You are on page 1of 2

Roteiro de leitura para 21, 22/03 O campo da antropologia [ Aula inaugural no Collège de France, 1960] In: Antropologia estrutural dois .

Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, [1973]1993. 1. Qual o tema deste texto? 2. Que dívida Lévi-Strauss afirma ter contraído com Marcel Mauss? 3. No que consiste a aproximação proposta entre a Antropologia e a Semiologia? 4. Que pensa Lévi-Strauss sobre a relação entre experiência e modelo, entre observação e teoria? E em que sentido ele se distancia de Radcliffe-Brown? 5. De que modo o problema do incesto revela como trabalha a antropologia proposta por Lévi-Strauss? 6. Como o autor relaciona o problema do incesto com a análise de um tema mitológico? 7. Que pensa o autor sobre a oposição entre sociedades frias e sociedades quentes ? 8. Por que, segundo Lévi-Strauss, é tão importante para a antropologia estudar os povos indígenas?

Lévi-Strauss, C. ³A análise estrutural em Lingüística e Antropologia´ (1945) In: Antropologia Estrutural I (cap. II)

1. Quais os procedimentos fundamentais do método fonológico, na formulação de Trubetzkoy? Que perspectivas se abrem a partir de então para as colaborações entre Lingüística e Antropologia? 2. Como a fonologia lida com a perspectiva diacrônica? 3. O que se denomina ³sistema de parentesco´ recobre duas ordens distintas de realidade? Quais são elas e como devem ser tratadas? 4. O problema do tio materno/ relação avuncular. Que interpretações a respeito do problema Lévi-Strauss descarta? 5. Sintetize a análise de Radcliffe-Brown sobre o tio materno. Qual a crítica de Lévi-Strauss a essa análise? 6. Como Lévi-Strauss define o avunculado? 7. Ao definir o que considera ³verdadeiramente elementar´ no parentesco, LéviStrauss se afasta de Radcliffe-Brown. Quais as suas conclusões? 8. Por que o átomo do parentesco resulta de modo imediato da proibição do incesto? 9. Comente a afirmação do autor segundo a qual ³mesmo a estrutura de parentesco mais elementar existe simultaneamente na ordem sincrônica e na ordem diacrônica´.

junto com a primeira. Qual o sentido da comparação entre histeria e totemismo? 2. portanto. em validar essa crença fazendo da exigência inversa um atributo dessa µsegunda natureza¶. O que Lévi-Strauss quer dizer quando afiram ser essa relação metafórica? 4. Quais são as relações possíveis entre as séries natural e cultural? Dê exemplos. O que Lévi-Strauss quer dizer quando afirma que Boas passa de uma definição concreta a outra. que o homem civilizado. Como Lévi-Strauss pensa a distinção entre totemismo e religião. Quais são os dois problemas que Lévi-Strauss afirma terem sido confundidos com o totemismo? 4. contigüidade. entre humanos e espécies naturais. um exorcismo. formal. antes de tudo. O que Lévi-Strauss quer dizer quando afirma ser o sistema de parentesco um sistema simbólico? O Totemismo hoje Introdução 1. As análises anteriores do totemismo supunham uma µconfusão¶ ± ou seja. fabrica para si com os estados µprimitivos¶ ou µarcaicos¶ do próprio desenvolvimento´. que o pensamento cristão considerava essencial. 3. 1. Pensava-se. na vã esperança de libertar-se dela. O que é demonstrado com o caso Tikopia? Apresente os dados etnográficos relevantes para a demonstração. ou entre totemismo e sacrifício? . 3. do totemismo? Capítulo 1.10. Comente a afirmação de Lévi-Strauss: ³O totemismo é. 2. de atitudes mentais incompatíveis com a exigência de uma descontinuidade entre o homem e a natureza. a projeção para fora de nosso universo.