1.

O QUE É

Mancal é uma parte da estrutura mecânica destinada a comportar um eixo (móvel ou fixo). Os mancais classificam-se em duas categorias: mancais de deslizamento e mancais de rolamento. Os de deslizamento são concavidades nas quais as pontas de um eixo se apoiam.

2.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Existe a pergunta se são melhores os mancais de rolamento ou os de deslizamento, pode-se hoje em dia dizer que cada um dos dois tipos tem suas qualidades particulares, e que nenhum deles satisfaz a todas as exigências. Vantagens: ‡ ‡ ‡ ‡ Amortece as vibrações, choques e ruídos; construção simples; são mais baratos; suportam altas pressões.

Desvantagens: ‡ ‡ ‡ ‡ Perda de rendimento devido ao atrito; produzem altas temperaturas em serviço; maior consumo de lubrificante; exige maiores cuidados com a circulação do lubrificante e manutenção.

É recomendado onde não seja necessário muita precisão e onde haja baixa rotação.

1 MANCAIS DE GUIA Muito encontrados em máquinas ferramentas. 3. 3.2 Mancais de escora . onde a mesa desliza sobre suas guias. escora e guia. TIPOS DE MANCAIS 3. São os que suportam carga perpendicular ao eixo de rotação. 3. Existem três tipos específicos: Planos. o movimento relativo entre eles é de translação.2.1 Mancais planos Comumente chamados de radiais.3.2.2 MANCAIS DE FRICÇÃO Quando uma das superfícies móveis é um eixo e o deslizamento é executado considerando-se o movimento relativo de rotação entre o eixo e o mancal. Não suportam muita carga.

Motores de automóveis e aviões .Máquinas a vapor estacionárias . 4. .Bombas e compressores alternativos .Motores marítimos . As buchas (corpos cilíndricos ocos que envolvem o eixo) permitem reduzir o atrito e melhorar a rotação do eixo.Motores a gás e a óleo . APLICAÇÕES São usados em máquinas pesadas ou equipamentos de baixa rotação.2.3 Mancais guias Servem praticamente para evitar o deslizamento do eixo.Turbinas a vapor . pois a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos.Também conhecido como de encosto.Motores e bombas rotativas . São projetados para trabalharem sob ação de cargas axiais. 3.