Agrupamento de Escolas de Carcavelos

WebQuest
Bauhaus
apresentação introdução tarefa processo recursos avaliação conclusão breve descrição Trabalho de investigação sobre os três períodos da escola da Bauhaus e as fases expressionista, formal e funcional do movimento. A importância da escola e do movimento no moderno conceito de Design. autor Arqto. Luiz Carvalho nível de ensino 12º ano, ensino secundário artístico especializado área curricular Teoria do Design página do professor palavras chave do autor Bauhaus fases expressionista formal funcional escola
modificado em: 11/01/2009

Esquiço para o Ballet Triádico, na semana da Bauhaus em 1923, de Schemmer

Agrupamento de Escolas de Carcavelos

Introdução
apresentação introdução tarefa processo recursos avaliação conclusão

“a Bauhaus foi um exemplo típico da escola democrática, baseada no princípio da colaboração entre mestres e alunos” Giulio Carlo Argan Realçar que a importância da Bauhaus, na contextualização artística, se prende com múltiplos factores: a) didáctico e pedagógico b) processo criativo c) produto Walter Gropius, Hannes Meyer e Mies van der Rohe os directores da escola em Weimar, Dessau e Berlim. Outros nomes terão expressão na pintura, como Kllee e Kandinski, no equipamento como Breuer… Várias expressões artísticas são tocadas pela formação da escola e deixam a sua marca indelével na história e no design.

Pequeno bule de chá, de Marianne Brandt, em 1924

Agrupamento de Escolas de Carcavelos

Tarefa
apresentação introdução tarefa processo recursos

Trabalho de investigação, desenvolvido individualmente e para o qual estão já apontadas algumas fontes na plataforma Moodle, na disciplina que é a base do projecto de b-learning utilizado em Teoria do Design.

Objectivos gerais do trabalho
1. aplicar metodologias de investigação em fontes de diversas origens; organizar, sistematizar e sintetizar as informações coligidas; utilizar correctamente a língua materna na construção do discurso oral e escrito; utilizar fluência discursiva, em especial nos suportes escritos; utilizar com rigor terminologia adequada; Cumprir os prazos de entrega das fases programadas;

avaliação conclusão

2. 3. 4. 5. 6.

Logótipo da Bauhaus — Weimar

continua

Agrupamento de Escolas de Carcavelos

Tarefa (continuação)
Fases de desenvolvimento do trabalho
a) b) c) d) e) f) g) lista de referências das fontes utilizadas e a utilizar, com destaque para a origem e tipo ( 1 a 2 A4 ); proposta de estrutura do trabalho e das metodologias a utilizar ( 1 a 2 A4 ); resumo do trabalho — abstract ou sumário ( 1 a 2 A4 ); trabalho escrito em suporte papel e electrónico ( máximo de 30 páginas A4 ); apresentação electrónica do trabalho (máximo 15 diapositivos ); apresentação oral do trabalho em aula ( máximo 15 minutos por aluno ); ficha de autoavaliação do trabalho desenvolvido ( 1 a 2 A4 )

Organização do curso preliminar da Bauhaus ◄ voltar atrás

Agrupamento de Escolas de Carcavelos

Processo
apresentação introdução tarefa processo recursos avaliação conclusão

Metodologias de trabalho e apresentação
∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗

Investigação do tema em fontes diversificadas; Compilação, organização e selecção da informação relevante; Escrita personalizada da sinopse e do texto final; Selecção e organização da informação relevante para a apresentação electrónica e oral; Treino da apresentação oral; Elaboração de uma reflexão dedicada à avaliação pessoal do trabalho realizado.

Nota As fases deste trabalho estão sequenciadas no tempo, logo a não entrega de uma das fases no prazo estipulado implica o não recebimento de qualquer das fases ulteriores com reflexo na avaliação, considerada nula, daí para a frente.

Herbert Bayer, 1924, Têmpera sobre colagem continua ►

Agrupamento de Escolas de Carcavelos

Processo (continuação)
Temas a escolher
Tema 1 A escola de Weimar Directores, o ensino, a organização, nomes de referência e principais obras. Tema 2 A escola de Dessau Directores, o ensino, a organização, nomes de referência e principais obras. Tema 3 A escola de Berlim Directores, o ensino, a organização, nomes de referência e principais obras.
Joost Schmidt—cartaz para exposição em Weimar, 1923 ◄ voltar atrás

Agrupamento de Escolas de Carcavelos

Recursos
apresentação introdução tarefa processo recursos avaliação conclusão

Para além do manual em uso na disciplina, as enciclopédias e histórias de arte contêm informação relevante que permitirá orientar a organização do trabalho. Para além destes suportes físicos ficam aqui ligações que levarão a extrair outra informação e imagens adicionais. Museu arquivo da Bauhaus e Design Bauhaus, o centro do design funcionalista Wikipédia A Bauhaus em Dessau A Bauhaus e nomes de referência Poderão ser encontradas outras referências e documentos na disciplina electrónica da plataforma Moodle.
Marcel Breuer, 1923 cadeira em ripas de madeira

Agrupamento de Escolas de Carcavelos

Avaliação
apresentação introdução tarefa

A avaliação deste trabalho é feita nas fases em que o mesmo está estruturado e contempla vários itens de avaliação de que se salientam os seguintes: i. capacidade de organizar, gerir, manipular e comunicar informação; capacidade de identificar, analisar e resolver situações; capacidade de mobilizar saberes de áreas diversas; sentido de rigor; sentido crítico; desenvolve a relação intenção / produto; sentido de organização e gestão de tarefas; forma exterior de realização; forma exterior de apresentação; competências comunicacionais; competências linguísticas; gestão de tempos de trabalho; sentido de justiça e rigor nos juízos formulados.

processo recursos avaliação conclusão

ii. iii. iv. v. vi. vii. viii. ix. x. xi. xii. xiii.

Walter Gropius — alojamento de professores em Dessau, 1919 /1925

Agrupamento de Escolas de Carcavelos

Conclusão
apresentação introdução tarefa processo recursos avaliação conclusão

Como termo de trabalho é de considerar que a autoavaliação é parte integrante de um percurso que culmina na observação do que correu bem e mal, melhorias a introduzir e principais benefícios da sua concretização. Assim deve ser tomado em linha de conta a abordagem dos seguintes pontos: dificuldade de acesso e uso de fontes; dificuldade na elaboração e utilização de conceitos; dificuldade de selecção e síntese de conteúdos e fontes; dificuldade de redacção do texto final; dificuldades gerais na realização do trabalho; principais benefícios na realização do trabalho; propostas de melhoria, na perspectiva de realização de um trabalho futuro. Espera-se um melhor conhecimento e importância da Bauhaus no design moderno, enquanto escola de formação e mentora de intervenções em várias áreas das expressões artísticas, plásticas e arquitectónicas.
Mies van der Rohe - Apartamentos Promontory em Chicado, 1946 - 1949

página do professor do autor

Agrupamento de Escolas de Carcavelos

Apresentação aos Professores
apresentação introdução tarefa processo recursos avaliação conclusão Descritivo geral

Esta é uma proposta de trabalho para os alunos de Teoria do Design que aproveita os recursos disponibilizados na disciplina da plataforma Moodle e outros que serão da sua responsabilidade, em termos de pesquisa, organização e selecção de informação relevante para dar corpo a uma sequência de tarefas calendarizadas. Na sua maioria, as tarefas decorrem, simultaneamente, em formato digital e em suporte papel, criando uma obrigatoriedade de utilização da disciplina electrónica como veículo primordial de comunicação, entrega e avaliação formal das mesmas. O suporte em papel permite aos alunos ter à mão o material de base para a apresentação oral do trabalho, independentemente da elaboração específica de suportes a ela destinados. Pretende-se que os alunos determinem as características de formação da escola Bauhaus, nos seus vários períodos, as vertentes de trabalho e suas implicações no conceito moderno de Design, os curricula adoptados e as várias fases de expressão do movimento no contexto das artes visuais, no geral, da arquitectura, do equipamento, da tipografia, da pintura, da tecelagem, do cartaz...

página do professor do autor

Agrupamento de Escolas de Carcavelos

Sobre o Autor
apresentação introdução tarefa processo

Licenciado em Arquitectura, Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica (Lisboa) Professor titular do grupo 600, das Artes Visuais Pós-graduado em Tic para a Educação (ISIG)

recursos avaliação conclusão

Especialização em Caf — Commom Assessment Framework (INA) Gestão do Desempenho Organizacional (INA) Administrador da página “ES Carcavelos” no Moodle, Ciência na Escola, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova (Lisboa) Curso de valorização técnica orientada para a administração escolar (INA)

página do professor do autor

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful