You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DIREITOS AUTORAIS E A DEMOCRATIZAÇÃO DA
CULTURA

Leandro Santos Souza

Salvador, dezembro de 2010

2010 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA . dezembro.DIREITOS AUTORAIS E A DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA Leandro Santos Souza Trabalho apresentado a disciplina Metodologia de Pesquisa em Direito da Universidade Federal da Bahia como parte das atividades a serem realizadas para conclusão do quarto semestre do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. Salvador.

O objeto de estudo e a problemática foram sendo construidos por conta de no decorrer do meu curso. o que não condiz com a tamanha importância que deve ser atribuida. sobre tudo acesso a dados comparativos e percentuais sobre registro de obras e patentes e a relação entre a coisa pública e privada. causa uma remodelação das bases materiais da . reprodução e difusão do conhecimento. JUSTIFICATIVA (REFERENCIAL TEÓRICO DO OBJETO) O constante e contínuo aprimoramento das tecnologias de informação. estudo das culturas diversidade cultural e as diversas discussões sobre mídias e tecnologias que alargaram o campo de visão sobre um tema interdisciplinar e o fato de não existirem muitos trabalhos desenvolvidos sobre o tema. O problema que tenho encontrado é a quantidade ínfima de literatura sobre o assunto. acelera e barateia a produção. ter nos primeiros semestres aprofundado os estudos sobre políticas culturais. que em sua essência facilita.

por isso cresce o interesse acerca das questões que envolvem a proteção intelectual.sociedade a esta mutação tem-se dado o caráter de revolução. e da expansão do comércio mundial sobre os bens intelectuais. por seu potencial de mudança das estruturas organizacionais da sociedade. da valorização da informação do conhecimento aplicado nos quadros da sociedade contemporânea. executivas e judiciais. Na atual conjuntura de recursos de reprodução e divulgação de informações em massa e de uma política cultural e tecnológica promovida através da iniciativa de usuários da rede mundial de computadores entre outros grupos que defendem métodos colaborativos na construção de soluções e uma nova realidade Creative Commons¹ não se pode mais adiar o aprofundamento nas discussões sobre a propriedade intelectual e o bem em comum. são o resultado em parte previsível. tendo sido conceituada como sendo uma revolução informacional. o desafio é mediar conflitos entre autor e os interesses sociais. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL O trabalho tem como objetivo geral formular questões e dados comparativos sobre situações de conflitos entre os detentores de direitos autorais de extrema relevância para o conhecimento científico e artístico contra . tais como a crescente importância da propriedade intelectual na economia mundial que resultou em um número significativo de iniciativas legislativas. advindo este interesse de uma combinação de fatores. em especial o papel estratégico e econômico da indústria de tecnologia e cultura.

quantificarem as jurisprudências e outras decisões reiteradas entre a sociedade compostas pelas suas diversas representações e o detentor dos direito autorais. por entender que é através do pedido inicial e a inserção da justiça na mediação ou resolução desses conflitos sobre apreciação em suas primeiras etapas. trazendo a tona o conflito entre público e privado como pano de fundo. . quantificar estatisticamente a relação entre quem requer mais a justiça para resolução de conflitos de interesses sobre o uso de obras protegidas. estudo de caso teorizando sobre o objeto de estudo (delimitar a modalidade de pesquisa). entrevistas. a idéia é que estes dados sirvam como uma das bases de consulta para fomentar e teorizar o debate de extrema pertinência atual. através de estudo bibliográfico. a democratização da cultura. já que toda produção só é reconhecida pelo valor e impacto que ela causa em toda a sociedade e que. tendo o foco nas solicitações em que ocorrem os pedidos em beneficio próprio e os pedidos judiciais feitos para o bem em comum. é que se podem analisar os critérios de resoluções quanto ao caráter das lides. relacionando o foco no caráter de interesses entre público e privado tendo como critério a análise de elementos próprios dessa relação e a motivação para o conflito( definir como isto vai acontecer. METODOLOGIA DE PESQUISA A pesquisa se desenvolverá. OBJETIVOS ESPECÍFICOS -Investigar junto aos tribunais de primeira instância no estado da Bahia. questionários com perguntas objetivas fechadas. portanto deve cumprir com o seu papel social.o interesse público. buscando a fundamentação teórica para o entendimento de como se dá essa diferenciação de interesses. A coleta e análise de dados serão feitas através de entrevistas. -Analisar as situações de conflitos entre as partes para compreender o caráter do conteúdo de petições feitas a justiça. questionários com perguntas abertas ou fechadas.

profissionais do ramo do direito. José de Oliveira. 2003.. ASCENSÃO. BARBOSA. Rio de Janeiro: Forense. ..caracterizar o alvo da pesquisa. O registro das obras intelectuais. . servidores da justiça. Flávia M. ministério público com juízes leigos. REFERÊNCIAS ADURA. Direito autoral. 1980. Acontecerá na cidade de salvador nos fóruns de mediações de conflitos e entidades de classe defensoria pública.com. representantes de entidades particulares e civil organizadas que sejam parte requerida ou requerente em um processo que seja relacionado aos direitos autorais em geral Investigar a interpretação que estes fazem da função e dos instrumentos jurídicos no pleito e também de como se daria uma realidade diferente das dispostas na lei atual (objeto de pesquisa). Propriedade intelectual: a aplicação do acordo TRIPs. Rio de Janeiro: Lúmen Júris.). Disponível em: <http://www. ABRÃO. Eliane Y.br/direito autoral/onde.htm>. Denis Borges. Abrão..uol. os professores. a escola.