1. O que estuda a Fisiologia? Estuda o funcionamento, reações químicas e físicas do organismo. 2. O que é Homeostasia?

É a manutenção do bom funcionamento do corpo. Manutenção das condições constantes no meio interno. 3. Cite as funções do: - Retículo Endoplasmático Rugoso: Síntese protéica. - Ribossomos: Síntese protéica. - Retículo Endoplasmático Liso: Síntese de lipídeos e detoxicação celular; - Complexo de Golgi: Tem função no papel secretor. Processa substâncias enviadas pelo retículo end. Plasmático e as transforma em lisossomos, vesículas secretoras e outros componentes. - Lisossomo: Constituem um sistema digestivo intracelular. Permitem que a célula digira estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeridos pela células e materiais indesejados, tais como bactérias. - Mitocôndria: Produção de energia. - Peroxissomos: Detoxicação 4. O que é e o que forma o Meio Interno? Meio interno é o Líquido Extra-Celular. Formado pelo líquido intersticial e plasma sanguíneo. 5. Cite os principais componentes do LIC e do LEC? No LIC temos potássio, magnésio e íons fosfato. No LEC temos sódio, cloreto, íons bicarbonato e mais os nutrientes para as células como oxigênio, glicose, amioácidos... 6. Quais os sistemas que controlam a Homeostasia do corpo? Sistema respiratório, sistema gastrointestinal, rins, sistema músculo-esquelético. 7. Como ocorre a quebra da Homeostasia? Quando ocorre o aumento ou diminuição considerável de alguma substância....como por exemplo o excesso de gás carbônico, ou a falta de oxigênio. 8. No que consiste o feedback negativo? Dê um exemplo. Consiste numa série de eventos desencadeados que são contra o estímulo inicial. Por exemplo, quando temos alta concentração de dióxido de carbono, é aumentada a ventilação pulmonar, eliminando uma maior quantidade de dióxido de carbono até retomar a normalidade. 9. Qual a função do glicocálix? Onde ele é encontrado? Glicocálix é um revestimento frouxo de carboidratos encontrado na superfície externa da célula. Tem como função o reconhecimento celular, prender as células umas as outras (se prende ao glicocálix da outra), repelir ânions e alguns fazem parte de reações imunes. 10. Do que é feita a membrana plasmática? É quase que completamente feita de lipídeos (camada bilipídica) e proteínas.

Difusão Facilitada e Osmose. Difusora. Difusão simples acontece apenas pela energia cinética das moléculas. Num meio hipertônico a célula fica flácida. 17. que vai colocar 3 átomos de sódio para fora da célula e trazer 2 átomos de potássio para dentro dela. O que acontece com a água quando a célula é colocada num meio hipertônico? E hipotônico? Osmose é a passagem de água do meio menos concentrado para o mais concentrado em relação ao soluto. pois é a favor do gradiente de energia. A substância difusora nunca será transportada mais rápido do que a proteína é capaz de se conformar. porque é contra o gradiente de energia. o efeito do potencial elétrico de membrana sobre a difusão de íons (cargas opostas se atrem e cargas igual se repelem) e a força da pressão. Explique Osmose. Pinocitose. Fagocitose é o englobamento de partículas sólidas através de prolongamentos chamados de pseudópodes. Transcitose é a passagem de substâncias pelo meio intracelular. . Transcitose e Exocitose? Fagocitose e Pinocitose são exemplos de Endocitose. mas pode ocorrer emissão de pseudópodes. quanto maior a área. Quais os fatores envolvidos na velocidade da difusão facilitada? Explique cada um deles. é essencialmente o oposto da endocitose. 14. é o caso da Difusão Simples e Difusão Facilitada. Exocitose é a eliminação de substâncias. e o peso molecular da subs. Transporte passivo acontece sem gasto energético. a temperatura. 15. Difusora). maior a velocidade). A Difusão Facilitada requer justamente a interação com proteína transportadora. Transporte ativo acontece com gasto energético. mecanismo que ocorrem em todas as células. sem qualquer interação com a proteína transportadoras. ex: transporte de glicose. e no hipotônico ela incha. Cite três tipos de difusão. enquanto a pinocitose é o englobamento de partículas líquidas através de vesículas. coeficiente de difusão (permeabilidade vezes a água. ex: transporte de íons. 12. o efeito da diferença de concentração (quanto maior a diferença mais rápida a difusão). Diferencie Difusão Simples de Difusão Facilitada. 18. 13. 19. Por que a difusão facilitada tem uma velocidade máxima? Porque ela depende da velocidade de conformação da proteína transportadora. Permeabilidade da membrana (que depende da expessura da membrana. Difusão Simples. o nº de canais. Dê exemplos. Dê exemplos. 16. por isso é dita eletrogênica. a lipossolubilidade da subs. Explique a bomba de sódio e potássio. O que é pressão osmótica? É exatamente a pressão necessária para interromper o processo da Osmose ou invertê-lo. É um exemplo de transporte ativo primário. Diferencie Fagocitose.11. Por ex a bomba de Na e K. Diferencie Transporte Passivo de Transporte Ativo.

isso ocorre quando o estímulo é de tamanho tal que faz a voltagem variar em pelo menos 30mv. 25. Através de que aparelho mede-se o potencial de ação? Grampo de voltagem.20. isso gera um feedback positivo que faz com que toda a fibra se despolarize. 22. 21. O que causa o potencial de Difusão? A diferença de concentração de um lado e de outro da membrana. 28. 30. O que pode produzir um potencial de Membrana? A bomba de sódio e potássio. bem como estabelecer a voltagem negativa da célula. porque ela é responsável por tornar a célula negativamente carregada. Despolarização: um estímulo atingiu o limiar então começa a abertura dos canais de sódio fazendo com que a fibra fique mais positiva. são chamadas assim porque tem a capacidade de alterar a voltagem negativa que se forma em seu interior. 32. 31. transferindo mais íons para fora da célula e conseqüentemente carregando mais água com eles. O que é Potencial de Ação? Explique. 29. 26. 24. O que quer dizer quando se diz que a Bomba de Sódio e Potássio é eletrogênica? Quer dizer que ela bota fora 3 íons positivos e só traz pra dentro 2. Verdadeiro. A Bomba de Sódio e Potássio é responsável pelo Potencial de Membrana. Repolarização: abertura dos canais de potássio assim que os de sódio começarem a se fechar. Explique o feedback positivo que acontece para a abertura dos canais de Sódio. Quais são as células excitáveis do corpo humano? Porque são assim chamadas? Células musculares e nervosas. A fibra recebe um estímulo forte o bastante para atingir o limiar de excitação e então sua voltagem que era negativa começa a aumentar em direção ao positivo. (Quanto ao que ocorre com os íons e as cargas) Repouso: formado um pólo negativo. A membrana plasmática é mais permeável ao Sódio ou ao Potássio? Ao sódio. o potássio sai da célula a tornando mais negativa e novamente a repolarizando. Qual a importância da Bomba de Sódio e Potássio para o funcionamento do organismo? É importante no controle do volume celular. Por que ele precisa ser seguido por um feedback negativo? Quando os canais de sódio da parte estimulada da fibra começam a se . vai impedir o inchaço da célula. Quais as fases do Potencial de Ação? Diferencie cada um deles. Verdadeiro ou Falso? Justifique. 27. cada vez entrando mais sódio. Como deve ser a intensidade do estímulo para desencadear o potencial de ação? Deve atingir o limiar de excitação. porque tirando 3 cargas positivas para fora e trazendo apenas duas ela gera um déficit positivo na célula. Uma variação rápida do potencial de membrana em direção ao positivo. O que acontece com o sódio e potássio caso a célula comece a inchar? A bomba da sódio e potássio é ativada automaticamente. 23.

ocorre no coração e aumenta a força da contração 38. músculo liso e glândulas endócrinas e exócrinas. O que é Hiperpolarização? Quando após um potencial de ação a fibra fica mais eletronegativa do que estava antes dele. 36. Quais são os órgãos efetores? Músculo esquelético. 34. um feedback positivo ocorre. Como é a transmissão do impulso nervoso no neurônio. impedindo potencias de ação. ao contrário o potencial permanece em platô por algum tempo. O que acontece no Cone de Implantação do neurônio? 44. nível ainda muito negativo. 35. É possível que os canais de sódio se abram novamente sem que a fibra nervosa esteja repolarizada? Por que? Sim. Não ocorre gasto de energia no Potencial de Ação. O que tem a abertura mais rápida. Qual a função da bainha de mielina no neurônio? Impermeabilizar o axônio do neurônio. um neurônio pode responder à um estímulo mais forte do que está respondendo desde que possua alguns canais ainda abertos. porque a entrada de sódio na célula vai contra o gradiente eletroquímico. 41. Quais as partes principais de um neurônio? Dendritos. 40. Verdadeiro ou Falso? Justifique. Qual a diferença na condução do impulso nervoso em fibras mielínicas e amielínicas? Qual a mais econômica? A condução do impulso em fibras amielínicas demanda a depolarização de toda a fibra. O que é Sinapse? Meio de comunicação entre duas células nervosas. Pode ser excitatório ou inbitório. . fazendo com que mais canais de sódio se abram e despolarizando assim toda a fibra. sendo mais difícil de ser excitada. 46. os canais de sódio ou de potássio? De que forma isso contribui para o potencial de ação? Os canais de sódio. Em alguns casos a membrana estimulada não se repolariza imediatamente após a despolarização. 33. isso se chama período refratário relativo. Falso. o platôaumena muito o período de despolarização. 37. 39. 42.abrir na despolarização. 43. por isso a sua condução é saltatória e portanto mais rápida e econômica. Como funcionam os anestésicos locais? Aumentam muito o limiar de excitação das fibras. ocorre gasto de energia para despolarizar a fibra. O que acontece com os canais de Sódio quando há déficit de íons Cálcio? Os canais sódio são ativados por pequeno aumento do potencial de membrana de seu nível normal. Qual a importância do Potencial em Platô para o corpo? Aumentar a força da contração. Deve ocorrer em seguida feedback negativo para que esses canais se fechem. Explique o Potencial em Platô. contribui aumentando a força de contração da fibra. 45. 47. Junção entre dois neurônios por onde passam os impulsos nervosos. corpo e axônio. já nas fibras mielínicas a despolarização só ocorre nos Nodos de Ranvier.

nele há grande quantidade de vesículas membranosas que produzem uma subs. mas também na medula espinhal. transmissora vai interagir com proteínas. inibição ou facilitação. 55. provocando diminuição do potencial de membrana. Transmissão do impulso é unidirecional(denditros corpo.axônio) . 52. Como agem os receptores excitatórios e inibitórios? Excitatórios: Diminuem o pontencial de membrana para um valor menos negativo. O estímulo produzirá um potencial de ação que vai se transmitir por toda a fibra e propicia a abertura de canais voltagem-dependentes que atrairão as vesículas para a membrana plasmática. São mais rápidos. essas sinapses tornam-se mais capazes de transmitir o mesmo sinal em outras oportunidades. 53. uma vez que as vesículas estejam fundidas com a membrana ocorre exocitose da subs. 59. A maior parte das informações que não provoca uma resposta motora imediata é armazenada principalmente nos córtex. 2mV é a alteração máxima causada por um botão terminal de voltagem no neurônio. Explique o papel do cálcio na neurotransmissão química. porém seus efeitos duram menos tempo. Não há contato entre os botões pré e pós sináptico. Soma de Por somação espacial (somação das descargas de . neutralizando parte da negatividade da célula. Qual a vantagem dos transmissores sinápticos de baixo peso molecular? Dê exemplo. 49. Atrair as vesículas e causar exocitose do conteúdo delas. 57. a subs. 56. O botão terminal do axônio transmite o impulso ao neurônio seguinte. Cada vez que determinados tipos de sinais sensoriais passam através de sequencias de sinapses. Onde ocorre a Sinapse elétrica? Músculo cardíaco e liso. O que executa um potencial pós-sináptico excitatório e inibitório? Inbitório: Aumento da permeabilidade da membrana aos íons cloreto ou potássio. 50. os canais voltagem-dependente e os canais ligando-dependentes? 54. Transmissora. Explique o mecanismo da neurotransmissão química. abrindo canais de sódio e passando para o neurônio seguinte. Quais os principais papéis da sinapse? Transmitir os impulsos nervosos. Inibitórios: aumentam o potencial de membrana a um valor mais negativo. Ex: GABA. Quais as três conseqüências que podem ocorrem na célula seguinte estimulada por um neurônio? Excitação. 51.para futuro controle das atividades cognitivas e motoras. há uma fenda. Uma vez na fenda sináptica. Explique o funcionamento da Memória. ou mesmo ambos. Excitatorio: Aumento da permeabilidade da membrana ao sódio.48. Onde estão localizados no neurônio os canais de vazamento. como o neurônio atinge o limiar de excitação? Somando-se o PPSE e o PPSI 58. da membrana para a fenda. Então. Diferencie Somação Espacial e Temporal.

O Sistema Nervoso Autônomo sofre duas subdivisões. . nicotínicos e adrenérgicos? 74. Quais os elementos necessários para que se execute um arco reflexo? Explique cada um deles. Diferencie Reflexo condicionado e incondicionado. Quais as 3 propriedades principais dos receptores? 66. 62. Onde são encontrados os receptores muscarínicos. Como é a fibra da Medula da Glândula Adrenal? Onde ela atua e o que libera? 73. O que cada uma libera? Quais são colinérgicas e adrenérgicas? 72. 68. 61. Qual é o único receptor não adaptável? 67. 60. onde não há bainha de mielina e há muitos canais voltagem dependentes. O que faz parte da Unidade Motora? 65. Quando ocorre uma Reação de Luta ou Fuga? 75. Onde age o Sistema Nervoso Autônomo? 71. Em que parte do neurônio ocorre a soma dos potenciais? E porque é esse o lugar adequado? No cone de implantação. O que liberam as fibras colinérgicas e adrenérgicas? Em que Sistema são encontradas? 69. Caracterize as fibras pré e pós-ganglionares do Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático. quais são elas e o que as diferencia. 63.todos os botões presentes no neuônio) ou por somação temporal (soma de todas as descargas de um mesmo botão em determinado tempo). Onde saem as fibras do Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático. Diferencie ato voluntário e ato reflexo. 64. Explique o mecanismo desencadeado pela Reação de Luta ou Fuga. em que parte da medula espinhal? 70.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful