You are on page 1of 48

Uma publicação da Igreja Batista da Lagoinha

Edição outubro/2010

Transcrição:

Eliane Condinho

Copidesque:

Adriana Santos

Revisão:

Marcelo Ferreira

Capa e Diagramação:

Junio Amaro

Não basta apenas também ser discipli- nado ou ter um uniforme militar. mas sei de algumas informações acerca dos soldados. na sua sabedoria ou no seu intelecto. a de que não basta apenas ter preparo físico para ser bom combatente. no preparo físico deste. ficam à margem do caminho no 5 . Introdução Não sou um especialista nas questões referen- tes ao ramo militar. a ênfase fica apenas no uni- forme ou na indumentária. mu- nidos de tudo isso. Tudo isso é importante. Muitas vezes. outras vezes. Mas muitos soldados. E mais que isso: saber quando e como usá-las. O soldado precisa de armas. como por exemplo.

) Abra o co- ração e receba do Senhor o que Ele tem a ministrar na sua vida. Boa leitura! 6 . 6. Por isso. Isso acontece também no combate espiri- tual. E é sobre as armas espirituais que nós. sol- dados do Senhor devemos ter e manejar que quero discorrer. para que saibamos “combater o bom com- bate”. uma vez que estamos envolvidos numa guerra sem tréguas contra as trevas. é fundamen- tal e necessário conhecer as armas para o combate e não apenas possuir algumas características de um soldado.18.combate. como diria o apóstolo Paulo em sua carta ao seu filho na fé.12. Timóteo (ITm 1.

capítulo 11.” A Escritura diz que o Reino de Deus. é para mim. versículo 32: “Não temais. a sua bênção.” Embora no contexto 7 . Implicações Antes que prossiga na leitura do livro. gostaria que lesse comigo o texto do evangelho de Lucas. porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.. capítulo 12. verso 12.o Pai agradou dar-vos o seu reino”.. Em Mateus. O Reino de Deus não é um espaço geográfico. “. e os que se esforçam se apoderam dele. o reino dos céus é tomado por esforço. ó pequenino rebanho. É o próprio domínio do Rei em nossas vidas. é para você. tam- bém está escrito: “Desde os dias de João Batista até agora.

” (Mateus 6.10. A palavra esforço significa “violên- cia. O reino dos céus é tomado por esforço. capítulo 5. versículo 8 e 9: “Sede sóbrios e vigilantes. resisti-lhe firmes na fé. se apoderam dele. O Reino de Deus é também violência espiritual. batalha”. anda em derredor. Je- sus falou na oração que nos ensinou que devemos pedir para que o Reino venha: “Venha o teu reino.do verso Jesus esteja se referindo a uma violência natural. mas para tê-las. Bem. guerra. e os que se esforçam. estendemos que podemos pedi-las. àqueles que queriam tomar e dominar o Reino com base na violência. no sentido do cumprimento da sua vontade em nossa vida.) Se você pode pedir para que o Reino de Deus venha. como leão que ruge procurando alguém para devorar. certos de que so- frimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na 8 . isso quer dizer que você não deve esperar pelas suas bênçãos apenas no céu. pela ma- nifestação futura da era vindoura. vosso adversário. O Reino de Deus é também aqui. agora. dá para extrair desse verso bíblico a implicação também de determina- ção e empenho. O diabo. devemos nos esforçar. E esse esforço acontece de que maneira? Será o esforço físico? Vamos ler 1 Pedro.

Eu creio que 9 . conflitos os mais horrorosos. que está longe de ser amigo. muitas vezes. está den- tro de casa e de repente.” (1 João 2. sim- plesmente olhando? Eu creio que não. roubar e destruir. Não ser complacente com ele.15b. Ima- gine a seguinte situação: você. Algo que você precisa guardar no coração é que há uma luta sendo travada no mundo espiritual e que você tem um adversário que procura exata- mente matar. Ele tem criado situações.vossa irmandade espalhada pelo mundo. Jesus falou por meio de João: “Se alguém amar o mundo. alguns malfeitores entram para molestar a sua esposa e os seus filhos. Ele é também cha- mado na Bíblia de “enganador”.) A fé evangélica é radical: ama ou odeia. Não existe uma “terra de ninguém”. você precisa odiar. priva- ções. homem.” Entenda isso: você tem um adversário. É vida ou morte. obedecer e de quem deve testemunhar. as pessoas permitem que tudo isso aconteça. O que você iria fazer? Iria ficar de braços cruzados. o amor do Pai não está nele. É luz ou trevas. e. O seu verdadeiro amigo é Jesus. a quem você deve amar. Já o diabo. que tem enganado a tantas pessoas. Não há um meio intermediário. mas odiar suas obras.

você. a vontade é de partir como leão sobre o ini- migo. O diabo e seus demônios podem estar atacando a sua família e você pensando ser “coisa do destino”. que é uma ovelha. por ou- tro lado. precisa tomar posse da vida vitoriosa que o Senhor reservou para você e que já foi conquistada por Jesus na cruz. É ele quem vai fugir de você. tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito. você precisa guardar no seu coração que há um ad- versário contra quem você deve lutar. jamais ficaria passivo. o intruso.” (Efésios 6. podemos perceber que esta cobre somente o lado de frente. Como disse. Investiria contra eles.15-17. A referência é sobre a infantaria 10 . Ao lermos sobre a armadura espiritual do cristão. viraria um leão. não é verdade? Ainda que não tenha condições no momento. Não é você quem vai fugir do diabo. Mas.) Paulo toma empresta- do de seu contexto e sua vivência para falar da ar- madura de Deus. calçai os pés com a pre- paração do evangelho da paz. ele irá fugir. A Palavra diz que se você resistir ao diabo. por dentro. “E vestin- do-vos da couraça da justiça. No mundo espiritual também há os malfeitores que podem estar invadindo a sua casa. embraçando sempre o escudo da fé.

Veja o que Paulo oferece uma série de recomendações nesse sentido em relação à conduta de cada um. Seria isso falha ou algo proposital? A razão é simples: somos. a cobertura uns dos outros na batalha. E vice-versa.17). na relação entre marido/mulher. no Antigo Testamento.romana e ainda a imagens. Repare que cada uma das peças dessa arma- dura parece cobrir apenas a parte frontal e não a re- taguarda do combatente. ou pelo menos deveríamos ser. 16. de Deus ou Messias como guerreiro. (Lembrando sempre que essas são peças alusórias a uma guerra que é espi- ritual). 11 . Não há a descrição de uma proteção para as costas. incluin- do dentro de casa. pai e filhos. (Veja Isaías 59.

12 .

claro. a convicção de fatos que se não veem. a “couraça da justiça”.” (He- breus 11. 9. cuja base é a fé. A verdade de nossa fé. Não a justiça humana e própria. do nosso testemu- nho. na mesma frase que mencio- na a verdade. nossa posição. 10.3. “A fé é a certeza de coisas que se esperam. (Veja Fp. E há poder no sangue de Jesus. As peças da nossa armadura A primeira peça da armadura que Paulo cita é a verdade.1. Paulo cita. Em Apocalip- 13 . de quem somos em Cristo e quem é ele em nós. Enfim.) Podemos deduzir desse contexto e des- sa realidade que a “couraça da justiça” é o sangue de Jesus. mas a divina. das realidades e conquistas espirituais.).

” É triste ouvir sobre pessoas que desistiram da caminhada com Cristo por causa de batalhas. passou. É o sangue de Jesus que nos garante a vitória. Ele não pode mais nos acusar. Deus deu a direção a Moi- sés para que cada família imolasse um cordeiro e aplicasse o sangue dele nos umbrais das portas. quando o povo estava debaixo da escravidão. a cabeça da serpente. no sangue dele. não amaram a própria vida. Na cruz. que é satanás. À noite. que atesta o fim do senhorio de satanás sobre as nossas vidas. capítulo 12. pois. foi esmagada. O sangue do Cordeiro é a cobertura para os nossos pecados. E isso aconteceu no Egito. Ele nos traz a purificação. mesmo em face da morte. você está procla- mando a obra que Ele fez no Calvário. por meio do sangue de Jesus. está escrito: “Eles. Quando você diz que há poder no sangue do Senhor Jesus Cristo. não pôde tocar as casas que tinham a marca do 14 . quando o anjo do juízo. Você está pro- clamando a realidade do poder que há no nome.se. da morte. Não entenderam que iriam vencê-las por “causa do san- gue do Cordeiro”. verso 11. o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por cau- sa da palavra do testemunho que deram e.

porque não tinham a marca do cor- deiro primogênito.12). nas regiões celestes” (Efésios 6. contra as forças espirituais do mal. mas o que ele repre- senta. contra os dominadores deste mundo tene- broso. Faraó teve que dar liberda- de ao povo por causa do sangue. Trata-se de uma luta espi- ritual. Não o sangue em si. descendentes de Abraão. aqueles momentos em 15 . Não é resisti-lo com superstição. O sangue de Cristo proclama o fim o senhorio de satanás. não adianta argumentar com as pessoas. e sim contra os principados e po- testades. O sangue de Jesus pode e deve ser evocado por aqueles que discernem que a luta é espiritual. as casas que não tinham o si- nal do sangue.sangue. Então. Entretanto. Paulo foi ca- tegórico ao afirmar que “a nossa luta não é contra o sangue e a carne. mesmo tendo moradores religiosos. você está afirman- do que sobre a sua vida satanás não tem nenhum domínio. Quando você diz “o sangue de Jesus tem poder”. também. que fez toda diferença. foram atingidas pela falta de obediência. Havia uma proteção absoluta. você deve resistir ao diabo com o sangue de Jesus. E no Egito. E nesses momentos. de- moníaca e não natural. Esses são.

evocá- lo aleatória e desleixadamente é correr em riscos e 16 . Briga. não se trata do sangue pelo sangue. fiquem sem se falar por anos. porém. pais e filhos. mas para falar daquilo que você precisa ouvir. segundo os princípios da Palavra do Senhor. mas o que ele representa. situações que fazem com que casais. “Eles o venceram por causa do sangue do Cordeiro. Você não pode ser enganado de forma alguma. como a quebra de um copo ou por causa do controle da TV. Portanto. mas não se falava há mais de 15 anos. Nós não estamos aqui para brincar de ser crente. surge uma briga por algo insignificante. coisas totalmente relevantes. mas de repen- te. nem estamos aqui entretendo os irmãos.que tudo aparentemente está bem. Eu não estou aqui para falar o que você quer ouvir. mas que se tornam motivo de uma gran- de confusão. os dois viviam um inferno. sem importância alguma.” Como dito antes. Havia uma aparência. que vivia debaixo do mesmo teto. confusão. a im- portância de se entender a realidade do mundo espiritual. Por isso. tal como um casal que conheci. Não tomaram posse do sangue do Cordeiro para fazer o diabo fugir.

porém. possuem uma força silenciosa. Ambos. Não com palavras apenas. não amaram a própria vida. o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e mesmo em face da morte. Há algo mais no contexto. deduz muitos.” “Palavra do testemunho”. O texto de Apocalipse é claro: “Eles. ou seja. então “o cigarro não faz tão mal assim”. por exemplo.” (Mateus 5.perigo.” Não será porque o seu testemunho não é verdadeiro. 17 . Vós sois a luz do mundo. poderá dizer ao paciente que o cigarro é prejudicial à saúde. Não existe nada que traz mais impacto do que o testemunho de uma vida. Pois o sangue de Jesus não é “amuleto da sorte” por assim dizer contra o poder do mal. Muitas vezes você diz: “Eu falo o sangue de Jesus e não acontece nada.) A luz e o sal não fazem “barulho” nenhum. Como um médico.13-14. mas com sua vida acima de tudo. Consegue compreender? Nas figuras de linguagem que Jesus usou. ele disse: “Vós sois o sal da terra. que muitas vezes a sua vida não condiz com aquilo que você fala?! Você deve pregar o evan- gelho o dia inteiro. se ele fuma? Se ele que é um especialista no assunto fuma. pois.

procure se lavar. uma vez que o que ela diz não condiz com o que ela vive. Isso porque o testemunho dela é ma- culado. nossas palavras. mas se algum dia tropeçar. Não guarde nada no coração que sirva de ocasião para a ação das trevas. querida leitora. mas acima de tudo. pois. mesmo em face da morte. sem mencio- nar o descrédito para com as trevas no sentido de a pessoas não ter qualquer autoridade para se opor a satanás. Todos nós precisamos não somente olhar o nosso exterior. o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do tes- temunho que deram e. Querido leitor. pois o pronunciamento que não corres- ponde ao testemunho gera descrédito e comen- tários nada agradáveis por parte de quem ouve a mensagem ou o que está sendo dito. você pode viver sem pecar. “Eles. Não ofere- ça brecha alguma para que o inimigo tenha direito legal em sua vida. para o nosso testemunho. a nossa aparência física. nossas atitudes. olhar para a nossa conduta. Não existe nada tão belo quanto uma vida de santidade. Não adianta apenas pronunciar que o sangue de Jesus tem poder.” 18 . não amaram a própria vida.

Caim está dizendo: “Eu não tenho nada a ver com ele!” Que não ajamos assim. É transmitir a graça da vida. a misericórdia. que se deleitou com Senhor e experimentou da graça dos céus aqui 19 . a cada momento. sou eu tutor de meu irmão?” Em outras palavras. Abel: “Acaso. Há muitas pessoas com as quais eu converso e pergunto: “Você estaria pronto para morrer por Je- sus?” Normalmente a resposta que eles me dão é esta: “Eu estou pronto para morrer por Jesus”. o amor.9. O melhor exército . Então faço a segunda pergunta: “Você está pronto para viver por Jesus?” Sempre a pessoa está pronta para morrer por Ele. quando confrontado por Deus por ele ter assassinado seu irmão. o testemunho. mas não está pronta para viver por Ele a cada dia. registrada em Gênesis 4. Talvez você conheça alguém que está dis- tante da comunhão.e os entendidos no assunto sabem disso -. A fé cristã não é uma fé pessoal apenas. O outro que está ao seu lado precisa estar bem também. Não faça uso da fala de Caim. celebrou ao Senhor junto de você. E o que conta é isto. Alguém que também cantou. É dessa maneira que se caminha em vitória. no sentido do bem-estar próprio. é aquele que cuida melhor dos seus feridos.

Saiba que essa responsabilidade não é exclusiva dos pastores. doutrinas humanas e naturais. obreiros. caídos. levadas para seitas. vá buscá-lo. Há muitos que estão à margem do caminho. Não aja assim! Saiba que o verdadeiro soldado do exército do Senhor sai em busca dos feridos para restaurá-los. saiba que você está errado. prostrados.na Terra. Não faça como muitos que “deixaram para lá”. Quem sabe você co- nhece pessoas que foram enganadas. Alguém que chorou e se decepcionou por algo ou alguém e se afastou. mas de cada soldado de Cristo. que dizem que é problema da pessoa que escolheu esse caminho. líde- res. Se você conhece alguém se encontra nessa situação. 20 . mas não se importou com a ausência delas?! Se essa tem sido a sua atitude. porque foram violen- tados pelo inimigo num momento de descuido ou desobediência a Deus.

A mentira é muito fácil você detectá-la. Mais das armas Somente a Palavra de Deus é a verdade. não ser enganado pelo enganador. muita festa. que você poderá discernir entre a verdade e o engano. porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11. muito isso e aquilo. não se deixe levar pelas mentiras e pelo engano de satanás. mú- 21 . Por isso. E é somente por meio da poderosa arma espiritual. pelo discernimento espiritual. ôba evangélico”. Não que seja contra festa.14). Já o engano tem aparência de verdade. Estamos vivendo em uma época de um “ôba. Se en- cha da Palavra. banda. ou seja. a Bíblia. Tenha muito cuida- do e busque sempre. música. e “não é de se admirar.

reco- menda Paulo em relação à batalhas espiritual.. Não há nenhuma passagem bí- blica que relata Jesus perguntando ao diabo: “Qual 22 .!” Ou seja. das suas mentiras. E se o diabo teve o descaramento de afrontar Jesus e tentá-lo. E na condição de espada. a Palavra de Deus. não discuta com o satanás. é muito importan- te que saibamos manuseá-la. quanto mais o será em relação a nós! Não seja doutrinado pelo diabo.. Quando o tentador veio para Jesus. E a aplicação da Palavra nos livra de todo o jugo. firmes.6).. pois. sendo destruídas por lhes faltar o conhecimento da verdade (Oséias 4. Ele manuseou muito bem a es- pada do Espírito.. conversando com ele como muitos fazem.”. e jamais se firmou na verdade. A Bíblia diz que ele é mentiroso e enganador. ele citou a Bíblia. é outra das armas do nosso combate. cingindo-vos com a verdade. Quando liber- tar um endemoniado. Nosso Senhor apenas dizia a cada contrataque e proposta do diabo: “Está escrito. banda. A espada do Espírito. “Es- tai. nos protege dos ataques de satanás.sica. Mas a realidade é que muitas pessoas parecem viver um vazio. que é a Palavra de Deus. Jesus não discutiu com ele. dos seus en- ganos.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus. Com o dia- bo não há conversa ou negociação. para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.o seu nome”. con- tra os dominadores deste mundo tenebroso. um gadareno. Portan- to. existe a Palavra de Deus e não a palavra de demônios. e sim contra os principados e potestades. aprisionamento. tomai toda a armadura de Deus. para que possais resistir no dia mau e. Vamos então ler mais um texto da Palavra de Deus. depois de terdes vencido tudo 23 . Ele tem que sair. ou seja. contra as forças espirituais do mal.) Como pai da mentira. em NOME DE JESUS! Para doutrinar a igreja. versos 10 a 18: “Quanto ao mais. capítulo 6. sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne. Efésios. nas regiões celestes. Foi com o individuo da cidade de Gadara. você acha que ele dará respostas certas? Dará respostas para causar ainda mais confusão. 9. Leia versos 1 a 14. morte. “Quem mandou você fazer isso” etc. (Veja: Marcos 5. Em apenas uma ocasião especifica e por um motivo muito claro e especifico também Jesus se dirigiu a um possesso de demônios e perguntou qual é seu nome.

Já a couraça da justiça protege o nosso coração de ser condenado pela nossa consciência. Nós só podemos pertencer ao exército de Deus com vestes limpas. e lutar com armadura.permanecer inabaláveis. Jesus é a justiça. É a justiça que nos dá confiança diante de Deus. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz. mas a última batalha. Tomai também o capacete da salvação e a es- pada do Espírito. que é a palavra de Deus. pois. Por meio da ora- ção é que você se veste. firmes. orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos. a Palavra é Jesus. embraçando sempre o escudo da fé. 24 .” Nem sempre você vai vencer tudo de uma vez. se protege. cingindo- vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da jus- tiça. Ele é a verdade. E a oração é parte dessa armadura. sob proteção. O evan- gelho é Jesus. O que determina a vitória em uma guerra não é uma ou a primeira. Estai. com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do ma- ligno. E para vencer. é preciso lutar. Quantas pessoas estão vivendo sob condenação! A consciência está sempre acusando. com toda a oração e súplica. se cobre. Toda armadura é também uma figura de Jesus.

Veja 1 João. pois. perante ele. vestes lavadas pelo sangue do Cordeiro. Pelo fato de não ter conseguido nenhuma caça. João também nos fala sobre a necessi- dade de ser ter uma consciência limpa. nossas emoções. se o nosso coração nos acusar. tranquilizaremos o nosso coração. No outro dia pela manhã. Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.” A couraça da justiça protege o nosso coração. o pai o levou para conhecer a propriedade. Feliz com a visita do filho. certamente. bem como. se o coração não nos acusar.vestes de justiça. e ao dar a arma para o filho. Amados. Ele olhou para os lados e como não 25 . temos confiança diante de Deus. Mostrou-lhe o lago e os cisnes que nela havia. conforme relatado por João no livro de Apocalipse. capítulo 3. porque guardamos os seus mandamen- tos e fazemos diante dele o que lhe é agradável. o jovem resolveu matar os dois cisnes. Conta-se que um jovem foi conhecer a fazenda que seu pai havia comprado. a nossa vontade. pura. versículos de 19 a 22: “E nisto conhecemos que somos da verdade. algo muito belo. o moço resolveu sair para caçar. e aquilo que pedimos dele recebemos. o pai recomendou cuida- do para não atirar nos cisnes.

o escravo estava de braços cruzados e o filho com a enxada fazendo o serviço. Imediatamente quis saber o que estava acontecendo e o filho lhe contou o ocorrido: “Pai.” Na hora. E assim aconteceu. muito cansaço e até emagrecimento. que estava disposto a fazer qualquer coisa para que seu pai não soubesse. atirou. Por alguns dias. ele ouviu uma gargalhada. O escravo disse que não contaria se ele fizesse o serviço no seu lugar. e os cines também eram 26 . o moço levan- tou bem cedo e foi trabalhar no lugar do escravo.viu ninguém. Porém. Acontece que após ter dado os tiros. mas todos os dias. Era do escravo da fazenda. o que des- pertou no pai a curiosidade de saber o que estava acontecendo. O moço aceitou e foi realizar a tarefa do escravo. que era o capinar. me mandou fazer o trabalho dele. E numa manhã o pai resolveu seguir o filho. matei os seus cisnes e ele viu. Este o ameaçou dizendo que iria contar para o pai. o escravo não aceitou que ele o fizesse apenas naquele dia. e qual não foi a surpresa quando chegou ao local. Para que não contasse ao senhor. o pai chamou o escravo e disse: “Ele é o meu filho. O jovem então suplicou para que ele não contasse. O resultado de esforço foi um rosto bem queimado do sol.

chega um momento em que é preciso dar um basta. o amor. durante tan- tos dias. 8. a destruição poderá acontecer. Mas há 27 .” (Rm. senão.1. Aquele moço. O conceito que ele tinha de seu pai não era o um perdoador. A pessoa começa a definhar por causa da culpa. não você. Muitos passam a viver uma vida de escravidão por terem transgre- dido os mandamentos de Deus. Algo que satanás procura fazer é impedir que você conheça o caráter. a misericórdia e a fidelidade de Deus. eu que o faria. Contudo. É impedir que você desfrute a liberdade que Ele oferece. eu pequei”. das doutrinas humanas. fez o trabalho de escravo porque não teve coragem de se aproximar do pai. Essa é imagem que satanás luta para que tenha- mos em relação a nosso Pai celestial. não sendo guiadas pelo Espírito do Senhor. E a couraça da justiça traz a afir- mação para o coração de que “nenhuma condena- ção há para os que estão em Cristo Jesus. mas continuam a viver escravizadas. Muitas pessoas aceitam o evangelho. Eu posso castigá-lo como posso perdoá-lo.meus. e a consciência corrói. logo se tivesse que castigá-lo. Vi- vem sob o peso da religião.) É preciso você rasgar a alma e dizer: “Meu Pai. por terem pecado. e eu perdoo o meu filho”.

As luzes deste precisam estar acesas para que o piloto possa pousar. porém.” (1 Tessaloni- censes 5. você precisa do capacete da salvação. por isso. que significa “bem estar físico e mental”. con- tra a sua família. pois a nossa esperança está na salvação 28 . no grego. contra a sua vida. ou seja. é “soteria”. revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação. com o qual podemos apagar todos os dardos in- flamados do maligno. e diante de muitos ataques. precisamos “apagar as luzes”. Existem ministrações contra os seus negócios. Deus pôs a salvação por muros e baluartes (Isaías 6018. isto é. pois nesse momento. apagar pensamentos e ministrações satâni- cas. A nossa mente é um constante campo de batalha. Também temos que embraçar sempre o escudo da fé. precisamos ver a salvação de Deus. A palavra salvação. o piloto não consegue ver a pista. Se isso não acontecer. Para que satanás não “pouse” na nossa mente.8). não é assim.situações as mais esquisitas possíveis. sejamos sóbrios. Diga- mos que a nossa mente funcione como a pista de um aeroporto. “Nós. Ele protege a nossa mente de ataques. que somos do dia. a libertação.). há mi- nistrações contra a minha vida.

Socie- dade Bíblica Internacional) traduz assim esse verso: “E tendo os calçados com a prontidão do evangelho da paz”. e esta paz é uma grande arma de prote- ção. descobrirá a sua mente. “prontidão” e “disposição” são algumas das expres- sões contidas nesse único verso. in- clusive maus pensamentos. O significado co- mum a cada uma dessas terminologias.” “Preparação”. Já a Bíblia Almeida do Século 21 (Edições Vida Nova. determina- ção.em Deus. “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz”. Esta esperança guarda a nossa mente em prefeita paz. 1996) traz uma tradução bem interessante para o contexto em que estamos estudando: “Calcem sapatos que possam fazê-los andar depressa ao pre- garam a Boa Nova da paz com Deus. permitindo assim que ela esteja exposta para todo e qualquer tipo de ataques e investida das trevas. A Bíblia Viva (9ª Edição. 2000. A referência de Paulo às sandálias diz respeito àquelas que os soldados romanos usavam como 29 . Se você tirar o capacete. Ed. Mundo Cristão. A Nova Versão Internacional (NVI. 2008) coloca nesses termos esse verso: “Calçando os pés com a disposição para o evangelho da paz”.

imacu- lado. nos momentos em que estamos evangelizando al- guém por exemplo. transforma. se todo mundo faz isso. a Palavra de Deus. A primeira delas é o nome de Jesus. espiritualmente falando. com Aquele que é santo. o capacete da salvação e a preparação do evangelho da paz compõem o armamento espiritual de defesa do cristão. puro. Mas existem as armas que são ofensivas. Satanás trará para você. Quando você calça os pés com a preparação do evangelho da paz. es- tabilidade e proteção na hora da batalha. Esta preparação fala da neces- sidade de vigiar o tempo todo. de ataque. O sangue de Jesus. pois Deus outor- 30 . faz uso de mais uma arma de de- fesa. “Ah. O cris- tão não é “todo mundo”. muitas vezes. E o evangelho de Cristo muda. Não se trata apenas de tê-las Nos momentos de embates pessoais contra o nosso inimigo. mas também diariamente conosco. eram sandálias resistentes. eu também posso fazer”. Ele é (e deve ser) parecido com Cristo. Portanto.parte de sua armadura para dar-lhes segurança. a couraça da justiça. uma situação de complacência no sentido de você aceitar determinadas situações das trevas como se fossem coisas normais. o escudo da fé.

” Em João. para que a vossa ale- 31 . de expandir o reino de dele. ao seu nome. expelirão demônios. seu colega de trabalho? Pode ser que ainda não. para que ao nome dele se dobre todo o joelho. seu sogro. pedi e recebereis.” Você está alegre com Jesus? A sua alegria está comple- ta? Será que você já pode dizer: “Eu e a minha casa servimos ao Senhor?” Será que seu marido e seus filhos estão no caminho? Sua sogra. ele vo-la concederá em meu nome. nada me perguntareis. não lhes fará mal. em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai. Há poder no nome de Jesus. pedi e rece- bereis. está escrito: “Naquele dia. porém acabamos de ler: “Até agora nada tendes pedido em meu nome. falarão novas línguas. eles ficarão curados. é refúgio. Ele disse: “Em meu nome.gou a Jesus. versos 23 e 24. seu chefe. Deus deu a Jesus um nome que está acima de todo o nome. para que a vossa alegria seja completa. um propósito de edificar. por isso sua alegria não está completa. e. Seu nome é torre forte. pegarão em serpen- tes. e esse po- der transporta autoridade que está acima de todo o nome. Em verdade. capítulo 16. Até agora nada tendes pedido em meu nome. se impuserem as mãos sobre enfermos. se alguma coisa mortífera beberem.

parentes ou amigos. Quero que a pessoa saiba de quem estou falando.” O propósito do Senhor é que a nossa alegria seja completa. Quando realizo culto fúnebre. obviamente en- contro também pessoas que não são crentes. Diante desse nome um dia todo joelho vai se dobrar. ministre o nome de Cristo. pois eu tinha o hábito de dizer “Deus lhe abençoe”. E fale mesmo “Je- sus Cristo”. Fé em Deus é a nossa arma defensiva contra as dúvidas. 32 . o ambiente outrora pesado. Há choro. triste- za. Quando for visitar alguém que esteja vivendo em conflitos. por isso agora digo “Jesus lhe abençoe”. Esse é um dos momentos mais delicados. dor. não fale nada que não seja a Palavra de Deus. Fale somente de Jesus. mas ao ministrar somente o nome de Jesus. fica em paz. ou mesmo alguém que esteja enfermo. pais e filhos. por isso em toda e qualquer situ- ação. que você fale de Jesus e que muitos se convertam a Ele por meio de sua vida. É como acender luz em meio à escuridão.gria seja completa. Você verá como tudo acabará em paz. seja um casal. Outra arma ofensiva é a palavra de fé. pois Ele é a paz que todos precisam. Esse poder só no nome de Jesus. mas aprendi que há “deuses estranhos”.

) Proclamar a palavra de fé é crer que vai acon- tecer aquilo que se está verbalizando.. mas fé em Deus. mas crer que se fará o que diz. crede que recebestes. ver- sículos 22 a 24: “Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus. Obviamente o resultado não poderia ser ou- tro: a figueira murchou. pois ao passar pela árvore.. Mas creio que os discípulos não creram muito que aquilo iria acontecer. Alguns dias pela manhã.” (verso 21. Não é fé nafé. eis que a fi- gueira que amaldiçoaste secou. assim será com ele. e não duvidar no seu coração.”. mas não verbalizam sua fé em Deus. Por isso. 33 . Não é agir como a mulher que leu este texto bíblico e orou a noite para que o morro que havia enfrente a casa dela fosse lançado ao mar. se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar. Uma tradução literal seria ““tende a fé de Deus”. e será as- sim convosco. Muitas pessoas creem. pois queria ter o mar como vista e não o morro. Pedro disse: “Mestre. porque em verdade vos afirmo que.Veja o que está escrito em Marcos. vos digo que tudo quanto em oração pedirdes.” “Tende fé”. “SE alguém disser. Jesus lançou uma pala- vra de fé na figueira infrutífera para que murchas- se. capítulo 11. pois Ele teve fome e não encontrou fruto algum nela.

E da boca saía-lhe uma 34 .ela foi à janela para ver se o mar havia sido removi- do. quanto defensiva. Estes são alguns exemplos. Veja: “Tinha na mão direita sete estrelas. é espada de dois gumes. temos que estudá-la sempre. A palavra de fé é crer. É uma espa- da que deve ser usada na boca. O seu rosto brilha- va como o sol na sua força. Também disse que por três anos não cairia uma úni- ca gota de chuva. no qual há a des- crição dessa espada saindo na boca de Jesus. Assim como está relatado no livro de Apocalipse. Jesus não esperava que acontecesse outra coisa senão aquilo que ele falava. disse: “No fundo eu sabia que o monte não ia sair daqui”. e o sol parou. Temos muitos exemplos de homens e mu- lheres da Bíblia que lançaram palavras de fé. A Palavra do Senhor. Com ela atacamos o inimigo em cheio. Elias pediu que descesse fogo do céu. mas para usá-la bem. Ela é tanto ofensiva. a Bíblia. e durante estes três anos o céu se fechou. Gere no mundo espiritual de forma objeti- va. e ao constar que ele estava lá. e o fogo desceu. Toda ministração de Jesus era uma palavra de fé. Josué deu uma palavra para que o sol pa- rasse. e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes.

Enquanto você louva. O louvor abre as portas das prisões. e foram desbaratados. dos filhos dos coatitas e dos coreítas. Pela manhã cedo.” Quando o povo começou a cantar e a dar louvores. Deus habita no meio dos louvores. crede nos seus profetas. versos de 19 a 22. e estareis seguros. vesti- dos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército. sobre- maneira. assim como aconteceu com Paulo e Silas. e prosperareis. Deus de Israel. Em 2 Crônicas. para louvarem o Senhor. Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o Senhor. louvassem a Deus. dizendo: Rendei graças ao Senhor. podemos ler sobre o momento no qual o povo alcançou vitória através do louvor. cadeias vão sendo que- bradas. que. ó Judá e vós. capítulo 20. em voz alta. vosso Deus. Outra arma ofensiva é o louvor e a adoração. pôs o Senhor emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do Monte Seir que vieram contra Judá. “Dispuseram-se os levitas. porque a sua misericórdia dura para sem- pre..afiada espada de dois gumes”. Eles não mur- 35 . ao saírem eles. se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa.. Tendo eles começado a cantar e a dar louvores. moradores de Jerusalém! Crêde no Senhor. pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me.

que sacudiu os alicerces da prisão.. ele o fez pecado por nós. como confundimos os inimigos e também quebramos as cadeias sobre as nossas vidas. para que. Como soldados de Cristo precisamos das armas espirituais.” Somente Jesus é Verdade. conforme nos revela a Palavra: “Aquele que não conheceu pecado. Jesus. a verdade e a vida. fôssemos fei- 36 . No Salmo 51. és a justiça. a couraça da justiça. a Palavra de Deus. Faça uso destas armas e não permita que o inimigo encontre brechas na sua vida. Vista-se com a couraça da justiça. (Atos 16). o louvor e a adoração. sobreveio tama- nho terremoto. o capacete da salvação. verso 6. as defensivas e ofensivas: o sangue de Jesus.. mas “oraram e canta- ram louvores a Deus [. e as sandálias da preparação do evangelho da paz. não blasfemaram. Pelo louvor. abriram-se todas as portas.muraram. tanto derrubamos os muros ini- migos. nele. o nome de Jesus.] de repente. ninguém vai ao Pai senão por Ele. a Palavra da fé. o es- cudo da fé. Cinja- se com a Verdade. pela exaltação do nome do Senhor. As armas ofen- sivas. e soltaram-se as cadeias de todos”. está escrito: “Eis que te comprazes na ver- dade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria. Jesus é o caminho.

Je- sus é a salvação. e esse viver que. que é a Palavra Rhema de Deus. força da minha da minha salvação. tu és a minha preparação.) Calce os pés com a preparação do evangelho da paz. nossa fé. o escudo da fé. Que você possa dizer como Paulo: “Estou crucificado com Cristo. já não sou eu quem vive.21. tu és a minha fé”. sempre. 37 . “Jesus.) Isto é o escudo da fé. mas Cristo vive em mim. nossa salvação. sempre. porém. vivo pela fé no Filho de Deus. a justiça.” (Gálatas 2. agora.) Aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito Santo. Ele é a verdade. Tome o capacete da salvação. “Ele.8. que me amou e a si mesmo se entregou por mim. logo. Davi decla- rou esta verdade no Salmo 140. tenho na carne. verso 7: “Ó Senhor. Embraçe.” (Marcos 1.” Empunhe a espada do Espírito que é a Palavra de Deus.20. nossa paz. tu me protegestes a cabeça no dia da batalha. a Palavra do Espírito.” (2 Coríntios 6. tudo posso em ti que me fortale- ce”. Querido leitor. Ele se tornou o autor da salvação eterna para aqueles que lhe obedecem. impunhe.tos justiça de Deus. vos ba- tizará com Espírito Santo. “Jesus.

38 .

que nesta hora o bálsamo de Gileade. pois antes mesmo que a palavra chegue à nossa boca. a gra- ça do sangue do Cordeiro. Conclusão Deus conhece. bem mais que nós mesmos. Oramos ao Pai porque essa é uma das maneiras de dizermos que somos dependentes dele. Que o reconhecemos como o único Deus capaz de nos abençoar. o vinho e o azeite. Conhece as nossas fe- ridas. como ninguém. nesta hora. Oramos a Deus não para informá-lo sobre o que está se passando conosco. o óleo e 39 . Ele já a conhe- ce. Então. oremos a quem real- mente pode aliviar todo sofrimento: “Pai. a nossa vida.

o engano. culpa. possam curar qualquer ferida que o inimigo tenha infringido nos teus filhos. nesta hora. calçado com o evangelho da paz. Que haja cons- ciência viva. as setas. o centro da vida. sejam completamente pelo Senhor. Na cabeça. purificada pelo sangue do Cordei- ro. amem a verdade. Coloque sobre eles o cin- to da verdade. que protege dos pés até o alto da cabeça. que teus filhos recebam o escudo da fé. Que possam receber agora o escudo da fé. divina. respirem a verdade. a mente.a unção do Espírito. a emoção. Aqueles que estão caídos possam ficar de pé. e não nos sentimentos. em nome de Jesus. firmados no evangelho. Que o coração. Que cada um possa se ver como a justiça do Senhor. as ministrações contrárias. com o qual possam destruir todos os dardos inflama- dos do maligno. Senhor. em nome de Jesus. falem a verdade. seja colocado o capacete da salvação. que cada leitor seja. na au- toridade do nome de Jesus. Já as mãos de cada homem e mulher de Deus segure a espada do 40 . as palavras. Senhor. de derrota. a vontade. em nome de Jesus! Que cada um dos teus filhos também se vista com a couraça da justiça. Que teus filhos não vivam sob acusação. Que teus filhos caminhem na verdade. para o louvor da glória do nome do Senhor. Senhor.

des- tros para usá-la. que teus filhos fiquem cheios. Senhor. Que sejam como aqueles soldados de Davi. Que a tua Palavra esteja nas mãos dos teus filhos. Que eles sejam aptos. em nome de Jesus!” Deus abençoe! Márcio Valadão 41 . para que nada possa rou- bar a palavras deles. colocando satanás no lugar dele.Espírito. E que as trevas escutem o exército de Deus marchando sobre a Terra. que teus filhos se vejam como exército do Senhor nesta hora. im- pregnados da tua Palavra. que é a tua Palavra. que lutaram por dias com a espada agarrada nas mãos. cada um deles empenhados na batalha. Senhor. debaixo de seus pés.

42 .

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigê- nito.16.“ (Jo 3. mas tenha a vida eterna.) 2º PASSO: O Homem é pecador e está 43 . para que todo o que nele crê não pereça. JESUS TE AMA E QUER VOCÊ! 1º PASSO: Deus o ama e tem um plano maravilhoso para sua vida.

e a verdade.9-10. Por- que com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.12a.6. a todos quantos o rece- beram. confessares Jesus como Senhor e.“ (Jo 14. será salvo. aos que crêem no seu nome. creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos.“ (Rm 3. “Pois todos pecaram e ca- recem da glória de Deus.) 4º PASSO: É preciso receber a Jesus em nosso coração. para o conflito do homem.” (Rm 10.) 5º PASSO: Você gostaria de receber a Cristo em seu coração? Faça essa oração de decisão em voz alta: 44 . em teu coração.“ (Jo 1. “Mas.separado de Deus. e a vida.23b. ninguém vem ao Pai senão por mim.) 3º PASSO: Jesus é a resposta de Deus.) “Se. “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho. deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. com tua boca. a saber.

amém”. à rua Manoel Macedo. nos horários de 10h. 15h e 18h horas. 360. Te agradeço porque me aceita assim como eu sou e perdoa o meu pecado. Nossa igreja está pronta para lhe acom- panhar neste momento tão importante da sua vida. bairro São Cristóvão. “Senhor Jesus eu preciso de Ti. confesso-te o meu pecado de estar longe dos teus cami- nhos. Belo Horizonte. Ficaremos felizes com sua visita! 45 . MG. Eu desejo estar sempre dentro dos teus planos para minha vida. 6º PASSO: Procure uma igreja evan- gélica próxima à sua casa. Abro a porta do meu coração e te re- cebo como meu único Salvador e Senhor. Nós estamos reunidos na Igreja Batista da Lagoinha. Nossos principais cultos são realizados aos domingos.

46 .

47 .

Uma publicação da Igreja Batista da Lagoinha Gerência de Comunicação Rua Manoel Macedo.lagoinha.MG www.São Cristóvão CEP: 31110-440 .Belo Horizonte . 360 .com Twitter: @Lagoinha_com 48 .