COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE FORMOSA –IECLB Av.

Cristalina, 174, Setor de Chácaras Sul, Formosa/GO Fone: (61)3631-3872/ 9939-4185 E-mail: ieclbformosa@yahoo.com.br, ilaene_schuler@hotmail.com Data: 12/08/2007

PAIS QUE ORAM POR SUA FAMÍLIA
Pregação baseada em Efésios 3.14-21. Qual o nome de sua família? Qual o nome da pessoa que está ao seu lado, ela pertence a que família? Existe alguma família neste culto que você ainda não conheça? Diante de tudo aquilo que Deus estava realizando em Cristo, a nova sociedade, as novas comunidades, os novos homens e novas mulheres, diante da atuação da graça de Deus em sua própria vida, Paulo se ajoelhava. Diante do PAI DE TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA. O judeu costumava orar em pé com as mãos levantadas. Não sabemos até que ponto a oração de joelhos se generalizou nas novas comunidades. Aqui é como se Paulo, ultrapassado pela visão de Deus, só conseguisse prosseguir de joelhos, prostrado diante do espetáculo da glória do Pai de todas as famílias terrestres e celestes, clamando para que seus leitores, compreendendo plenamente essa visão, agissem e vivessem de acordo com a mesma. PAI DE TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA. A criação tem uma única origem e paternidade, Deus. Humanamente falando, ligamos à identidade de um marido, esposa e filhos a seu nome de família específico. Trata-se, entretanto, de uma identificação superficial. A identidade familiar tem raízes mais profundas. Família é uma palavra arraigada em Deus: Deus é o Pai – o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Nele próprio Deus é uma família divina. Isso também está expresso na forma como Deus se relaciona com as pessoas. A Bíblia revela este aspecto da natureza de Deus: Deus é nosso Pai, Deus é o marido do seu povo, Deus é como uma mãe que alimenta, Cristo é o Noivo da Igreja. Quando um homem e uma mulher se unem casamento, Deus lhe estende este nome, que em essência lhe pertence O NOME DE FAMÍLIA. Marido, mulher e filhos devem viver de acordo com o verdadeiro significado desse nome e refletir a natureza e vida da divina família (Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo) em sua família humana. COMO? O Plano de Deus para a família: Promessa de Deus para as famílias: Isaías 44.3: “Derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes”. COMO ESTA BÊNÇÃO PODE SER REALIDADE EM NOSSA FAMÍLIA? Oração: (Gn 17.18-22) Abraão ora a Deus pela vida de Ismael, seu filho. Na maioria das situações, as mulheres oram mais que os homens. Neste dia dos Pais queremos ser motivados pela Palavra a orar pelos nossos filhos. Deus está chamando também os homens para se apresentarem a fim de desempenharem sua parte na oração pela vida de seus filhos e família. O Senhor está chamando TODA a família e igreja à oração - tanto homens como mulheres, assim jovens como velhos. Pense, por um instante, no aspecto de guerra espiritual que existe na oração. Alguém escreve: "Enquanto não descobrirmos que a vida é uma guerra, não saberemos para que serve a oração". A oração envolve batalha contra as forças espirituais nos lugares celestiais.
1 de 2

COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE FORMOSA –IECLB Av. Cristalina, 174, Setor de Chácaras Sul, Formosa/GO Fone: (61)3631-3872/ 9939-4185 E-mail: ieclbformosa@yahoo.com.br, ilaene_schuler@hotmail.com Data: 12/08/2007

Como se sentem, homens, enviando sua mãe ou esposa para a guerra, enquanto permanecem tranqüilamente sentados em casa? Não é isto que estamos fazendo, quando consideramos a oração pela vida de nossos filhos e família como trabalho de mulheres? É tempo de tomarmos o lugar de guerreiro, ao lado das mulheres, para batalharmos juntos na força e vitória do Senhor, como família e igreja de oração. Considere também a questão de liderança espiritual no lar. Está muito claro nas Escrituras que o Senhor espera que os homens cristãos sejam líderes espirituais nos seus lares. Aqui está uma verdade, entretanto, que nem sempre é compreendida: líderes espirituais oram! Se um homem não ora, como poderá ser líder espiritual? Homens que não oram estão abdicando de seu lugar de autoridade espiritual e deixando suas famílias abertas a ataques. Como podemos ver, esta não é uma discussão abstrata, mas uma questão muito prática para mim, para você e sua família, para esta igreja que quer obedecer ao Seu Senhor. Creio que o lugar onde os homens casados precisam começar é na formação do hábito de orar junto com suas esposas. A maioria dos homens cristãos não tem esta prática. Casais que oram juntos estão forjando poderosos vínculos entre si que não serão facilmente quebrados. Na oração podemos perceber as coisas que são importantes para o outro, simplesmente prestando atenção às suas orações. A esposa ouve o marido orando pelo seu dia e pedindo a Deus para abençoá-la, assim como o esposo ouve as orações dela por ele. É um tempo maravilhoso de compartilhar juntos diante do Senhor e de fortalecer um ao outro. Orar juntos é um maravilhoso presente que podemos dar um ao outro. Quer seja de manhã ou à noite, durante cinco minutos ou uma hora, é essencial que casais cristãos aprendam a orarem juntos. 2. Tanque abastecido:

• •

Necessidades a serem supridas através da família na vida de seus filhos : Amor,Valor, Proteção, Provisão, Segurança. Ambiente numa Família conforme o plano de Deus: Amor, aceitação, perdão, proteção, provisão, honestidade, liberdade de sentir, disciplina amorosa, responsabilidade apropriadas, atenção, compaixão, sexo de valor, afirmação, tempo de brincar e trabalhar juntos.

Ambiente numa família onde as necessidades não foram supridas: condenação, rejeição, crítica, manipulação, negligência, abuso, negação da realidade.

Como você percebe a dinâmica da sua família de origem? Você recebeu um “tanque” abastecido das suas necessidades? Que nota você daria para cada necessidade sua suprida no lar? Como o suprimento destas necessidades ou a falta deles o afetou? Na Palavra que temos ouvido hoje, há alguma nova orientação de Deus para o nosso jeito de ser pais? Quero convidá-lo a apresentar diante de Deus sua família, também a sua vida como pai ou mãe. Você que é filho, apresente a vida de seus pais diante de Deus. Ore por eles, peça a Deus um coração disposto a obedecê-los.
2 de 2