COLÉGIO ESTADUAL VICTOR HUGO

PLANO DE CURSO – Ensino Médio – Ano Letivo: 2011
Disciplina: Biologia 1asérie
Professor(a): André/Ana/Fernando/Katariny
Objetivos Gerais da Disciplina: Estimular o espírito crítico propiciando conceitos fundamentais de forma acessível, explicações científicas a fenômenos do cotidiano, permitindo uma melhor compreensão das implicações da biologia na vida.
Objetivos Específicos Conteúdo Programático A Célula: Estruturas Identificar a organização celular como característica fundamental de todas as formas vivas. Identificar a célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos. Características gerais dos seres vivos. Célula e suas estruturas. 18 N° Aulas Estratégias Aulas dialogadas, expositivas, aulas práticas, vídeos e relatórios. -Análises, interpretação, produção de textos e das atividades experimentais. Recursos Didáticos Bibliografia Instrumentos Teste e prova

Quadro branco, caneta pilot e datashow.

Caracterizar os principais Química dos seres vivos. componentes químicos encontrados nos seres vivos A Célula: Estruturas Identificar a célula como sistema que troca substâncias com o meio. Membrana Plasmática: processos físicos Demonstrar permeabilidade celular através do transporte ativo e passivo. Compreender os processos de osmose e diálise.

16

Aula expositiva com auxílio de retroprojetor para demonstrar os processos de osmose e diálise. Serão propostas situações-problema, desafios e questões intrigantes sobre o assunto, para provocar a motivação do aluno.

Quadro branco, caneta pilot e datashow.

Teste e prova

expositivas. Diferenciar a reprodução assexuada e sexuada. vídeos e relatórios. Reconhecer a importância da nutrição. produção de textos e das atividades experimentais. reprodução sexuada e seleção natural para explicar a evolução dos seres vivos. -Análises. expositivas. Relacionar mutação. contrapondo-a a ocorrência de clones naturais. Reconhecer a ocorrência de mutação como fonte de diversidade genética. Quadro branco. Identificar a reprodução sexuada como fonte de variabilidade genética. vídeos e relatórios. caneta pilot e datashow. autótrofa e heterótrofa. relacionando-a ao surgimento de características diferentes dentro de uma mesma população. Destacar a relação de interdependência entre animais e vegetais. A Célula: mecanismos energéticos Respiração Celular Fotossíntese 16 Aulas dialogadas. aulas práticas. Ônibus. aulas práticas. . caneta pilot e datashow. como fonte de matéria-prima e energia para o crescimento e o funcionamento dos organismos. . Reconhecer o DNA como substância que constitui o material hereditário de todos os seres vivos. teste e prova Reprodução celular Tipos de Reprodução Assexuada Tipos de Reprodução Sexuada Ácidos Nucléico células somáticas e germinativas Evolução Teoria Sintética Surgimento de novas espécies 16 Os alunos deverão ter o livro texto indicado para realização de leituras e exercícios propostos Aulas dialogadas.Os alunos deverão ter o livro texto indicado para realização de leituras e exercícios propostos Teste e prova Quadro branco. interpretação.Reconhecer a fotossíntese e a respiração como processos de transformação de energia fundamentais a vida.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful