- Caldeira: Caldeira é o nome popular dado aos equipamentos geradores de vapor, cuja aplicação tem sido ampla no meio

industrial e também na geração de energia elétrica nas chamadas centrais termelétricas. Portanto, as atividades que necessitam de vapor para o seu funcionamento, em particular, vapor de água pela sua abundância, têm como componente essencial para sua geração, a caldeira. Esse equipamento, por operar com pressões acima da pressão atmosférica, sendo na grande parte das aplicações industriais até quase 20 vezes maior e nas aplicações para a produção de energia elétrica de 60 a 100 vezes maior, podendo alcançar valores de até 250 vezes mais, constitui um risco eminente na sua operação. Cálculo da quantidade de calor transferida pela caldeira para geração de vapor: Após cálculos de poder calorífico do bagaço, e admitindo também uma eficiência de 70 % na transferência de calor:

QTransferido ! m Combustível.PCS .L ! m cana.% Fibra cana.PCS .L
Logo, com essa quantidade de calor ganha, há a evaporação de água até a chegada no estado vapor em T = 300 °C e P = 6 Mpa:

Ö Ö Ö Ö QTransferido ! m água ( H ( Tevap )  H ( TE ) )  m águaP lat  m vapor( H ( TS )  H ( Tevap ) ) e mágualíq ! m vapor
Então

Ö Ö QTransferido ! m água ( H ( TS )  H ( TE )  P lat )
S

(Temperatura da água de entrada e quantidade de água e bagaço para geração de vapor )

Levando em consideração a composição média padrão do bagaço seco como na tabela 1, foi calculada a quantidade de ar requerida para a caldeira:

M ar ! 5, 758

kg ar seco kg bagaç o seco

Logo, a quantidade total por hora requerida será :

ar

! 423,123

kg ar seco m3 e Var ! 357, 42 a 30 °C e 1 atm. h h

Na saída da caldeira, pode-se determinar o diâmetro da chaminé através do volume gasoso que deixa a torre. E através de balanço de massa para o ar requerido juntamente com os gases formados da reação:

¡

Considerando

! 300r ,

S

! 6M a

¢

¢

 

M gases ! 5.5 44 2.88 kgbag sec h Vgases ! 530.035 m C (%) H (%) O (%) Cinzas (%) 47 6.5 .94 m3 h Logo. admitindo uma velocidade de saída de 6 m/s para os gases. determinou o -se diâmetro da chaminé da caldeira: D = 0.32 kg de gases kg e logo M gases ! 781.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful