ERA MEDIEVAL

A idade media ou era medieval foi o período intermédio numa divisão esquemática da História da Europa. Este período caracteriza-se pela influência da Igreja sobre toda a sociedade, e esta dividida em três classes: clero, nobreza e povo. Ao clero pertence a função religiosa y Ao clero pertence a função religiosa; y A nobreza é a classe guerreira, proprietária de terras; y O povo é a maioria da população que trabalha para as outras classes. O sistema político, social e econômico característico foi o feudalismo, sistema muito rígido em progressão social. A riqueza era medida em terras para cultivo e pastoreio, moeda era rara e economia baseava-se no escambo.

Periodização
A Era Medieval pode também ser subdividida em períodos menores, num dos modos de classificação mais populares, é separada em dois períodos: 1. Alta Idade Média: que decorre do século V ao X; 2. Baixa Idade Média: que se estende do século XI ao XV. Uma outra classificação muito comum divide a era em três períodos: 1. Idade Média Antiga (ou Alta Idade Média ou Antiguidade Tardia) que decorre do século V ao X; 2. Idade Média Plena (ou Idade Média Clássica) que se estende do século XI ao XIII; 3. Idade Média Tardia (ou Baixa Idade Média), correspondente aos séculos XIV e XV.

Filosofia Medieval
Principalmente a partir do século V, os pensadores cristãos perceberam a necessidade de aprofundar uma fé, Desse modo a filosofia passou a receber influências da cultura judaica e cristã.
A partir do século IX, desenvolveu-se uma linha filosófica conhecida como Escolástica . A Escolástica teve uma constante de natureza neoplatônica, que combinava elementos do pensamento de Platão com valores de ordem espiritual, reinterpretados pelo Ocidente cristão.

Arte Medieval A maior parte da arte medieval que chegou aos dias de hoje tem um foco religioso. entre elas estava muito do que se sabia sobre a noção de perspectiva. A pintura medieval passa a ser bidimensional. Crises Fim do Império Romano Por volta do século III. com as técnicas de serralheria e incisão de pedras. Em crise e com o exército enfraquecido. a fundição de ferro. o Médio Oriente e a península Ibérica. diminuiu o número de escravos. Ao lado da pintura. todavia. Houve também muitas inovações na forma de utilizar os meios de produção. Em 476 d. as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas. em 1448. como um período de grandes desenvolvimentos tecnológicos. Avanços em instrumentos como a bússola e o astrolábio. a tapeçaria foi a mais importante forma de arte medieval. Com a queda do Império Romano. na confecção de mapas e a invenção das caravelas. bem como por figuras poderosas do clero. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Guerra e armamento A Idade Média foi. Com o fim das conquistas territoriais. mosteiros ou patronos seculares ricos. em 1285. com armamento defensivo muito ligeiro. essencialmente provindos de dois grandes laboratórios. influencia do cristianismo. provocando uma queda na produção agrícola. que lhes permitia uma rápida evolução no terreno e que deu a estes exércitos uma grande vantagem. em termos bélicos. onde a mais famosa tapeçaria medieval é o ciclo d' A senhora e o unicórnio. Foi o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média. . Os exércitos mouros.. utilizavam uma cavalaria extremamente veloz.C. e as personagens retratadas eram pintadas maiores ou menores de acordo com sua importância. Essa arte era muitas vezes financiada pela Igreja. o Império Romano do Ocidente caiu após a invasão por diversos povos bárbaros. Ciência e tecnologia Foram presenciadas descobertas como as dos óculos. como bispos. técnicas artísticas da Grécia Antiga foram perdidas. o Império Romano passava por uma grande crise econômica e política. e da prensa móvel.

Estes ratos chegavam à Europa nos porões dos navios vindos do Oriente. A Reforma Protestante. uma doença devastou a população européia. a chamada peste negra . Os Descobrimentos Marítimos. a pessoa tinha poucos dias de vida. .Peste negra Em meados do século XIV. por volta do século XV. O início da recuperação demográfica e econômica após a Peste Negra. como os conhecimentos médicos eram pouco desenvolvidos. O movimento de redescoberta da cultura clássica. Após o contato com a doença. A ascensão das monarquias nacionais européias. Transição da Idade Média para a Era Moderna O fim da Idade Média está relacionado a grandes transformações como: y y y y y y A queda de Constantinopla e o fim do Império Romano do Oriente em 1453. a morte era certa. a partir de 1517. A peste negra era transmitida através da picada de pulgas de ratos doentes.