de w w w. o uso deste evento foi ficando cada vez mais comum.N. ou ainda Café de Despedida. usado na recepção de outros eventos quando é necessário que os convidados e participantes aguardem um pouco para o início das atividades. b r | c o n t a t o @ u n e w o r k . ele ocorre. onde são servidos alimentos e bebidas revigorantes. sendo quem em empresas que possuem esta prática o horário é no final do primeiro terço do período de trabalho. com as esposas de imigrantes noruegueses que utilizavam deste evento para convidar suas amigas para discutir assuntos da comunidade e principalmente receber pessoas para o fechamento de contratos (como o matrimônio ou venda de mercadorias). no estado Americano de Wisconsin. u n e w o r k .work MÓDULO DE HOTELARIA AULA 12 Podemos encontrar ainda os termos Welcome Coffee (café de boasvindas).E. utilizado normalmente no final de festas mais longas como Casamentos e Debutantes. em uma companhia em que trabalhase 8 horas diárias. Após a Guerra Civíl Americana. c o m . O Coffee Break surgiu no século XIX na cidade de Stoughton. c o m . b r . por exemplo. uma festa anual que enaltece a importância da conversa regada a alimentos para fechar bons negócios. A cidade até hoje a “invenção” do com o “Stoughton Coffe Break Festival”. Normalmente é marcado um horário exato para o Coffe Break devido a sua curta duração.

preferencialmente com uma decoração que lembre o evento. Não basta apenas haver um lugar novo.U. que não deve ser o mesmo que o local de trabalho ou evento que está sendo realizado. O cálculo para inserção de Coffee Breaks dentro de eventos como palestras ou treinamentos é o mesmo. como também um ambiente novo.E.N. w w w. Estudos recentes mostram que a atenção humana diminui ao longo do tempo e pausas no assunto melhoram o desenvolvimento do mesmo. salas de apoio. c o m . u n e w o r k . Quando são realizados Brunches e Elevensies. que ocorrem mais próximo do horário do almoço. c o m . mas que dê liberdade para falar.work MÓDULO DE HOTELARIA AULA 12 trabalho. porém é comum inserir mais de uma pausa em eventos com a duração de algumas horas. Pausas a cada 2h30 são muito utilizadas para manter a atenção em palestras e gerar discussão sobre os assuntos tratados entre os participantes. b r . Corredores. Também é importante pensar no local de realização do Coffee Break. b r | c o n t a t o @ u n e w o r k . também são servidos Coffee Breaks antes e depois em horários estratégicos. vão livres e jardins são ótimos lugares para a pausa por serem próximos as instalações principais e incitarem a conversa e o bate-papo.

b r .N. u n e w o r k . c o m . o Coffee Break aparece nos mais diversos momentos. w w w. c o m .E.work MÓDULO DE HOTELARIA AULA 12 Existem muitas empresas que incentivam o Coffee Break para aumentar a participação de equipes e melhorar o relacionamento interpessoal. porém seu foco principal é nos eventos realizados nos Hotéis. b r | c o n t a t o @ u n e w o r k . Na hotelaria.U.

work Montando o Coffee Break MÓDULO DE HOTELARIA AULA 12 Um Coffee Break é um Evento-Suporte e deve ser visto como um evento e não um “lanchinho”. temáticas (quando necessário) e gastronômicas (qual será o Cardápio) • Organização ◦ Depois de aprovado preparar-se para a execução. c o m . horário. qual o público-alvo.U. prestadores de serviço.E. data. • w w w. • Criação / Planejamento ◦ Desenvolver propostas interessantes para o cliente tanto visuais (decoração e locais). A&B. quantas pessoas (PAX). c o m . b r | c o n t a t o @ u n e w o r k . o intervalo de pausa é essencial para conseguir contatos e fechar futuros contratos. Para empresas que utilizam palestras curtas como forma de divulgação como Cursos Livres de Informática. e neste espaço descontraído fica mais fácil conversar. qualidade e transporte. Decoração. Hoje em dia é muito difícil encontrar pessoas que estejam disponíveis e receptíveis para venda. evento principal. u n e w o r k . Extras. b r . Sendo um evento ele deve seguir o passo-a-passo: Briefing ◦ Coleta de informações sobre o que o cliente deseja.N. Sempre pensando na quantidade.

b r | c o n t a t o @ u n e w o r k . Acompanhamento de limpeza. c o m .E. reposição nas mesas. Pós-evento ◦ Fechamento com o cliente e relato de problemas ocorridos. Entrega de cartões de visitas dos participantes e lista de convidados.U. gerência de garçons.work • Execução ◦ • MÓDULO DE HOTELARIA AULA 12 A realização do Coffee Break em si. c o m .N. w w w. u n e w o r k . b r . etc.

jarras de vidro transparente ou de metal Lembre-se das pessoas com necessidades especiais (diabéticos ou fenilcetonúricos. copos. tesouras.chás).U. chás e refrigerantes No inverno a quantidade consumida de café e chá aumentam A média de consumo de alimentos para 30 minutos de Coffee Break é: 3 salgados. b r | c o n t a t o @ u n e w o r k . misturadores. c o m . a que vai por cima No verão sirva mais água.N. 300 ml bebida fresca (sucos.recipiente de vidro que os convidados depositam seus cartões de visita. c o m . 100 ml de bebida quente (chá. 100 ml água. por exemplo) • • • • • • • • • w w w. Use.E. sucos. facas de uso. 2 doces. preferencialmente. b r . u n e w o r k . pratos. Tenha sempre a mão fita crepe. refrigerantes.work Lista de Lembretes MÓDULO DE HOTELARIA AULA 12 • • • • • Sempre tenha uma toalha a mais na organização Tapa mancha é a segunda toalha. café) Confira se no local de montagem há sala de apoio Confira se na sala de apoio existe corrente elétrica e qual a voltagem Confira a existência de Copa ou Cozinha nas proximidades Leve todos os utensílios que serão necessários Lembre-se sempre que são necessários guardanapos. estiletes e canetas Leve sempre o “aquário” . garrafas térmicas sem motivos (lisas e de metal).

N. b r | c o n t a t o @ u n e w o r k . u n e w o r k .U. c o m . b r . c o m .E.work MÓDULO DE HOTELARIA AULA 12 w w w.

c o m .N. u n e w o r k . b r .E.work MÓDULO DE HOTELARIA AULA 12 w w w. c o m . b r | c o n t a t o @ u n e w o r k .U.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful