You are on page 1of 14

Ambiente Hibernate no Eclispe – mini-tutorial

Pré-requisitos

• Banco de dados instalado: PostgreSQL
• ZIP´s com os jars do hibernate e PostgreSQL
• Eclipse Ganymed

1 – Crie um workspace para o eclipse específico para os nossos projetos

c:\ws\senac\

2 – Crie um diretório para organizar os jars necessários para o seu projeto (use o Windows Explorer) abaixo da sua workspace c:\ws\senac\libs \hibernate \postgresql Copie e expanda os respectivos zips das bibliotecas para os seus diretórios 3 – Vá ao menu Window – Show View – Other e escolha “Data Source Explorer”: .

1 .3.A view será exibida.2. ecolha “New” 3. . Com o menu de contexto (botão direito do mouse) em “Databases”. informe um nome para a sua conexão e escolha “Next” .Escolha PostgreSQL na lista.

3.3. se quiser pode dar um nome qualquer .Se for necessário o “New Driver Definition”.3 . 3. escolha o primeiro ícone ao lado da combo para “New Driver Definition” (detalhado abaixo). escolha PostgreSQL versa 8. Se o driver não estiver disponível.X.Na combo “Drivers” escolha PostgreSQL JDBC Driver. na aba “Name/Type”.1 . Informe os dados básicos de conexão e teste a conexão (“Test Connection”) para certificar-se de que tudo está correto.

3.3 .jar” do diretório libs criado anteriormente. informe os dados básicos da sua conexão: .Na aba “Jar List” escolha o driver “postgresql-8.Na aba “Properties”. 3.3.2 .3.2-506.jdbc2.

3. . você pode conectar com o banco através do menu de contexto sobre a conexão e “Connect”. Escolha “Finish” Na view “Data Source Explorer” será exibida a conexão com o banco: Sempre que precisar.4 – Um resumo será exibido.

Informe o nome do seu projeto e escolha “Next” .4 – No menu principal escolha File – New – Other e “JPA Project” e “Next” 4.1 .

Escolha a sua biblioteca de implementação JPA (criação detalhada abaixo). . Escolha “Finish” e um novo projeto será criado. escolha a conexão que foi criada anteriormente (observe que a conexão poderia ter sido criada aqui também). A opção “connect” fica habilitada para que as validações possam ocorrer. mantenha a plataforma “Generic”. .2. Mantenha a opção do “Persistent class management” conforme a sugestão.4.Nesta etapa.

É uma característica do eclipse.4.2. .1 – Escolha “Configure user libraries” e depois “New” Observe que uma User Library pode ser criada diretamente do menu Window-Preferences. Uma User Library é um apenas um grupo de bibliotecas criadas pelo usuário para facilitar a criação do classpath de uma aplicação.

”. Agora. vá até o diretório com as libs do hibernate.. as bibliotecas de implementação JPA estarão disponíveis na combo.4.2. ..”.. Escolha Ok. selecione todas.2 – Escolha “Add JARs.. Opcionalmente você pode escolher qual das suas user libraries é a default através do link “Configure Default JPA implementation library.

escolha “Properties” adicione a biblioteca .5 – Como o menu de contexto sobre o seu projeto.

.. Depois dê o “Ok” para o Java Build Path.Depois vá em “Java Build Path”. . escolha “Add Library.” e selecione “Connectivity Driver Definition”e. então “Next”: Escolha a sua conexão e “Finish”.

java.6 – Crie cada um dos pacotes e copie os arquivos individualmente do zip para cada pacote (esta cópia pode ser feita com ctrl+c do Windows Explorer e ctrl+v dentro do Eclipse). Contato.xml A estrutura tem que se parecer com essa: .java. persistence.cfg.xml. Os arquivos a serem copiados são: ClasseSimplesTeste. hibernate. Depois das cópias dê um refresh: selecione o projeto e F5 (ou se preferir use o menu de contexto sobre o projeto).java. GeraSchema.

da mesma forma explicada anteriormente.7 – Para gerar o schema do seu banco de dados execute a classe “GeraSchema”. execute a classe “ClasseSimplesTeste. escolha no menu Run – Run As – Java Aplication 8 – Para rodar o teste. Abra a classe (duplo clique nela). .java”.