You are on page 1of 4

Proposta de Implantação

Dentro desta proposta de implantação foi feito uma dinâmica onde foi apresentado aos gestores e colaboradores programa 5S. O Programa 5S tem por objetivo organizar e padronizar o local de trabalho, promovendo a segurança e o fluxo racional das atividades desenvolvidas, melhorando assim, as condições do ambiente de trabalho

Programa de Qualidade Total – 5S “Transformando o ambiente das organizações e a atitude das pessoas”

O 5S Programa de Qualidade Total foi elaborado para que você possa criar seu próprio programa de qualidade, conscientizando seus colaboradores sobre a importância de criar um ambiente saudável e harmonioso. É o método de treinamento mais utilizado nos dias atuais permitindo que os participantes consigam assimilar um maior número de informações por meio de textos, sons e imagens. Talvez você esteja em dúvida quanto a se o treinamento é adequado para você e seus funcionários. Fique tranqüilo, pois você tem total liberdade para modificá-lo. Então, mãos à obra! O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas. O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizadas naquele país.

Componentes do 5S –Seiri – seleção/utilização –Seiton – ordenação –Seisoh – limpeza –Seiketsu – saúde – Shitsuke – autodisciplina

“OS DEZ MANDAMENTOS DOS 5S”

Concluído todo o processo de implantação foram aplicados os sensos de saúde e autodisciplina. ordenação. quando foram colocados em prática os cinco sensos (conceitos) do programa: separação. No dia 28 de Maio aconteceu o chamado “Dia D”. todos aqueles considerados essenciais para a área de trabalho foram organizados. Houve um treinamento com o intuito de educar os colaboradores se conscientizassem garantindo o apoio ao programa. Ficarei com o estritamente necessário. Identificarei toda situação de risco. IX. Manterei cada coisa no seu lugar. Trabalharei com segurança. Procurarei formas de melhorar meu trabalho. IV. foi feita a limpeza do local. ordenação e limpeza). II. VIII. com ajuda do pessoal de apoio. padronização e disciplina. sensibilização e execução das ações. X. Questionarei toda norma ou padrão até entendê-lo completamente. Manterei tudo limpo e em condições de uso. Por fim. III. que coordenará todo o processo de implantação do referido programa onde o Henrique foi o responsável. realizando um momento para aplicação dos três primeiros sensos (utilização. VI. VII. em seguida. Honrarei todos os compromissos. Formação e desenvolvimento de mantenedores . Combaterei as causas de sujeira. foi ser definido um gestor desse processo. Formação do Comitê e Grupo de Facilitadores Foi mostrado a importância de se formar um Comitê e grupo de facilitadores para que os treinamentos e cronogramas fossem seguidos sobre metodologia de repasse e multiplicação dos conhecimentos entre outras informações necessárias ao sucesso do trabalho. Posteriormente. V. A implantação O Processo de implantação do Programa 5S foi iniciado mostrando a maneira de se organizar os setores e suas respectivas funções. Definirei um lugar para cada coisa.I. limpeza. Foram identificados todos os itens a descartar e.

– Acompanhar a aplicação e realização do Programa 5S. através do comitê. Devendo. portanto. a médio-prazo muito mais consistentes para a Empresa. – Favorecer o caráter educativo do Programa 5S. uma pessoa deve constituir o grupo de manutenção. – Gerar um clima de ajuda mútua. principalmente da alta direção. o comitê selecionar essas pessoas. Os resultados alcançados com essa experiência sempre são satisfatórios e de imediato. como forma de fazer uma “ponte” entre os mantenedores e o comitê do 5S. a empresa. pois ainda sob o efeito desses resultados. facilitando o desenvolvimento/crescimento das pessoas em função do ambiente da qualidade e da melhoria contínua. apoiando todas as ações. para maior integração e melhor preparo na elaboração do plano de manutenção do 5S. pode promover uma campanha para recrutar voluntários que queiram ser mantenedores ou auditores do programa. O grupo Definição do Plano de implantação Objetivos específicos: – Identificar possibilidades de melhorias. CONCLUSÃO . pois exigi a participação e envolvimento de todos. para que o grupo desenvolva um plano de manutenção. Essa constituição do grupo deverá ser procedida de um treinamento específico de Formação de Auditores do Programa 5S. dependendo do número de voluntários. – Divulgar as realizações dos Setores/Áreas e Pessoas para o alcance das melhorias e do Programa 5S. conforme já mencionado.A constituição do grupo de mantenedores deve ser feita após ampla divulgação dos resultados. foram feitas através de cartazes e anotações no quadro de avisos. Ações de Sensibilização dos colaboradores As ações de divulgação do processo de implantação e orientações/noções sobre qualidade total e 5S. – Promover a integração e a comunicação entre as pessoas. Do comitê. O ideal é que esse grupo tenha uma representação de quase todas as áreas da empresa.

Os resultados decorrentes da implementação e administração do programa 5s no Laboratório de podem ser sistematizados e destacados conforme segue: o programa 5sevoluiu enquanto programa. o que certamente resultará em melhores condições de segurança e de saúde para o homem e um melhor tratamento para o meio ambiente. Só o compromisso com a qualidade dos serviços garantirá no futuro o sucesso alcançado até hoje” . impactou positivamente o ambiente físico do laboratório com melhor organização do mobiliário. como os armários. comprovado pelos resultados obtidos. O Programa 5s pode ser classificado como uma metodologia fácil de ser iniciada. O sistema de auditorias possibilita o estabelecimento de ciclos de manutenção e melhoria do programa e nos resultados.Nossa expectativa é que os resultados motivem a continuação dessas ações e que o sistema seja aplicado. gavetas. melhor limpeza e manutenção dos ambientes. pois sua estrutura metodológica e sua facilidade de ser compreendida possibilitam um entendimento e uma inicialização na prática quase que de forma imediata. ”Temos o desafio da mudança de mentalidade. que evita o seu declínio e possibilita crescimento contínuo. contribuíram para uma maior disciplina de todos. arquivos físicos e eletrônicos. hábitos e questionamentos de nossos atos.