Piano

Piano

Simão Pedro de Almeida Carvalho

Organologia -6ºgrau

Simão Pedro de Almeida Carvalho Organologia -6ºgrau . Indice: -Origem do Piano. -Estrutura. -Conclusão. -Bibliografia. -Compositores Importantes.Piano Introdução: Neste trabalho no âmbito da disciplina de organologia pretendo abordar o processo relacionado com a evolução do piano e pretendo conhecer mais um pouco de um instrumento tão importante para a cultura.

Apesar de o piano ter sido inventado por um italiano. isto é. Grande revolução na sensibilidade do toque veio com Erard. foram os alemães que levaram a ideia adiante. Consistia este em deixar o martelo. considerado pai daquele usado actualmente. Enquanto as cordas do cravo são tangidas por Ilustração 1 Primeiro piano construído bicos de penas. £¥ ¤ £¢¡ S Pe de Alme da Carvalho     Organologia -6ºgrau . Broadwood foi responsável por grandes transformações no instrumento: em 1783 patenteia os dois pedais. cria o de 6 oitavas. inventou o duplo escapo. de mecanismo mais pesad o e som mais cheio e rico. que. Zumpe. Os ingleses passaram também a construir pianos. construtor de cravos de Florença. depois de ferir a nota. fabrica o primeiro piano com 5 oitavas e meia e. cuja dinâmica pode ser variada de acordo com a pressão dos dedos do executante. o piano tem suas cordas por Cristoofori-1720 percutidas por martelos (revestidos de couro nos primeiros modelos). possível. a uma pequena distância da corda e mantê-lo sob total controle da tecla. em 1794. o pedal surdina e o pedal direito. Isso daria ao piano grande poder de expressão e abriria uma série de possibilidades novas. Em 1790. Stein. J. em 1821. cravo com sons suaves e fortes. então.Pi Origem Bartolomeu Cristofori. O toque de notas repetidas tornou -se. Dentre estes construtores podemos citar: Silbermann. por volta de 1700 já havia concluído a fabricação de pelo menos um destes instrumentos que chamou de "Gravicembalo col Piano e Forte". enquanto ela permanecesse abaixada. As melhorias dos pianos ingleses foram devidas ao famoso fabricante John Broadwood.

antes cobertos por couro. e l . que produz energia acústica através de movimento mecânico.Piano poi o tecla. a energia acústica reflecte no ar produzindo a tonalidade desejada pelo pianista. As alavancas compõem um preciso sistema de controle de movimento cujo dispositivo de saída é um martelo coberto com feltro. Simão Pedro de Almeida Carvalho Organologia -6ºgrau . o piano tem um total de oitavas e notas. número e notas foi aumentado. plo po permite e e toque repeti mente mesma No século XIX o piano passou por i ersos mel oramentos. TE LA A tecla se conecta com um complexo sistema de alavanca chamado acção. s pianos abitualmente t m teclas alguns possuem e. com intervalos iguais entre cada nota. ou um conjunto de cordas de aço tensionadas provocando a vibração. passaram a ser revestidos de feltro. ou seja. as cordas ficaram mais longas e grossas e os martelos. Um leve movimento da tecla envia o martelo contra uma. como cada oitava tem notas brancas e pretas) afinadas em igual temperamento. mel orando a sonoridade Constituição do Piano: uncionamento do Piano piano é um instrumento de teclado extremamente complexo e somente o órgão tubular o ultrapassa. Um cavalete de madeira absorve parte da energia vibracional das cordas e a transmite para dentro do tampo harmônico ± um organizado painel com certo grau de rigidez.

formando uma grande membrana oscilante.Piano CORDAS As cordas são produzidas e aço temperado e vão ficando mais grossas à medida que avança para os graves. o tampo harmônico. responsável pela amplificação e projecção das vibrações das cordas. Depois de percutir as cordas. o martelo volta imediatamente para trás. isto permite um melhor aproveitamento do tampo harmônico propiciando uma melhor resposta dos graves e um maior equilíbrio estrutural. O piano moderno cerca de anos) é construído com as cordas cruzadas. accionado pelo Simão Pedro de Almeida Carvalho Organologia -6ºgrau . TAMPO HARMONICO Abaixo das cordas. A partir de certa nota o aço é recoberto com um fio de cobre para ter mais massa e passam a ser chamadas de bordão. MARTELOS A corda é percutida por um martelo revestido com feltro nos modelos antigos o revestimento era em couro). permitindo um maior comprimento das cordas mais graves. um painel de madeira confeccionado com várias tiras coladas a intervalos regulares. Cada martelo percute nos médios e agudos em alguns pianos tem quatro cordas) dois ou três bordões nos médio-graves e um único bordão nos extremos graves alguns com mais de uma camada de cobre).

Piano mecanismo de escape. retornando a encostar quando a tecla é solta. -o pedal direito ou sustain. Simão Pedro de Almeida Carvalho Organologia -6ºgrau . ABA ADORES Para cada nota com excepção da região sobre aguda) existe um abafador que está constantemente sobre as cordas por gravidade nos pianos de cauda e pressionados por mola nos verticais) e que tem como função cessar a vibração das cordas. No piano de cauda. quando se aperta o pedal esquerdo. A duração do contacto do martelo com a corda é de . No vertical. O pedal esquerdo acciona mecanismos diferentes no piano vertical e no de cauda. acompanhada de uma leve mudança de timbre nos de cauda. o conjunto dos martelos é aproximado das cordas encurtando sua trajetória. O movimento individual dos abafadores é comandado pelo teclado no conjunto pelo pedal). embora o efeito sonoro seja semelhante. de segundo. o mecanismo desloca se horizontalmente modificando o ponto de contacto dos martelos com as cordas. PEDAIS A maioria dos pianos tem dois pedais de expressão: -o pedal esquerdo chamado abafador ou una corda. Quando uma tecla é apertada. Em ambos o resultado é a diminuição de volume. diminuindo a força de percussão. aproximadamente. o abafador desencosta da corda ou conjunto) correspondente para que possa possam) vibrar.

um pedal igual ao direito. permitindo que todas as cordas vibrem livremente mesmo quando as teclas são soltas. Os diferentes tipos de madeira propiciam diferentes propriedades mecânicas que são optimizadas para o uso em pianos. Alguns fabricantes também o usam como um pseudo sostenuto. discutível a sua importância musical.Piano O pedal direito levanta o conjunto de abafadores nos de cauda. reduzindo consideravelmente o volume sonoro. mais recentemente. Em outro modelo é um pedal para estudos. inclusive a madeira usada em sua construção que influirá significativamente na qualidade do instrumento. aproximando os martelos das cordas e consequentemente diminuindo o volume. Apesar de ser de enorme interesse musical. O pedal do meio ou º pedal) nem sempre existe nos pianos e. um º pedal. sua aplicação prática é limitada. o mecanismo interpõe uma cortina de feltro entre os martelos e as cordas. aproximadamente. já que poucos fabricantes o incluem e raros compositores e pianistas exploram suas possibilidades. quando existe. Simão Pedro de Almeida Carvalho Organologia -6ºgrau . mas que actua somente nas três primeiras oitavas. Não só a parte mecânica ilustra a complexidade do piano. assim. gerando uma série de harmónicos que transmitem a sensação de amplificação. enquanto se utiliza ambas as mãos. cuja função é análoga ao mecanismo una corda do piano vertical. para o piano de cauda. Em alguns modelos é o sostenuto ou tonal. nos verticais afasta das cordas. Ela estende-se. mas sem qualquer possibilidade de equilíbrio do timbre. sua função nem sempre é a mesma. um pedal de expressão que mantém uma nota ou acorde. Um fabricante desenvolveu. tornando.

Simão Pedro de Almeida Carvalho Organologia -6ºgrau .Piano O tempo para tratamento e a temperatura usada para secagem da madeira depende da espécie e da parte do piano onde ela será usada e este processo pode levar de a meses até a madeira estar pronta para uso.

S. Czerny. -J. -C.Piano Compositores Importante: -C. Debussy.Bach. -Liszt. -Brahms. -Schubert. -Chopin.com.musicaeadoracao. Bibliografia: Livro: Piano.abril. Conclusão: Com este trabalho foi possível perceber mais sobre o mecanismo do piano e toda a sua evolução até aos nossos dias. -Mendelssohn.Chris Coetzee http://colecoes.htm Simão Pedro de Almeida Carvalho Organologia -6ºgrau .com.shtml http:// .br/tecnicos/historia_musica/histori a_piano. -Schumann.br/colecoes/grandes-compositores-musicaclassica-473397.

Piano Simão Pedro de Almeida Carvalho Organologia -6ºgrau .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful