Programação de Computadores – Visual Basic.

NET

1

Disciplina: Programação de Computadores Professora: Dávila Patrícia Ferreira Cruz davila@femc.edu.br

Apostila
Programação Orientada a Objetos – POO e Visual Basic.NET - Módulo III

Dávila Patrícia Ferreira Cruz

............................. 2............................................................................. 2......... 2....................................................................2.............. 8 2....... 3 Conceitos Básicos ..................................... 2...................7.............................6............................Programação de Computadores – Visual Basic.......1......................1.................... 7 Métodos ...................................................................................................... 9 Dávila Patrícia Ferreira Cruz ...............................1.................................. 6 Objetos ........................................................ INTRODUÇÃO ..................................3............................................ 2..... 4 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS .............. 5 Polimorfismo ...................................................................................... 7 Procedimentos (Subs) ............................................ 5 2............................................ Eventos ....................................................... 2................................................................................................POO ............................... Classe ....................7....................9............................. 2....................................... 6 Propriedades ......................... 3 1.......................................................... 9 Criando e Destruindo Objetos ............................................................... 5 Encapsulamento . 2................................................. 8 Passagem de Parâmetros .2............................... 2......................................................... 9 Bibliografia .......................................................7....................................... 7 Funções (Function) ......................NET 2 Sumário 1.......... 2................................................... 2.................5...................................4.......................3............. 1.....8. 6 Herança .......................................... Porque programar orientado a objetos ............................7. 3...................................................2..

quando formam uma classe de todas as árvores. dos outros objetos. “Programação é uma arte. mais fáceis de utilizar e mais seguros. mas sim objetos que possuem estados e comportamentos. Exemplo: Quando distinguem uma árvore.. Distinção entre objetos como um todo e entre suas partes componentes. sustentabilidade e reutilização do software. mais baratos. No mundo real. dedicação e muita paciência”. traduzir programas. Porque programar orientado a objetos A Programação Orientada a Objetos (POO). análise. Este modelo visa. Envolve criatividade. principalmente.1. [. além de criar computadores e programas que são mais rápidos.Programação de Computadores – Visual Basic. projetar chips e bancos de dados. 2000). Dávila Patrícia Ferreira Cruz . Formação de.por exemplo.]” (Lewis e Papadimitriou. outra classe de todas as rochas e distinguemnas. A computação está em toda parte. e seu tamanho ou relações espaciais. Orientação a Objetos (OO). Para isso. as pessoas empregam constantemente três métodos de organização. 1. A Orientação a Objetos visa um pensamento o mais próximo possível da vida real. desempenho. nosso mundo é composto de objetos.. são eles: Diferenciação: baseado na experiência de cada uma as pessoas conseguem distinguir um objeto de outro.NET 3 1. é um modelo utilizado no desenvolvimento de software onde trabalhamos com unidades chamadas objetos (que serão explicados mais adiante). as diferentes classes de objetos . INTRODUÇÃO “Olhe a sua volta. Isso acontece porque os cientistas descobriram nas últimas décadas métodos sofisticados de gerenciar recursos de computadores. Por exemplo. foi criada para tentar aproximar o mundo real e o mundo virtual: a idéia fundamental é tentar simular o mundo real dentro do computador. projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. em uma definição formal. afinal. e distinção entre. Ou seja. A Programação Orientada a Objetos se apóia nestes três métodos usuais de organização. sempre presentes em todos os seus pensamentos. organização. Ao programar orientado a objetos não teremos apenas funções que são chamadas uma seguida da outra. É iniciada por todo o mundo e afeta a todos nós. quando separam uma árvore dos seus galhos. nada mais natural do que utilizar objetos. todo o tempo. permitir comunicação. é um paradigma de análise.

NET Visual Studio. que o conceito de orientação objeto fornece a possibilidade de um objeto acessar e usar como se fossem seus os métodos e a estrutura de outro objeto.NET) é um ambiente complexo de desenvolvimento de aplicações projetado para lidar com qualquer linguagem de programação.aspx AMBIENTE INTEGRADO DE DESENVOLVIMENTO (IDE – Integrated Development Environment) Reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo. por exemplo. por meio de algumas de suas características (herança e encapsulamento) permite que. MSDN Uma fonte essencial de informações para os desenvolvedores que usam ferramentas. 1.NET Framework Desenvolvida pela Microsoft.NET 4 Na Programação Orientada a Objetos. códigos de exemplo. A Biblioteca MSDN inclui guias de instruções. tecnologias e serviços da Microsoft®. documentação de referência. Para saber mais acesse: http://msdn. de modo simplório. pode-se escrever os métodos apenas uma vez e usá-los para os dois objetos. desde que o suporte à Dávila Patrícia Ferreira Cruz .microsoft.NET (VS. Apenas os métodos que realmente forem diferentes para os dois objetos é que precisam ser escritos individualmente. Veremos os conceitos de herança e encapsulamento em capítulos adiante na apostila.NET. .2. artigos técnicos e muito mais. quando for necessária alguma alteração. com mínimas diferenças. Aumento na reutilização de código: Pode-se dizer. Conceitos Básicos Antes de iniciarmos nosso estudo do Visual Basic. e ela se propagará automaticamente às demais partes do software que utilizam este objeto. existirem dois objetos bastante semelhantes. quando. VISUAL STUDIO.com/pt-br/default. As principais vantagens de se programar orientado a objetos são: Sensível redução no custo de manutenção do software Aumento na reutilização de código Redução no custo de manutenção: A programação orientada a objetos. produtos. e definir como os objetos devem interagir entre si. é uma plataforma abrangente para o desenvolvimento de aplicativos da era da Internet que dá aos desenvolvedores a opção de construir aplicativos completos e ricos em resursos que usem a plataforma Windows. veremos alguns conceitos básicos de Programação. o programador é responsável por moldar o mundo dos objetos.Programação de Computadores – Visual Basic. modifique-se apenas o objeto que necessita desta alteração. Ele apresenta uma estrutura de calsses extremamente abrangente para fornecer serviços relacionados às tarefas mais comuns que os desenvolvedores de aplicativos têm de executar. Deste modo.

e ações como correr e morder. PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS . Definem suas propriedades.Programação de Computadores – Visual Basic. Um botão pode ser diferente do outro (maior ou menor. Mesmo com informações diferentes todos os cães pertencentes à classe Cachorro deverão possuir os atributos e métodos. Uma classe é definida por: Nome da classe. Encapsulamento Dávila Patrícia Ferreira Cruz . você pode criar uma abstração de um cão com características como cor. As características são chamadas de propriedades e as ações de métodos. Classe Uma janela é muito diferente de um botão. Mas como isso é possível se eles pertencem à mesma classe? Porque suas propriedades são diferentes. Exemplo: Classe Cachorro Cachorro Raça Peso Cor Altura Latir() Correr() Comer() Morder() Atributos: Raça. C# e ao VB. As Classes descrevem um conjunto de dados estruturados que possuem características em comuns. Classes definem um objeto a grosso modo. com uma legenda diferente. Classes são os moldes dos objetos.. Abstração é a possibilidade de generalizar um objeto como um tipo de dado que possua um conjunto específico de características e possa executar um grupo de ações.. O VS. Podemos dizer que a Classe é uma Abstração do mundo real. Nome de suas variáveis privadas. correr.1. Isso acontece porque eles são definidos por Classes diferentes. Nome da sua superclasse. mas os dois são objetos. altura e peso. seus métodos e seus eventos. As linguagens OO fornecem a abstração por meio das classes. Por exemplo.2. comer e morder. 2. 2. cor e altura Métodos: Latir.).NET.NET vem de fábrica com suporte ao Visual C++.NET 5 linguagem esteja implementado. Nomes e definições de todas as operações associadas a esta classe.POO 2.

4. Os dois são carros. A seta indica a herança (Cachorro herda de Mamífero e Homem herda de Mamífero). Objetos Os Objetos são instâncias de uma Classe e que possuem Propriedades. Veja o exemplo abaixo: Mamíferos NomeDaEspécie Comer() Dormir() Cachorro Latir () Morder () Homem Falar () Raciocinar () Neste exemplo. Da classe Cachorro Dávila Patrícia Ferreira Cruz . Dormir. a classe Cachorro herda os atributos e métodos da classe Mamíferos. considere dois objetos da classe Carro. Uma janela. mas a implementação destes métodos pode ser drasticamente diferentes de um objeto para outro. Polimorfismo Polimorfismo é o conceito segundo o qual objetos diferentes possuem implementações diferentes de uma mesma propriedade ou método. super classe ou classe pai. as classes que herdarem dela serão chamadas de classes filhas. A classe Mamífero é chamada de classe básica. ambos possuem um método Dirigir. derivam da classe Carro. Latir e Morder. assim ela possuirá o atributo NomeDaEspécie e os métodos Comer. um motorista deve saber utilizar estes métodos mas não precisa saber como o carro faz isso. Assim podemos concluir que tanto Homem quanto Cachorro são classificados como Mamíferos mas realizam ações diferentes. Métodos e Eventos.5. um botão e um Banco de Dados são objetos. 2. A classe pode ser considerada como um molde para a criação dos objetos. 2.3. Herança Herança é o conceito pelo qual uma classe pode herdar os atributos e métodos de outra classe chamada de classe básica ou super classe. 2. ou seja. O mesmo ocorre com a classe Homem.NET 6 Encapsulamento é a exposição das propriedades e métodos de um objeto enquanto a implementação real fica oculta do mundo externo. um representando uma Ferrari e outro um Fusca. Por exemplo. Consideremos a classe Cachorro. Por exemplo.Programação de Computadores – Visual Basic. um objeto da classe Carro possui os métodos frear e acelerar.

text = “” End Sub Dávila Patrícia Ferreira Cruz .7.8” Cão1 e Cão2 são instâncias da Classe Cachorro. Um balão tem um método inflar. Salvar um determinado arquivo ou abrir um programa. embora os valores dessas propriedades possam diferir de um para outro.6.Peso = “6. por exemplo. terão os mesmos atributos e métodos mas com valores diferentes.Cor = Vermelho Mesa. Ambos são cachorros. Carro. sua largura e sua legenda.53” Dim Cão2 as new Cachorro() Cão1. Propriedades As propriedades definem características dos objetos.Raça = “Pastor Alemão” Cão1.Altura = “0.Peso = “4. ou seja. e serão instâncias da classe Cachorro. Exemplo: Public Sub Limpar_Campos() txtNome. por exemplo.Largura = 100cm 2. propriedades que determinam sua altura. Todos os botões têm essas propriedades.3” Cão1. são objetos criados a partir da classe Cachorro. ATENÇÃO FUNÇÕES E PROCEDIMENTOS E PASSAGEM DE PARÂMETROS NO VB. Na programação os métodos podem sem divididos em Funções e Procedimentos.1.3” Cão1. Todos os balões podem executar esses métodos.NET 2.Cor = “Preto” Cão1. mas com valores diferentes.Cor = “Branco” Cão1.Programação de Computadores – Visual Basic. possuem os mesmos atributos. esvaziar e um método subir. Veja o exemplo: Cachorro Raça Peso Cor Altura Latir() Correr() Comer() Morder() Dim Cão1 as new Cachorro() Cão1.Altura = “0. Procedimentos (Subs) Bloco de código executado pelo programa e que não retorna nenhum valor.NET 7 podemos criar diferentes objetos ambos serão cachorros. Um botão pode. Um botão tem. Métodos Os métodos são as ações que o objeto pode executar.Raça = “Poodle” Cão1. 2.7.

Podemos citar como exemplos outras funções que já havíamos utilizado. Mundo!” End Sub Note que a função acima retorna um valor do tipo String (as String). Public Function Quadrado(ByRef x as Integer) as Integer Return x * x End Sub A função Quadrado() recebe um valor inteiro por Refêrencia e retorna o quadrado do mesmo. Funções (Function) Bloco de código executado pelo programa e que retorna um valor através da instrução Return.NET podemos passar valores para uma função ou procedimento. Dim Msg As String Msg = Mensagem() 2. Passagem de Parâmetros No VB.Connection) – Recebe o valor da String de Conexão e abre a conexão com o BD.Programação de Computadores – Visual Basic.Open(StringConexao) Dávila Patrícia Ferreira Cruz . Con. Ao executarmos a função Mensagem() o texto será “Alô. 2.text) Open() (ODBC. que neste caso deve ser do tipo string.NET 8 Ao chamar o procedimento Limpar_Campos() o valor de txtNome.7. exemplo: Num = Val(txtValor.7. Exemplo: Public Function Mensagem() as String Return “Alô.3. estes valores podem ser passados por “Valor” (ByVal) ou por “Referência” (ByRef). Mundo!” será retornado ao programa. e este deve ser armazenado em uma variável. Val(): Recebe um valor e retorna o valor convertido em numérico.text será alterado e nenhum valor será retornado. Para chamar a função: Dim Num As Integer Dim Result As Integer Result = Quadrado(Num) O mesmo conceito equivale para os procedimentos. Não retorna valor.2.

NET o Construtor é definido através de um Sub New. ou seja. pressionamos um botão e um Beep é emitido. São Paulo: Makron Books. 1º ed. Como o programa sabe quando apertamos o botão? Ele sabe por que quando um objeto da classe botão é clicado. FRANKLIN.8. 2002. No VB. No VB. End Sub Os Destrutores permitem que o desenvolvedor implemente um código que será executado quando um objeto for destruído. 2010. Eventos São ações externas sobre o objeto e que geram uma resposta.9. Por exemplo.com. E é a esse evento que está associado o código (comandos) que produzirá o Beep. „DESTRUTOR Protected Overrides Sub Finalize() „Códigos que serão executados. quando o mesmo deixar de existir. quando o objeto da classe „for destruido. Dávila Patrícia Ferreira Cruz .Programação de Computadores – Visual Basic.br>. Acesso em: 13 jul. ao modificarmos o texto de uma caixa de texto ou ao mover o cursor do mouse sobre uma janela. por exemplo.NET 9 2. Keith. Disponível em <www. Ocorrem também eventos. „CONSTRUTOR Public Sub New() „Códigos que serão executados. Digamos que em certo programa. End Sub 3.NET para Desenvolvedores. Criando e Destruindo Objetos Os Construtores permitem que o desenvolvedor implemente um código de inicialização que será executado no momento em que um determinado objeto é instanciado. VB. Bibliografia MSDN. imediatamente após a „instaciação (criação) de um objeto desta classe. ou ao evento de ser liberado para subir.NET o Destrutor é definido através de um Sub Finalize.Subir End Sub 2. um balão responde ao evento de ser furado.msdn. Sub Ao ser Liberado Balão. é gerado um evento.