You are on page 1of 17

O Virtual PC 2004 é uma solução de desktop virtual que auxilia profissionais de TI a migrar aplicações legadas para o sistema operacional

Windows XP, sem nenhum risco para operações de missão crítica. O produto oferece aos consumidores um ambiente seguro e de baixo custo, além de auxiliar integradores e parceiros na implementação dos softwares e no desenvolvimento, teste e implementação de aplicativos. A ferramenta marcou a entrada da Microsoft no mercado de máquinas virtuais para a plataforma Windows. A solução foi desenvolvida com base na tecnologia adquirida em fevereiro de 2003 da Connectix Corp, companhia pioneira nesse segmento. “O Microsoft Virtual PC 2004 reflete nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras para o sistema operacional Windows”, afirma Alexandre Leite, gerente de produtos e soluções Windows Client da subsidiária. O software permite que empresas rodem mais de um sistema operacional por estação, de forma que aplicações críticas possam ser mantidas enquanto a equipe de TI efetua a migração para a plataforma Windows XP. Outra vantagem é a rápida reconfiguração dos equipamentos, otimizando a produtividade dos profissionais de suporte técnico, pois permite facilmente a troca de sistemas operacionais sem a necessidade de realizar logins ou logouts sempre que precisam atender um chamado. Alta integração e compatibilidade com sistemas legados Entre os novos recursos do Virtual PC 2004 estão suportes para até quarto adaptadores de rede por máquina; configuração baseada na linguagem XML (eXtensible Markup Language) para facilitar a cópia da estação virtual; e suporte para até 4 GB de memória, o que permite rodar diversos sistemas operacionais simultaneamente sem queda de performance. Outra característica, adotada a partir da solução Connectix, são as Virtual Machine Additions, que oferecem alto nível de integração entre os sistemas, caso da manutenção de funcionalidades do mouse, sincronização de tempo, além dos recursos de cópia-e-cola, arrasta-e-solta e compartilhamento de arquivos. Há ainda o Undo Disks, que permite aos usuários desfazer qualquer mudança no disco rígido virtual, e o Differencing Disks, que possibilita a múltiplos usuários usarem o mesmo disco rígido matriz em máquinas virtuais diferentes ao mesmo tempo. O Virtual PC também roda a maior parte dos sistemas operacionais x86 sem a necessidade de drivers customizados. Além disso, o software incrementa o trabalho de testes de configurações, facilitando a eliminação de eventuais falhas ou problemas de

correção. devido a isso não serei muito detalhista sobre todas as configurações do software. terá meio para testar softwares e atualizações beta antes de instalar em sua máquina física para pode analisar se realmente é positiva a instalação dos softwares. 1. em resumo será uma máquina "cobaia" para você realizar seus testes e experiências. apesar de que mostrarei todos os seus fundamentos. qualquer critica. Desta forma então.0 Como instalar o Microsoft Virtual PC 2. Ao fim destes passos você terá meio para poder estudar sobre redes da plataforma Microsoft. Mais você deve estar se perguntado porque então este tutorial esta na seção de Redes? A resposta é simples e clara.0 Como instalar o Sistema Operacional 5. pois muitos usuários tem o interesse de estudar.0 Configurações Extras 4. clique sobre o executável e será iniciado a instalação do aplicativo . Espero que aprovem o tutorial.0 Como criar a rede domestica entre o PC Host (Maquina física) e o PC Convidado (Maquina Virtual). este tutorial foi desenvolvido para você poder estudar mais sobre Redes Microsoft. mais como não possuem outro PC não podem criar a sua rede local.compatibilidade.0 Como criar a Maquina Virtual 3. Seguiremos a seguinte ordem no tutorial: 1. duvida e sugestão é muito bem vindo.0 Como Instalar o Microsoft Virtual PC Consideremos que você possui o software devidamente comprado com sua licença. fica claro que a minha idéia é de passar um subsidio para você pode estudar.

Clique em avançar na primeira tela da instalação. na tela seguinte será solicitada a confirmação do contrato de licença. marque " I accept terms in the license agreement" e clique em avançar conforme figura: .

O próximo passo você deverá informar o serial do produto. . irá em seguida copiar os arquivos de instalação e terminará a instalação. ao terminar clique em avançar: Nas telas seguintes o assistente de instalação confirmará o local no disco onde o software vai ser instalado.

um ícone do Virtual PC ira para o tray da máquina host como na figura abaixo Faça o download da versão Trial por 45 dias: Ou então se quiser adquirir o software: PC Virtual Versão Trial PC Virtual Versão Full 2. o assistente é automaticamente iniciado apos a conclusão da instalação.Apos a instalação. deveremos criar e configurar a máquina virtual. clique em avançar na tela de Boas Vindas do Assistente: .0 Como criar a Maquina Virtual Agora que o Virtual PC esta instalado.

Na tela seguinte o assistente apresentará 3 opções: .

(2) Crie uma máquina Virtual com as Configurações Padrões . Será solicitado um nome e o caminho onde você quer que seja criada a máquina virtual.. será solicitado a criação de um novo disco virtual ou utilizar um disco virtual já existente.(1) Criar uma máquina Virtual . que será instalado na máquina virtual e clique novamente em Avançar. Continuando o assistente.Serão criados automaticamente um arquivo.Vmc. pois dependendo do SO que será instalado e da quantidade de memória física disponível na máquina o software recomendará valores diferentes. Clique e avançar. Como é a primeira máquina virtual que esta sendo criada você terá que criar um novo disco e clique em avançar: . o mesmo devera ser criado posteriormente.Vmc. Na tela seguinte use a quantidade de memória recomendada.Vmc já existente.O.Será criado uma máquina virtual utilizando um arquivo. com isso a máquina virtual criada não possuirá um disco virtual.. se você apenas indicar um nome o arquivo será salvo em: C:\.Esta opção do assistente você criará um máquina virtual básica. (3) Adicionar uma máquina Virtual existente . Selecione a primeira opção e clique em avançar. selecione o S.\Meus Documentos\My Virtual Machines\BABOO_FORUM\BABOO_FORUM.

O assistente ira sugerir um nome para o disco virtual. . clique em avançar e o assistente chegará ao fim.

será aberta a tela abaixo Para executar alterações basta navegar pelo itens e mudar de acordo com sua preferência. coloque o CD do Sistema Operacional. ajustar a quantidade de memória e criar novos discos virtuais. 4.0 Como instalar o Sistema Operacional Não ha segredos para instalar o SO na máquina virtual.3. para fazê-lo basta selecionar a máquina virtual criada e clicar em Settings. para voltar o mouse ao PC Host basta teclar "ALT gr (ou direito)".0 Configurações Extras Demonstrarei apenas que toda a configuração anteriormente criada no assistente da máquina virtual pode ser alterada. e a instalação será indicada. entre outras opções você poderá mudar o nome da máquina virtual. Para mudar o mouse da PC Host para o PC convidado basta clicar duas vezes sobre a tela do Virtual PC. primeiro inicie a máquina virtual selecionado-a e clicando em Start. .

selecione "CD" na barra de ferramentas da máquina virtual e clique em "Physical driver D:" Pronto a instalação será indicada: Não irei me deter a explicar como instalar o Windows XP na máquina virtual porque é como se estivesse instalando em uma máquina normal. um tutorial sobre instalação e .Caso a instalação não consiga achar a unidade de CD.

e em seguida veremos a ultima parte deste tutorial como configurar a rede entre as maquinas. Conclua a instalação do Windows XP. quando o fizer colocarei como fonte adicional neste tutorial. falta pouco para terminá-lo. .configuração do Windows XP esta por vir.

Inicialmente para um melhor entendimento do proceder da configuração utilizaremos a seguinte analogia: .0 Como criar a rede domestica entre o PC Host e o PC Convidado A ultima parte do tutorial ira mostrar como criar a rede entre o PC Host (máquina real) e o PC Convidado (máquina virtual).5.

mais claro que alem disto falarei que tal configuração será para tal maquina. Mais deixando de conversa e partindo para a configuração o primeiro passo e inserir as maquinas no mesmo grupo de trabalho. Para isso basta ir: iniciar > painel de controle > sistema > identificação da rede > alterar.O tema verde oliva será utilizado no PC Host ( é bom acostumar com a expressão Host e Convidado) e o tema padrão do Windows XP o azul será utilizado no PC Convidado. . desta forma ficara mais fácil para entender quando a configuração esta sendo feita em cada maquina.

Apos a instalação do Microsoft Virtual PC um novo adaptador de rede é instalado na máquina host. selecione 2 adaptadores de rede nas seguintes configurações: . veja: Com a máquina virtual desligada abra as configurações da sua máquina virtual. nela clique em networking. este adaptador não deve ser removido pois ele será o responsável pela comunicação entre as maquinas.

funciona como se fosse um mapeamento normal pela máquina host. Quando configurei a rede aqui entre as maquinas tive problemas: Problema este que foi facilmente resolvido apos instalar o protocolo NetBEUI no PC Host. Este mapeamento acima demonstrado só pode ser realizado com o PC convidado inicalizado. agora clique em compartilhar pastas (shared folders) e selecione a pasta a ser compartilhada. que por sinal também pode ser feita.Através das configurações da máquina virtual você pode mapear uma pasta ou unidade do disco do PC Host. clique em Shared Folders. problemas de resolução de nomes muito comum entre rede ponto a ponto. Apos feita estas configurações você poderá visualizar as maquinas através do Meus locais de rede das duas maquinas: .

Conclusão . sim. Alem disto caso você queira poderia instalar o Windows 2000 ou 2003 Server e estudar mais sobre Active Drectory.Com isso a configuração esta completa. Bastante simples assim! Agora você pode trabalhar com sua rede ponto a ponto da forma que quiser. testar compartilhamentos. RRAS. entre outras funções existentes em um sistema operacional dirigido para Servidores. DNS.. IIS. problemas e soluções..

testar aplicativos e atualizações.O Microsoft Virtual PC é uma ótima ferramenta para estudantes e profissionais em TI. testes para migrações de Sistemas Operacionais e de softwares. podendo realizar estudos. .