You are on page 1of 4

Faculdade Souza Marques Curso de Ciências Ambientais Módulo: Resíduos Sólidos Prof.

: Carlos Augusto Aluno: Fernando Corvino

Ecomalls® ± Aliados do Ambiente

Metrópole O crescimento urbano e espacial das cidades traz consigo muitas vantagens, porém acompanhados com inúmeros ônus, como criminalidade, saúde pública, educacionais, resíduos, etc. Este projeto deve-se ao fato que o ambiente urbano tem apresentado uma evolução no quesito conglomerado de lojas, o famoso Shopping Center, que oferece, ou pelo menos se propõe a oferecer, segurança, variedade deentreterimento, supermercados, alimentação e até clínicas.Enfim, uma metrópole já não consegue ³sobreviver´ a esta (não tão) nova realidade. Um dos maiores problemas a serem solucionados por este novo empreendimento é a destinação adequada dos resíduos de natureza distintas gerados pelos seus mantenedores. A Empresa A administradora de shoppings centers Ecomalls® torna público seu plano de gerenciamento de resíduos. A Ecomalls® é uma empresa administradora de shoppings centers com o objetivo de adequa-losà uma sociedade ecologicamente correta, que alia consumo com responsabilidade ambiental. A complexidade operacional deste estabelecimento gera inúmeras tarefas a serem executadas de forma ordenada pelos seus funcionários, o que levou a Ecomalls® a implantar este plano. A Ecomalls® administra quatro shoppings centers co m 15.000 pessoas utilizando seu espaço de 10:00h até 01:00h, diariamente. A Ecomalls®utiliza em seus estabelecimentos energia solar e eólica, complementares à rede de distribuição; reutiliza as águas da chuva para os banheiros e lavagens dos pisos; utilização de detergentes biodegradáveis; as edificações são projetadas com objetivo de aproveitar ao máximo a refrigeração e a iluminação natural; todo efluente gerado é tratado na estação de tratamento de esgoto, utilização obrigatória das sacolas reto rnáveis, ponto de Entrega Voluntária para a recepção de materiais volumosos, podas e resíduos secos, associado a uma central de triagem . Tudo isto somado às
1

Educação ambiental A Ecomalls®entende que a forma mais eficaz e eficiente para aumentar a qualidade ambiental é a conscientização da população para hábitos saudáveis de consumo. Resíduos Sólidos A mudança de mentalidade do resíduo sólido gerado pelos estabelecimentos da Ecomalls®foi um passo importante para entrarmos nesta nova realidade . Lojas de variedades e Lojas de eletrônicos/informática. Roupas. Termo de Compromisso A Ecomalls® em conjunto com a prefeitura de Sustentabilis assina um termo de compromisso contendo ações necessárias para a implantação do gerenciamento e gestão dos resíduos sólidos. abriga um endereço eletrônico contendo informações. onde um grupo de trabalho multiprofissional trabalha para mantê-lo e monitora-lo. Dada a diversidade dos estabelecimentos. 2 . com o objetivo de melhoria sócio ambiental. A seguir. sacolas retornáveis. subdividiu-se o shopping center em categorias: Alimentação . antes de coloca-lo em operação.Faculdade Souza Marques Curso de Ciências Ambientais Módulo: Resíduos Sólidos Prof. O Plano O plano de gerenciamento dos resíduos sólidos da Ecomalls® apresenta como estratégia uma integração logística e operacional de todos os estabelecimentos. redução e reciclagem. mas como uma fonte geradora de renda para comunidade . juntamente com representantes da sociedade civil organizada (ONGs). como forma de educação ambiental. consumidores e da comunidade (associação de moradores). para isso utiliza de materiais recicláveis para a produção de folders. Sendo assim. foi-se realizado um estudo para dimensionar e qualificar os resíduos gerados . incentivando a reutilização. onde não vemos mais o resíduo gerado como ³tudo o que não presta e se joga fora´.: Carlos Augusto Aluno: Fernando Corvino constantes campanhas de conscientização e educação ambiental dos consumidores e das comunidades pró ximas. mostraremos o respeito dado aos resíduos pela Ecomalls®. banners.

utilizou -se a metodologia do quarteamento 1. com espaço adequado pra o recebimento. financeiro.: Carlos Augusto Aluno: Fernando Corvino Para estimar a taxamédia de geração diária dos Resíduos Sólidos Urbanos(RSU) da Ecomalls®.Para obter a composição gravimétrica do ResiduoSólido.Faculdade Souza Marques Curso de Ciências Ambientais Módulo: Resíduos Sólidos Prof. possuindo capacidade adequada de manobra e de vencer aclives (rampa. 3. isso facilita o trabalho e diminui os riscos de lesões. orgânico. durante duas semanas. A geração diária estimada para Ecomalls® foi de 5ton/dia. Central de triagem geograficamente locada. etc. sob 3 . social.apresentando altura de carregamento na linha da cintura dos coletores. 2. Transporte adequado à característica dos resíduos utilizando vias de menor gasto de combustível. aparas e podas de jardins. não permitindo derramamento dos resíduos sólidos ou chorume na via pública. segregação do resíduo sólido. papel. 5. 6. Acondicionamento adequado para cada tipo de resíduo (metal. ladeira). procedeu -se. A compostagem. triagem. folhas etc. Destinação Final A reciclagem é um processo pelo qual materiais qu e se tornariam lixo são desviados para ser utilizados como matéria -prima na manufatura de bens normalmente elaborados com matéria -prima virgem A Ecomalls® apoialogisticamente. vidro. 4. que recebe todo o material passível de reciclagem e o transforma em renda. Pontos de entrega volunt ária (PEV) destinada aos consumidores e sociedade em cada shopping center. plástico e hospitalar). ) existente no lixo. apresentando capacidade adequada para o menor número de viagens ao destino. dispondo de local adequado para o transporte dos trabalhadores. ou seja. Coleta seletiva e regular dos recipientes. que concorrerá a prêmios. é um método de decomposição do material orgânico putrescível (restos de alimentos. sendo que cada resíduo entregue gera um cupom. Estímuloà separação dos resíduos na fonte geradora (lojas) . operacional a ONG Geradores de Alegria. a fabricação de compostos orgânicos a partir do lixo.

9. Manual para implantação de compostagem e de coleta seletiva no âmbito de consórcios públicos. 2002. ago. 4 . Os aterros sanitários são projetados e operados. v.2.ABES. p. Nível1. Outubro De 2010. operacional da ONG Nutrindo Sonhos que recebe os resíduos orgânicos. Ministério Do Meio Ambiente. Guia Do Profissional Em Treinamento.Lisete Celina Lange. Outubro De 2010. Para os demais resíduos sólidos. por ser a solução apropriada ao aterramento de resíduos sólidos. desistema de drenagem superficial.143-161. BrasíliaDF. http://www. de modo a minimizar ao máximoos impactos ambientais decorrentes da fase deimplantação. operação e encerramento. NeidePessin (organizadores). social. O aterro sanitáriodeve constituir -se.Faculdade Souza Marques Curso de Ciências Ambientais Módulo: Resíduos Sólidos Prof. A Ecomalls® apoia logisticamente. Bibliografia: Manual para elaboração do plano de gestão integrada de resíduos sólidos dos consórcios públicos. firmou-se um contrato com o aterro sanitário consorciado do município vizinho. Luciana Paulo Gomes. 2002.Ministério Do Meio Ambiente. sistema de drenageme tratamento de lixiviados.com. Gestão & Produção. Rio de Janeiro:RiMa. Alternativas de Disposição de Resíduos Sólidos Urbanospara Pequenas Comunidades (coletânea de trabalhostécnicos) / Armando Borges de Castilhos Junior. BrasíliaDF. Gerenciamento da coleta de resíduos sólidos urbanos: estrut uração e aplicação de modelo não-linear de programação por metas. impermeabilização inferiore superior e sis temas de drenagem e tratamento degases.htm acessado em 16/03/2011 . entre outros aspectos. Gestão integrada de resíduos sólidos urbanos . financeiro. de forma a obter um composto orgânico (húmus) para uso na agricultura.br/lixo.: Carlos Augusto Aluno: Fernando Corvino condições adequadas. n.ecolnews.