You are on page 1of 19

Seqüência e Rotina de Posicionamento

1

2 . Miliamperagem (mA). Tempo de Exposição (ms).Fatores de Exposição Quilovoltagem (Kv).

Distorção. 3 . Resolução.Fatores de Qualidade da Imagem Densidade. Contraste.

Quanto maior a densidade. 4 . menos luz atravessará a imagem.Fatores de qualidade de Imagem A densidade: radiográfica pode ser descrita como o grau de enegrecimento da imagem processada. a Espessura da estrutura anatômica. Kv. Distância Fonte Receptor de Imagem. O principal fator de Controle é o mAs. tempo/temperatura do processamento químico a relação da grade e a velocidade filme – écran.

Fatores de Qualidade da Imagem Ajuste da Densidade:   Subexpostas Superexpostas Regra 25% a 30% ou 50% a 100% 5 .

Fatores de Qualidade da Imagem Exemplo do Ajuste de densidade: 6 .

Isso se deve ao fato de o ângulo da face do anodo sofrer grande atenuação ou absorção de raios X pelo terminal do anodo. 7 .Efeito Anódico o efeito anódico descreve um fenômeno em que a intensidade da radiação emitida pelo catodo do emissor de raios X é maior do que a do anodo.

Efeito Anódico 8 .

Radiação secundária. O principal fator de controle do contraste é a Kv. aumenta a densidade do filme de forma similar à duplicação do mAs 9 .correta utilização das grades. Regra dos 15% na Kv.Fatores de qualidade de Imagem Contraste:o contraste radiológico é definido como a diferença de densidade nas áreas adjacentes da imagem radiográfica.

Fatores de qualidade de Imagem Exemplo de Contraste: 10 .

A resolução é demonstrada pela clareza ou nitidez das linhas estruturais mais delicadas e das bordas dos tecidos ou estruturas na imagem. 11 . Fatores de controle: fatores geométricos sistema filme – écran. e pelo movimento.Fatores de qualidade de Imagem Resolução: pode ser definido como a nitidez das estruturas registradas na imagem.

Fatores de qualidade de Imagem Impedimento para a definição:MOVIMENTO 12 .

Fatores de qualidade de Imagem Distorção:. que pode ser definida como a representação equivocada do tamanho do objeto ou da sua forma quando projetada no meio de registro radiográfico. Fatores de Controle: DFRI. alinhamento/centralização do RC 13 . DORI. alinhamento do objeto – receptor de imagem.

Etapas da Aquisição das imagens 14 .

Colimação precisa. Proteção para as gravidas.Proteção radiológica Proteção do Paciente b) c) d) e) f) g) h) Repetir ao mínimo as exposições. Combinação de filme – écran de alta velocidade. Proteção especíca da área. Filtração correta. 15 . Exposição mínima do paciente através de incidências selecionadas e de fatores de exposiçãocom a menor dose para o paciente.

b) Distância. c) Blindagem. 16 .Proteção Radiológica Proteção do trabalhador ocupacionalmente exposto: a) Tempo.

1977 – ICRP – 50 mSv/ano.000 mSv/ano. 1925 – ICRU – 500 – 1000 mSv/ano. 17 . 1934 – ICRP – 730 mSv/ano.Proteção Radiológica 1924 – França – 40. 1996 – BSS 115 – 20mSv/ano.

18 .

19 .