Como um dos propósitos do blog é ser um espaço de trocas, acho muito bacana a contribuição de outros profissionais.

O post mais recente é uma ótima contribuição de Christian Tudesco, amigo e coordenador do Núcleo Global Jr. da ESPM-Sul, falando a respeito de turismo de luxo e novas tendências no segmento.

No Brasil ou no exterior: em hotéis, apartamentos e “Villas” a temporada de luxo vem ganhando espaço em um mercado que oferece uma variedade de opções para um seleto grupo que deseja consumir produtos e serviços diferenciados. Cada vez mais, os negócios relacionados à esse mercado buscam oferecer não só produtos, mas experiências de consumo à esse segmento de consumidores. Com uma economia aquecida o comprador do mercado de luxo, passou a receber também outras ofertas. Muitos executivos, advogados, médicos e milionários de “plantão” passaram a buscar locais diferenciados não apenas com o intuito de investimento financeiro, mas com o objetivo de ampliarem suas experiências. Alguns desses lugares estão sabendo muito bem em como tirar proveito disso. É o caso do Ponta dos Ganchos Resort, hoje considerado um dos mais exclusivos resorts do Brasil, localizado em uma praia particular em Governador Celso Ramos, SC, conhecida como a Costa Esmeralda Brasileira. O Resort possui 25 bangalôs com decoração e vista para o mar exclusivas.

Nesse conceito, o que se nota é o desenvolvimento de aluguéis temporários em propriedades de luxo. O site thinksicily.com permite o cliente escolher e alugar uma “Villa” que são propriedades completas para acomodar luxuosamente desde quatro pessoas até famílias com vinte pessoas. O site oferece quatro tipos de buscas segmentadas baseado nos desejos dos consumidores, desde villas de frente para o mar até propriedades com vinha própria. As diárias de uma propriedade iniciam em três mil euros a semana.

O site ainda explora a possibilidade de alugar helicópteros particulares, iates, e o “mimo” de ter um personal Chef à disposição para jantares íntimos. Considerado um dos 10 melhores resorts de luxo do mundo o Casa de Campo Resort está localizado em La Romana, República Dominicana. O complexo que trata das experiências de consumo até mesmo em seu slogan “Casa de campo, uma experiência Inesquecível” administra um Hotel

resort de luxo, além de centenas de propriedades que são colocadas para aluguel temporário por seus proprietários. Nessas casas, o visitante pode escolher entre as “Villas”, casas de cerca de 400m quatro dormitórios com Piscina, quiosque, e carrinho de Golf particular, até os “solares”, casas de mais 2 de 2000 m com todas as facilidades e algumas com praias particulares. Dentro do complexo, os convidados (como são chamados todos que não são proprietários de um imóvel), podem desfrutar de 4 campos de golf, 5 restaurantes internacionais, marina exclusiva, heliponto, boutique (com a presença das mais exclusivas grifes de luxo), supermercado, delicatessen e até mesmo uma concessionária exclusiva da Jaguar. O aeroporto de La Romana possui um vôo diário da American Airlines entre a cidade e Miami. De acordo com as pesquisas realizadas pelo grupo que gerencia o resort, o Brasil se mostrou um importante mercado de consumidores com potencial para o desenvolvimento de aluguéis temporários, desenvolvendo assim, um site exclusivo para o público brasileiro.

2

Até a próxima! Esse texto é uma contribuição de Christian Tudesco, Professor e Coordenador do Núcleo Global Jr na ESPM-Sul.