Tecnologia dos Equipamentos de Saúde Gestão e Empreendedorismo 3º Ano/ 2º Semestre ± 2009/2010

Plano de Negócios

Trabalho realizado por: Amilton Joel Pereira Tavares Nº 174/06 Daniela Leal Ferreira Nº 169/07 Rui Miguel Barreiros de Carvalho Nº 01/06 Sandy Fernandes Cardoso Nº 176/07

Data de realização: Julho de 2010

Gest

eE

eendedorismo

Í
. . 3.
y y

i
Sumá i Ex A A I I A áli A áli E A áli E Pl . . Pl Pl E é i é i A M k i O mi i -Fi i ifi ifi M Em Em m m M i E v lv u iv ................................ ................................ .............................. i ................................ ................................ ................... 5 ................................ ................................ .................. ................................ ................................ ................ ................................ ................................ ......... ................................ E !B !B !B km k km k km k fi fi fi . . .

4. 5. 6. 7. 8. .

................................ ................................ ........................... ................................ ......... E ................................ ............. E R u Hum

SWO ................................ ................................ ................................ .... 5 ................................ ................................ ............................ ................................ .......... ................................ ................................ ........

Pl no de egócios - Al iMEI

visto que a gestão da manutenção é assistida por computador. elativamente aos recursos umanos. com qualidade e utilidade. Esta equipamentos de imagiologia. mas também pelo facto de possuir i f má i m u i m ospitais e clínicas médicas. que procura assim mel orar a qualidade e a eficácia da gestão de manutenção. agnéticas. ou seja. e os dois restantes serão responsáveis pelo funcion amento da empresa. a Al iMEI conta com quatro promotores que têm formação em tecnologias e equipamentos de saúde. tais como. nomeadamente equipamentos amografias. para todos os promotores. a diminuição de pessoas e o aumento simultâneo de um serviço de anutenção. A Al iMEI pretende ser uma empresa líder e prestigiada no mercado e para isso compromete-se a oferecer serviços inovadores. gestão da manutenção. mas também ficam responsáveis pela limpeza do escritório. de forma a satisfazer as necessidades dos clientes. em que dois deles serão responsáveis por realizar a manutenção nos diversos locais. A ideia de criar a Al iMEI surgiu pela necessidade de existir uma empresa de manutenção no Interior. que permitem a redução dos custos. omografias computorizadas e essonâncias empresa está orientada para o desenvolvimento tecnológico . Este ltimo deve-se pelo facto da empresa estar situada perto dos loca is onde se vão prestar os serviços. inf ormações. visto que a maior parte da concorrência se situa mais no itoral. O negócio da empresa está direccionado para todos os serviços que possuam equipamentos de imagiologia. que se torna aliciante para uma empresa como a nossa.Al iMEI 3 . diferenciando -se de potenciais concorrentes. conseguindo obter menos gastos de deslocação em relação a outras empresas concorrentes.Gest o e Empreendedorismo . Pl no de egócios . situadas no distrito de astelo Branco . tendo que percorrer uma distância mais elevada para prestar os seus serviços. contabilidade e pesquisa sobre possíveis formações a realizar para aumento das capacidades na área. Sumá i Ex A Al iMEI é u iv ma empresa e se dedica à manutenção de de raio-X.

Gestão e Empreendedorismo Para iniciar este . projecto. será necessário um investimento de aproximadamente Plano de egócios . ¼.Al iMEI 4 .

Al iMEI 5 . Significa. As i i i v da aplicação de sistemas informáticos na gestão da Manutenção são as seguintes: y y Maior produtividade da Manutenção. pois é essencial para uma empresa como a nossa. Plano de egócios . A introdução da informática na manutenção exige que se pondere prévia e cuidadosamente a qualidade d a informação existente. decidiu-se criar uma empresa de m qui m im i l i m C l B u . este modo. Este protocolo traz benefícios a ambas as empresas. realizam a manutenção por elas. por parte dos clientes. A envolvente de informatizar a gestão de conseguinte. Após términos de contrato dos serviços com as empresas de venda.Gestão e Empreendedorismo . visto podermos apresentar preços competitivos. existe a possibilidade de efectuarem contrato com a nossa empresa. que realizando um protocolo com as empresas de venda. Para além do referido anteriormente. A i A ideia de criar a Al iMEI surgiu pelo facto da maioria das empresas de manutenção se situarem no itoral do país. edução dos custos de manutenção. Assim. a Al iMEI irá possuir um sistema informático de gestão de manutenção. Um i m G M u A i i C m u anutenção tem por finalidade mel orar a organização e o desempenho das pessoas. Por consequente. para as mesmas empresas realizarem manutenção nos serviços no Interior encontram um percurso elevado. os objectivos a alcançar com a introdução da informatização. organizar ou reorganizar o serviço. o sistema GMA é um utensílio que ajuda o gestor de manutenção a gerir melhor o serviço de Manutenção. as necessidades de informação e a formação de recursos humanos. por (GMA ) é uma ferramenta de gestão que deverá disponibilizar a informação necessária para o apoio à tomada de decisão e ao controlo da manutenção. pois a empresa que vende os equipamentos irá reduzir os custos de transporte e a nossa empresa ficava responsável por realizar todas as manutenções no istrito de astelo B ranco.

Gestão e Empreendedorismo y y y y edução dos tempos de indisponibilidade. Aumento do ciclo de vida dos equipamentos. verifica-se que a nossa empresa irá no futuro possuir inúmeras vantagens em ter uma gestão de manutenção assistida por computador. sempre que sejam solicitados pelos possíveis clientes.Al iMEI 6 . Melhor organização da Manutenção. mas também pode ser uma manutenção correctiva. se o equipamento apresentar alguma anomalia no seu funcionamento. C e RM. M u tenção permite: A gestão i formáti y Automatizar o tratamento e distribuição de grandes quantidades de informação técnica e económica. mamografias. omo a empresa está situada perto dos clientes e como está restringida a um pequeno mercado. ou seja. ispor informação y de permanentemente actualizada e convenientemente tratada. y Aceder rapidamente a qualquer tipo de informação de modo a apoiar as tomadas de decisão este modo. Plano de egócios . A Al iMEI é uma empresa virada para o cliente e por isso deve procurar satisfazer e fidelizar estes. Os preços da manutenção variam consoante o equipamento e o tipo de intervenção. Estes valores encontram-se na tabela XX. reflectindo-se num menor tempo de espera pela manutenção e assim melhorar o funcionamento dos locais em causa. esta poderá oferecer uma resposta de serviços mais rápida. Maior eficácia da gestão de manutenção. A Al iMEI tem como função realizar serviços de manutenção de equipamentos de raio-X. Esta manutenção pode ser semestral ou anual.

Logótipo O logótipo da empresa é o seguinte: Cartão para Contacto Plano de egócios . Al i provém de Al icastrense. Prosseguindo a explicação do nome atribuído á empresa. o M de Manutenção.Gestão e Empreendedorismo 3. A resentação a Em resa I entifi ação a em resa Nome/denominação social A empresa denomina-se ³AlbiMEI´. o E de Equipamentos e por fim o I de Imagiologia.Al iMEI 7 .

40 m2.Gestão e Empreendedorismo Direcção da Empresa  Amilton oel Pereira avares   ui Miguel Barreiros de Manutenção. Localização A empresa AlbiMEI está situada num local estrategicamente pensado. de modo a ser acessível aos seus clientes. . . 2 Wc ¶s com área de 4. Ar condicionado.33m 2 e 4.  Sandy ernandes ardoso . Plano de egócios . pela A  Características y y y y y y y y Administrativo e écnico de Manutenção.Administrativa e Gestora da Manutenção.28 m2.Administrativo e écnico de aniela eal erreira . /chão com área de 4m 2. Esta situa-se numa via de acesso principal a astelo Branco. Pisos. Piso com área de 2 m2.13 m2. arvalho .Al iMEI 8 .Administrativa e Gestora da Manutenção. Área Bruta: Área Útil: m 2. Área de arrumos com .

Al iMEI . / . manutenção e instalação de máquinas e equipamentos Identificação dos romotores Os promotores desta empresa estão ligados à área de Tecnologia e Equipamentos de Saúde.albimei. manutenção e instalação de CAE Elegíveis CAE Rev.ódigo jurídico máquinas e equipamentos AE para a reparação. sendo possível consultar os seus dados através das seguintes: ome Morada ata de nascimento Identificação Fiscal Bil ete de Identidade Habilitações literárias Amilton Joel Pereira Tavares ua Barrocal.Gestão e Empreendedorismo  Morada: AlbiMEI Manutenção de Equipamentos de Imagiologia Avenida de Espanha. 10A / 000 Esquerdo 063 astelo Branco 258 201 517 226297 12º Ano 16 de unho de 1987 Plano de egócios . ote 8.com Web: www. 3 ivisão/Gru o/Classe/Subclasse esignação CAE 33 120 eparação.pt CAE (código de actividade económica) Tabela . 000 078 astelo Branco Contactos e página Web Telefone: 272 5 7 123 / ax: 272 5 7 123 E-mail: albimei@gmail.

4. 4740 Esposende 16 de Abril de 1989 261 539 965 13647149 Plano de egócios . Antões 3105-148 ouriçal .com ome Morada ata de nascimento Identificação Fiscal Bil ete de Identidade Sandy Fernandes Cardoso ugar de Alapela.com ome Morada ata de nascimento Identificação Fiscal Bil ete de Identidade Habilitações literárias Contactos Telefone E-mail Rui Miguel Barreiros de Carval o Travessa S.leal@gmail.Pombal 4 de ovembro de 1989 255 911 661 13589128 12º Ano 96 7490362 daniela.Gestão e Empreendedorismo Contactos Telefone E-mail 966395436 amiltavares@hotmail. º101 onte . º16.com ome Morada ata de nascimento Identificação Fiscal Bil ete de Identidade Habilitações literárias Contactos Telefone E-mail aniela Leal Ferreira ua da apela. oão epeses 3500-727 Viseu 30 de ezembro de 1985 239 485 157 13011216 IS E 3 96 7481857 x8rui@hotmail.AlbiMEI .Boa.

Gestão e Empreendedorismo Habilitações literárias Contactos Telefone E-mail 12º Ano 96 1491039 sandy.com Em anexo é apresentado o curriculum vitae dos promotores. Plano de egócios .AlbiMEI .cardoso89@gmail.

numa primeira fase . os empreendedores já sabem exactamente aquilo que pretendem oferecer ao mercado. observadas as condições da concessão e garantir a obtenção do lucro. hegou. Análise do Mercado efinida a ideia do negócio. uma alternativa seria recorrer a subcontratação mas optou-se por este estudo ser feito pelos promotores da empresa. Sendo assim. sendo feito um acordo em relação a percentagem de ganho para ambas as empresas. ou seja. Hitachi.AlbiMEI . General Electric. A análise do mercado permite ainda conhecer de perto o ambiente onde o serviço se encontra. o momento de analisar o mercado. Estas empresas são concorrentes com muito potencial tendo surgido a hipótese de se estabelecer um protocolo com as mesmas. Plano de egócios . em dados e informações. que são os seguintes: Siemens. dos seus clientes. saber se existe uma oportunidade real para o negócio. então. identifica-se os actuais e potenciais concorrentes que a AlbiMEI enfrenta. o mercado onde actua. A análise do mercado apresenta o entendimento do mercado da empresa. dos seus concorrentes e o quanto a empresa conhece. que permita a empresa efectuar a manutenção dos equipamentos vendidos por elas nos anos de garantia. Toshiba. O estudo do mercado pode ser feita de diversas formas. Os objectivos de um estudo de mercado são garantir a elevação efectiva da qualidade de vida . Philips.Gestão e Empreendedorismo 4. Quando o prazo de garantia acabar a manutenção dos equ ipamentos de imagiologia ficariam ao encargo da AlbiMEI.

Gestão e Empreendedorismo Este protocolo acaba por se tornar vantajoso para ambas as partes.  Tomografia omputorizada.  Mamografia. se tornarem dispendiosos. aios X onvencional.  Tomografia omputorizada. no que diz respeito às condições de sucesso do negócio no mercado. Sendo assim Plano de egócios . Quanto ao mercado alvo deste negócio. Hospital Pêro da Covil ã  Mamografia.  aios X onvencional. aios X onvencional. seria complicado a empresa se lançar no mercado inicialmente por existir forte concorrência.  Tomografia omputorizada. uma segunda fase . A tabela X é composta pelas entidades de saúde onde a AlbiMEI vai actuar assim como os equipamentos que cada uma possui: Tabela .Entidades de saúde e equipamentos de imagiologia que possuem para manutenção.AlbiMEI 3 .  Tomografia omputorizada. Centro Médico de Castelo Branco Clínica Médico-Cirúrgica das Violetas  Mamografia. os mesmos são constituídos por os hospitais e clínicas médicas com equipamentos d e imagiologia no istrito de astelo Branco.   essonância Magnética. Entidade de Saúde Hospital Amato Lusitano Equipamentos sujeitos a manutenção  aios X onvencional. como já foi evidenciado. sendo um exemplo o facto das empresas que facultam os equipamentos aos Hospitais e línicas Médicas só se encontrarem em cidades como isboa e Porto e os gastos para se deslocarem a astelo Branco para efectuar a manutenção dos equipamentos.   essonância Magnética.  Mamografia.

o que satisfará as entidades de saúde. não existindo muitos custos no transporte. revertendo todos os benefícios para a mesma. o futuro ambiciona-se um crescimento da empresa. onde a AlbiMEI vai actuar. sendo um dos objectivos actuar no resto do país. As empresas que representam as marcas de equipame ntos de imagiologia em Portugal terão ganhos lucrativos sem efectuar a manutenção. om o antecedente os preços adoptados para efectuar os diversos tipos de manutenções serão mais baixos. sendo os custos já bastante elevados. enquanto que se as empresas que fornecem os equipamentos para fazerem a manutenção dos mesmos têm de vir de longe. Plano de egócios . não sendo o mesmo muito lucrativo entretanto depois de passar o tempo de contracto com as marcas dos equipamentos. a cidade de astelo Branco não existe nenhuma empresa de Manutenção de Equipamentos de Saúde sendo mais fácil para a empresa obter o protocolo com as entidades que fornecem os equipamentos aos Hospitais e línicas Médicas.AlbiMEI 4 . este caso verifica-se que no início.Gestão e Empreendedorismo decidiu-se efectuar um protocolo com os representantes em Portugal das marcas de equipamentos de imagiologia. É importante referir que este protocolo é vantajoso por algumas razões. a manutenção dos mesmos será da total responsabilidade da AlbiMEI. este negócio sofrerá algumas limitações. sendo estas as seguintes: A AlbiMEI encontra-se em astelo Branco e actua apenas no distrito.

o que permite uma sintonia forte com as novas tecnologias associadas aos equipamentos médico . Prestar assistência a outros equipamentos.hospitalares. Prestígio dos concorrentes. Aposta forte no mercado por parte da concorrência. Aumentar a fidelização dos clientes. Análise SWOT 5. 5. Oportunidades Aumentar a quota do mercado. Utilização de gestão da manutenção assistida por computador. Pontos fracos Assistência em número reduzido de equipamentos (quatro).Gestão e Empreendedorismo 5. Oferta e/ou inclusão da manutenção na venda dos equipamentos.3. Grande aposta na publicidade. Grande aposta na (in) formação dos seus técnicos. Pontos fortes ecursos humanos capacitados e com formação académica recente. . 5. . Ameaças orte concorrência. 5. Participação em seminários e jornadas sobre a manutenção.AlbiMEI 5 . Plano de egócios .4. Proximidade com os seus clientes.

de modo a fidelizar novos clientes.irúrgica das Violetas. . . Em primeiro plano a empresa terá uma dimensão relativamente pequena devido a ser uma empresa nova e estar a tentar entrar num mercado onde. tais ovilhã e astelo Branco ( MCB). Plano de Marketing 6. omo tal. Envolvente transaccional a) Clientes: A curto prazo.AlbiMEI 6 . . este modo. e em conjunto com uma prestação de serviços adequada. Meio Envolvente om a análise do meio envolvente pretende -se conhecer os possíveis compradores de serviços e os entraves e factores chave para o desenvolvimento da empresa. Plano de egócios . de modo a fazer prestação de serviços para as mesmas. podendo assim apresentar orçamentos mais competitivos face a aqueles efectuados em parceria. esta é forte. características e evolução futura do mercado nacional e dos mercados externos. Após essa primeira fase de parceria pretende -se desenvolver a prestação de serviços próprios. através do feedback positivo dos clientes. a albiMEI terá como clientes o Hospital Amato usitano (HA ) de como astelo Branco e algumas clínicas da região.Gestão e Empreendedorismo 6. o objectivo da empresa será entrar no mercado a partir de parcerias estratégicas c om as grandes operadoras do mercado nesta área. 6. embora não exista muita concorrência. Os factores a ter em conta na análise do meio envolvente prendem -se com a dimensão. Hospital Pêro da entro Médico de traçamos como objectivos ter como clientes outras clínicas da região que venham a possuir equipamentos que necessitam de manutenção . A médio e longo prazo línica Médico. será possível alargar a zona de actuação.

A própria edilidade albicas trense tem sido um parceiro assíduo na criação de novas empresas na região.AlbiMEI 7 .Gestão e Empreendedorismo b) Concorrentes: Siemens. tem acompanhado de forma positiva os avanços tecnológicos. ter serviços de saúde a funcionar em pleno. General Electric e Toshiba. de forma a evitar grandes deslocações. a leste por Idanha-a. Hitachi. Philips.ova. c) Comunidade: Castelo Branco é uma cidade portuguesa. passou a ser ainda mais essencial. e o próprio estado têm ajudado muito neste sentido. a sudoeste por Vila Velha afectada pela crise que assolou Portugal. 6. capital do istrito de Castelo Branco. e até para cobrir despesas com a saúde é necessário fazer um esforço extra. O município é limitado a norte pelo município do de ódão e a oeste por Proença-a. com cerca de 30 649 habitantes. A região de Castelo Branco. apesar de se situar no interior. Por isso.16 km² de área e 53 909 habitantes (albicastrenses) (2008). c) Contexto político-legal: nos últimos tempos Portugal tem apostado muito no empreendedorismo. situada na região Centro (Beira Baixa) e sub-região da Beira Interior Sul. Plano de egócios . b) Contexto tecnológico: o acompanhamento da evolução tecnológica é fulcral para o sucesso da albiMEI. com 1438. . . a sul pela Espanha. criando organizações vo cacionadas a auxiliar as empresas desde a sua criação até ao seu amadurecimento e conquista do mercado. Envolvente contextual a) Contexto económico: a população albicastrense sentiu-se bastante undão. É sede de um dos maiores municípios portugueses. portanto a albiMEI sente -se obrigada a apostar na vertente tecnológica para poder competir com os concorrentes mais directos.ova e por Oleiros. subdividido em 25 freguesias.

e será usado como meio de deslocação as viaturas (duas) a serem adquiridas pela empresa. a forte aposta na divulgação dos serviços. próximo dos seus clientes. A curto prazo terá como principais meios de divulgação dos seus Plano de egócios . e a sintonia com a evolução tecnológica serão determinantes para esta conquista. O facto de situar -se no centro da região. imensão da AlbiMEI Prevê-se que a empresa AlbiMEI inicie a sua actividade no ano civil de 2011. 6. atingir 30% da quota do mercado nos primeiros 3 anos é satisfatório.4. . 6.3. próximo dos seus principais clientes. 6.4. Segmentação de mercado Para os responsáveis da AlbiMEI. A AlbiMEI trabalhará no sentido de conquistar as instituições com maior número de clientes na região. 6. Comunicação A AlbiMEI procurar-se-á trabalhar sempre em sintonia com os seus clientes.4. Ecografia e essonância Magnética ( M). Produto O maior propósito da nossa empresa é fornecer serviços de manutenção preventiva e correctiva de equipamentos médico -hospitalares. .AlbiMEI 8 . raio-X. . disponibilizando todas as informações que considerar relevante e útil para eles. istribuição A AlbiMEI irá situar no centro da cidade de Castelo Branco. Marketing-mix 6. Os nossos técnicos prestarão serviços de manutenção a equipamentos de Tomografia Computorizada (TC).4.3.Gestão e Empreendedorismo 6.

ela irá receber desses fabricantes as seguintes quantias por cada intervenção: Intervenção a equipamentos de: Preço unitário [¼/intervenção] aio X 1200 1500 12500 9000 Mamografia TC M Plano de egócios .4.albimei.AlbiMEI .4. 6.pt) com todas as infor mações relativas à empresa. Preço Os preços dos serviços prestados os clientes serão os seguintes: Intervenção a equipamentos de: Preço unitário [¼/intervenção] aio X 3000 3500 25000 13000 Mamografia TC M Como a AlbiMEI pretende celebrar contratos com alguns dos principais fabricantes de equipamentos.Gestão e Empreendedorismo serviços a uma página Web (www.

capacidade de lidar com as emoções. Assim torna-se evidente que para assegurar o sucesso. com elevada produtividade e com vontade de alcançar os objectivos e metas da empresa. apresentando um conjunto de atributos tais como a honestidade. gerir e nortear os colaboradores na direcção dos objectivos e metas da empresa . com um perfil de competências e aptidões direccionadas para o futuro. A Gestão de recursos umanos tem por finalidade seleccionar. conhecimento das suas competências. não basta dispor da mais avançada tecnologia. Plano de Organi ação e de Recursos Humanos uma empresa é fundamental ter uma equipa motivada. Plano de egócios . limitações e motivação. ou de uma posição dominante no mercado.Gestão e Empreendedorismo 7. A AlbiMEI é constituída por 4 elementos que correspondem aos promotores da empresa. sendo todos eles capacitados para desenvolver de forma adequada as tarefas que lhes foram atribuídas. assertividade. As funções destinadas a cada um dos quatro elementos estão representadas através do seguinte organigrama: Funcionários e Funções Amilton Tavares aniela erreira ui Carvalho Sandy Cardoso Técnico de manutenção Gestora da manutenção Técnico de manutenção Gestora da manutenção Todos os elementos estão ligados à área de Tecnologia e Equipamentos de Saúde.AlbiMEI . de uma base financeira sólida.

sendo o mesmo dividido por quatro. princip almente hoje em dia. Como neste caso os promotores da empresa são os respectivos funcionários. Plano de egócios .Gestão e Empreendedorismo É importante que os mesmos frequentam formações e estejam atentos a legislação em vigor que vai surgindo de forma a se encontrarem sempre actualizados. Os promotores desta empresa têm consciência das dificuldades e riscos envolvidos na projecção de um negócio. mas apesar deste facto existe confiança neste projecto e acreditam que na implementação do mesmo haverá sucesso e que será uma mais-valia para as unidades de prestação de cuidados de saúde do distrito de Castelo Branco.AlbiMEI . não é feita neste caso uma análise ao nível do recrutamento e da contratação de pessoas. os ganhos salariais que cada um receberá irão depender dos serviços prestados e dos lucros efectuados. Por conseguinte.

com/Joomla-Templates-Club/join-now.html?PR=EG0&BID=000&LPAG=pt009a http://icetheme.AlbiMEI .amen.Gestão e Empreendedorismo 8. Plano Económico-Financeiro rui http://promotions.pt/index_pt009a.html Plano de egócios .

Anexos .

Curriculum Vitae .

Proposta para Compra de Automóveis .

Tabela CAE .