You are on page 1of 14

Sistema Internacional de Unidades

Introdução A observação de um fenômeno fica em geral incompleta a menos que permita ser associada a uma informação quantitativa. Para a obtenção dessa informação necessitamos de efetuar uma medição sobre alguma propriedade física inerente ao fenômeno observado. Desse modo, a medição se constitui numa boa parte da rotina diária de um físico experimental. A medição é a técnica mediante a qual associamos um número a uma propriedade física, como resultado de uma comparação dessa propriedade com outra de mesma espécie tomada como padrão, a qual se adota como unidade. O resultado da medição é a medida. Imagine uma sala revestida de lajotas, como se ilustra abaixo, à esquerda. Tomando a lajota como unidade de área e contando o número delas, teremos a medida da superfície da sala: 30 lajotas de área. A mesma sala, entretanto, poderia estar revestida com outro tipo de lajota, como se ilustra abaixo, à direita. Para essa nova lajota como unidade de área a medida de superfície para a mesma sala será: 15 lajotas de área.

A medida de uma mesma grandeza física (no caso, uma área) deu lugar a duas leituras distintas devido ao fato de havermos utilizado duas diferentes unidades de medida (dois tipos de lajotas). Esse exemplo põe de manifesto a necessidade de se estabelecer uma única unidade de medida para uma dada grandeza física, de modo que a informação seja compreendida por todas as pessoas. Esse é o espírito do Sistema Internacional de Unidades, obrigatório no Brasil e na maioria dos países do mundo. Infelizmente alguns países, como o Estados Unidos da América do Norte, ainda não aderiram completamente a tal Sistema. Grandezas Fundamentais - Unidades Básicas do SI
Símb olo m kg s A

Grandeza Comprimento Massa Tempo

Nome metro quilograma segundo

Intensidade de corrente elétrica ampère

15 K. Unidades Suplementares do SI Grandeza Nome SímboloUnidades do SI Ângulo plano radiano rad sr m. Unidade de tempo O segundo (s) é a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente á transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133. Unidade de Quantidade O mol (mol) é a quantidade de substância de um sistema de substância que contém tantas entidades elementares como átomos existem em 0. de extensão infinita.16 da temperatura termodinâmica termodinâmica do ponto tríplice da água.m-2 = 1 Ângulo sólido esterorradiano . elétrons ou outras partículas ou ainda grupos específicos de tais partículas. Unidade de intensidade O ampère (A) é a intensidade de uma corrente elétrica de corrente elétrica constante que mantida em dois condutores retilíneos e paralelos. no vácuo. Nota: Quando se emprega o mol.Grandeza Temperatura termodinâmica Quantidade de substância Intensidade luminosa Nome kelvin mole candela Símb olo K mol cd Unidade de comprimento O metro (m) é a extensão do trajeto percorrido pela luz.m-1 = 1 m2.012 quilogramas de carbono 12.To . por definição. Unidade de temperatura O kelvin (K). no vácuo. Unidade de Massa O quilograma (kg) é a massa do protótipo internacional do quilograma. é a fração 1/273. de secção circular negligenciável.10-7 newton por metro de comprimento. aplica uma força magnética igual a 2. moléculas. durante o intervalo de tempo de 1/299 792 458 segundo. luminosa de uma fonte que emite una radiação monocromática de freqüência 540 1012 hertz e cuja intensidade energética nesta direção es 1/683 watt por esterorradiano.onde To = 273. depositado em Sèvres. A temperatura relativa na escala Célsius é definida por: t = T . França. deve-se especificar essas entidades elementares que podem ser átomos. situados a uma distancia de um metro um do outro. íons. Unidade de intensidade A candela (cd) é a intensidade de luz em uma dada direção.

o comprimento de um metro em 1 segundo Um metro por segundo quadrado (m/s2 ou m s-2) é a aceleração de um corpo. o 'hertz' é preferível em lugar do 'segundo elevado á potência menos um'. Várias unidades derivadas no SI são expressas diretamente a partir das unidades básicas e suplementares. ou seja.Unidade de ângulo plano Unidade de ângulo sólido O radiano (rad) é o ângulo plano compreendido entre dois raios de um círculo que. com um fator numérico igual a 1. quer nomes de unidades básicas/suplementares. a cada segundo. para o momento de uma força. são definidas por expressões algébricas sob a forma de produtos de potências das unidades básicas do SI e/ou suplementares. Se uma dada unidade derivada no SI puder ser expressa de várias formas equivalentes utilizando. animado de movimento uniformemente variado. enquanto que outras recebem uma denominação especial (Nome) e um símbolo particular. O esterorradiano (sr) é o ângulo sólido que. com movimento uniforme. quer nomes especiais de outras unidades derivadas SI. tendo seu vértice no centro de uma esfera. o 'newton. cuja velocidade varia. interceptam um arco cujo comprimento é igual ao do raio.metro' tem preferência sobre o joule. percorre. Por exemplo. Unidades derivadas no SI As unidades derivadas do SI são definidas de forma que sejam coerentes com as unidades básicas e suplementares. com a finalidade de facilitar a distinção entre grandezas que tenham as mesmas dimensões. admite-se o emprego preferencial de certas combinações ou de certos nomes especiais. Um metro á potência menos um (m-1) é o número de ondas . sobre a circunferência deste círculo. de 1 m/s. intercepta sobre a superfície desta esfera um área igual a de um quadrado que tem por lado o raio da esfera. Unidades Derivadas expressas á partir de Unidades Básicas Grandeza Superfície Volume Velocidade Aceleração Número de ondas massa específica Velocidade angular Aceleração angular Nome Símbolo metro quadrado m2 metro cúbico m3 metro por segundo m/s metro por segundo ao quadrado m/s2 metro á potencia menos um m-1 quilograma por metro cúbico kg/m3 radiano por segundo rad/s radiano por segundo ^ quadrado rad/s2 Unidade de velocidade Unidade de aceleração Unidade de número de Um metro por segundo (m/s ou m s-1) é a velocidade de um corpo que.

Quantidade de calor Potência Quantidade de eletricidade carga elétrica Potencial elétrico força eletromotriz Resistência elétrica Capacitância elétrica Fluxo magnético Indução magnética Indutância hertz newton pascal joule watt coulomb volt ohm farad weber tesla henry V Ω F Wb T H W A-1 V A-1 C V-1 Vs Wb m2 Wb A-1 m2 kg s-3 A-1 m2 kg s-3 A-2 m-2 kg-1 s4 A2 m2 kg s-2 A-1 kg s-2 A1 m2 kg s-2 A-2 Unidade de freqüência Unidade de intensidade de força Um hertz (Hz) é a freqüência de um fenômeno periódico cujo período é de 1 segundo. cuja velocidade angular. 1 radiano. Um newton (N) é a intensidade de uma força que. aplicada a um corpo que tem uma massa de 1 quilograma. ao redor de um eixo fixo. lhe comunica uma aceleração de 1 metro por segundo quadrado. com uma rotação uniforme ao redor de um eixo fixo.ondas Unidade de velocidade angular Unidade de aceleração angular de uma radiação monocromática cujo comprimento de onda é igual a 1 metro. Unidades Derivadas com nomes e símbolos especiais Grandeza Nome Símbolo Expressão em Expressão em outras unidades unidades SI básicas SI Hz N Pa J W C N m-2 Nm J s-1 s-1 m kg s-2 m-1 kg s-2 m2 kg s-2 m2 kg s-3 sA Freqüência Força Pressão Energia. varia de 1 radiano por segundo. Um radiano por segundo quadrado (rad/s2 ou rad s-2) é a aceleração angular de um corpo animado de uma rotação uniformemente variada. gira em 1 segundo.em 1 segundo. . trabalho. Um radiano por segundo (rad/s ou rad s-1) é a velocidade de um corpo que.

uma corrente de intensidade 1 ampère. Unidade de Energia.Unidade de pressão Um pascal (Pa) é a pressão uniforme que. quando a corrente elétrica que percorre o circuito varia uniformemente á razão de um ampère por segundo. quando armazena uma quantidade de carga igual a 1 coulomb. (não há força eletromotriz no condutor). ao atravessar um circuito de uma só espira produz na mesma uma força eletromotriz de 1 volt. cujo ponto de aplicação se desloca de 1 metro na direção da força. Um watt (W) é a potência que dá lugar a uma produção de Energia igual a 1 joule por segundo. Unidade de indutância Unidades Derivadas usando aquelas que têm nomes especiais no SI Grandeza Nome Símbolo Expressão em unidades . Quantidade de calor Unidade de potência. Um joule (J) é o trabalho realizado por uma força de intensidade 1 newton. aplica perpendicularmente a esta superfície uma força total de intensidade 1 newton. fluxo radiante Unidade de Quantidade de carga elétrica Unidade de potencial Um volt (V) é a diferencia de potencial elétrico que existe entre elétrico. produz através desta superfície um fluxo magnético total de 1 weber. Um farad (F) é a capacitância de um capacitor elétrico que entre suas armaduras aparece uma diferença de potencial elétrico de 1 volt. distribuída normalmente sobre una superfície de área 1 metro quadrado. força eletromotriz dois pontos de um condutor elétrico que transporta uma corrente de intensidade constante de 1 ampère quando a potencia dissipada entre estes pontos é igual a 1 watt. Um henry (H) é a indutância elétrica de um circuito fechado no qual se produz uma força eletromotriz de 1 volt. Unidade de resistência elétrica Um ohm (Ω ) é a resistência elétrica que existe entre dois pontos de um condutor quando uma diferença de potencial constante de 1 volt aplicada entre estes dois pontos produz. trabalho. nesse condutor. exercida sobre uma superfície plana de área 1 metro quadrado. Unidade de indução magnética Um tesla (T) é a indução magnética uniforme que. Um coulomb (C) é a quantidade de carga transportada em 1 segundo por uma corrente elétrica de intensidade igual a 1 ampère. quando se anula esse fluxo em um segundo por decaimento uniforme. Unidade de capacitância elétrica Unidade de fluxo magnético Um weber (Wb) é o fluxo magnético que.

na temperatura termodinâmica constante de 1 kelvin. que aplica uma força de intensidade 1 newton sobre um corpo eletrizado com quantidade de carga de 1 coulomb.K) é a condutividade térmica térmica de um corpo homogêneo isótropo. Unidade de intensidade de Um volt por metro (V/m) é a intensidade de um campo campo elétrico elétrico. Unidades definidas á partir das Unidades SI. Unidade de capacidade térmica Um joule por quilograma kelvin (J/(kg K) é a específica (calor específico) capacidade térmica específica de um corpo homogêneo com massa de 1 quilograma. Unidade de condutividade Um watt por metro kelvin (W/ m. mas que não são múltiplos ou submúltiplos decimais dessas unidades Grandeza Ângulo plano Tempo Nome volta (ciclo.básicas SI Viscosidade dinâmica Entropia pascal segundo joule por kelvin Pa s J/K J/(kg K) W/(m K) V/m m-1 kg s-1 m2 kg s-2 K-1 m2 s-2 K-1 m kg s-3 K-1 m kg s-3 A-1 Capacidade térmica específica joule por quilograma. no qual a adição de uma quantidade de calor de um joule. no qual. kelvin Condutividade térmica watt por metro kelvin Intensidade de campo elétrico volt por metro Unidade de viscosidade dinâmica Um pascal segundo (Pa s) é a viscosidade dinâmica de um fluido homogêneo. quando há uma diferença de velocidade de 1 metro por segundo entre dois planos paralelos separados por 1 metro de distância. sempre que no sistema no tenha lugar nenhuma transformação irreversível. no qual uma diferença de temperatura de 1 kelvin entre dois planos paralelos. o movimento retilíneo e uniforme de uma superfície plana de 1 metro quadrado. de área 1 metro quadrado e distantes 1 metro. Unidade de entropia Um joule por kelvin (J/K) é o aumento de entropia de um sistema que recebe uma quantidade de calor de 1 joule. produz uma elevação de temperatura termodinâmica de 1 kelvin. da lugar a uma força resistente de intensidade 1 newton. giro) grau minuto de ângulo segundo de ângulo minuto Símbolo º ' " min Relação 1 volta= 2 π rad (π /180) rad (π /10800) rad (π /648000) rad 60 s . produz entre estes planos um fluxo térmico de 1 watt.

a eV Valor em unidades SI 1.hora dia h d 3600 s 86400 s Unidades usadas no SI cujos valores foram obtidos experimentalmente Grandeza Massa Atômica Energia Nome unidade de massa atômica eletronvolt Símbolo u.m.60217733 10-19 J Prefixos no Sistema Internacional Fat Nom Símb or e olo 1024 yotta 1021 zetta 1018 exa Y Z E P T G M k h da Fat Nom Símb or e olo 10-1 deci d c m µ n p f a z y 10-2 centi 10-3 milli 1015 peta 1012 tera 109 giga 10-6 micro 10-9 nano 10-12 pico 10-15 femto 10-18 atto 10-21 zepto 10-24 yocto 106 mega 103 quilo 102 hecto 101 deka .6605402 10-27 kg 1.

Por conseguinte. passaram a existir sete unidades básicas correspondentes — as unidades básicas do SI — descritas na tabela. Às vezes. As unidades básicas do SI — posto que dimensionalmente axiomáticas — são dimensionalmente independentes entre si. A partir delas. Entretanto.Unidades do SI Básicas Grandeza Comprimento Massa Tempo Corrente elétrica Temperatura termodinâmica Quantidade de matéria Intensidade luminosa Unidade metro quilogra ma segundo ampère kelvin mol candela Símbol o m kg s A K mol cd Definiram-se sete grandezas físicas postas como básicas ou fundamentais. ou seja. na coluna à esquerda. Contudo. consideram-se unidades derivadas do SI apenas aquelas que podem ser expressas através das unidades básicas do SI e sinais de multiplicação e divisão. Segue uma tabela com as unidades SI derivadas que recebem um nome especial e símbolo particular: Grandeza Ângulo plano Ângulo sólido Freqüência Força Unidade radiano esferorradia no hertz newton Símbo lo rad sr Hz N Dimensional analítica 1 1 1/s kg·m/s² Dimensional sintética m/m m²/m² ----- . sem qualquer fator multiplicativo ou prefixo com a mesma função. Desse modo. podem-se derivar todas as outras unidades existentes. há apenas uma unidade do SI para cada grandeza. Derivadas Todas as unidades existentes podem ser derivadas das unidades básicas do SI. para cada unidade do SI pode haver várias grandezas. dão-se nomes especiais para as unidades derivadas.

As tabelas que se seguem não pretendem ser uma lista exaustiva. tantas quantas se possam imaginar com base nos princípios constitutivos fundamentais. tão-somente. etc. São. "infinitas") unidades derivadas do SI (por exemplo. m². uma apresentação organizada. Na primeira tabela. em tese. são possíveis incontáveis (por extensão.). unidades que não fazem uso das unidades com nomes especiais: Grandeza Área Volume Número de onda Densidade de massa Concentração Volume específico Unidade metro quadrado metro cúbico por metro quilograma por metro cúbico mol por metro cúbico metro cúbico por Símbol o m² m³ 1/m kg/m³ mol/m³ m³/kg . acompanhadas dos respectivos nomes e símbolos. tabulada. das unidades do SI das principais grandezas.Pressão Energia Potência Carga elétrica Tensão elétrica Resistência elétrica Capacitância Condutância Indutância Fluxo magnético Densidade de fluxo magnético pascal joule watt coulomb volt ohm farad siemens henry weber tesla Pa J W C V Ω F S H Wb T °C lm lx Bq Gy Sv kat kg/(m·s²) kg·m²/s² kg·m²/s³ A·s kg·m²/(s³·A) kg·m²/(s³·A²) A²·s²·s²/(kg·m²) A²·s³/(kg·m²) kg·m²/(s²·A²) kg·m²/(s²·A) kg/(s²·A) --cd cd/m² 1/s m²/s² m²/s² mol/s N/m² N·m J/s --W/A V/A A·s/V A/V Wb/A V·s Wb/m² --cd·sr lm/m² --J/kg J/kg --- Temperatura em Celsius grau Celsius Fluxo luminoso Luminosidade Atividade radioativa Dose absorvida Dose equivalente Atividade catalítica lúmen lux becquerel gray sievert katal É fácil de perceber que. m³.

Grandeza Velocidade angular Aceleração angular Momento de força Densidade de carga Campo elétrico Entropia Calor específico Condutividade térmica Intensidade de radiação Unidade radiano por segundo Símbo lo rad/s Dimensional analítica 1/s 1/s² kg·m²/s² A·s/m³ kg·m/(s³·A) kg·m²/(s²·K) m²/(s²·K) kg·m/(s³·K) kg·m²/(s³·sr) Dimensional sintética Hz Hz² ------W/(A·m) N·m/K N·m/(K·kg) J/(s·m·K) J/(s·sr) radiano por segundo por rad/s² segundo newton metro coulomb por metro cúbico volt por metro joule por kelvin N·m C/m³ V/m J/K joule por quilograma por J/ kelvin (kg·K) watt por metro por kelvin watt por esferorradiano W/ (m·K) W/sr .quilograma Velocidade Aceleração Densidade de corrente Campo magnético metro por segundo metro por segundo ao quadrado ampère por metro ao quadrado ampère por metro m/s m/s² A/m² A/m Na segunda tabela. as que fazem uso na sua definição das unidades com nomes especiais.

Unidades aceitas pelo SI O SI aceita várias unidades que não pertencem ao sistema.602 176 487(40) x 10−19 J 1 u = 1.495 978 706 91(30) x 1011 m Comprimen Unidade astronômica to Por fim. A primeiras unidades deste tipo são unidades muito utilizadas no cotidiano: Grandeza Tempo Tempo Tempo Ângulo plano Ângulo plano Ângulo plano Volume Massa Argumento logarítmico ou Ângulo hiperbólico Argumento logarítmico ou Ângulo hiperbólico Unida Símbo de lo minuto hora dia grau minuto segund o litro tonela da min h d ° ' " l ou L t Relação com o SI 1 min = 60 s 1 h = 60 min = 3600 s 1 d = 24 h = 86 400 s 1° = π/180 rad 1' = (1/60)° = π/10 800 rad 1" = (1/60)' = π/648 000 rad 1 l = 0. tem-se unidades que são aceitas temporariamente pelo SI. Seu uso é desaconselhado.001 m³ 1 t = 1000 kg neper Np 1 Np = 1 bel B 1B=1 A relação entre o neper e o bel é: 1 B = 0. .660 538 782(83) x 10−27 kg 1 ua = 1.5 ln(10) Np. mas possuem uma relação com as unidades do SI determinada apenas por experimentos: Grandeza Energia Massa Unidade elétron-volt unidade de massa atômica Símbo lo eV u ua Relação com o SI 1 eV = 1. Outras unidades também são aceitas pelo SI.

de maneira mais clara para quem trabalha em uma determinada faixa de valores. Os prefixos oficiais são: Prefixos do SI 1000m 10n Prefixo 10008 1024 10007 1021 yotta (iota[2]) zetta (zeta[2]) Símbo Desd Escala curta lo e [3] Y Z E P T G M k h da 1991 Septilhão 1991 Sextilhão 1975 Quintilhão 1975 Quadrilhão 1960 Trilhão 1960 Bilhão 1960 Milhão 1795 Milhar 1795 Centena 1795 Dezena Escala longa Quadrilião Milhar de trilião Trilião Milhar de bilião Bilião Equivalente decimal 1 000 000 000 000 000 000 000 000 1 000 000 000 000 000 000 000 1 000 000 000 000 000 000 1 000 000 000 000 000 1 000 000 000 000 10006 1018 exa 10005 1015 peta 10004 1012 tera 10003 109 giga 10002 106 mega 10001 103 quilo 10002/ 3 Milhar de milhão 1 000 000 000 Milhão Milhar Centena Dezena 1 000 000 1 000 100 10 102 hecto 10001/ 101 deca .Grandeza Comprimen to Velocidade Área Área Área Área Unidade milha marítima nó are hectare acre barn Símbo lo ------a ha ---b Å bar Relação com o SI 1 milha marítima = 1852 m 1 nó = 1 milha marítima por hora = 1852/3600 m/s 1 a = 100 m² 1 ha = 10 000 m² 40.47 a 1 b = 10−28 m² 1 Å = 10−10 m 1 bar = 100 000 Pa Comprimen ångström to Pressão bar Prefixos oficiais do SI Os prefixos do SI permitem escrever quantidades sem o uso da notação científica.

hectômetro (hectómetro).000 000 000 000 000 000 001 10−1 deci 10−2 centi 10002/3 1000-1 10−3 mili 1000-2 10−6 micro 1000-3 10−9 nano 1000-4 1000-5 1000-6 1000-7 1000-8 1. decâmetro. mA e dW.001 0. Em Portugal. . como em nanossegundo. Para utilizá-los.000 000 000 000 001 0. Observações • • O k usado em "quilo". Especiais: múltiplos e submúltiplos do metro: quilômetro (quilómetro). miliampère (miliampere) e deciwatt. decirradiano. centímetro e milímetro. 10−1 2 pico 10−1 femto f 5 (fento[2]) 10−1 atto 8 (ato[2]) 10−2 1 Quadrilionési Milésimo de mo bilionésimo Quintilionési mo Trilionésimo a z y zepto Sextilionésim Milésimo de o trilionésimo 10−2 yocto 4 (iocto[2]) Septilionésim 0.000 000 000 000 000 001 0. etc. picômetro (picómetro) etc. O sistema métrico foi introduzido em 1795 com seis prefixos. basta juntar os símbolos básicos: nm. É errado escrevê-lo em maiúscula.000 000 001 0. Para formar o símbolo. Exemplos: milissegundo. 2.1 0. em unidades como quilômetro (km) e quilograma (kg). 3. deve ser grafado em letra minúscula. Exceções • • Unidades segundo e radiano: é necessário dobrar o r e o s. mas sim a 1024 unidades da grandeza citada.000 000 000 000 Quadrilionésimo o 000 000 000 001 Pode ser escrito como 'u' se o 'µ' não estiver disponível. microssegundo. µm.3 10000 100 nenhum 10001/3 nenhu m d c m µ (mu)1 n p Unidade 1795 Décimo 1795 Centésimo 1795 Milésimo 1960 Milionésimo 1960 Bilionésimo 1960 Trilionésimo 1964 1964 1991 1991 Unidade Décimo Centésimo Milésimo Milionésimo Milésimo de milionésimo Bilionésimo 1 0. Em informática.000 000 000 001 0.000 001 0.. também nanômetro (nanómetro). o símbolo "K" que pode preceder as unidades bits e bytes (grafado em letra maiúscula). sem mudar a acentuação. basta juntar o prefixo aportuguesado e o nome da unidade. como em '10uF'.01 0. As outras datas estão relacionadas ao reconhecimento pela resolução da Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM). não se refere ao fator multiplicativo 1000. decímetro.

1 km² = 1 000 000 m². cada casa numérica tem dois dígitos (exemplo: 1000 m × 1000 m = 01 00 00 00 m² = 1 km²). Para fazer conversões nesses casos. .• Em unidades como km² e km³ é comum ocorrerem erros de conversão. 1 km = 1000 m. 1000 m × 1000 m = 1 000 000 m². em metros quadrados (2). devem-se colocar mais dígitos por casa numérica: em metros. cada casa tem um dígito (exemplo: 1 0 0 0 m = 1 km). cada casa numérica tem três dígitos (exemplo: 1000 m × 1000 m × 1000 m = 001 000 000 000 m³ = 1 km³). porque 1 km × 1 km = 1 km². em metros cúbicos (3).