11/5/2011

gbnrio.vilabol.uol.com.br/x-artigo.htm

• Musgo - Por: Fabiano Batista - 01 de Novembro de 2000 • Calda - Por: Fabiano Batista - 01 de Novembro de 2000 • Solo - Por: Fabiano Batista - 06 de Dezembro de 2000 • Vaso de Treinamento - Por: Sabrina Heizer da Silva - 01 de Novembro de 2000

Musgo Eu achava que obter um tapetinho de musgo para equilibrar e dar naturalidade ao bonsai, fosse algo tão corriqueiro que não merecesse um artigo sobre tal assunto. Porém, por ter sido recentemente surpreendido, ao ver que alguns bonsaístas estão tendo dificuldades neste ponto, é que resolvi preparar este artigo. As pessoas se prendem na idéia de ter que raspar o musgo de pedras ou retirá-lo do chão para forrar o substrato de suas plantas, como quem forra o chão com carpete, colocando placas de musgo sobre o solo e rezando para que ele pegue. Não é necessário implantar placas de "Carpete de Musgo" ou se utilizar de fórmulas mirabolantes para produzir um tapetinho de musgo em seu bonsai. Tenha em mente que o musgo age como uma praga, uma vez que ele "contamine" a superfície do solo, ele irá se alastrar rapidamente e se tornará até mesmo prejudicial se deixarmos que tome conta de toda a superfície do solo. Pegue um punhado de musgo, com a ponta dos dedos, como quem pega um punhado de sal para jogar na panela. Esfarele o musgo o máximo que puder, utilizando apenas as mãos. Espalhe os farelos de musgo por sobre a superfície do solo. Pronto ! Dentro de dois a três meses você vai estar super satisfeito com o resultado e em seis a oito meses, você vai me xingar, porque terá tanto musgo no seu bonsai que você terá que retirar um pouco para que possa regar a sua planta, caso contrário você a matará de sede, pois o musgo cria uma camada impermeável por sobre o solo. Pode-se cobrir uma parte do solo com pedrinhas, para que estas mantenham uma área livre do musgo, para facilitar a rega. Irá ajudar muito no crescimento do musgo se, no primeiro mês, você molhar a planta com calma para não agitar a superfície do solo. Subir Calda É o produto utilizado para proteger e para dar aquele tom acinzentado claro, quase branco, à madeira exposta em nossos bonsai. Na verdade é uma solução de Cal e Enxofre, que deve ser pincelada por toda a área que queremos tratar. Cada bonsaísta chama esta solução por um nome diferente. Então vamos chamar de "Calda Sulfo-Cáustica" para ficar bonitinho e parecer bem técnico. Veja como é simples de preparar: Observação: O processo abaixo, emana gazes tóxicos e só deve ser feito, fora de casa, em local arejado, evitando respirar estes gazes.
gbnrio.vilabol.uol.com.br/x-artigo.htm 1/4

vilabol.Argila granulada: • Grãos de 2 a 6 mm de espessura.Grãos de 2 a 6 mm de espessura. • Devemos peneirar para obter as espessuras desejadas. por já vir limpa e em diferentes espessuras. • 80 gramas de Cal Virgem.uol. você deve utilizar uma mistura que retenha melhor a umidade. 3 . e não para encher o fundo com ele.vilabol. peneire e guarde a solução em uma garrafa.Areia grossa: • Grãos de 1 a 3 mm de espessura. gbnrio.11/5/2011 gbnrio. 4 . Adicione o Enxofre. • Não utilize areia de praia. 2 .htm 2/4 . mexa bem e deixe ferver por 15 minutos.uol. • Podemos utilizar argila expandida ou cacos de vasos de barro. • Podemos utilizar também a areia de obra. caso contrário pode utilizar uma mistura com uma drenagem melhor.Húmus de Minhoca: • Utilize pouco e somente para plantas com flores ou frutos. • Para ser misturado aos outros componentes.com. Subir Solo Vamos direto ao assunto. acrescente a Cal Virgem e mexa até desmancha-la. • 100 gramas de Enxofre.br/x-artigo. devemos lavá-la para retirar o pó e outras impurezas. Preparação: Ferva a água.htm Ingredientes: • 1 litro de água. Após selecionar a parte a ser utilizada. peneirada para retirar a parte fina e aproveitar os grãos de 1 a 3 mm de espessura. que no verão pode chegar a uma temperatura de 42oC . Componentes das misturas: 1 . • A areia utilizada para filtros de piscina é uma boa alternativa. 5 . para no final te dar uma receita de bolo. Devemos moer e depois peneirar para obter as espessuras desejadas. Nada de ficar falando e falando.br/x-artigo.Terra granulada: •. Se você mora em um lugar quente como a cidade do Rio de Janeiro.Pedrisco: • Grãos de 4 a 10 mm de espessura. Ao terminar. explicando mil coisas. deixe esfriar.com.

E tenha atenção especial aos buracos de drenagem.uol. Dê preferência a largura do vaso e não a sua altura.br/x-artigo.com. Sendo também uma boa ajuda na recuperação de qualquer poda drástica. por pedrisco. como pinheiros.com. por estarem fora dos padrões para a planta em questão. que somado a um transplante para um vaso raso ou uma bandeja (que já é uma operação delicada).br/x-artigo.Pode-se substituir um pouco da areia. 4 . Subir Vaso de Treinamento São usados quando a planta está sendo trabalhada.uol. que você já usou em outro tipo de planta. Pode ser um vaso comum. etc. tuias. engrossa o tronco gbnrio. menos o composto deve reter água.Para floríferas e frutíferas podemos acrescentar uns 10% de húmus de minhoca: 3 . a planta sofre um stress muito grande. Quais as vantagens do escorredor de macarrão? O escorredor ajuda a reativar mais rapidamente a função das raízes logo após a poda. quanto maior for o vaso. Também são chamados de vasos de treinamento.htm Locais quentes como o Rio de Janeiro: 60% de areia grossa + 40% de terra granulada 70% de areia grossa + 30% de terra granulada 50% de areia grossa + 10% de argila granulada + 40% de terra granulada 60% de areia grossa + 10% de argila granulada + 30% de terra granulada Para coniferas. de barro (mais aconselhado). ou quando você arama de forma a mudar completamente o visual da planta.htm 3/4 . ou seja. poderia ser fatal.11/5/2011 gbnrio. 70% de areia grossa + 30% de argila granulada Observações: 1 . etc. tuias.Não há uma mistura definitiva.vilabol. estão relacionadas ao peso da mistura: 2 . por isso você pode e deve experimentar outras proporções que sejam melhores para o seu clima. Pois nestes casos. maior deve ser o número de buracos. mais ou menos uns 3cm de diâmetro cada.As porcentagens acima. Lembre-se que quanto mais frio o seu clima.vilabol. que devem atingir. 60% de areia grossa + 30% de argila granulada + 10% de terra granulada Locais de clima mais ameno: 70% de areia grossa + 30% de terra granulada 80% de areia grossa + 20% de terra granulada 60% de areia grossa + 10% de argila granulada + 30% de terra granulada 70% de areia grossa + 10% de argila granulada + 20% de terra granulada Para coniferas. Pode ser também um escorredor de macarrão (aqueles de plástico. com furos pequenos) ou um vaso velho de um bonsai maior. plástico ou cimento. a drenagem deve ser melhor. como pinheiros.

br/x-artigo. Subir gbnrio.htm e os galhos.uol. que são características de uma planta saudável. que bem fortes dão origem à folhagens bonitas e viçosas.vilabol. nenhuma delas "transforma" uma muda em Bonsai. • Quando as mudas e os pré-bonsai ainda não desenvolveram tanto o tronco como queríamos. Quando utilizá-lo: • Após uma poda drástica: com a drenagem e a ventilação em maior quantidade e por igual ao redor das raízes.br/x-artigo.11/5/2011 gbnrio. isoladamente. proporcionando drenagem e ventilação na medida certa.com. o escorredor ajuda muito.uol. • Depois de muito tempo envasada: revigora as raízes e por conseqüência há uma melhora no quadro geral da planta. • Em caso de doença: se for causada por excesso de umidade. Mas nada disso vai adiantar se você não prestar atenção na mistura de terra e continuar encharcando sua planta.htm 4/4 .com.vilabol. elas crescem mais rápido e igualmente para todos os lados. Lembre-se: Bonsai é um misto de técnicas e observações.