Para não chegar em casa e se decepcionar com um monitor LCD é preciso conhecer algun s conceitos básicos, como tempo

de resposta, ângulo de visão, conexão digital e chip de tratamento da imagem. Assim, fica fácil saber qual o melhor produto para os difere ntes interesses. O tempo de resposta é uma característica medida em milissegundo, unidade que signifi ca o tempo que um pixel leva para ir do branco ao preto. Essa característica deter mina o desempenho do monitor

na reprodução das imagens. Quanto menor o tempo de resposta melhor o desempenho do p roduto. Os mais avançados hoje em dia são os 12 e 8 milissegundos. Quem tem hábito de ver filmes e jogar games pelo computador deve se preocupar com essa característica. Para quem não costuma usar aplicativos com imagens em movimento , como em máquinas para meio corporativo, essa não é uma exigência tão importante. O ângulo de visão refere-se ao posicionamento frente ao monitor que permitirá a visual ização da imagem. Até pouco tempo era necessário estar posicionado bem em frente ao moni tor para uma visualização satisfatória. Hoje em dia, mesmo quem se encontra mais ao lado da tela consegue enxergar as im agens. Quanto mais se aproximarem dos 180º menos restrições haverá à visualização. Presente na grande maioria dos monitores LCD oferecidos no mercado atualmente, a conexão digital (ou simplesmente DVI) põe fim aos ruídos nas imagens, como tons de co r que se sobrepõe às imagens. A conexão analógica (VGA), contudo, ainda é oferecida mesmo nos modelos com entrada DVI. O chip de tratamento de imagem é um sistema interno que ajusta características como brilho e contraste automaticamente sem a necessidade da configuração feita pelo usuári o. A cada quadro mostrado na tela uma nova configuração para imagem é selecionada ======================== LCDs gastam menos energia que monitores normais Superadas as dificuldades iniciais do monitor de cristal liquido, o LCD deixou d e ser uma opção apenas para os notebooks e passou a ganhar a preferência de muitos usuár ios em seus computadores de mesa. Além da beleza estética, os monitores LCD apresentam outros indícios de que vieram par a ficar. A economia de energia, com gasto equivalente a um terço do monitor tradicional, é um deles. Principalmente para o mercado corporativo, que normalmente precisa de di versas máquinas.

Com uma imagem estável, que cansa menos os olhos, e por não emitir radiação, o LCD também representa menos danos a saúde do usuário.

Conforme afirma Fernando da Rocha, supervisor de produtos da LG Electronics, out ro argumento seria o curto histórico de vida do LCD. O CTR está no limite da evolução, não tem mais para onde proliferar. O LCD é uma tecnologia nova e tem muito que avançar a inda . Para Adriana Justis, gerente de Marketing da fabricante de monitores AOC, o merc ado já dá sinais dessa tendência. A tecnologia do cristal liquido veio pra ficar e esta

. Nos EUA e Europa. o LCD já ultrapassou a venda dos monitores de tudo . explica. com o monitor sendo precursor dessa tendênci a.sendo assimilada por vários aparelhos.