COMIDA NATURAL Chamamos de alimentos naturais ou não-convencionais as partes e até mesmo alguns alimentos que, por hábito

, tabus ou falta de conhecimento, não são aproveitados para consumo, como folhas e cascas de cenoura, folhas de beterraba, cascas de batatas, de melancia, talos de espinafre, de agrião, folhas de couve-flor, beldroega, trapoeraba, caruru, serralha, entre outros.

SALADA COR-DE-ROSA
Ingredientes:

01 colher (sopa) de aipo fino 01 xícara (chá) de salsa picadinha 01 xícara (chá) de beterraba cozida, fria e picada em cubos 03 xícaras (chá) de arroz integral de grão longo, cozido 01 xícara (chá) de cenoura cozida, fria e picada em cubos 04 colheres (sopa) de azeite de oliva 01 colher (sopa) de suco de limão 01 colher (sopa) de tahine sal a gosto
Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes numa tigela e mexa até o suco da beterraba colorir uniformemente o arroz.

topo

DOCE DE CASCA DE BANANA
Ingredientes:

05 xícaras (chá) de casca de bananas-nanicas bem lavadas e picadas 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
Modo de Fazer:

Cozinhe a casca, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve a água e deixe esfriar. Bata as cascas e a água no liqüidificador e passe por peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela.
Dica: Se desejar fazer docinhos de enrolar, basta acrescentar, após passar por peneira grossa, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e levar ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar um pouco e acrescente 1 colher (sopa) de margarina, misturando bem. Deixe esfriar, enrole e passe por açúcar.

topo

DOCE DE CASCA DE MAMÃO
Ingredientes: Cascas de 6 mamões maduros, bem lavados

3 1/2 xícaras (chá) de açúcar
Modo de Fazer:

Deixe de molho na água as cascas dos mamões de um dia para o outro. Pique as cascas, coloque-as numa panela e ferva três vezes, da seguinte maneira: coloque a água para ferver, e assim que levantar fervura coloque as cascas dos mamões e espere ferver novamente, escorra e repita mais vezes. Na quarta fervura, deixe cozinhar durante 10 minutos. Deixe esfriar, bata no liqüidificador e passe por peneira. Leve ao fogo com o açúcar até dar ponto (desprender do fundo da panela).

topo

GELÉIA DE CASCAS DE FRUTAS
Ingredientes:

Cascas de 1 kg de frutas maduras (bem lavadas) açúcar 03 xícaras (chá) de água
Modo de Fazer:

Coloque a água numa panela, juntamente com as cascas de frutas. Deixe ferver por 30 minutos, passe tudo em peneira ou liqüidificador. Meça o sumo, coloque-o novamente em uma panela, acrescentando a metade da medida de açúcar, misture e leve ao fogo brando. Deixe ferver até tomar o ponto de geléia.
Dica: Para saber se a geléia está no ponto, pegue um pouco com uma colher, incline-a: ela deverá cair em gotas grossas, como que rasgadas da beirada da colher. Experimente preparar esta receita com sementes e cascas de goiaba, pêra ou maçã.

topo

BOLO DE CASCAS DE FRUTAS
Ingredientes:

02 ovos 01 colher (sopa) de fermento em pó

Depois de assado. depois. para este prato. Escorra a água e deixe esfriar. Na quarta fervura deixe cozinhar durante 10 minutos. talos de agrião. proceda da seguinte forma: Deixe de molho cascas de 4 mamões de um dia para o outro. pêra. fure com um garfo e despeje a outra metade de caldo de cascas de frutas adoçado. despeje a massa e leve para assar até que esteja dourada. Experimente preparar esta receita com cascas de maçã. a farinha de trigo. couve. trocando sempre a água entre uma fervura e outra. beterraba. Coloque a pasta obtida numa tigela e misture o restante dos ingredientes. 1 xícara (chá) de cascas de mamão batida e peneirada com 1 xícara (chá) de água. Unta um pirex com óleo ou margarina. caqui. cenoura. Bata no liqüidificador adicionando 1/2 xícara (chá) de água e passe por peneira. Misture bem e asse em fôrma untada.02 xícaras (chá) de farinha de trigo 02 xícaras (chá) de caldo de casca de frutas 02 xícaras (chá) de açúcar Modo de Fazer: Bata as claras em neve. folhas de beterraba. manga. picadas e cozidas 02 colheres (sopa) de queijo ralado 01 xícara (chá) de pão amanhecido molhado no leite 01 cebola pequena picada 01 colher (sopa) de óleo 02 ovos batidos cheiro-verde e sal a gosto Modo de Fazer: Bata as cascas cozidas no liqüidificador ou passe por peneira. topo SUCO DE CASCAS DE FRUTAS . Acrescente o fermento e 1 xícara (chá) de caldo de casca de frutas. topo ASSADO DE CASCAS. TALOS OU FOLHAS Ingredientes: 04 xícaras (chá) de cascas bem lavadas. Use. refogados ou cozidos. mamão etc. goiaba. misture. misture as gemas e continue batendo.. vire em um prato enquanto quente. abacaxi. em forno moderado. sem parar de mexer.. rabanete etc. Em seguida. brócolos etc. No caso das cascas do mamão. nabo. Sirva quente. Dê três fervuras nas cascas bem lavadas e picadas. Misture aos poucos o açúcar. cascas de abóbora japonesa e chuchu. para obter duas xícaras de caldo.

Desligue o fogo. Despeje em fôrma previamente umedecida e leve para gelar. Prepare com: talos de couve. até engrossar. Escorra em papel absorvente. Dica: Com as cascas de maçã. 2 colheres (sopa) de maisena e 2 colheres (sopa) de açúcar. Deixe-as secar ao sol depois de bem lavadas e guarde-as (bem secas) em vidros fechados. coe em seguida. Aproveite esta água do cozimento dos talos para outras preparações (arroz. tampe e deixe descansar por 5 minutos. topo . adoce e sirva gelado. folhas ou cascas. goiaba. Frite os bolinhos às colheradas em óleo quente. Ferva por 3 minutos com água. BOLINHOS DE TALOS. Coe e sirva. Prepare este suco com cascas de pêra. FOLHAS OU CASCAS Ingredientes: 01 xícara (chá) de talos. No caso do abacaxi. recomenda-se dar uma préfervura. abacaxi ou caqui. topo PUDIM DE SUCO DE CASCAS DE FRUTAS Modo de Fazer: Cozinhe um copo de suco de cascas de frutas com 1 copo de água.). antes do preparo. Coe e sirva gelado. você pode preparar um delicioso chá.Ingredientes: 02 xícaras (chá) de cascas de frutas bem lavadas 1/2 litro de água açúcar a gosto Modo de Fazer: Bata as cascas no liqüidificador com o açúcar e a água. sopa etc. as cascas podem ser cozidas por 15 minutos. couve-flor e brócolos. manga. bem lavados e picados 02 ovos 05 colheres (sopa) de farinha de trigo 1/2 cebola picada 02 colheres (sopa) de água sal a gosto óleo para fritar Modo de Fazer: Bata bem o ovo e misture o restante dos ingredientes.

acrescente. couve-flor. topo CARNE MOÍDA COM TALOS Ingredientes: 01 xícara (chá) de carne moída 03 xícaras (chá) de talos bem lavados e cortados 02 tomates sem peles e sementes 01 cebola picada 02 colheres (sopa) de óleo sal e cheiro-verde a gosto Modo de Fazer: Frite ligeiramente a cebola e o tomate no óleo. cozidos e picados 02 xícaras (chá) de farinha de trigo 02 ovos 02 colheres (sopa) de cachaça . aos poucos. Use talos de beterraba. Podem ser usadas folhas de beterraba. a farinha de mandioca ou milho e o sal.FAROFA DE FOLHAS E TALOS Ingredientes: 02 colheres (sopa) de margarina ou óleo 02 colheres (sopa) de cebola ralada 02 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada ou farinha de milho sal a gosto folhas e talos bem lavados. Deixe cozinhar até que a carne e os talos estejam macios. Experimente preparar este prato utilizando cascas de chuchu bem lavadas e cortadas em tiras finas. couve etc. Junte as folhas e talos. brócolos. Sirva em seguida. Mexa bem. rabanete. nabo. picados e refogados Modo de Fazer: Aqueça a margarina ou óleo e refogue a cebola até dourar. Acrescente a carne e o restante dos ingredientes. brócolos e seus talos. topo FRITURINHAS DE TALOS Ingredientes: 01 xícara (chá) de talos bem lavados.

cortada em pedaços 1/2 chuchu cru 02 xícaras (chá) de folhas cruas bem lavadas e picadas 01 xícara (chá) de caldo dos legumes e folhas cozidos 01 ovo 1/2 xícara (chá) de água 01 colher (chá) de açúcar 03 colheres (chá) de sal 15 gramas ou 1 tablete de fermento de padaria ou biológico . topo MASSA PARA PANQUECAS VERDES Ingredientes: 01 xícara (chá) de talos bem lavados. MIsture todos os ingredientes numa tigela. couve. Junte os demais ingredientes e bata tudo novamente. Prepare esta receita com talos de beterraba. Unte uma frigideira com óleo e frite usando uma medida padrão (concha ou colher de arroz) que cubra o fundo da frigideira. topo PÃO DE LEGUMES E FOLHAS Ingredientes: 1/2 beterraba crua bem lavada. Frite-as em óleo quente e recheie a gosto. Recheia a gosto e sirva com molho de tomate ou molho branco. couve-flor etc. brócolos.sal a gosto óleo para fritar Modo de Fazer: Bata no liqüidificador os talos ou passe por peneira. Junte duas a duas unindo-as no centro. couve etc. Experimente utilizar talos de agrião. cortados e cozidos 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo 01 xícara (chá) de leite 02 ovos 1/2 colher (chá) de sal 01 colher (sopa) de margarina Modo de Fazer: Bata no liqüidificador os talos com o leite ou passe por peneira. Estenda a massa e corte-a em rodelas com o auxílio de um copo.

topo POLENTA COM FOLHAS Ingredientes: 03 xícaras (chá) de folhas bem lavadas. topo topo SOPA DE TALOS E FOLHAS Ingredientes: 01 xícara (chá) de talos e folhas bem lavados 02 batatas picadas . o alho. se quiser. colocando em assadeira untada. junte o fubá previamente umedecido. Junte em seguida o ovo. Prepare esta receita com folhas de beterraba. rabanete etc.03 colheres (sopa) de óleo 4 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo Modo de Fazer: Coloque as folhas. o açúcar. Acrescente 1 litro de água fria. a cebola e o sal. o sal. juntando em seguida as folhas. Use folhas de beterraba. sempre mexendo. o fermente e o óleo e continue batendo. picadas e cozidas 03 xícaras (chá) de fubá sal a gosto 01 dente de alho picado 01 cebola pequena picada 02 colheres (sopa) de óleo Modo de Fazer: Em uma panela funda coloque o óleo. Quando estiver fervendo. cenoura. couve-flor. rabanete etc. Deixe crescer novamente. cortá-la e fritá-la em óleo quente. forme os pães. Deixe a massa crescer até dobrar o volume. Leve ao fogo para fritar. Coloque em forno moderado para assar por aproximadamente 40 minutos. a beterraba e o chuchu no liqüidificador com a água e o caldo dos legumes e folhas. podendo. Deixe cozinhar por 10 minutos. Coloque em uma vasilha a farinha de trigo e despeje a mistura do liqüidificador. nabo. nabo. Bata bem. Sirva quente ou fria. Amasse até desgrudar das mãos. Amasse novamente.

Numa panela. despeje metade da massa. cozinhá-las e picá-las. após acrescente o leite. óleo. por fim. alho e sal. rabanete etc. bem lavadas e refogadas com tomate. Leve para assar até que esteja dourada. Para recheio. o restante da massa. utilize folhas de beterraba. topo TORTA SALGADA Ingredientes: 02 xícaras (chá) de leite 03 ovos 01 xícara (chá) de óleo 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 01 colher (sopa) de fermento em pó 01 colher (sobremesa) de sal Modo de Fazer: Coloque todos os ingredientes no liqüidificador ou misture-os bem em uma tigela. Prepare com talos de acelga. folhas de beterraba. unte uma fôrma. couve-flor etc. brócolos.. nabo. Para montar a torta. cebola. topo BOLINHOS DE FOLHA DE MANDIOCA Ingredientes: 01 maço de folhas de mandioca 1/2 cebola picada 02 colheres (sopa) de salsa picada 01 ovo 01 xícara (chá) de farinha de trigo 01 colher (café) de fermento em pó sal e leite suficiente Modo de Fazer: Lavar muito bem as folhas de mandioca. rabanete. coloque os talos. couve.01 cenoura picada 01 xícara (chá) de caldo de carne 1 1/2 litro de água temperos e sal a gosto Modo de Fazer: Pique bem os talos ou bata-os no liqüidificador com um pouco de água. tempere com sal. . nabo. em seguida o recheio e. cebola e salsa. Quebrar o ovo. misturar tudo com a farinha de trigo e o fermento. agrião etc. os demais ingredientes e leve ao fogo para cozinhar até que os legumes estejam macios. Fritar às colheradas em bastante óleo. cenoura.

Leve ao forno e asse.topo SUFLÊ DE FOLHAS DE BETERRABA Ingredientes: 04 xícaras (chá) de folhas de beterraba cozidas e picadas 02 colheres (sopa) de farinha de trigo 02 colheres (sopa) de manteiga 02 ovos 01 colher (café) de fermento em pó 01 xícara (chá) de leite sal a gosto Modo de Fazer: Numa panela. folhas de beterrabas. Use para este prato folhas de cenoura. rabanete. aqueça a manteiga. topo MEXIDO DE ABOBRINHA COM CASCA Ingredientes: 04 xícaras de abobrinha com casca 01 cebola picada . cebola e alho. cenoura. brócolos e também as cascas de beterraba. para este prato. Tampe a panela e deixe em fogo brando até ficarem bem macias. também. couve-flor. brócolos. refogar no óleo. Junte as gemas e o fermento. batata-doce etc. nabo. Bata as claras e coloque tudo em fôrma untada. junte a farinha de trigo já dissolvida no leite e misture as folhas cozidas e picadas. Deixe descansar até ficar morno. Use. couve-flor. topo FOLHAS DE RABANETE REFOGADAS Ingredientes: 01 maço de folhas de rabanete alho óleo cebola picada e sal Modo de Fazer: Lavar bem as folhas e picar bem fininho. nabo.

acrescentar as rodelas de abobrinhas. pode-se usar 8 batatas grandes. Fritar a cebola com a manteiga. Moldar o pão e levar ao forno. o cará.02 colheres (sopa) de manteiga 02 ovos sal a gosto Modo de Fazer: Lavar bem a abobrinha. Bater bastante a massa e deixar em repouso por uma hora. continuar cozinhando. topo PÃO DE CARÁ Ingredientes: 1/2 kg de cará cozido. o açúcar e a margarina. passado na peneira 03 colheres (sopa) de açúcar 03 colheres (sopa) de manteiga bem cheia 03 ovos 01 colher (sopa) de sal 01 copo de leite morno 08 xícaras (chá) de farinha de trigo 01 colher (sobremesa) de fermento granulado dissolvido no leite morno Modo de Fazer: Ponha numa vasilha a farinha de trigo. pincele com gemas batidas com um pouco de manteiga. . deixe cresce e asse em forno quente. a farinha de ervilha. Depois despeje o leite. Antes de assar. topo PÃO CASEIRO À BASE DE ERVILHA Ingredientes: 05 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de ervilha 04 ovos 01 copo de açúcar 03 colheres (sopa) de margarina ou manteiga 03 colheres (sopa) de fermento em pó Modo de Fazer: Juntar a farinha de trigo. o sal e os outros ingredientes. os ovos. Amasse tudo muito bem. Não tendo cará. os ovos e a manteiga. faça pãezinhos. com sal. acrescentar os ovos batidos. e adicionar o fermento dissolvido em um copo de água morna. cortar em rodelas finas. Quando as abobrinhas estiverem macias.

Deixe cozinhar por 30 minutos. Antes de ferver junte 1 xícara (chá) de fubá. Cozinhe em pouca água.topo ANGU DE FUBÁ COM FOLHAS DE MANDIOCA Ingredientes: 01 xícara (chá) de fubá 1 1/2 litro de água folhas de mandioca óleo de milho tempero e sal Modo de Fazer: Cortar fino um punhado de folhas de mandioca. mexendo para não empelotar. que é alimento pré-cozido e só necessita de 5 minutos de fervura para o mesmo estar pronto. topo SUFLÊ DE ABÓBORA Ingredientes: . topo GUISADO DE TAIOBA Ingredientes: Taioba (folhas e talo) tomate ou pimentão óleo. e corte-o em pedaços pequenos. pode-se usar farinha de milho. Adicionar junto ao refogado 1 1/2 litro de água. Corte as folhas em pedacinhos também. temperos e sal. o tomate e demais temperos que quiser usar. Dica: Em vez de fubá. Quando os temperos estiverem dourados. refogar com óleo de milho. Descasque o talo (puxe a pele verde que o recobre). lavar bem. sirva quente. Frite a cebola cortadinha. até ficar macia. em um pouco de óleo sem deixar queimar. coloque a taioba cortadinha (primeiro o talo depois as folhas). com a vasilha tampada. cebola. temperos verdes sal a gosto Modo de Fazer: Lave bem as folhas inteiras e o talo.

espinafre ou batata. Use para este prato: abobrinha. Enquanto isso. cebola. chuchu. Passe os pedaços no ralo grosso e refogue no óleo e nos temperos. cenoura. berinjela. corte em pedaços e retire as sementes. ralado. Sirva quente. acrescente a maisena dissolvida na água ou no leite. Dica: Querendo. Quando estiver macia. cheiro-verde Modo de Fazer: Lave muito bem a abóbora. ponha 1 xícara (chá) de palmito cru. temperos verdes 02 colheres (sopa) de maionese . sal. topo ASSADO DE BATATINHA Ingredientes: 01 kg de batata cozida com casca 1 1/2 xícara (chá) de leite de soja ou de vaca 01 colher (sopa) de óleo de milho sal. bata as claras em neve. as gemas e um pouco de queijo e deixe cozinhar. pode pôr um pouco de tomate picadinho. raladas com cascas 01 xícara (chá) de cenoura crua ralada fininha 01 xícara (chá) de farinha de trigo integral 1/2 xícara (chá) de cebola picadinha 1/4 de xícara (chá) de cebolinha picada 01 ovo salsa e sal à vontade Modo de Fazer: Misture tudo e faça bifes que poderão ser assados ou fritos. nabo. Depois de cozido deixe esfriando. Como variação. em lugar de batata. topo BIFES DE BATATAS Ingredientes: 02 xícaras (chá) de batatas cruas. despeje em fôrma untada com margarina e farinha de trigo ou de rosca e cubra com o restante do queijo e leve ao forno quente por 20 minutos. orégano. Incorporar bem devagar as claras.1/2 kg de abóbora-menina madura com casca 02 ovos (claras em neve) 02 colheres (sopa) de maisena 03 colheres (sopa) de queijo ralado 1/2 xícara (chá) de óleo 02 xícaras (chá) de água ou leite tempero a gosto: alho.

chuchu e cenoura. as claras em neve. corte em rodelas e coloque num pirex com óleo de milho e derrame por cima os demais ingredientes. orégano. topo ASSADO DE BERINJELA Ingredientes: 03 berinjelas cozidas com casca 02 xícaras (chá) de pão velho moído 1/3 de xícara (chá) de castanha ralada 01 xícara (chá) de cheiro-verde picado 02 tomates picadinhos alho. topo ASSADO DE ESPINAFRE Ingredientes: 01 maço de espinafre 01 xícara (chá) de aveia 03 colheres (sopa) de farinha de trigo integral 03 colheres (sopa) de óleo de milho 01 cebola picada 03 ovos separados 1/2 xícara (chá) de coalhada 01 dente de alho picadinho 02 tomates picados (sem pele) sal a gosto Modo de Fazer: Lave o espinafre e corte-o bem miúdo. misturando bem. todos bem misturados. topo . por último. Asse em fôrma untada até ficar consistente. Leve para assar. cebola sal Modo de Fazer: Corte as berinjelas em cubinhos e acrescente todos os ingredientes. depois descasque e coloque o sal. Variação: em lugar de berinjela pode-se usar abobrinha. Misture todos os ingredientes e. e leve para assar em fôrma untada.Modo de Fazer: Cozinhe as batatas com casca.

2 tomates. formar os bifes e levar ao forno em fôrma untada para assar. Recheio: Um pouco de azeitona. Misture a farinha de rosca com óleo de milho e junte todos os ingredientes. topo topo BRÓCOLOS AO FORNO Ingredientes: 1/2 maço de brócolos 02 ovos batidos 01 xícara (chá) de queijinho 02 colheres (sopa) de óleo de milho 1/4 de xícara (chá) de farinha de rosca sal a gosto 02 colheres (sopa) de queijo ralado Modo de Fazer: Cozinhe um pouco de brócolos em água e sal. escorra (reserve o líquido para sopa) e pique. menos o queijo ralado que é salpicado por cima de tudo. topo BOLINHO DE BATATA OU MANDIOCA Ingredientes: 06 batatas ou 1/2 kg de mandioca 01 pitada de sal 01 colher (sopa) de óleo de milho Amassar bem e começar a fazer os bolinhos. Asse em forno moderado por 40 minutos. 1 pitada de sal.BIFE DE CENOURA Ingredientes: 03 cenouras médias raladas 02 ovos 03 colheres (sopa) de farinha de trigo integral 03 colheres (sopa) de coalhada sal a gosto 01 cebola bem picada Modo de Fazer: Misturar tudo. . palmito. salpicando orégano. Faça um molho a seu gosto e coloque sobre os bifes.

adicionar dois ovos inteiros e tempero a gosto. fazendo os croquetes. refogar com óleo de milho. Amasse bem. retirar a casca e amassar ou passar no espremedor. Se precisar. no fubá e assar. sal e tempero. Junte os demais ingredientes. topo . Cortar bem fininha um maço de folhas de beterraba. Numa vasilha. maisena para dar ponto de enrolar. topo CROQUETE DE BATATA COM FOLHA DE BETERRABA Ingredientes: 01 kg de batatas folhas de beterrabas óleo de milho 02 ovos inteiros maisena sal e tempero a gosto Modo de Fazer: Cozinhar 1 kg de batata. Dicas: Esses croquetes poderão ser preparados com mandioca. Sirva com molho de sua preferência. Assar até que fiquem dourados. misturando bem. topo CROQUETE DE ESPINAFRE Ingredientes: 02 xícaras (chá) de espinafres cozidos e escorridos ovos crus batidos 02 ovos cozidos 03 colheres (sopa) de farinha de trigo integral 03 colheres (sopa) de queijo ralado 1/2 cebola picadinha 01 dente de alho picado 01 colher (sopa) de shoyo sal a gosto Modo de Fazer: Junte os ovos cozidos e amassados ao espinafre cozido e picado.Modo de Fazer: Cozinhar tudo e rechear os bolinhos. cará ou inhame. Passar em uma gema. juntar o refogado com a batata amassada. junte mais farinha de rosca e ponha-os numa assadeira untada. e leve ao forno para dourar.

Acrescente 1 dente de alho socado enquanto estiver fritando. Faça um creme com os ingredientes recomendados. um a um. Escorra bem a água. Prove se está com sal. topo BRÓCOLOS SABOROSO Ingredientes: brócolos 03 colheres (sopa) de óleo de milho farinha de rosca 01 dente de alho sal Modo de Fazer: Cozinhe os brócolos em água e sal. ponha por cima dos brócolos e sirva. Escorra (reserve o líquido para sopa). topo FAROFA DE REFOGADO DE FOLHA DE BATATA-DOCE Ingredientes: . Encha as forminhas e polvilhe com farinha de rosca. tire do fogo e misture os legumes.EMPADINHA DE LEGUMES Ingredientes: 200 g de vagem 200 g de gordura 200 g de chuchu Recheio: 01 colher (sopa) de óleo de milho 02 copos de leite de soja 01 colher (sopa) de farinha de trigo integral 03 ovos Modo de Fazer: Cozinhe separadamente os legumes cortados em quadradinhos. mas não deixe amolecer demais. Quando estiver cozido. Acrescente os ovos. Junte algumas colheres de farinha de rosca numa frigideira. mexendo sempre. Leve ao forno quente durante 1/2 hora. 3 colheres (sopa) de óleo de milho e deixe dourar um pouco. Arrume os galhos numa travessa.

couve-flor. cenoura. manjerona. cenoura. mexendo sempre. sal e um pouquinho de óleo de milho. topo MOLHO DE VEGETAIS Ingredientes: 01 colher (sopa) de óleo de milho 01 cebola picada fina 01 pimentão verde picado fino 01 cenoura picada fina 03 dentes de alho picados finos 3/4 de xícara (chá) de água 03 colheres (sopa) de molho de soja . Servir quente. couve. tudo bem miudinho. Levar ao fogo refogando com óleo de milho. Dica: O refogado dever ser rápido para não criar água. salsa. para este prato folhas de beterraba. nabo. Adicionar farinha de milho ou mandioca. pimentão. brócolos. mandioca etc. cebolinha. mexendo até misturar bem. Use também.folhas de batata-doce farinha de milho ou mandioca óleo de milho sal e tempero a gosto Modo de Fazer: Colher folhas novas de batata-doce. lavar bem e cortar miúdo. alho. Acrescente farinha de mandioca ou milho e deixe dourar. Se quiser. O tempero depende do gosto. sal e tempero a gosto. ponha amendoim torrado e quebrado com o rolo de massa. topo FAROFA FESTIVA Ingredientes: farinha de mandioca ou milho cebola nabo pimentão cenoura manjerona salsa e cebolinha sal óleo de milho Modo de Fazer: Faça um refogado de cebola.

frite ligeiramente os vegetais e o alho até ficarem macios. repolho chinês. Depois. Espere ferver. pode-se introduzir variantes quanto aos vegetais utilizados: raízes de lótus. daikon. amassando-os. mexendo sem parar durante um minuto ou até o molho engrossar e ficar transparente. a araruta dissolvida e gengibre ralado. deixando ferver. nesse caso.1 1/2 colher (sopa) de araruta 02 colheres (chá) de gengibre ralado fino Modo de Fazer: Depois de aquecer bem o óleo de milho numa frigideira ou panela pesada. Esprema bem e junte os demais ingredientes. Também. cogumelos etc. topo . Junte a água e o molho de soja. topo QUIBES DE LEGUMES Ingredientes: 02 xícaras (chá) de trigo para quibe 02 xícaras (chá) de legumes cortados grossos tempero a gosto sal 04 colheres (sopa) de óleo de milho Modo de Fazer: Deixe o trigo de molho por uma hora. Colocar em fôrma untada e levar para assar. topo OMELETE DE LEGUMES Ingredientes: Cenoura cozida Pimentão cozido Salsinha Couve bem picada Cebolinha Azeitonas Sal 02 ovos Modo de Fazer: Bater os ovos e misturar com os demais ingredientes. Asse em pirex untado em forno quente por 30 minutos.

Reserve. Misture bem. Reserve. cozida 01 lata de palmito 01 xícara (chá) de cenoura cozida em fatias 01 pé de alface 02 tomates em gomos 02 ovos cozidos cortados em fatias 1/2 cebola em rodelas azeitonas pretas molho francês Modo de Fazer: Coloque os ingredientes em uma travessa e arrume bem. salsa picadinha. Enfeite com azeitonas pretas e rodelas de cebola. e. tempere-a com molho francês. topo SALADA SUBSTANCIOSA Ingredientes: 03 batatas médias 250 g de ervilha em grão ou vagem 02 beterrabas 03 ovos cozidos 01 pé de alface galhinhos de agrião azeitonas pretas maionese suco de limão cebola molho francês Modo de Fazer: Cozinhe as batatas com casca. Forre um prato grande de bolo com as folhas de alface picadinhas. 1 limão. alguns galhinhos de agrião. sal e umas colheres de maionese. quando frias. 1 colher (sopa) de suco de limão. Por último. descasque-as. Pique a vagem e cozinhe-a com pouca água e sal. e pique-as bem fininhas. Cozinhe as beterrabas com casca também e em pouca água. Ponha no centro a salada de batata. tempere-as então com bastante cebola cortada. cebola picadinha. ainda em volta. junte os 3 ovos amassados. sem tempero. topo .SALADA ESPECIAL Ingredientes: 01 couve-flor média. pondo na geladeira por uma hora. sal e azeite. em volta desta coloque a vagem. Depois de fria. Reserve. as fatias de beterrabas. mas em fatias.

Arrume-as numa fôrma. Frite as tiras de presunto na manteiga . Quebrar um ovo e misturar tudo com farinha de trigo. cebola e salsa picada. e o leite na quantidade suficiente para fazer os bolinhos. couve-flor. rabanete. Descasque-as e corte-as ao meio. Asse por 15 minutos em forno bem quente. nabo. temperar com sal. Use para este prato folhas de beterraba. topo RAÍZES DE TAIOBA ASSADAS Ingredientes: 1/2 kg de raízes de taioba 1/3 xícara (chá) de manteiga 03 colheres (sopa) de açúcar mascavo 100 gramas de presunto cortado em tiras Modo de Fazer: Cozinhe as raízes em água fervente salgada. Fritar em óleo bem quente. salpique o açúcar mascavo e metade da manteiga. topo BOLINHOS FRITOS DE FOLHAS DE CENOURA Ingredientes: 01 maço de folhas de cenoura 01 cebola picada 01 ovo 01 colher (sopa) de salsa picada 01 xícara (café) de farinha de trigo 01 colher (café) de fermento em pó leite sal Modo de Fazer: Lavar bem as folhas e picar miúdos. brócolos. juntar o fermento.SALADA SURPRESA Ingredientes: 05 tomates grandes 01 vidro de palmito molho de maionese Modo de Fazer: Corte os tomates e o palmito em rodelas. Misture o molho de maionese.

Retire do fogo. topo MEXIDO DE TAIOBA . deixe descansar por 25 minutos. até engrossar. junte a farinha de trigo e cozinhe-a por 1 a 2 minutos. e cozinhe por 1 ou 2 minutos. sempre mexendo. mexendo constantemente. topo MOLHO BECHAMEL Ingredientes: 1 1/4 xícara (chá) de leite 01 pedaço pequeno de cebola. escorra-as e espalhe-as sobre as taiobas e sirva. topo BOLINHOS DE TAIOBA Ingredientes: 02 xícaras (chá) de folhas de taioba cozida.restante. os ovos. cortada em fatias 012 pedaço pequeno de cenoura. espremida e picadas 3/4 de xícara (chá) de molho Bechamel 03 ovos bem batidos 1/4 colher (chá) de fermento em pó farinha de trigo óleo para fritar Modo de Fazer: Misture a taioba com o molho Bechamel. derreta a manteiga. coe e elimine os aromas. deixe levantar fervura em fogo brando. até ficarem douradas e crescidas. Frite a mistura de taioba às colheradas. tempere a gosto. Escorra os bolinhos sobre toalhas de papel e sirva-os bem quentes. Deixe levantar fervura. Esquente o óleo numa panela para frituras. Numa panela pequena. mexendo. Junte o leite aromático. o fermento e farinha de trigo até obter uma massa de pingar. picada 1/2 talo de salsão picado 1/2 folha de louro 03 grãos de pimenta-do-reino 1 1/2 colher (sopa) de manteiga ou margarina 03 colheres (sopa) de farinha de trigo sal a gosto Modo de Fazer: Coloque os 6 primeiros ingredientes numa panela de metal grosso. pouco de cada vez.

Ingredientes: taioba (batata) 03 ovos óleo tempero verdes Modo de Fazer: Corte as batatas de taioba em cubinhos. alho e sal. topo REFOGADO DE BELDROEGA Ingredientes: 500 gramas de folhas de beldroega 02 cebolas batidas 01 tomate maduro cheiro-verde. Junte as cebolas batidas. Mexa bem até os ovos incorporarem. Dica: Acompanha carnes. Seque-as bem. o tomate descascado e picado e o cheiro-verde Deixe apenas amaciar. Bata ligeiramente os ovos. alho e sal a gosto Modo de Fazer: Refogue as folhas de beldroega em óleo. Acrescente os ovos ligeiramente batidos. Depois de cozidas. Variação: Passar em ovo batido. embrulhando em um guardanapo limpo. batatas cozidas ou arroz. Leve ao fogo uma frigideira com óleo. topo RAIZ DE TAIOBA FRITA Ingredientes: 1/2 kg de raiz de taioba óleo limão sal a gosto Modo de Fazer: Cozinhe as raízes de taioba com casca. descasque-as cuidadosamente e corte-as em pedaços de tamanho regular. Frite as fatias de taioba em óleo quente. topo . refogue os temperos e acrescente as batatas de taioba. depois em farinha de rosca e fritar ou assar.

músculo cozido ou peixe. À parte. pirões e arroz branco. junte a essa mistura as folhas escorridas e o sal e deixe ferver por mais ou menos 10 minutos. Leve ao forno para aquecer. refogue a cebola picada e o alho.MOLHO DE BELDROEGA Ingredientes: 01 maço de beldroega 01 receita de molho branco Modo de Fazer: Refogue a beldroega e depois bata-a no liqüidificador. Pode-se ainda colocar um purê de batatas no centro do prato. Em seguida. topo CARURU REFOGADO Ingredientes: 01 maço grande de caruru 02 colheres (sopa) de óleo 01 cebola picada 01 dente de alho 01 pires de cheiro-verde 01 tomate sem pele sal a gosto Modo de Fazer: Afervente o caruru na água. cercar com o caruru e jogar por cima um molho de tomate. Também acompanha angus. Acrescente o cheiro-verde e o tomate cortado em pedacinhos. escorra e pique-o. topo PANQUECAS DE CARURU Ingredientes: 01 receita básica de panquecas 01 receita básica de caruru refogado 01 receita básica de molho de tomates Modo de Fazer: Frite as panquecas e recheia-as com o refogado de caruru. . Dica: Acompanha carne assada. Coloque em vasilha refratária e cubra com molho de tomate. Dica: O caruru refogado é usado em omeletes e fritadas. Acrescente o molho branco.

Misture bem e sirva. misturados. Frite o bacon em pedacinhos e.topo TORTA DE MANDIOCA COM CARURU Ingredientes: 01 kg de mandioca 01 receita básica de caruru refogado 02 ovos queijo ralado Modo de Fazer: Cozinhe a mandioca e amasse. junte o vinagre ou o limão. topo REFOGADO DE RAÍZES DE DENTE-DE-LEÃO Ingredientes: 50 gramas de raízes de dente-de-leão 02 colheres (sopa) de óleo 03 colheres (sopa) de óleo de gergelim 02 colheres (sopa) de shoyo água suficiente para o cozimento Modo de Fazer: . depois coloque sobre um fôrma refratária untada. Pode-se usar flores para enfeitar o prato e também para comê-las. topo SALADA DE DENTE-DE-LEÃO Ingredientes: 01 maço de folhas de dente-de-leão 200 gramas de bacon 02 ovos cozidos e picados vinagre ou limão sal e pimenta-do-reino Modo de Fazer: Corte as folhas ao meio e reserve. Arrume por cima o caruru refogado e depois os ovos batidos. quando estiver quente. com queijo ralado. Leve ao forno para gratinar. o dente-de-leão e os ovos cozidos picados.

topo MOLHO DE TRAPOERABA Ingredientes: 01 maço de trapoeraba 01 receita básica de milho branco . À parte. junte a farinha de milho até engrossar. picado sal a gosto Modo de Fazer: Rasgue a serralha ou corte bem fininha. em fogo brando. Acrescente o shoyo e deixe cozinhar até amolecer. Junte a essa mistura as folhas escorridas e o sal e deixe ferver de 5 a 10 minutos. Junte água fervente e cozinhe por 10 minutos.Corte as raízes em rodelas de mais ou menos meio centímetro de espessura e refogue na mistura dos dois óleos. dissolva o cubo de carne em meio litro de água e junte ao refogado. Sirva com arroz branco. Sirva com torresmo e angu. À parte. topo REFOGADO DE SERRALHA Ingredientes: 01 maço grande de serralha 01 cebola 01 dente de alho 02 colheres (sopa) de óleo 01 pires de cheiro-verde 01 tomate sem pele. refogue a cebola e o alho e acrescente o cheiro-verde e o tomate. Retifique o tempero. até ficarem dourados. topo ENGROSSADO DE FOLHAS DE SERRALHA COM FARINHA DE MILHO Ingredientes: 01 receita de refogado de serralha 01 cubo de caldo de carne 01 punhado de farinha de milho Modo de Fazer: Prepare o refogado de serralha.

Se desejar. Bibliografia: (Material coletado no trabalho efetuado em julho/1990 pela Equipe da EMPAER/MS formada pelas técnicas: Daisy do Rego e Silva .Maria de Fátima da Silva e Maria Helena Bicudo) .Malvina Marta de Arruda . Deixe solta a água e sirva.Irene Silva Prado . Pode ser servido frio ou quente. topo REFOGADO DE TRAPOERABA Ingredientes: 01 maço de trapoeraba 01 cebola pequena 02 dentes de alho sal óleo Modo de Fazer: Frite a cebola e o alho em óleo.Modo de Fazer: Preparar a receita básica de molho branco e juntar a trapoeraba. juntando depois a trapoeraba e o sal. Dica: Acompanha peixes. topo SALADA DE TRAPOERABA Ingredientes: 01 maço de trapoeraba 200 gramas de queijo-minas molho comum de salada Modo de Fazer: Tire as folhas dos ramos. pode bater a mistura no liqüidificador. camarões e carnes em geral. Junte o queijo-minas cortado em pedacinhos e o molho de salada.