You are on page 1of 8

Frederick Winslow Taylor

c.1900

Nascimento 20 de março de 1856

Nacionalidade American

Ocupação "Father" of the
Scientific management
& Efficiency Movement

Prêmios Elliott Cresson Medal (1902)

Filho(s) Kempton, Robert and Elizabeth (all adopted
orphans)

Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica. Em 1898 ele ingressa na Bethlehem Steel onde. em 1883. era uma ardorosa feminista e abolicionista que trabalhara com Lucretia Mott. Taylor se casa com Louise M. junto com Maunsel White e uma equipe de assistentes desenvolve o “high speed steel”. Emily Annete Winslow. Em 1983 Taylor deixa a companhia para abrir seu próprio negócio como consultor independente. No ano seguinte. Aos 27 anos. grupo do qual a família Taylor era importante membro. Franklin Taylor era um advogado bem sucedido formado em Princeton e sua mãe. Taylor começa a trabalhar como aprendiz em uma indústria. em Germantown (que hoje faz parte da Filadélfia) no Estado da Pensilvânia – EUA. Em 1872 ele ingressa na Academia Philips Exeter em New Hampshire com o intuito de se preparar para a universidade. Em 1901. a Enterprise Hydraulic Works onde permanece até 1878 quando vai para a Midvale Steel Works especializada na construção de máquinas. maquinista. hss ou aço rápido.Taylor nasceu em 20 de março de 1856. Spooner. De 1890 a 1893. Ao se formar ele é aceito no curso de Direito em Harvard. Taylor deixa a Bethlehem Steel devido a desavenças com outros gerentes. importante ministra dos Quakers (fundação de cunho religioso e tradição protestante criada em 1652 pelo inglês George Fox com objetivos pacifistas e abolicionistas). já bastante conhecido. contra-mestre (gerente) e finalmente engenheiro-chefe. Desde cedo Frederick foi educado por sua mãe tendo estudado na França e Alemanha e viajado pela Europa. um material usado na fabricação de ferramentas de corte que largamente utilizado até hoje. Filadélfia onde tem a oportunidade de que precisava para testar suas teorias. porém decide seguir outra carreira. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais. Taylor trabalha como gerente geral e engenheiro consultor na Manufacturing Investment Company. . Seu pai. Taylor começou como operário mas logo passou para escriturário. em 3 de maio de 1884.

É nesse ano que ele publica “The Art of Cutting Metals” (A Arte de Cortar Metais). que permitiu a racionalização dos métodos de trabalho do operário e a fixação de tempos padrões para a execução de cada tarefa. surgindo então a idéia de treinamento. Essa organização estabelecia uma divisão de responsabilidades: a gerência fica com o planejamento das atividades.answers. que consiste no estabelecimento da melhor forma de se desenvolver cada operação fabril.br/producao_academica/administracao_cientific a_de_taylor_o_homem_do_tempo/318 TEORIA DO ESTUDO “TEMPOS MODERNOS” TEORIA DO ESTU DE TAYLOR Taylor desenvolveu uma análise do trabalho realizado pelos operários e desenvolveu um estudo dos tempos e movimentos (motion-time study). Taylor desenvolveu uma Organização Racional do Trabalho. Acessado em: http://www.No mesmo ano Frederick e sua esposa decidem adotar três filhos: Kempton. Em “Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) Taylor descreve toda sua teoria sobre a administração que contém princípios até hoje utilizados pelas empresas ainda que com algumas alterações. Em 1903 Taylor publica seu primeiro livro sobre o que mais tarde chamaríamos de administração científica: “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde trata pela primeira vez de suas idéias sobre a racionalização do trabalho. do método mais eficiente para executar a(s) tarefas(s). Em 1915 Taylor contrai uma pneumonia e morre no dia 21 de maio. Administração Científica de Taylor: O Homem do Tempo. GONZAGA. sendo por isso considerado o pai da Administração Científica. Shop Management. 1906 foi um ano bastante proveitoso para Taylor. Somente em 1911 é que Taylor publica sua obra mais importante revelando de vez os princípios da administração científica que se tornaria a base da Teoria Geral da Administração. é eleito presidente da Associação Americana dos Engenheiros Mecânicos e recebe o título honorário de Doutor em Ciência pela Universidade da Pensilvânia.wikipedia.com.com/topic/frederick-winslow-taylor#cite_ref-1 http://pt.. A partir dessa análise e sistematização.org/wiki/Quaker COELHO. Robert e Elizabeth. José Márcio. Taylor estabelece que toda a operação fabril pode e deve ser um processo padronizado e planejado de modo a eliminar todo e qualquer desperdício de esforço humano e de tempo. Fontes http://www. Esse estudo permitiu também uma maior especialização das atividades e uma maior adequação de cada operário à sua atividade. Ricardo Martins. As normas de atuação no trabalho passaram a ser mais claras e detalhadas e o empregador obteve maior controle sobre o desempenho do operário. a supervisão é responsável por repassar o planejamento .administradores. Todas as atividades eram divididas em tarefas e ensinadas aos empregados. ou seja. Em sua primeira obra.

A partir do conceito de homo economicus. a Administração Científica estabelece que o pagamento do trabalhador deva estar relacionado à sua produtividade para que ele desenvolva o máximo de produção de que é fisicamente capaz. E por fim.73). a gerência deve distribuir as atribuições de cada um no processo fabril e repassar as responsabilidades. a gerência deve substituir o empirismo das operações fabris por métodos baseados em procedimentos científicos. TGA : Teoria da administração científica on 22/02/2006 14:21:49 Artigos e not�cias enviados pelo mesmo usu�rio Frederick W. segundo Taylor. Como decorrência da aplicação dessas idéias. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho do operários. de acordo com o princípio da execução. ocorre uma divisão do trabalho onde cada operário realiza uma única tarefa predominante. Suas idéias preconizavam a prática da divisão do trabalho. Para descrever as atribuições da gerência. devem ser analisadas as tarefas executadas pelo operário. Isso fazia com que o operário produzisse mais e a empresa tivesse maior controle sobre seu desempenho. Dentro do princípio do planejamento. que tinha visão e controle do produto final. preguiçoso e culpado pela vadiagem e desperdício das empresas" (CHIAVENATO. aperfeiçoar e premiar os níveis de eficiência e produtividade alcançados. A motivação do operário. Basicamente. decompondo-as em movimentos elementares e estabelecendo o método mais eficiente de desenvolvê-las. o operário especializado só conhece a tarefa que desempenha.. o trabalhador passa a ser cada vez mais especializado a desenvolver apenas uma parte do trabalho total. do trabalho físico. Ao contrário do artesão. do controle e da execução. eram as recompensas materiais obtidas pelo aumento da produtividade. do preparo. Taylor estabeleceu quatro princípios: do planejamento. Com isso. No princípio do preparo. e controlar a execução e o operário fica a execução pura e simples das tarefas. . aliando princípios militares e de engenharia. de forma repetitiva e predeterminada pela gerência. p. O controle é estabelecido para garantir o cumprimento das normas estabelecidas pelo planejamento na execução das tarefas. buscando sempre corrigir. Para isso. começa a se delinear uma estruturação mais sistemática do gerenciamento das organizações.. Assim. O equipamento necessário e os materiais utilizados também devem estar dispostos de forma a evitar desperdícios de esforço e tempo. 1993. Taylor separou o trabalho mental. devem ser selecionados os trabalhadores de acordo com as características necessárias para o desempenho de cada tarefa. de responsabilidade do empregado. O operário era visto como um indivíduo "limitado e mesquinho. prepará-los e treiná- los para que desempenhem o trabalho com a máxima eficiência possível. que seria responsabilidade da gerência.

dessa forma ganha-se velocidade.O funcionário deve atingir a produção mínima determinada pela gerência. a qualificação do funcionário passa a ser supérflua. desrespeitando sua condição de ser humano. Homo economicus . Gerentes planejam. Esse controle torna-se importante pelo fato do ser humano ser naturalmente preguiçoso. negligenciando as influências que recebem e impõe ao que a cerca. . . Suas idéias preconizavam a prática da divisão do trabalho. . . Considerações da administração científica de Taylor: . Ênfase na eficiência . uma vez que o estímulo a alienação dos funcionários. Controla o trabalho dos funcionários verificando o número de peças feitas.O salário é importante. para tanto seguia os seguintes princípios: . Supervisão .Teoria da administração científica Frederick W.É especializada por áreas. a administração empreende um estudo de tempo e métodos. Enfoque mecanicista . O Reconhecimento do trabalho. resultam numa maior produtividade. Exploração dos empregados . A organização é vista de frma fechada. Recebe críticas dos estudiosos em administração. funcionários executam . Tempo padrão . . o funcionário executa tarefas repetidas. Taylor via necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo. desvinculada de seu mercado.O funcionário desempenha a tarefa mais compatível com suas aptidões. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho do operários. Trabalho em conjunto . falta de consideração do aspecto humano e deficiência das condições sociais da época. que segue um projeto pré-definido.Há uma única maneira certa de se fazer o trabalho.A Administração Científica não faz referência ao ambiente da empresa. . A partir desta visão. . Para descobrí-la. Dessa forma.A tarefa subdivide-se ao máximo. . .Com a divisão de tarefas.Os interesses da empresa e dos funcionários quando aliados. incentivos morais e a auto-realização são aspectos importantes que a Administração Científica desconsidera. monótonas e gera uma desarticulação do funcionário no processo como um todo. Abordagem fechada . É importante pro funcionário que é valorizado e pra empresa. enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica. Plano de incentivo salarial . A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho. cada funcionário é visto como uma engrenagem na empresa. . . decompondo os movimentos das tarefas exercidas. produtividade e o funcionário garante lucro de acorodo com seu esforço.A Administração Científica faz uso da exploração dos funcionários em prol de seus interesses particulares. que aumenta sua produtividade e aumenta seus lucros. mas não é fundamental para a satisfação dos funcionários. Seleção científica do trabalhador .assegurando o valor mínimo da produção.A organização é comparada com uma máquina.Cabe aos gerentes planejarem e aos funcionários agirem. . Superespecialização do funcionário .O funcionário ganha pelo que produz. Divisão do trabalho .

Desenvolveu métodos gráficos para representar planos e possibilitar melhor controle gerencial. . Henry Ford Henry Ford é visto como um dos responsáveis pelo grande salto qualitativo no desenvolvimento organizacional atual. . custo e planejamento para realização do trabalho..Instaurando a linha de montagem e a padronização do equipamento utilizado. Ainda hoje continua atual. prejudicava a flexibilização do produto. Economicidade . . . A gestão cientifica de FREDERICK TAYLOR começou dentro da fábrica.. Lilian considerava o ambiente e as chances dadas aos funcionários essenciais para o aprimoramento da produtividade. Lilian Gilbreth Lançou uma tese. obtinha-se agilidade e redução nos custos. Henry Gantt Trabalhou com Taylor na Midvalle Steel Co. reduzir os custos e o tempo de produção. que foi um dos primeiros estudos sobre o homen na indústria. Ciente da importância do consumo em massa. mas acabou por influenciar em todos os aspectos da vida e cultura do século XX.Seguidores de Taylor: . lançou alguns princípios para agilizar a produção. .Produção integrada. da matéria-prima ao produto final acabado (Integração vertical) e instalação de uma rede de distribuição imensa (Integração horizontal). seu objetivo básico era descobrir a melhor forma de trabalhar. Padronização . Fonte: Wikipédia O CRIADOR DA ADMINISTRAÇÃO CIÊNTIFICA. A Psicologia da Administração. Destacou a importância do fator tempo. Defensor da maioria dos princípios da Administração Científica. embora independente da de Taylor. . Frank Gilbreth Frank Gilbreth seguiu um percurso similar. Apesar da rejeição que hoje inspira sua Teoria. Em contrapartida. . como a divisão do trabalho.Redução dos estoques e agilização da produção. Abdicou de estudar no MIT para ser auxiliar de pedreiro. fato é que não podemos substituí-la por algo melhor.. Integração vertical e horizontal .

dentro de seu potencial. Frederick Taylor acreditava que esse sistema de bônus só seria eficaz quando combinado com tarefas devidamente e cuidadosamente planejadas e facilmente ensaiadas. Fato é que os trabalhadores demitidos acabaram sendo absorvidos por outras indústrias. Iniciou sua vida profissional com operário de fabrica. então pagando-se bem pelo desempenho superior. onde desenvolveu estudos que deram base para formular sua teoria. além dos problemas que eram gerados pelas más condições de trabalho.Conhecer um pouco da História de FREDERICK TAYLOR é talvez algo que ajude a entendê-lo. mas acharam que ele nunca conseguiria. Remunerava-se a pessoa e não o trabalho. foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina. Seu trabalho acontece em um período da história Americana. e o novo esquema de remuneração. Ele não somente sabia como planejar o trabalho de maneira eficiente. Nessa época a gerencia das fábricas trabalhavam com um sistema de bônus (premiação). onde a industria vivia intensas mudanças. desenvolvido por Taylor. ainda acreditava que não seria necessário os sindicatos se cada trabalhador fosse remunerado de acordo com seu valor. e New Jersey. Foi a primeira pessoa na história a fazer . especialmente entre a média e alta gerência. Frederick Taylor forma-se em Engenharia no Stevens Institute of Technology. logo após a guerra civil. Ironicamente foi exatamente para isso que esses gerentes haviam contratado Frederick Taylor. Frederick Taylor fez o que pode para adequar seus pensamentos às necessidades de seus clientes e a cada situação particular. formou-se em Engenharia em 1885 e foi trabalhar em uma grande empresa siderúrgica. Por outro lado o trabalhador recebia muito pouco pelos seus esforços. na qual ela analisou a empresa a partir dos níveis operacionais em direção ao invés de direção. nos USA em 1856. e ele. Apesar de seus feitos impressionantes e eficazes na época. O estudo de tempos simplesmente dobrou a produtividade na MIDVALE. Taylor fez muitos inimigos. Aos 21 anos. Na sua concepção. Os donos do capital tornavam-se cada vez mais ricos com a produção em massa. que acreditavam ser suficientes para resolver todos os conflitos. como também foi um arquiteto das mudanças organizacionais. Alguns deles eram também donos de terras e quando Taylor reduziu a força de trabalho eles acharam que fosse acabar com a população de SOUTH BETHLEHEM. além do uso de controles sistemáticos e ferramentas. e as pequenas fábricas tornavam-se grandes plantas. a gerência deveria atuar de maneira cooperativa e ter uma atuação no sentido de apoiar o trabalho dos operários. Frederick Taylor nasceu no estado da Filadélfia. devoção ao trabalho e poupança. O conceito de produtividade estava em achar o desafio adequado a cada pessoa. Frederick Taylor foi demitido em 05-1901 da Bethlehem após disputas com a nova gerência.

pelo que cabe aos gestores fazerem a supervisão do trabalho. Logo. A máxima de Taylor era de que só havia uma melhor maneira de desempenhar uma tarefa. Depois foi consultor na Bethlehem Steel Works de Pittsburgh.Scientific Management (Harper and Row. mas não sabemos o que colocar no seu LUGAR Falecido em 1917. as duas funções básicas do gestor são planear e controlar. . Bibliografia: . tornando-se mais tarde engenheiro- chefe. Hoje em dia. acreditava que desse modo podia melhorar a eficiência produtiva.tentativas sistemáticas de melhorar tanto a produtividade com a qualidade de vida no trabalho nas fábricas (Weisford. 1947). sabemos que temos que superá-lo. onde realizou as suas famosas experiências. Frederick Taylor morre em 1915 aos 59 anos de idade. Fanático da medição dos tempos. recompensando ou punindo as pessoas de acordo com o seu desempenho. a Midvale Steel Works. vitimado por uma gripe.1987). Iniciou a sua carreira como operário numa siderurgia. Frederick Winslow Taylor é considerado como o pai da organização científica do trabalho e o precursor do estudo dos tempos e dos movimentos óptimos.