You are on page 1of 9

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA

ESCOLA TÉCNICA TUPY

CURSO TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES

GESTÃO DE PROJETOS

Evelyn Kátia de Oliveira

DI 131

Gestão de Projetos - Profª Cristienne Magalhães Machado Pereira

MAR/2011

o equipamento auxilia no processo e a mão-de-obra é quem executa. e também está incluído o equipamento. Pra que serve: Ajuda no processo de desenvolvimento do cronograma. Exemplificação: . a matéria-prima serve para dar inicio. Uma definição simplificada de insumo seria: tudo aquilo que entra no processo. E esses três fatores trabalhando juntos resultam num bem ou serviço. incluindo seu início. que é o que sai. diretos (matérias- primas) e indiretos (mão-de-obra. onde são estabelecidas as relações de dependência das atividades previamente definidas. Exemplificação: + + = Programação Definição: É se programar. Em termos de programação do projeto. uma das formas de faze-lo é sequenciar as atividades. tributos). podemos utilizar como modelo o G  ráfico de Gantt: trata-se de um instrumento utilizado para representar as etapas de um projeto. reunindo as informações obtidas e as seqüenciando para que o cronograma seja o mais próximo do real possível. Pra que serve: Insumo é tudo que é utilizado na construção. em contraposição ao produto.Insumo Definição: O conceito mais amplo insumo é a combinação de fatores de produção. duração e fim. energia. se ajustar. que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços.

.

segurança. Exemplificação: . entre outros Pra que serve: No caso de algo que use de eletricidade para funcionar. adequação de utilização. impacto ambiental. processos e métodos de produção. é nas especificações técnicas que você ira encontrar a voltagem que ele suporta. nível de consumo de energia. como por exemplo: nível de qualidade. o peso. de serviços e métodos operacionais conexos e de normas administrativas a eles aplicáveis. dimensões. acessibilidade para deficientes. É na especificação técnica que deve estar listados as características requeridas de um produto ou serviço.Especificação técnica Definição: Descrição das características de produtos. os cuidados que devem ser tomados entre outras normas que devem ser seguidas ou não. as dimensões.

e para o fornecedor do serviço faz com que seu trabalho seja reconhecido pelo trabalho entregue no prazo e aumenta o grau de profissionalidade. Exemplificação: . pois não se gasta mais que o que foi combinado e se tem o desejado no tempo esperado.Cronograma: Definição: Cronograma é a disposição gráfica de determinado projeto. É uma ferramenta importantíssima para que se tenha conhecimento de tudo a todo o momento quando se faz as atualizações de forma correta. e está sujeito a alterações. e se está ocorrendo no prazo previsto. Basicamente é colocado no papel todo o planejamento com o tempo previsto para o cumprimento de cada atividade. É saber quando deve ocorrer determinada etapa. Para o cliente o benefício é claro. evitando atrasos. as em andamento e as que ainda estão pendentes sejam elas de pequeno ou longo prazo. onde nele são mostradas as etapas que já foram cumpridas. Auxilia no cumprimento dos prazos previstos. e que o projeto fique fora do orçamento original que fora combinado. Pra que serve: Serve para manter o controle de tudo que está ocorrendo. evitando assim atrasos.

É um documento que garante que ao contratante que a entrega irá ser como o previsto. e também faz com que o mesmo não altere o que foi planejado inicialmente. recursos humanos e de seguro qualidade. prazo. Para que serve: De forma simples e de fácil entendimento.Caderno de encargos Definição: Caderno de encargos é um documento que deve usar de linguagem simples e direta listar tudo o que compete o mestre de obras fazer. nele deve conter os elementos que um mestre de obras deve avaliar. e se caso o contratante decidir mudar o material para um de qualidade superior o mesmo terá de arcar com o novo orçamento que será revisto. No qual somente o mestre de obras pode responder às necessidades nele contidas. para assim entender a complexidade da obra e oferecer uma solução que seja mais adaptada possível nos termos de custo. Exemplificação: . Também evita que seja usado material inferior ao que foi combinado no projeto inicial. serve para que o mestre de obras ofereça uma solução viável para determinado problema na obra.

se ele é o que realmente o local precisa. revestimento. ajuda a ter um controle do que esta sendo usado e ajuda a identificar o porque de possíveis problemas futuros. normas. Exemplificação: . Para que serve: É muito importante para saber que tipo de material esta sendo usado e onde. pintura. entre outros. informa tudo o que é usado e onde é usado em determinada obra. instalações elétricas e hidráulicas. se caso haja algum problema no futuro estará especificado o material que se encontra no local que exija uma restauração. conceitos. alvenaria. estrutura. se ele está previsto no orçamento. piso. impermeabilização. sobre a fundação. laje.Memorial descritivo Definição: Memorial descritivo é um texto que explica o projeto com o nome do proprietário. vidro. Simplificando. pra saber o porque ele é usado naquele local. localização da obra. onde será usado. cobertura.

e ficha de solicitação de assistência técnica. desenho das plantas de arquitetura. Pra que serve: Tem o objetivo de transmitir. equipamentos da área comum que fazem interface com a área primitiva). cerâmica. vidros. conservação e garantias. Exemplificação: . elétrica. no momento da compra todas as informações referentes ao imóvel.Manual do proprietário Definição: É um documento em que deve constar manutenção de todos os itens que compõem a obra. desenho do quadro de luz com indicação dos circuitos e disjuntores. metais. pintura. quanto ao uso. tabela de manutenção preventiva. impermeabilização. ficha de vistoria de entrega (check list completo dos vícios aparentes). hidráulica e elétrica com a indicação de tomadas dos pontos de uso específico e uso geral. especificação técnica de todos os itens que compõem o empreendimento (louças. hidráulica. legislação atualizada com o novo CCB e reunião dos SINDUSCON-SP SECOVI-SP (2007) respectivos prazos de garantia e quando perde a garantia.

Exemplificação: .Memória justificativa do projeto Definição: É a listagem de todas as medidas tomadas no projeto e o porquê delas. seja no aspecto econômico. ou artístico. técnico. Pra que serve: Para se ter conhecimento de problemas e soluções que ocorreram durante a execução do projeto.