Actividades para a sala de aula

O Monstro das Festinhas Esta é uma história escrita em rima, sobre um Monstro que não é mau e que o maior desejo que tem é... que lhe façam festinhas! Um livro sobre carências, afectos e Amor. Para ler em voz alta ou segredar ao coração.

Leitura
Leitura individual. Leitura compartilhada. A professora escolhe o aluno (um de cada vez) que deverá ler, em voz alta, mais uma parte da história. Leitura compartilhada. A professora escolhe o aluno (ou alunos) que vai ler em voz alta a parte do Monstro das Festinhas, o aluno que vai ler em voz alta a parte do Senhor Proença e o aluno que vai ler em voz alta a parte da Maria. Os restantes lêem em coro a parte que é sempre repetida pelo Monstro das Festinhas:

“Tão contente que fiquei O meu coração deu um salto. E eu abri a bocarra e gritei Muito, muito, muito alto: Festinhas na barriga, Festinhas no nariz, Com muitas festinhas Eu fico feliz!”

Carla Antunes

Inventar
Cada aluno (ou cada grupo de alunos), inventa uma nova situação para o Monstro das Festinhas. Onde é que ele se escondeu? Quem é que ele assustou? Cada aluno (ou cada grupo de alunos), inventa um nome e uma história para a Monstrinha que aparece no livro.

Montro
Cada aluno desenha outro monstro. Dá um nome ao seu monstro e inventa uma história para ele. Em alternativa, escolhem um dos monstros que cada aluno desenhou. Em conjunto dão-lhe um nome e inventam juntos uma história.

Livro do Aluno
Montar o livro “O que me faz FELIZ” para cada aluno. Utilizar folhas A3 ou A4 furadas e juntá-las com grampos ou uma fita. A capa deve ser feita com cartolina ou cartão. Pode ter o nome, a turma, a escola e um auto-retrato do aluno. Cada dia da semana, os alunos fazem no seu livro uma ilustração do que os faz felizes. Num canto da sala, deve haver material que possa ser utilizado para as ilustrações: revistas, papéis coloridos, lãs, botões, conchinhas, pedrinhas, etc.

Teatro
Realizar uma dramatização da história.

Carla Antunes

Ficha - O Monstro das Festinhas

1

Observa a capa do livro: Qual é o título do livro? Quem é o autor do livro? Quem é o editor do livro?

2

Depois da leitura da história, imagina a sua continuação.

3

Agora que conheces o final da história, dá-lhe um novo título.

4

Completa o texto com as seguintes palavras: nariz, feliz, fiquei, alto.

Tão contente que O meu coração deu um salto. E eu abri a bocarra e gritei Muito, muito, muito : Festinhas na barriga, Festinhas no , Com muitas festinhas Eu fico !

Carla Antunes

Ficha - O Monstro das Festinhas

5

Liga cada palavra à imagem (ou imagens) do Monstro das Festinhas que a define melhor. As palavras que não conheceres, pede à tua professora que te explique o seu significado ou vai ver ao dicionário. Pinta os desenhos.

surpreso triste alegre melancólico choroso enamorado eufórico feliz apaixonado

Carla Antunes

Ficha - O Monstro das Festinhas
6 Observa a dispensa do Sr. Proença. O que é que encontras lá?

7

O Sr. Proença tem muitos livros de receitas. Escreve o título dos livros de receitas que estão nas prateleiras do armário de cozinha do Sr. Proença.

8

Qual é o brinquedo do Monstro das Festinhas?

Carla Antunes

9

Onde é que está o rato?

10

Escreve nas linhas da porta uma lista das coisas que tens na dispensa de tua casa. Nas prateleiras da dispensa, desenha as coisas da tua lista. Pinta o resto do desenho.

A minha dispensa

Carla Antunes

Ficha - O Monstro das Festinhas
Completa as palavras cruzadas com as pistas da página seguinte. 1 M 2 3 5

11

R
4

T O
6

D O
7 8

O N Ç S C E Ô T R I G O E R

Q U H A

S

D 9 A 10 S
11 F

Z T

12 14

E
13 U

16

N 15 D A A A 17 T L 18 M
19

A L E S T U I N E S H A S O R E

Carla Antunes

1 O nome de uma personagem do livro. 2 O que o Monstro das Festinhas come. 3 O nome de uma personagem do livro. 4 Para ter festinhas o Monstro tem de se... 5 Onde é que o Monstro das Festinhas se escondeu, em casa da Dona Miquelina? 6 Uma das partes do corpo em que o Monstro gosta que lhe façam festinhas. 7 Quando as pessoas vêem o Monstro das Festinhas fogem dele a... 8 A cor do Monstro das Festinhas. 9 Outra das partes do corpo em que o Monstro gosta que lhe façam festinhas. 10 Quando o Monstro das Festinhas fica contente, o coração dele dá um... 11 Com muitas festinhas o Monstro fica... 12 O sítio onde o Monstro das Festinhas se escondeu no quintal da Maria. 13 O brinquedo do Monstro das Festinhas. 14 O que tem calçado a Dona Miquelina. 15 O local onde o Monstro das Festinhas se escondeu na cozinha do Sr. Proença. 16 O nome da Autora do livro. 17 A primeira coisa que a Maria apanhou do estendal. 18 O nome de uma personagem do livro. 19 O nome da Editora do livro.

Carla Antunes

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful