1 Constituição: princípios fundamentais. (CESPE/TJDFT/2008/Analista Judiciário) Acerca dosprincípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, julgue os itens a seguir. 1__ A expressão República Federativa enuncia, respectivamente, uma forma de governo e uma forma de Estado. 2__ A construção de uma sociedade livre, justa e solidária é um objetivo, ao passo que a dignidade da pessoa humana é um fundamento da República Federativa do Brasil.

(CESPE/STJ/Analista Judiciário – Área: Judiciária/2008) Julgue os itens que se seguem, relativos aos princípios e aos direitos e garantias fundamentais previstos na CF. 3__ O Brasil é regido, nas suas relações internacionais, pelo princípio da autodeterminação dos povos, mas repudia o terrorismo e o racismo.

5 __ Segundo a CF. dos direitos e das garantias fundamentais previstos na CF. . não se admitindo interferências ou controles recíprocos. segundo o qual a separação das funções estatais é rígida. social e cultural dos povos da América Latina. política. 4 __ A separação dos Poderes no Brasil adota o sistema norte-americano checks and balances. com vistas à formação de uma comunidade latino-americana de nações. julgue os itens seguintes. a República Federativa do Brasil deve buscar a integração econômica.(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/TRT 17/2009) Acerca dos princípios.

. (CESPE/TRT-17ª/2009) Constitui princípio que rege a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais a concessão de asilo político.6. não há previsão. de seu exercício diretamente pelo povo. 7. vedada a extradição. (CESPE/Técnico-TCU/2009) Apesar de a CF estabelecer que todo o poder emana do povo. no texto constitucional. mas por meio de representantes eleitos.

cor. (CESPE/Analista-TJ-RJ/2008) São poderes da União. Dessa forma.8. independentes e harmônicos. idade ou quaisquer outras formas de discriminação. dos estados e do DF. sem o devido amparo legal. (CESPE/ABIN/2008) Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil a promoção do bem de todos. sem preconceitos de origem. de limite de idade mínima ou máxima para inscrição. o Judiciário e o Executivo. raça. 9. contida em editais de concursos públicos. contraria a CF a exigência. o Legislativo. sexo. .

representando uma pauta de valores a ser seguida pelo legislador na edição de novas regras. por sua flexibilidade e abstração. 10__ Para a moderna teoria constitucional. que define a constituição como um regime aberto de regras e princípios. (CESPE/STJ/Analista Judiciário – Área: Administrativa/2008) Quanto à aplicabilidade das normas constitucionais e aos direitos e garantias fundamentais. estes. não podem ser considerados como normas constitucionais. julgue os itens a seguir. mas apenas como normas programáticas.2 Da aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais. . Vigência e eficácia das normas constitucionais. mesmo quando jurídicos.

julgue os itens subseqüentes. de acordo com a tradicional classificação das normas constitucionais. mas deixa margem à atuação restritiva por parte da competência discricionária do poder público.(CESPE/TRE-BA/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA/2010) Quanto à aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais. são de eficácia limitada aquelas em que o legislador constituinte regula suficientemente os interesses concernentes a determinada matéria. nos termos em que a lei estabelecer ou na forma dos conceitos gerais nela previstos. . 11__ No tocante à aplicabilidade.

12 __ Para que se possa identificar uma norma constitucional de eficácia limitada. aplicabilidade. . vigência e eficácia das normas constitucionais. julgue os itens seguintes.(CESPE/ANALISTA TÉCNICOADMINISTRATIVO/TRE-MS/2010) No que se refere à supremacia da Constituição. é suficiente observar a expressão “nos termos da lei”. interpretação. prevista no texto constitucional.

(CESPE/Advogado .13. possuir relevância jurídica.IBRAM-DF/2009) O preâmbulo. . pode ser paradigma comparativo para a declaração de inconstitucionalidade de determinada norma infraconstitucional. portanto. não havendo desníveis ou desigualdades entre as normas do ADCT e os preceitos constitucionais quanto à intensidade de sua eficácia ou a prevalência de sua autoridade. por estar na parte introdutória do texto constitucional e.IBRAM-DF/2009) O ADCT tem natureza jurídica de norma constitucional. (CESPE/Advogado . semelhante às normas inseridas no bojo da CF. 14.

(CESPE/DPE-ES/2009) Normas constitucionais supereficazes ou com eficácia absoluta são aquelas que contêm todos os elementos imprescindíveis para a produção imediata dos efeitos previstos.15. atendidas as qualificações profissionais estabelecidas em lei. (CESPE/TRE-MA/2009) O preceito constitucional que assegura a liberdade de exercício de qualquer trabalho. 16. embora sejam suscetíveis a emendas. constitui norma de eficácia limitada. elas não requerem normatização subconstitucional subsequente. ofício ou profissão. .

sendo auto-aplicável.17.TRT 9ª/2007) Norma constitucional de eficácia contida é aquela que. . 18. autoriza a posterior restrição por parte do legislador infraconstitucional. (CESPE/Técnico . (CESPE/TRT-17ª/2009) A disposição constitucional que prevê o direito dos empregados à participação nos lucros ou resultados da empresa constitui norma de eficácia limitada.

Dos direitos de nacionalidade.3 Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos. assim como dos direitos e das garantias fundamentais. Dos direitos políticos. (CESPE – TRE/BA 2010 ANALISTA JUDICIARIO – AREA ADMINISTRATIVA Acerca do conceito e da classificação das constituições. é possível o processo de naturalização tácito ou automático. Dos direitos sociais. julgue os itens a seguir. 19__ Como forma de aquisição da nacionalidade secundária. para todos aqueles estrangeiros que se encontram no país há mais de dez anos e não declararam a intenção de conservar a nacionalidade de origem. . de acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF).

(CESPE/TRE-BA/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA/2010) Com relação aos direitos e às garantias fundamentais e aos direitos políticos. é válida a quebra de sigilo bancário de membros do Congresso Nacional quando decretada por um TRE em investigação criminal destinada à apuração de crime eleitoral. cessa com o cumprimento ou a extinção da pena. independentemente de reabilitação ou de prova de reparação dos danos. Nesse sentido. 21__ A suspensão dos direitos políticos. . 20__ Os sigilos bancário e fiscal são consagrados como direitos individuais constitucionalmente protegidos que podem ser excepcionados por ordem judicial fundamentada. julgue os itens seguintes. na hipótese de condenação criminal transitada em julgado.

já que os direitos e as garantias fundamentais são dirigidos aos brasileiros e aos estrangeiros aqui residentes. ordenadas pela justiça. relativos aos direitos e às garantias fundamentais. 23 __ Caso um escritório de advocacia seja invadido. para nele se instalar escutas ambientais. Julgue os itens que se seguem. 22 __ O estrangeiro sem domicílio no Brasil não tem legitimidade para impetrar habeas corpus. durante a noite. já que o advogado que ali trabalha estaria envolvido em organização criminosa. já que a referida diligência não foi feita durante o dia. a prova obtida será ilícita. por policiais.(CESPE/UnB – ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA – TRT 17ª REGIÃO 2009). .

praticado antes da naturalização.(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/TRT 17/2009) Acerca dos princípios. porém os brasileiros naturalizados podem ser extraditados em caso de crime comum. 25 __ Segundo a CF. julgue os itens seguintes. . 24 __ A CF prevê que não se concede extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião. deve ser concedido habeas data sempre que a ausência de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade. dos direitos e das garantias fundamentais previstos na CF. à soberania e à cidadania.

27 __ É vedado aos recrutados para o serviço militar obrigatório alistarem-se como eleitores. . 26 __ O direito de greve é um direito relativo.(CESPE/ANALISTA TÉCNICOADMINISTRATIVO/TRE–MS/2010) No que se refere aos direitos e às garantias fundamentais. pois pode sofrer limitações. julgue os itens a seguir. inclusive em relação às atividades consideradas essenciais.

mas não podem ser eleitos para exercer mandato político. a esposa do prefeito pode ser candidata a cargo de vereador.28 __ Aos analfabetos é concedido o direito facultativo de votar. 29 __ No mesmo município. .

31. . é vedada a prisão civil por dívida. O STF entende que. mas somente a parte objeto do plantio ilegal. conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). o termo gleba se refere apenas à área efetivamente cultivada e não a toda a propriedade. (CESPE/Juiz Federal . quando se tratar de obrigação alimentícia ou de depositário infiel. nessa hipótese. de modo que a gleba não poderia ser considerada o todo. salvo.TRF 1ª/2009) A CF prevê que as glebas nas quais forem localizadas culturas de plantas psicotrópicas serão imediatamente expropriadas sem indenização ao proprietário. (CESPE/ANAC/2009) Embora seja possível a restrição da liberdade de locomoção dos indivíduos nos casos de prática de crimes.30.

33. a tutela jurídica do direito de reunião eventualmente atingido se efetiva por intermédio do habeas corpus.-TCE-ES/2009) O STF considera lícita a prisão civil de depositário infiel.-TCE-ES/2009) De acordo com a doutrina e jurisprudência. qualquer que seja a modalidade do depósito. (CESPE/Proc. (CESPE/Proc. .32.

.TRT 9ª/2007) O habeas corpus não é medida idônea para impugnar decisão judicial que autoriza a quebra de sigilo bancário em procedimento criminal. em qualquer circunstância. na hipótese.34. já que não há. 35. (CESPE/Analista . (CESPE/FINEP/2009) Será cabível. manejo de mandado de segurança para proteger direito líquido e certo quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público. risco direto e imediato de constrangimento ao direito de liberdade.

37.36. (CESPE/MMA/2009) Para que um partido político tenha representação no Congresso Nacional. . (CESPE/ TCE-AC/2009) O mandado de injunção não é instrumento adequado à determinação de edição de portaria por órgão da administração direta. é suficiente que o partido tenha um só parlamentar em qualquer uma das Casas do Congresso.

40. 39. (CESPE/Anal.38. . poderá ingressar com ação popular.Jud-STF/2008) A ação popular contra o presidente da República deve ser julgada pelo STF. no uso de suas atribuições. (CESPE/ANAC/2009) São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira que vierem a residir no Brasil e optarem pela nacionalidade brasileira. (CESPE/MMA/2009) Um promotor de justiça. desde que essa opção ocorra até a maioridade.

43. 42. (CESPE/MMA/2009) Um brasileiro naturalizado pode ser ministro do STJ. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada a sua naturalização. (CESPE/Juiz Substituto . . em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.TJ-AC/2007) O presidente do Conselho Nacional de Justiça pode ser brasileiro naturalizado. por decisão administrativa.41. desde que devidamente comprovada no respectivo processo administrativo.

(CESPE/TRE-GO/2009) É vedada a criação de outros casos de inelegibilidade fora daqueles taxativamente expressos na CF. o irmão do prefeito do município-mãe não pode se candidatar a chefe do Executivo do município recém-criado. (CESPE/Proc. (CESPE/Proc.44.-BACEN/2009) Na hipótese de criação de município por desmembramento. devido à inelegibilidade reflexa. 46. 45.-TCE-ES/2009) A capacidade eleitoral ativa é suficiente para a aquisição da capacidade eleitoral passiva. .

(CESPE/STJ/Analista Judiciário – Área: Administrativa/2008) A respeito da organização do Estado, julgue os itens que se seguem. 47__ Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de licitação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, podendo a lei complementar autorizar os estados, o DF e os municípios a legislarem sobre questões específicas. 48__ Se, na ausência de lei federal dispondo sobre normas gerais, o governador de determinado estado promulgasse lei estadual criando algumas isenções ao pagamento de custas judiciais, nesse caso, essa lei seria constitucional, já que o referido estado teria competência legislativa para editar tal lei.

(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/STF/2008). A respeito do direito constitucional, julgue os itens seguintes. 49 __ Lei municipal que obrigue a instalação, em estabelecimento bancário, de equipamentos de segurança é considerada constitucional, pois aborda um assunto de interesse eminentemente local. 50 __ A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil restringe-se aos estados, aos municípios e ao DF, todos autônomos, nos termos da CF.

(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/TRT 17/2009). Quanto à organização político-administrativa do Estado brasileiro, julgue os itens a seguir. 51 __ Segundo a CF, os estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexar a outros, ou formar novos estados, mediante aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito e do Congresso Nacional, por lei complementar. 52 __ A CF veda a criação de novos territórios. 53 __ O Brasil caracteriza-se por ser um Estado unitário, o qual possui governo único, conduzido por uma única entidade política, que exerce, de forma centralizada, o poder político.

54__ Os territórios não elegem senadores.(CESPE/ANALISTA TÉCNICOADMINISTRATIVO/TRE–MS/2010). o Ministério Público do DF e a Defensoria Pública do DF. entretanto gozam de autonomia ilimitada. 56 __ Os estados-membros não possuem a soberania. julgue os próximos itens. 55 __ O DF possui autonomia sobre o Poder Judiciário do DF. No que se refere à organização do Estado brasileiro. mas elegem quatro deputados federais. .

58. mediante a aprovação e promulgação de lei complementar. no desmembramento. por meio de plebiscito. na subdivisão. é correto afirmar que. enquanto.57. há a manutenção da identidade do ente federativo primitivo. (CESPE/MEC/2009) É possível a formação de novos estados ou territórios federais. tem-se o desaparecimento da personalidade jurídica do estado originário. . desde que haja aprovação da população diretamente interessada. e do Congresso Nacional. (CESPE/AGU/2009) No tocante às hipóteses de alteração da divisão interna do território brasileiro.

pois possuem autonomia política. far-se-ão por lei federal e serão submetidos pela população diretamente interessada a referendo popular. a incorporação. (CESPE/TRE-GO/2009) A criação. administrativa e financeira. os estadosmembros. os municípios e o Distrito Federal são entidades estatais soberanas. . 60.59. (CESPE/TRE-MA/2009) A União. a fusão e o desmembramento de municípios.

61. os municípios apresentam capacidade de autoorganização. (CESPE/SECONT-ES/2009) Por serem dotados de autonomia própria. . autoadministração e competências legislativas específicas. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) É vedado à União. 62. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) Os territórios federais são considerados entes federativos. embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança. aos estados. em caso de dupla vacância. autogoverno. ao DF e aos municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas. como a de legislar acerca da vocação sucessória dos cargos de prefeito e vice-prefeito. 63. subvencioná-los.

incorporação e desmembramento de municípios. 65. de acordo com os requisitos estabelecidos na legislação do respectivo estado à época da criação. (CESPE/AJ.-STF/2008) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil restringe-se aos estados. já que o parecer desfavorável das casas representativas do povo impede a continuidade do processo de formação de novos estados. fusão. os atos de criação. no âmbito da CF.Área Adm. (CESPE/Juiz Federal Substituto . aos municípios e ao DF.64.TRF 1ª/2009) No processo de criação de estados-membros. todos autônomos. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Foram convalidados. . nos termos da CF. 66. a manifestação das assembléias legislativas constitui condição essencial e vinculativa. cuja lei tenha sido publicada até 31/12/2006.

pelo Supremo Tribunal Federal. 69__ Caso haja recebimento.6 Do Poder Executivo: das atribuições e responsabilidades do presidente da república. 67__ É crime de responsabilidade o ato que atente contra o exercício de direitos sociais cometido pelo presidente da República. 68__ O decreto presidencial é o instrumento adequado para a criação de novos cargos públicos. julgue os itens que se seguem. este terá suspensas as suas funções. de queixa-crime contra o presidente da República pela prática de infração penal. (CESPE/TRT 5/Técnico Judiciário – Área: Administrativa/2008) Acerca do Poder Executivo. .

. 71. o presidente da República exerce a liderança da política nacional por meio da orientação das decisões gerais e da direção da máquina administrativa. (CESPE/SEJUS-ES/2009) Na qualidade de chefe de Estado. julgue os itens subseqüentes. individuais e sociais.(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA/TRT 17/2009). 70__ São crimes de responsabilidade os atos do presidente da República que atentem contra o exercício dos direitos políticos. Com relação à responsabilidade do presidente da República e ao processo legislativo.

individuais e sociais. (CESPE/TRT-17ª/2009) São crimes de responsabilidade os atos do presidente da República que atentem contra o exercício dos direitos políticos. 73. . encontra-se a de dispor. mediante decreto. em qualquer situação.72. (CESPE/FINEP/2009) Entre as atribuições do presidente da República. sobre a extinção de funções ou cargos públicos.

75. (CESPE/Procurador-BACEN/2009) As infrações penais praticadas pelo presidente da República durante a vigência do mandato. sem qualquer conexão com o presidente da República. 76. sem qualquer relação com a função presidencial. (CESPE/Procurador-BACEN/2009) Os crimes de responsabilidade praticados pelos ministros de Estado. serão processados e julgados pelo STJ. (CESPE/Juiz Federal Substituto . . serão objeto de imediata persecutio criminis.74.TRF 1ª/2009) É indelegável a atribuição constitucional do presidente da República de conceder indulto.

de queixa-crime contra o presidente da República pela prática de infração penal. desde que diante de expressa previsão nas respectivas constituições estaduais. a imunidade formal relativa à prisão do presidente da República é aplicável também aos chefes dos poderes executivos estaduais. 78.77. . (CESPE/TJ/Área Adm. este terá suspensas as suas funções.TRF 1ª/2009) Segundo posicionamento do STF.TRT 5ª/2009) Caso haja recebimento. (CESPE/Juiz Federal Substituto . . pelo Supremo Tribunal Federal.

é necessária a autorização de dois terços da Câmara dos Deputados.79. (CESPE/AJ Área Adm. (CESPE/Juiz Federal Substituto – TRF 5ª/2009) Para que o presidente da República seja julgado pelo STF por crimes comuns. também prevista para os parlamentares. . por força da qual fica ele suspenso das suas funções. 80.-STF/2008) O presidente da República possui imunidade material ou inviolabilidade.

82. Da fiscalização contábil. tais como a ampla defesa e o contraditório. em decretos legislativos e em resoluções. . (CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA/TRT 17/2009) Com relação à responsabilidade do presidente da República e ao processo legislativo.7 Do Poder Legislativo: do processo legislativo. na lei resultante da conversão. sem alterações. financeira e orçamentária. (CESPE/AGU/2009) Não há veto ou sanção presidencial na emenda à Constituição. de medida provisória. nas leis delegadas. julgue os itens subseqüentes. 81__ É constitucional medida provisória que discipline o trâmite da ação rescisória no âmbito da justiça do trabalho. desde que se atente para os limites materiais da CF.

no mínimo. se não forem convertidas em lei no prazo de trinta dias a contar de sua publicação. de projeto de lei subscrito por. (CESPE/TCE-AC/2009) A CF prevê a hipótese de iniciativa popular. 10% dos eleitores de qualquer estado da Federação. (CESPE/TCE-AC/2009) As medidas provisórias perderão a eficácia. 85. . 84. (CESPE/AGU/2009) As medidas provisórias não convertidas em lei no prazo constitucional perdem a eficácia a partir do ato declaratório de encerramento do prazo de sua vigência. devendo o Congresso Nacional disciplinar as relações jurídicas dela decorrentes.83. que pode ser exercida pela apresentação. à Câmara dos Deputados. desde a edição.

88. (CESPE/Procurador-BACEN/2009) A CF atribui ao presidente da República iniciativa reservada no que concerne a leis sobre matéria tributária. (CESPE/TCE-AC/2009) O procurador-geral da República tem competência para propor projeto de lei ordinária ou complementar. (CESPE/ TCE-AC/2009) Segundo a CF. emenda constitucional disporá sobre a elaboração. . alteração e consolidação das leis. 87.86. redação.

pelo procedimento legislativo abreviado. manifestando-se cada uma delas pela maioria relativa de seus membros. 90. podem discutir e votar projeto de lei que dispense. 91. (CESPE/Juiz Federal Substituto . na forma regimental.TRF 1ª/2009) De acordo com a CF. em razão da matéria de sua competência.89. a competência do plenário. as comissões. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) A CF pode ser emendada por proposta de assembléia legislativa de uma ou mais unidades da Federação. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) A iniciativa das leis delegadas cabe a qualquer membro ou comissão da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. na forma e nos casos previstos na CF. .

. (CESPE/AJ ÁREA ADM. (CESPE/AJ Área Jud. de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.TRT 5ª/2009) Prescinde de sanção do presidente da República emenda constitucional que tenha sido regularmente aprovada no Congresso Nacional.TRT 5ª/2009) A CF veda expressamente a reedição. . o Congresso Nacional não poderá promover a rejeição parcial desse veto. na mesma sessão legislativa.TRF 1ª/2009) Quando o veto presidencial abarcar todo o projeto de lei. . 94. 93. (CESPE/Juiz Federal Substituto .92.

Esse projeto foi aprovado e. O projeto de lei em questão é formalmente inconstitucional. por vício de iniciativa cuja competência privativa é do presidente da República. (CESPE/Analista SEGER-ES/2007) Lei complementar pode ser revogada por lei ordinária quando tratar de matéria específica desse tipo de lei. foi devidamente promulgado.95. sendo obrigatória a observância do modelo básico adotado pela CF. depois de vetado pelo presidente da República por ilegalidade. desde que exista previsão na constituição estadual ou na lei orgânica municipal. 96. (CESPE/AJ ÁREA ADM. . 97. (CESPE/Analista-SERPRO/2008) O deputado federal X propôs projeto de lei ordinária cujo objeto prevê a possibilidade de parcelamento de débitos tributários com a fazenda federal.-STF/2008) Governadores e prefeitos podem editar medidas provisórias.

se entendesse preenchidos os requisitos legais. Esse projeto foi aprovado e. .98. o presidente da República. em vez de vetá-lo. (CESPE/Analista-SERPRO/2008) O deputado federal X propôs projeto de lei ordinária cujo objeto prevê a possibilidade de parcelamento de débitos tributários com a fazenda federal. depois de vetado pelo presidente da República por ilegalidade. No momento em que o referido projeto foi encaminhado para sanção. poderia editar uma medida provisória sobre a mesma matéria. foi devidamente promulgado.

(CESPE/TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/STF/2008) Julgue os itens subseqüentes. A atuação do TCU é uma atribuição decorrente do controle externo a cargo do Congresso Nacional. financeira e orçamentária da administração pública. enquanto a atuação do ministro decorre do controle interno ínsito a cada Poder. acerca da fiscalização contábil. 99__ A função de um ministro de Estado que. realiza atividades fiscalizatórias dentro do órgão administrativo não se confunde com a atuação do TCU. nessa qualidade. .

. detém poder para determinar a quebra de sigilo bancário de dados constantes em instituições bancárias acerca de pessoas que estejam sendo por ele investigadas por irregularidade de contas. 101__ Como o TCU não tem poder para anular ou sustar contratos administrativos.100 __ O TCU. porque dotado de poderes jurisdicionais. não detém também competência para determinar à autoridade administrativa que promova a anulação do contrato ou da licitação que o originou.

financeira.102. (CESPE/ TCE-AC/2009) Em conformidade com a CF. operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta. . são apreciados pelo TCU para fins de registro ou reexame as nomeações para cargo de provimento em comissão na administração direta. (CESPE/FINEP/2009) Realizar a fiscalização contábil. mediante controle externo. 103. é uma função típica do Congresso Nacional.

sob pena de nulidade do procedimento. o STF reconhece ao TCU a competência para conceder medidas cautelares no exercício das atribuições que lhe foram fixadas na CF. ao apreciar a legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria. 105. . (CESPE/Procurador-BACEN/2009) O TCU. (CESPE/Procurador-BACEN/2009) Pela aplicação da teoria dos poderes implícitos. é imprescindível que garanta o exercício do contraditório e da ampla defesa. deve assegurar ao servidor o exercício do contraditório e da ampla defesa. 106. (CESPE/Auditor-TCU/2009) Ao TCU.104. quando julga a legalidade de concessão inicial de aposentadoria.

pois os demais são indicados entre os auditores e os membros do Ministério Público junto ao tribunal. 108. (CESPE/Técnico . (CESPE/Juiz Substituto . não tem competência para exercer o controle de constitucionalidade das leis. (CESPE/Técnico-TCU/2009) Do terço dos ministros do TCU cuja escolha incumbe ao presidente da República.TCE-TO/2008) Compete ao Tribunal de Contas da União (TCU) apreciar e julgar as contas do chefe do Poder Executivo. como tal.TJ-AC/2007) O tribunal de contas é um órgão administrativo integrante do Poder Legislativo e. apenas um é de sua livre escolha. 109.107. .

Do Superior Tribunal de Justiça. Do Supremo Tribunal Federal. Dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais. julgue os itens subseqüentes. 110__ O chamado quinto constitucional está presente nos tribunais regionais federais. nos tribunais de justiça. Dos Tribunais e Juízes do Trabalho.8 Do Poder Judiciário: disposições gerais. . no Tribunal Superior do Trabalho e nos tribunais regionais do trabalho. (CESPE/TJDFT/2008/Analista Judiciário) Acerca da organização do Poder Judiciário.

julgue os itens subseqüentes. como órgão central do sistema e com poderes correcionais. na forma da lei. . a supervisão administrativa e orçamentária da justiça federal de primeiro e segundo graus. para toda a justiça federal.(CESPE/STJ/Analista Judiciário – Área: Administrativa/2008) No que concerne à organização do Poder Judiciário. 111__ Junto ao STJ funciona o Conselho da Justiça Federal. cujas decisões terão caráter vinculante. ao qual cabe.

113__ Compete ao STF julgar causa de matéria trabalhista ajuizada contra o Estado da Argentina. aos juízes e tribunais do trabalho julgar questões constitucionais que envolvam decisão acerca da constitucionalidade de uma lei federal. sendo vedado. 112__ A CF atribui somente ao STF a competência para realizar controle de constitucionalidade de leis federais. portanto.(CESPE/TST/Analista Judiciário – Área: Administrativa/2008) Acerca do Poder Judiciário. julgue os itens subseqüentes. .

(CESPE/TJDFT/Analista Judiciário – Área: Judiciária – Especialidade: Execução de Mandados/2008) Quanto ao Poder Judiciário. julgue os itens subseqüentes. 116__ Compete ao STF processar e julgar originariamente. .. 114__ Compete à justiça federal julgar as causas em que for parte o Banco do Brasil S. 115__ Os ministros do STF são nomeados pelo presidente da República. após aprovação da escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. nas infrações penais comuns. os ministros do próprio STF. julgue os itens que se seguem. tendo em vista que essa é uma instituição financeira federal.A. (CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/STF/2008) A respeito do direito constitucional.

118 __ A Emenda Constitucional n. Para ter o efeito vinculante.117 __ Os pedidos de extradição formulados por Estado estrangeiro devem ser julgados pelo STJ. a súmula deve ser aprovada por quorum qualificado de dois terços dos ministros do STF.º 45/2004 introduziu a súmula vinculante no direito brasileiro. .

120 __ No procedimento de edição. 119__ O STF poderá. . terá efeito vinculante apenas em relação aos órgãos do Poder Judiciário. por decisão irrecorrível. o relator poderá admitir. de ofício ou por provocação. a partir de sua publicação na imprensa oficial. julgue os itens que se seguem. revisão ou cancelamento de enunciado da súmula vinculante. editar enunciado de súmula que. após reiteradas decisões sobre matéria constitucional.(CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA/STF/2008) Com base na legislação disciplinadora das súmulas vinculantes. nos termos do Regimento Interno do STF. a manifestação de terceiros na questão.

(CESPE/Advogado . mas não vinculará o próprio STF nem a administração pública. terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário.CEHAP-PB/2009) O litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União. o Distrito Federal (DF) ou território será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). (CESPE/Advogado . 122.121 __ São legitimados a propor a edição. 123. mediante decisão de dois terços de seus membros. .CEHAP-PB/2009) O enunciado de súmula vinculante editado pelo STF. o estado. a revisão ou o cancelamento de enunciado de súmula vinculante os mesmos legitimados a propor ação direta de inconstitucionalidade.

º grau. (CESPE/ANAC/2009) Somente ao STF compete processar e julgar as ações diretas de inconstitucionalidade. esse membro do TCE foi denunciado pelo MP por crime comum.124. .Na situação hipotética acima. havendo perpetuação dessa competência quando cessar o mandato. (CESPE/ TCE-AC/2009) Descobriram que um membro de um TCE fazia parte de uma organização criminosa especializada em praticar crimes contra a administração pública. genéricas ou interventivas. as ações de inconstitucionalidade por omissão e as ações declaratórias de constitucionalidade. circunstância que não acarreta a remessa dos autos à justiça de 1. (CESPE/FINEP/2009) Cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) processar e julgar o presidente da República por crime comum. 125. Diante do farto acervo probatório reunido. com intuito de garantir a prevalência das normas da CF no ordenamento jurídico. 126. o órgão do Poder Judiciário competente para julgar a autoridade denunciada pelo MP será o tribunal de justiça.

o entendimento manifestado pelo plenário do STF em recurso extraordinário interposto em outro processo. . 128. antes do decurso de três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. 129. no julgamento dessa causa. não caberá reclamação ao STF contra a decisão do juiz de direito. (CESPE/TRE-MA/2009) Aos juízes é vedado o exercício da advocacia perante qualquer juízo ou tribunal.127. (CESPE/TRE-MA/2009) O STF tem competência constitucional para rever e alterar a decisão do Senado Federal exarada em processo de apuração de crime de responsabilidade do presidente da República. (CESPE/DPE-ES/2009) Caso um cidadão esteja litigando contra o estado do Espírito Santo e o juiz de direito não tenha aplicado.

aprovar súmula que. estadual e municipal. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) Os membros do CNJ são julgados por crime de responsabilidade no STF. terá efeito vinculante em relação aos órgãos do Poder Judiciário e às administrações públicas direta e indireta. de ofício ou por provocação. nas esferas federal. mediante decisão de dois terços de seus membros. . (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) O CNJ poderá. após reiteradas decisões sobre matéria constitucional. na forma estabelecida em lei. 131. a partir de sua publicação na imprensa oficial. bem como proceder a sua revisão ou cancelamento.130.

133. .TRF 1ª/2009) O STF compõese de ministros.TRT 5ª/2009) Os membros dos TRTs são julgados originariamente. com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade.132. (CESPE/Juiz Federal Substituto . pelo TST. por crime comum e de responsabilidade. 134. (CESPE/AJAJ . (CESPE/Analista-TJ-RJ/2008) Os servidores do Poder Judiciário não poderão receber delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório. escolhidos entre cidadãos bacharéis em direito. de notável saber jurídico e reputação ilibada. já que a função jurisdicional é indelegável.

cuja função é exercer. na forma da lei. (CESPE/Analista-TJ-RJ/2008) Compete ao STJ julgar as causas e os conflitos entre a União e os estados. . inclusive as respectivas entidades da administração indireta. cujas decisões terão caráter vinculante. (CESPE/Analista-TJ-RJ/2008) O CNJ é composto apenas por membros do Poder Judiciário e tem competência. para exercer o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes. (CESPE/PGE-AL/2008) Junto ao STF funciona o Conselho da Justiça Federal. 137. a União e o DF. ou entre uns e outros. a supervisão administrativa e orçamentária da justiça federal de primeiro e segundo graus.135. entre outras. 136. como órgão central do sistema e com poderes correicionais.

julgando-a procedente. (CESPE/PGE-AL/2008) A justiça estadual é competente para julgar denunciados pela suposta prática do crime de roubo qualificado ocorrido no interior de aeronave que se encontre em solo. . 139.TCE-TO/2008) Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula vinculante aplicável ou que indevidamente a aplicar. (CESPE/Analista .138. condenará o infrator à pena do crime de desobediência. caberá reclamação ao STF que.

140. nos termos da lei. instaurada contra o presidente da República. 141.TCE-TO/2008) Para fins de admissibilidade do recurso extraordinário e do especial. de natureza civil. somente podendo recusálo pela manifestação de dois terços de seus membros. (CESPE/Analista . (CESPE/TJAA-STF/2008) Compete ao STF processar e julgar ação ordinária. o recorrente deverá demonstrar a repercussão geral das questões constitucionais e infraconstitucionais discutidas no caso. a fim de que o tribunal examine a admissão do recurso. .

. (CESPE/TRT 5/Analista Judiciário – Área: Judiciária – Especialidade: Execução de Mandados/ 2008) 142__ O Ministério Público do Trabalho integra o Ministério Público da União.9 Das funções essenciais à Justiça: do Ministério Público. Da Advocacia Pública. O Ministério Público do Trabalho é um dos ramos do Ministério Público Federal. 143__ O Ministério Público brasileiro é composto pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público dos Estados e do Distrito Federal. Da Advocacia e da Defensoria Públicas. a respeito do Poder Judiciário e do Ministério Público. Julgue os itens que se seguem. (CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA/TRT 17/2009).

o MP brasileiro compreende apenas o MP Federal e o MP dos estados e do DF. 146.144. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) Segundo a CF. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) Entre as garantias concedidas aos membros do MP está a estabilidade após três anos de efetivo exercício. . (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) O MP. não é obrigado a elaborar sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias. apesar de dotado de autonomia financeira. 145.

(CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) Quando um membro do MP se aposenta.147. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) É função institucional do MP defender judicialmente os direitos e os interesses das populações carentes. 148. 149. antes de que hajam transcorrido três anos da aposentadoria. é vedado a ele advogar no juízo ou tribunal em que atuava. . (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) O Conselho Nacional do Ministério Público não tem poderes para determinar a remoção de membro do MP.

153. ao do . (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) O Conselho Nacional do Ministério Público é composto de quatorze membros. 151. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) O Conselho Nacional do Ministério Público deve ser presidido por seu conselheiro mais antigo. será constitucional norma estadual que atribuir o exercício das funções dos membros do MP especial no tribunal de contas do estado aos membros do MP estadual. (CESPE/Juiz Federal Substituto . (CESPE/Analista-SERPRO/2008) Compete presidente da República nomear o chefe Ministério Público da União. entre os quais cinco membros dos MPs dos estados.150.TRF 1ª/2009) Conforme posicionamento do STF. cada um representando uma região da Federação. 152.

155.154. . dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias. (CESPE/AGU/2009) O Advogado-Geral da União. o que se constata pelo estabelecimento de requisitos mais rigorosos para a nomeação — idade mínima de 35 anos. ministro por determinação legal. visto que ele será sempre julgado pelo Senado Federal. (CESPE/Analista-TJ-RJ/2008) Às defensorias públicas são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária. bem como pela competência para o julgamento dos crimes de responsabilidade. obteve da Carta da República tratamento diferenciado em relação aos demais ministros de Estado. reputação ilibada e notório conhecimento jurídico —. ao passo que os demais ministros serão julgados perante o STF. com a ressalva dos atos conexos aos do presidente da República.

TRT 9ª/2007) Às defensorias públicas da União e dos estados são asseguradas autonomia funcional e administrativa bem como a iniciativa de sua proposta orçamentária. . (CESPE/Técnico . 157. na atual CF. dentro dos limites traçados pela Constituição Federal. é considerada como instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado.156. (CESPE/DPE-ES/2009) A defensoria pública.