You are on page 1of 10

Administração da Produção

Aula II
Fonte: MOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e
Operações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. pg
01-21.

1 – Introdução a Administração da Produção e Operações

1.1 – Conceito e evolução

Conceito
Administração da Produção e Operações:
Atividades (meios) para a produção (fins) de um bem físico ou à prestação de
serviços.

Produção – Atividades Industriais/Bens

Operações – Atividades de Serviços

Prof. Gustavo Melo 1

d) O grau de padronização daquilo que é oferecido independentemente do cliente considerado. b) A uniformidade de insumos necessários: c) As possibilidades de mecanização. •Programação: •Controle Critérios de diferenciação de bens e serviços: a) A natureza do que se oferece ao cliente e do seu consumo. Prof. •Localização. Gustavo Melo 2 .Bens e serviços demandam: • Tamanho/Dimensionamento.

Gustavo Melo 3 . Prof.Quadro 1 – Diferenças entre Empresas Industriais e de Serviços Característica Indústria Empresas de Serviços Produto Físico Intangível Estoques Comuns Impossível Padronização dos insumos Comum Difícil Influência da mão-de-obra Média/pequena Grande Padronização dos produtos Comum Difícil Fonte: MOREIRA ( 2004: 03) A Administração da Produção e Operações é o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de produção (empresas industriais) ou operações (empresas de serviços).

XX – A Metade do Revolução Máquinas FIRMA Séc. Evolução da Capacidade de Produção “Técnicas e instrumentos de gestão da produção” Inglaterra / EUA / Pré. XIX Primeiras Séc. França como potências econômicas de menor significado • Críticos associam como uma das causas do declínio dos EUA pela ênfase exagerada nos aspectos mercadológicos e financeiros nas decisões estratégicas. XX Industrial em Escala Séc. XVIII - XIX Surgem Japão. Idade Potência Produção história Média – Econômica em Massa Serviços Séc. Prof. XIV – Séc. Alemanha. Gustavo Melo 4 .

Sistemas de Produção e Funções Gerenciais Função – é um ente abstrato. Objetivos empresarias.são destinações pretendidas que indicam a direção para o planejamento da empresa. • O pano de fundo das funções são uma série de objetivos empresarias. Prof. a Organização. e no nosso caso indica um conjunto de atividades. a Direção e o Controle da produção. • A administração da produção e Operações preocupa-se com o Planejamento.: crescer. Gustavo Melo 5 . Ex.2 . contribuir com a comunidade. • A organização é um ambiente de conflitos onde a uma mediação. são os guias básicos que suportam a tomada de decisão e por outro lado são a lógica dos critérios de avaliação dos resultados.1. Por um lado. ter lucro. de forma a se harmonizarem com os objetivos da empresa. mais especificamente voltadas a fabricação do produto ou prestação de serviço.

Gustavo Melo 6 . Estratégico Escopo Níveis Gerenciais Tático/Funcional Operacional Sistemas de Produção • Sistema de Produção é o conjunto de atividades e operações inster-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços Prof.

Figura 1 – Elementos do Sistema de Produção INFLUÊNCIAS E RESTRIÇÕES PRODUTOS PROCESSO DE INSUMOS E/OU PRODUÇÃO SERVIÇOS SUBSISTEMA DE CONTROLE Fonte: MOREIRA ( 2004: 09) Prof. Gustavo Melo 7 .

Gustavo Melo 8 . Quadro 2 – Classificação Cruzada de Schroeder (Ex.Tipos de Sistemas de Produção •Sistemas de Produção Contínua (fluxo e linha) / Massa – Contínua •Sistemas de Produção Intermitente (fluxo intermitente) /Lotes •Sistema de Produção para Grandes Projetos.) Orientação para Estoque Orientação para encomenda Fluxo em linha Refinaria de Petróleo Veículos Especiais Indústrias Químicas (grande Companhia telefônica porte) Eletricidade Fábrica de Papel Gás Fluxo Móveis Móveis sob medida Intermitente Metalúrgicas Peças especiais Restaurante Fast Food Restaurante Projeto Arte para exposição Edifícios Casas pré-fabricadas Navios Fotografia artística Aviões Fonte: MOREIRA (2004: 13) Prof.

Empresas voltadas para o cliente 4. Exploradores de tecnologia 3.1. Empresas de alta tecnologia voltadas para o cliente 5. Gustavo Melo 9 . Empresas minimizadoras de custos Prof. determina os produtos e/ou serviços a serem oferecidos e trata do planejamento para a aquisição e alocação de recursos críticos como tecnologia e pessoal tanto para implementar os planos como para avaliar os seus impactos Relação ESTRATÉGIA X ORGANIZAÇÕES para Richardson. Empresas voltadas para o cliente a custo mínimo 6. Abridores de fronteiras tecnológicas 2.3 – Planejamento Estratégico • O planejamento estratégico define a filosofia básica da organização no que tange às suas atividades. Taylor e Gordon (1985) 1.

Gustavo Melo 10 . Principais componentes do Planejamento Estratégico: → Tecnologia do produto → Tecnologia do processo → Capacidade das instalações → Localização das instalações → Recursos Humanos → Suprimentos Prof.