You are on page 1of 7

Esta Receita rende 4 pizzas grandes (massa grossa), e demora mais ou menos umas 2-3 horas para ficar pronta

(contando o tempo de descanso para a massa). Primeiramente vamos listar os ingredientes necessários:

Massa:

1 - 1 Kilo de Farinha de Trigo; 2 - 550ml de Água Morna; 3 - 30ml de Óleo de Soja (+ ou - 2 colheres de sopa); 4 - 30g de fermento biológico fresco (2 tabletes); 5 - 20g de Sal (+ ou - 1 colher e meia de sobremesa) .

Molho e Sugestão de Cobertura:

formando uma espécie de parede nas extremidades conforme a foto abaixo.Calabresa (no caso nós mesmos fatiamos. o que agrega um valor especial para o molho). Agora mãos à Obra! Vamos iniciar preparando a massa da pizza: Despeje a farinha sobre uma superfície lisa e limpa. Caso você esteja se perguntando porque a água tem que ser morna. 6 . para que fique bem saborosa).Azeitonas pretas ou verdes. Após criar esta abertura. 4 . Os tabletes de fermento devem ser esfarelados pois facilitam a mistura e a fermentação! . mas pode ser comprada já fatiada). coloque o fermento esfarelado e o sal.Cebola fatiada em rodelas. despeje a água morna dentro deste espaço feito na farinha. 3 . é porque a temperatura ajuda o fermento a agir mais rápido (nós descorbimos isso na marra! : ] ).Mussarela Ralada (recomendamos pelo menos 150-200g por pizza. 2 .1 Lata de tomates pelados inteiros tipo italiano (este tomate tem menor acidez. Agora que uma poça de água morna foi formada. 5 .Sal a gosto para temperar o molho.1 . afaste a farinha na parte central do montante.

. aos poucos comece a agregar a farinha das ³paredes´ com o líquido. agregue o óleo na mistura e continue mexendo! Conforme for mexendo na mistura.Misture um pouco com sua mão a água com os ingredientes. agregue todo o restante da farinha e continue a mesclar. Quando a mistura central já estiver ³cremosa´. mas cuidado para ainda não misturar com a farinha! Após misturar um pouco até as ³pelotas´ de fermento dissolverem. comece a sová-la para que tudo fique bem misturado e macio. quanto mais sovar. melhor a qualidade da pizza(pelo menos 10 minutos)! Para sovar a massa basta juntar as extremidades junto ao centro. Quando a massa estiver ficando mais consistente.

Cubra a massa com uma fina camada de óleo com suas mãos e deixe-a descansar por 1 hora (o óleo não deixa a massa ressecar enquanto descansa). Enquanto estiver sovando a massa. Forme bolinhas com estes pedaços. Após 1 hora a massa deverá ter dobrado o seu tamanho! Corte a massa na quantidade de pizzas que deseja fazer (pizzas grandes com massa grossa . agregue mais farinha na mesa se for necessário(se a massa estiver muito grudenta). e deixe descansar por mais 1 hora! As bolinhas também crescerão mais um pouco! .corte em 4 pedaços / para pequenas em 6 pedaços). Após um tempo você poderá sentir que a massa ficará cada vez mais macia. continue sovando formando uma bola.pressionando bem.

Quando os tomates já estiverem bem fragmentados. mas aos poucos você pega a prática! . é uma boa hora para preparar o molho e deixar o restante dos ingredientes no jeito! O molho é muito simples. mas quem quiser abrir com rolo não há problema algum! Abra a massa gentilmente. tentando deixar o mais uniforme possível sem rasgar«.Modo de preparo do Molho de Pizza e Abertura dos Discos: Enquanto você espera o 2º descanso das bolinhas. Pronto aí está o molho de sua pizza! Vamos voltar a massa! Quando o 2º descanso terminar para as bolinhas.talvez os primeiros discos sejam mais difícil de abrir. você já pode abrir os discos de pizza! Recomendamos que os discos sejam abertos com a mão. assim preservamos as bordas da Pizza. basta amassar os tomates com a mão (evite utilizar liquidificador pois as sementes são trituradas e o sabor é alterado). adicione sal a gosto.

você não estragou o seu disco!). mas o disco de pizza foi colocado na frigideira bem quente e sem untar com nada. Esta fina camada serve para segurar um pouco o crescimento do centro da pizza. evitando as bordas. que alcança temperaturas acima de 400º. e não se preocupe o cheiro de queimadinho é normal. o forno deve estar no máximo!! Após pré assar a massa da maneira que mais lhe convém. permaneceu na frigideira tampada em torno de 3 minutos (quando a parte inferior começou a queimar. adicione bastante molho no disco de pizza. você pode pré-assar a massa também direto na pedra refratária ou em alguma forma. foi esta a parte que nós do Pizza São Paulo demoramos muito para descobrir!! As Pizzarias utilizam o forno a lenha.Passe uma fina camada do molho em cima do disco. coloque a cobertura de sua . Não possuímos fotos da pizza na frigideira por enquanto. formas de assar e inúmeros recursos e adereços utilizados chegamos a um resultado muito bom!! O segredo é pré assar a massa com a camada de molho em nada mais do que uma simples frigideira ou panela bem quente e tampada. evitando de deixar a massa dura.. a pedra refratária consegue ³segurar´ o calor do forno e transferir estas calorias para a pizza. mas o sabor não fica o mesmo. após 16 tentativas com diversos tipos de massas. fazendo com que as bordas cresçam mais. dá um gosto especial na massa! Uma outra dica para melhorar ainda mais o sabor é comprar um pedra refratária para assar a pizza após a passagem pela frigideira. desta forma ocorre um choque térmico na base do disco de pizza. resultando um toque ´profissional´! Como assar a Pizza! Aqui está o segredo! Bom. o que faz a massa criar as famosas ³bolhas´ e crescer«. A massa da pizza precisa de um grande choque de temperatura e pouco tempo de cozimento para que alcance a textura ideal (crocante por forma e macia por dentro). e ele sim. Quebramos muito a cabeça e chegamos perto de desistir.crescer muito! Desta forma a massa fica crocante e aerada internamente. claro que para potencializar a cocção. enquanto o forno comum de casa alcança uma média de 270º. mas como somos loucos por pizza. um delícia!!! Sem contar que o famoso ³queimadinho´ em baixo da pizza também fica presente. fazendo com que uma temperatura mais elevada e uniforme realize a cocção com mais rapidez. Se você não possui uma frigideira grande.

e nós do Pizza São Paulo. a pizza deles sim é Profissional e deliciosa!! É isso ai pessoal. quando o queijo começa a borbulhar ou formar casquinha.e se você ficou na vontade. em torno de 6 minutos) por mais ou menos 8 minutos. Equipe Pizza São Paulo ³Loucos por Pizza!´ *Fotos por: Gabriel Colombara . precisa de um bom tempo para ser preparadam então reserve pelo menos 3 horas antes do momento da refeição para iniciar o preparo«. aguardem novidades! Espero que façam bom proveito da receita para o Final de Semana! Comentem suas experiências para gente! Atenciosamente. e muitas vezes as coberturas mais estravagantes são as que fazem mais sucesso!! Fazer a pizza é muito trabalhoso. pode pedir em alguma das pizzarias cadastradas em nosso site. corte-a em 8 pedaços ou em petisco e bom apetite!! Agora quanto a outras coberturas«invente!! Tudo vale quando a matéria é pizza. mas é uma ótima forma de reunir os amigos. *Dica. mas não quer ter todo este trabalho. dependendto da temperatura máxima do seu fogão. já é hora de tirar a pizza! Quando verificar que a Pizza já está no ponto de tirar do forno. nos divertimos muito nesta caminhada!! Apesar desta receita e modo de preparo resultar em uma pizza caseira MUITO boa.preferência e leve o disco ao forno novamente (se você tiver pré aquecido o disco na frigideira ou panela o tempo no forno se rá menor.