Arcanos Menores - Apresentação Compilação de Constantino K.

Riemma O conjunto de 56 cartas ² modernamente denominadas ³ Arcanos Menores ´ ² é constituído por quatro grupos de 14 cartas, cada um deles com a mesma seqüência de 10 cartas numeradas de 1 a 10 e mais quatro figuras : Valete (ou Pajem), Cavaleiro , Rainha (ou Dama) e Rei, também conhecidas como figuras da corte.

O naipe de Ouros: as dez cartas de 1 a 10 e as quatro figuras. Cada grupo de 14 cartas possui um diferencial simbólico: bastão , moeda , espada e taça . Esses grupos são popularmente reconhecidos como naipes de paus , ouros, espadas e copas, os mesmos do baralho comum que utilizamos nos jogos e passatempos.

Os naipes de Paus e Espadas representam forças impulsionadoras (fogo e ar), indicação reforçada pela mão que porta o símbolo na primeira carta de cada naipe.

Os naipes de Ouros e Copas representam forças maleáveis (terra e água). O Ás de Copas lembra, no Tarô de Marselha, o cálice de guardar hóstias. Os naipes, ou séries, têm inúmeras correspondências, por exemplo, aos quatro elementos da Astrologia e da Cabala: fogo (paus), terra (ouros), ar (espadas) e água (copas). Há quem veja, inclusive, analogia com as quatro classes sociais da Idade Média: clero (copas), nobreza (espadas), comerciantes (ouros) e camponeses

. nos cassinos) ² não importa o significado simbólico das cartas. seja no alemão. seja no baralho espanhol ou francês. buraco. produzido para jogos e passatempos.(paus). etc. impresso modernamente. tranca. truco. Os naipes de Espadas e Copas no Tarô e no baralho moderno para os jogos de lazer. reduziu os naipes a apenas duas cores ² vermelho e preto ² mas o número de naipes permaneceu constante.). As representações dos naipes de Paus e Ouros no Tarô e no baralho moderno. etc. canastra.. Para efeito dos jogos de cartas ² como passatempo (no lar ou nos clubes) e como jogos ³de azar´ (valendo dinheiro.. italiano ou provençal. mantém constante o número das séries ou naipes: são sempre quatro . rouba-montinho. Cada jogo define livremente suas próprias regras. O baralho francês. mas apenas o valor que se convenciona para cada tipo de jogo (pôquer. bridge. Os baralhos modernos O baralho ocidental.

Já a partir do séc. Embora os Arcanos Menores tenham sido muito difundidos pelo mundo afora.Baralhos modernos para jogos. reina hoje uma grande profusão de versões e de reinvenções. De fato. Os Tarôs de hoje Na prática. estabelecer uma base de compreensão. contudo. Tentativas para figurar os arcanos Menores com o mesmo padrão dos Maiores. parecem formar um sub -grupo à parte. reptem-se em quatro naipes. É possível portanto. Também neste caso. As quatro figuras de cada naipe. Um rumo possível Esse quebra-cabeça de pontos de vista sobre os Arcanos Menores faz parte dos desafios que o estudo do Tarô nos propõe. O "Tarô Mitológico" e o "Tarô Egípcio" da editora Kier. Se esse recurso ajuda a fixar um sentido possível. Para dar conta da grande variedade de enfoques. estamos frente a duas ordens de símbolos : os quatro naipes. para as 40 cartas numeradas. 19. o resultado se torna mais consistente quando consegue transpor os significado s corriqueiros da numerologia usual. como cartas de jogar. corremos o perigo de cair num esquematismo acanhado e contraditório. alguns interessados no Tarô começam a substituir as representações abstratas das lâminas dos arcanos menores por ilustrações mais ou menos subjetivas . do mesmo modo que as cartas numeradas ("arcanos menores"). compreender a natureza dos quatro naipes do baralho a partir de uma base simbólica mais ampla que a do receituário popular. Têm desenhos similares aos dos trunfos ("arcanos maiores") e. no total de 16. Caso contrário. que se combinam com o significado numerológico do 1 ao 10 . As cartas de jogar foram redesenhadas para facilitar a visualização do que se tem na mão. de modo unilteral. ao mesmo tempo. sem contar o risco de acentuar. o significado das cartas. de modo mais compreensível. ou quatro elementos . a partir da associação dos quatro elementos com os símbolos numéricos. apenas um dos múltiplos significados da lâmina. Para os cartomantes e os estudiosos do Tarô. não há como fugir da questão dos significados. que traduziriam visualmente. feito mais para ser decorado do que compreendido. O segundo passo consiste no estudo dos simbolos numéricos de 1 a 10 . seus significados simbólicos são relativamente mais difíceis de serem traduzidos que os dos Arcanos Maiores. para começar. levanta na grande maioria dos casos a questão de alterar drasticamente o leque simbólico da figuração clássica. acreditamos que é importante. .

o Cavaleiro e o Valete (ou Pajem) ± repetidos nos quatro naipes. Hermetismo Ético. Nesta obra. O. o autor trata do simbolismo.Quanto mais ampla for a compreensão do símbolo. o que combina o simbolismo do 1 ao 10 com o do quaternário: As cartas de 1 a 10 Estudos do conjunto ‡ Ao contrário do que ocorre com os Arcanos Maiores. Os textos sobre os Arcanos Menores Para organizar o conteúdo sobre os Arcanos Menores. . um outro autor. à luz de um ensinamento coerente. ‡ Naipes: apresenta o simbolismo do quatro ou da quadruplicidade como base para se compreender a divisão dos grupos de cartas ± paus. a Rainha . oferece um painel das significações superiores dos arcanos em A Practical Guide to Qabalistic Symbolism. como fez G. espadas e copas: Os quatro naipes ‡ Figuras: trata dos personagens conhecidos como "cartas da corte" ± o Rei. ouros. da Cabala. ou seja 4 x 4 = 16: As figuras ‡ Cartas de 1 a 10 : apresenta as 40 cartas numeradas repartidas entre os quatro naipes. foram criadas três seções. Mebes em Os Arcanos Menores do Tarô como caminho iniciático. mais rica e profunda será sua aplicação prática. são raros os estudos de profundidade sobre os Arcanos Menores. No final de cada uma delas estão os links para estudos de diferentes autores. ‡ São textos exigem trabalho de compreensão e não são de fácil aplicação prática. iniciações e passos para a realização espiritual traduzidos pela seqüência dos naipes e das cartas numeradas. ‡ Baseado na Árvore da Vida. Gareth Knight.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful