You are on page 1of 3

CURRÍCULO

O ATUAL CURRÍCULO DA ENGENHARIA ELÉTRICA

O atual currículo de Engenharia Elétrica da UFC¹ foi um modelo desenvolvido com base na Resolução CNE/CES 11 de 11 de março de 2002 do MEC² e com as normas e diretrizes do CREA com relação ao meio ambiente. Ele é dividido em 6Dseções: 1.0 Núcleo de conteúdos básicos 2.0 Núcleo de conteúdos profissionalizantes 3.0 Núcleo de conteúdos específicos 4.0 Estágio Supervisionado 5.0 Trabalho Final de Curso 6.0 Atividades complementares

1.0

Núcleo de conteúdos básicos: São as disciplinas mínimas para engenharia. Elas darão todo o embasamento teórico para o decorrer do curso de Engenharia Elétrica. Como, por exemplo, Álgebra Linear, disciplina fundamental que permitirá o entendimento de vários assuntos subseqüentes.

2.0

Núcleo de conteúdos profissionalizantes São disciplinas que promoverão capacitação profissional. No curso de Engenharia Elétrica grande parte dessas e das posteriores cadeiras têm influência direta ou indireta das Equações de Maxwell, que resumiu todo o conhecimento a respeito de eletricidade e magnetismo em equações matemáticas.

3.0

Núcleo de conteúdos específicos São disciplinas que funcionam como extensões das disciplinas profissionalizantes que permitem ao aluno direcionar-se em relação ao qual ramo da Engenharia Elétrica ele deseja se especializar.

4.0

Estágio Supervisionado Permite ao aluno um contato com o mercado de trabalho e que se adquira um ³feeling´ da profissão. São um total de no mínimo 160 horas.

5.0

Trabalho Final de Curso

prevê-se um estudo detalhado sobre documentação técnica. A DISCIPLINA ENGENHARIA DE REQUISITOS A UFPE. e gerou resultados muito favoráveis.0 Fundação Armando Alvares Penteado (intercâmbio) 4 Institut National dês Sciences Appliquées de Lyon 5 College of engineering.0 3. Architecture and Computer Science ± Howard University 6 .0 Atividades Complementares São atividades extra-curriculares que garantes créditos aos alunos que as concluíram. Com a adoção dessa nova disciplina. 6. vemos que o currículo da UFC é bem estruturado e definido. sugeriu ao MEC a adoção de uma nova disciplina no currículo do curso de Engenharia Elétrica. Devem ser contabilizadas ao final do curso. Foram tomados como exemplos internacionais os currículos das instituições: 1. Percebemos alguns pontos importantes que foram adotados de referências exteriores e incorporados ao currículo de Engenharia Elétrica da UFC. é exposta uma situação experimental feita na própria instituição. que de fato é algo imprescindível a qualquer engenheiro. No ofício enviado ao MEC. habilitação em Eletrônica: a Engenharia de requisitos. Disciplina que tem por finalidade resolver um dos problemas dos engenheiros: falta de habilidade em especificar o seu experimento/produto. CURRÍCULOS NO MUNDO Em comparação com currículos espalhados pelo mundo.Consiste na elaboração de um trabalho que sintetize alguma pesquisa ou conjunto de pesquisa sobre determinado assunto. ligado à graduação. por meio de ofício legal . No mesmo ofício é relatada a maneira legal de se incluir essa disciplina: através dos artigos 2º e 8º da Lei de Diretrizes Básicas (inciso II do artigo 53).0 2.

gov. Disponível em: <http://wer.htm> Acessado em 20/03/2011 01h13min 5 CURRÍCULO INSA-LYON.dee. Disponível em: <http://www. Disponível em: <http://www.howard.br/WERpapers/artigos/artigos_WER99/alencar.PDF.htm> Acessado em 30/03/2011 02h49min .br/cne/arquivos/pdf/CES112002.br/estruturacurso.BIBLIOGRAFIA 1 DEE .faap. Disponível em: <http://www.inf.br/francais/faculdades/engenharia/index.fr/fr/formation/un-cursus-en-5-ans/un-cursus-en-5-ans> Acessado em 20/03/2011 01h20min 6 CURRÍCULO CEACS-HOWARD.html> Acessado em: 20/03/2011 00h44min 2 CES11/2002. Disponível em: <http://portal.mec.edu/ceacs/departments/electrical/Program_BSEE.ufc.pdf> Acessado em 20/03/2011 00h49min 4 CURRÍCULO FAAP.pdf> Acessado em 20/03/2011 00h59min 3 ENGENHARIA DE REQUISITOS.puc-rio. Disponível em: <http://www.insalyon.ESTRUTURA DO CURSO.