You are on page 1of 7

NOME DO AUTOR

TÍTULO DO TRABALHO DE PESQUISA

Projeto de monografia apresentado ao curso
superior de Gestão de Agronegócios, como
requisito parcial para obtenção do titulo de “Gestor
de Agronegócios” pela UCP – Faculdades do
Centro do Paraná.

Orientador: Nome do Prof. Orientador

LOCAL
2006

SUMÁRIO .

A introdução dá um panorama geral do assunto que será abordado na monografia.. Nos parágrafos seguintes deve-se ir focalizando para a parte do tema que será mais trabalhada.. Mostrar as razões é o que se entende por “justificativa”. para o ponto central do trabalho. No final do trabalho. 3 JUSTIFICATIVA A partir do que foi apresentado na problemática.. Nos primeiros parágrafos deve-se contextualizar o tema de forma bem geral. 2 PROBLEMÁTICA Falar dos aspectos gerais a serem abordados no trabalho de monografia. ou seja. Não há nenhum problema em ter a sua hipótese descartada. tem um começo um meio e um fim. em média. deixar claro o ponto chave a ser trabalhado e mostrar com clareza todas as razões que fazem ser importante estudar esse ponto chave.. é algo em que você acredita que acontecerá como resultado do seu trabalho. quando você tiver seus resultados. Tanto no Projeto de Pesquisa quanto na Monografia. 4ª parte – Comentar sobre o que o trabalho pretende contribuir (objetivo) diante da problemática existente. a Introdução tem a mesma característica e. A introdução parte sempre do geral para o especifico. de 1 a 2 páginas.1 INTRODUÇÃO Deve conter. geralmente. O leitor deverá ser conduzido lentamente ao ponto chave do trabalho. 1ª parte – Contextualizar de forma geral o assunto. 3ª parte – Discutir o ponto chave do trabalho (falar de forma bem resumida sobre a problemática existente). ou seja.. . 2ª parte – Focalizar um pouco mais. é aproveitada (melhorada) quanto se escreve a monografia. 4 HIPÓTESE Hipótese é sempre uma afirmação.. essa hipótese poderá ser descartada..

Lembre-se que. Numa pesquisa pode-se chegar muito além do que foi previsto nos objetivos.Por exemplo: Acredita-se que a implementação de projetos de crédito de carbono na região central do Paraná se constituirá num importante mecanismo para a recuperação de áreas degradadas e geração de renda para médios e grandes produtores. Cada objetivo específico também poderá ser um parágrafo bem sintético. Seja coerente com o que pode fazer. mas já será de bom tamanho “cumprir o prometido”. 5 OBJETIVOS 5. quando se estabelecem os objetivos específicos.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS É o detalhamento do objetivo principal. . isso é bem visto em qualquer trabalho. Então “não dê o passo maior do que a perna alcança”. mesmo sabendo que se pode fazer muita coisa. Por exemplo: Avaliar a possibilidade de implementação de projetos de seqüestro de carbono na região central do Paraná tendo em vista a recuperação ambiental e a geração de renda para médios e grandes proprietários rurais. o pesquisar está se comprometendo a atingi-los.5 a 3 linhas. • Determinar os “gargalos” para a implementação de projetos de seqüestro de carbono para a região central do Paraná. Isso não é um regra. 5. onde cada item será um objetivo especifico. mas lembre-se. O importante é que os objetivos específicos estejam bem diferenciados entre sí. o objetivo geral deverá ser bem sintético e deixar clara a meta geral do trabalho. Por exemplo: • Realizar revisão bibliográfica para levantamento dos principais projetos e estudos desenvolvidos sobre o tema “seqüestro de carbono” no Brasil e em outros países.1 OBJETIVO GERAL O que se sugere é que o objetivo principal seja uma frase de 2. Normalmente são construídos itens (tópicos).

. • Citação direta – transcrição literal de um texto ou parte dele • Citação indireta – redigidas pelo autor do trabalho com base em idéias de outros autores. debates. A citação é a menção. • Delimitar áreas desflorestadas na região central do Paraná onde possam ser implementados os projetos de seqüestro de carbono. Neste tópico você deverá mencionar trechos desses trabalhos que você encontrou. de informação extraída de outra fonte (livros. • longa Possuem mais de 3 linhas. etc. você deve se basear sempre em trabalhos semelhantes já existentes. há normas para fazer isso. • Avaliar as possibilidades de geração de renda com a implementação de um projeto de seqüestro de carbono para uma média e grande propriedade. Este tópico existe. pois. Há basicamente 2 tipos de citações: as citações diretas e indiretas. e infinitamente mais rápidos e mais precisos do que uma pessoa munida apenas de papel e lápis”. Mas não deve ser de qualquer jeito. monografias. no texto. conferências. de fonte escrita ou oral transcrição ou paráfrase. quando se desenvolve um trabalho como a monografia. assim como os computadores de hoje são muito mais rápidos que os de cinqüenta anos atrás. entrevistas. palestras. teses. 6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Nada mais é do que a revisão bibliográfica do seu projeto de pesquisa ou monografia. em parágrafo próprio. sites. dissertação. letra menor (Times New Roman 11). com indicação das fontes de onde foram retiradas. CITAÇÃO DIRETA: • Curta Para Almeida (1996) “o teor a vapor era muito mais rápido que o manual. São transcritas em espaço simples entre as linhas. Pode ser direta ou indireta. artigos. sejam eles livros. etc.). artigos. As citações são elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação e que se revelam úteis para corroborar as idéias desenvolvidas pelo autor no decorrer de seu raciocínio. Essas normas são chamadas de citações. margem esquerda com recuo de 4 cm.

tentando ganhar dinheiro por meio de mudança. a ser realizado. Foster (1990) coloca que: .). 7 METODOLOGIA (OU MATERIAL E METODOS) É a “receita de bolo”! Este item deve ser elaborado de forma que outras pessoas possam repetir o seu trabalho. apenas desejada e eventualmente facilitada. 2). usando as suas palavras para dizer o mesmo que o autor disse no texto.. o processo de inovação é uma disputa de mercado entre inovadores ou atacantes.. É uma citação livre. devem-se usar os verbos no futuro (será realizado.). Na monografia – como o trabalho já foi realizado.. 1990) CITAÇÃO INDIRETA: É a reprodução de idéias do autor. deve-se usar os verbos no passado (foi realizado.. O processo de inovação abrange aspectos que vão desde a criação até a implementação da idéia. p... O item deve conter a resposta a duas perguntas: como. quando necessário. será feito.. .. Contudo.. sendo necessário citar a fonte. a idéia expressa continua sendo do autor.. Exemplo: O valor da informática está relacionado com o poder de ajuda aos tomadores de decisões a atingirem os objetivos da empresa (VIEIRA. talvez até mesmo grandeza.. 1998. protegendo seus fluxos de caixa. com o que e quando foi feito o trabalho? No projeto – como o trabalho não foi realizado ainda.. Ela não pode ser administrada ou prevista.. CITAÇÃO DE CITAÇÃO: SILVA (1975) citado por FERREIRA (1985) mostra a integração existente entre a organização e o ambiente quando afirma que “como a fixação de objetivos é.... foi feito. e defensores.. ou ao menos entender os passos de sua pesquisa. (FOSTER... Mas.a maioria dos estudiosos vêm a inovação como um processo solitário que requer criatividade e talento. essencialmente um problema de definir as relações desejadas entre uma organização e seu ambiente”..

.15.. Brasília. n.. p. M. A. 1987. v. Elementos de lingüística para estudos de indexação automatizada. Ciência da Informação. apenas coloque o que você espera. Você não tem obrigação de adivinhar os resultados.. as diferentes etapas que comporão o projeto de pesquisa..2. ao longo do tempo. desde o seu planejamento até a elaboração do relatório final. mas também em relação à parte operacional.5-22 . Nesta etapa o pesquisador deve contabilizar o tempo que será gasto para realizar o trabalho. 9 CONSIDERAÇÕES FINAIS Há considerações importantes que você deseja colocar ao final do seu projeto? Não precisa ser apenas em relação ao tema do projeto. Por exemplo: MESES AÇÕES / ETAPAS J F M A M J J A S O N D Determinação dos municípios da região central do Paraná a serem estudados Revisão bibliográfica sobre o tema de estudo Treinamento em SPRING Aquisição de base cartográfica e imagens de Satélite Processamento e classificação das imagens de satélite para determinação da cobertura florestal Análise e discussão dos resultados Elaboração de relatórios parciais Elaboração de relatório final 8 RESULTADOS ESPERADOS O que você espera de resultados? Escrever. etc. 10 REFERÊNCIAS Seguir as normas da ABNT/ UFPR (coleções de livrinhos do acervo da biblioteca da UCP) Exemplo: CINTRA. Distribuir.

Related Interests