Guia do Monitor e do Prof.

Orientador

Joan Miró

PROGRAMA DE BOLSA MONITORIA

APRESENTAÇÃO
O presente “Guia do Monitor e do ProfessorOrientador” pretende fornecer aos alunos-monitores e professores-orientadores, integrantes do Programa de Bolsa Monitoria (PBM) da UEFS, informações relevantes acerca das normas e procedimentos institucionais que disciplinam o seu funcionamento, relacionadas aos processos de seleção, implementação, acompanhamento e avaliação dos projetos de monitoria. Entendemos a monitoria como um importante espaço de formação, tendo em vista as suas duas funções essenciais: iniciar o estudante na docência em nível superior e contribuir para a melhoria do ensino de graduação. Contudo, a qualidade desse processo formativo está condicionada diretamente ao nível de envolvimento e comprometimento de monitores, professoresorientadores e gestores acadêmicos, os quais devem estar imbuídos da missão de dar um novo sentido formativo à monitoria, buscando desenvolver ações articuladas não apenas ao ensino, como também, à pesquisa e extensão. Nesse sentido, buscaremos ressignificar a Monitoria Acadêmica na UEFS, propondo estratégias de inclusão do monitor no planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e integrando-o aos espaços de gestão acadêmica. A leitura deste guia, portanto, é requisito indispensável para aqueles que se encontram inseridos neste programa institucional.

............................ Processo de certificação da monitoria..................... Processo Seletivo do Monitor..... 09 17........................................ 01 3... Roteiro do Relatório Final da Monitoria.. Atribuições do monitor......................................... Condições para a substituição do monitor............................08 14.. Duração da Bolsa Monitoria e tipo de vínculo com a UEFS. Documentos necessários para contratação do monitor e pagamento da Bolsa Monitoria ................................................................. 01 2............................................................. O que é Monitoria .................................... 06 11.................................................. 01 4.. Calendário do Programa de Bolsa Monitoria 2008/2009................................... 02 7.............15 ...................... Ficha Mensal de Freqüência e Desempenho do Monitor ....................10 ANEXOS: 1.............. 02 6..... Acompanhamento.04 09............... Requisitos do candidato a monitor..............SUMÁRIO 1............... Coordenação do Programa de Bolsa Monitoria.............................................................. Situações que determinam a suspensão da Bolsa Monitoria... 02 8.................................08 15......09 16...............07 12........... Processo de análise dos Projetos de Monitoria..................................................................... orientação e avaliação do monitor....13 2...07 13..........................05 10.. Objetivos do Programa de Bolsa Monitoria...................14 3.. Modelo do Plano de Trabalho de Monitoria..................................................................... Atribuições do professor-orientador....... Seminários de Iniciação à Docência...................... Avaliação dos Projetos de Monitoria...... 01 5............................

 Estabelecer práticas e experiências pedagógicas que permitam a interação dos estudantes monitores com o corpo docente. oportunizado aos alunos dos cursos de graduação ofertados pela UEFS. discente e técnico administrativo. através da . e. 4. 2.  Criar condições de aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente. no intuito de contribuir para a formação acadêmico-profissional numa determinada área do conhecimento. participar de novo processo seletivo.PROGRAD é a unidade responsável pela coordenação do Programa de Bolsa Monitoria. 3. Duração da Bolsa Monitoria e tipo de vínculo com a UEFS:  A Bolsa Monitoria tem a duração de doze meses.  Desenvolver estudos de aprofundamento sob a coordenação de um professor. As atividades de monitoria estão vinculadas prioritariamente ao ensino. podendo incluir pesquisa e extensão. Objetivos do Programa de Bolsa Monitoria:  Proporcionar ao estudante de graduação a oportunidade de engajar-se em plano de trabalho de atividades de ensino que possibilitem o aperfeiçoamento do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes e habilidades favoráveis a sua formação acadêmica e profissional. podendo o estudante.1 1. no âmbito dos componentes curriculares. O que é Monitoria:  Monitoria é a denominação dada ao processo de iniciação à docência. O benefício da bolsa monitoria não implicará em qualquer vínculo empregatício com a UEFS. Coordenação do Programa de Bolsa Monitoria:  A Pró-Reitoria de Graduação . visando à formação acadêmicoprofissional do estudante de graduação da UEFS. após esse período.

As . 5. nº de bolsas distribuídas por projeto e por departamento. informando: nº de projetos enviados por cada departamento. terão preferência os projetos apresentados por docente em regime de trabalho com Dedicação Exclusiva . por ordem de prioridade. Atualmente o programa oferta 76 bolsas de monitoria. para apresentação de projetos pelos Departamentos (Anexo 1). prazos. o(s) componente(s) curricular(es) devem ser obrigatórios. por projeto aprovado.  Relevância do projeto para as atividades de graduação. Processo seletivo do monitor:  A Reitoria fará publicar Edital de Inscrição para seleção de estudantes. para estabelecimento de prioridade.2 Coordenação de Graduação. 6.DE. aprovadas pelo Conselho de Administração CONSAD. A Comissão tomará por referência os seguintes critérios para aprovação dos projetos de monitoria:  Os Projetos de Monitoria só devem ser apresentados por professor do quadro permanente.. do qual constarão: Requisitos. período em que os Departamentos deverão realizar a seleção.  Após a seleção dos projetos. Avaliação dos Projetos de Monitoria:  Após o recebimento dos projetos aprovados pelos respectivos Conselhos Departamentais.  Importância das atividades desenvolvidas pelo monitor para sua formação acadêmica. a PROGRAD divulgará os resultados da distribuição das bolsas monitoria. número de vagas. 7. a Pró-Reitoria de Graduação encaminhará a uma comissão (representantes dos departamentos e da PROGRAD) que fará a análise dos pedidos e a distribuição das vagas existentes. o número de alunos matriculados por turma e o número de turmas por professor. Processo de análise dos Projetos de Monitoria: O Conselho Departamental deverá observar os seguintes critérios na análise dos projetos de monitoria:  Adequação da proposta à função de monitoria. à qual caberá divulgar o número anual de vagas disponíveis. deve-se observar.

para todos os candidatos. cuja média . Cada membro da Banca Examinadora atribuirá uma pontuação de 0 (zero) a 60 (sessenta) a cada candidato na prova escrita.  Declaração de servir à Monitoria 12 horas semanais (constante no requerimento de inscrição da UEFS). no prédio da Administração Central. capacidade de síntese e ordenação lógica do pensamento. A relação dos pontos (cinco). recebimento de bolsa de qualquer natureza (constante no requerimento de inscrição da UEFS).  A prova escrita visa à demonstração. composta de três professores. A seleção dos monitores será feita pelo Departamento responsável conforme Edital de Inscrição publicado pela Reitoria.  A seleção constará de prova escrita. à entrevista 30 (trinta) e à prova de títulos 10 (dez) pontos. a bibliografia indicada e as datas de realização da seleção estarão disponibilizados para os candidatos no ato da inscrição. e consistirá de uma dissertação de um dos cinco pontos. de profundidade de conhecimentos. O Departamento designará Banca Examinadora de Seleção. sorteado no momento da prova. mediante indicação da Área de Conhecimento à qual estiver vinculado o componente curricular/Projeto de Monitoria. mediante requerimento escrito.  Fotocópia da Guia de Matrícula.3 inscrições serão feitas na Coordenação de Seleção e Admissão CSA. De um total de 100 (cem) pontos.  Declaração de não acumular.  Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição:  Curriculum vitae devidamente comprovado. a ser realizada em período estabelecido pelos Departamentos solicitantes.  Histórico Escolar. caberá à prova escrita 60 (sessenta). no mesmo período. entrevista e prova de títulos. pelos candidatos. atualização no conteúdo. clareza de exposição.

 A pontuação final será a soma dos pontos da prova escrita. implicará na sua desclassificação automática e irrevogável. acompanhado da Ata. obedecendo a ordem decrescente até o preenchimento das vagas disponíveis. 24 (vinte e quatro) horas após a publicação dos resultados. A pontuação obtida pelo candidato na entrevista será única. e deverá ser realizada 24 (vinte e quatro) horas após a realização da prova escrita. Será convocado o candidato que tiver a maior pontuação. constando os dados da seleção. feita coletivamente.  A Banca Examinadora emitirá um parecer conclusivo. que divulgará a relação dos alunos contemplados. com o desempenho dos candidatos.  Prova de Títulos: Os títulos serão computados quando efetivamente comprovados e relacionados com a área em seleção e/ou Projeto de Monitoria.4 será calculada pela média aritmética dos valores individuais emitidos pela Banca. Os candidatos convocados deverão apresentar-se na Pró-Reitoria de Graduação. feita coletivamente. nas datas. os resultados à PROGRAD.  Após a seleção. o Departamento encaminhará. Será aprovado o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 70 (setenta). bem como. 8. horário e local estabelecidos.  O não comparecimento do candidato. A Banca Examinadora atribuirá uma pontuação única que representará a avaliação final do currículo do candidato. avaliação do desempenho das suas potencialidades didático-pedagógicas. por qualquer motivo. da entrevista e da prova de títulos. Requisitos do candidato a monitor:  O candidato deverá atender aos seguintes requisitos: . em qualquer etapa da seleção. no prazo de até 10 dias. que serão encaminhados à PROGRAD pelo Departamento.  A entrevista visa coletar dados referentes aos interesses do candidato e demais aspectos atinentes à escolha e ao exercício do Programa de Monitoria e do componente curricular/Projeto de Monitoria em questão. pela Banca Examinadora.

conflituar com o horário de atividade da monitoria. mediante a .  Não receber cumulativamente.Consad.  Ficha de Identificação do Monitor (cedida pelo Programa de Bolsa Monitoria). para entrega dos seguintes documentos:  Duas fotos 3X4 coloridas.5  Ser regularmente matriculado na UEFS.  Original e cópia do comprovante atual de Matrícula.  Original e cópia do comprovante de dados bancários (conta corrente pode ser em qualquer banco. o monitor recebe mensalmente o valor de R$350.  Ter disponibilidade de doze horas semanais para o exercício da monitoria. em data a ser divulgada.  Após a entrega dos documentos. em data divulgada pela Prograd.  Ao monitor será concedida Bolsa Monitoria.  Original e cópia da Carteira de Identidade e CPF. Preenchimento do formulário de dados bancários fornecido pelo Setor de Pessoal.00 (trezentos e cinqüenta reais). bolsa de qualquer natureza. Atualmente. no mesmo período. ou conta-poupança do Bradesco).  Ter sido aprovado com conceito/nota mínimo de MS/07 no(s) componente(s) curricular(es) atendido(s) pelo projeto. pelo prazo de 1 (um) ano. em hipótese alguma.  Os horários dos componentes curriculares que o estudante esteja freqüentando não podem. os monitores serão convocados para a assinatura coletiva do contrato. O valor da bolsa monitoria é fixado através de Resolução do Conselho de Administração da UEFS .  O pagamento será realizado até o dia 10 de cada mês. Documentos necessários para contratação do monitor e pagamento da Bolsa Monitoria:  Após divulgação dos resultados do processo seletivo os monitores deverão comparecer à Prograd/Coordenação do Programa de Bolsa Monitoria. 9.

não receba a Ficha de Freqüência Mensal e de Desempenho do Monitor.  A Prograd/Coordenação do Programa de Bolsa Monitoria enviará mensalmente à Subgerência de Pessoal a Relação de Monitores em Situação Regular com vistas à produção da Folha Mensal de Pagamento. workshop. 10.  Auxiliar o professor na realização de trabalhos práticos e experimentais. . laboratórios. funcionários e estudantes visando ao desenvolvimento da aprendizagem. assegurando-se o recebimento dos valores proporcionais aos dias de efetivo trabalho do monitor. no prazo estabelecido.  No caso de cancelamento do Contrato da Bolsa Monitoria (por desistência do monitor ou indicação do professor-orientador) o pagamento será automaticamente suspenso.6 apresentação da Ficha Mensal de Freqüência e Desempenho do Monitor (Anexo 2). Atribuições do monitor:  Participar ativamente de todas as atividades de planejamento com o Professor-Orientador.  Caso a Prograd/Coordenação do PBM.Anexo 2). será emitido um alerta via correspondência eletrônica. encaminhada pelo Departamento pertinente à Prograd/Coordenação do Programa de Bolsa Monitoria.  Cumprir doze horas semanais de atividades de monitoria. tanto para o monitor como para o seu professor-orientador. conforme horário pré-estabelecido com o professor-orientador (registrar a carga horária cumprida na Ficha Mensal de Freqüência e Desempenho do Monitor . na preparação de material didático e em atividades de classe.  Interagir com professores.  Em caso de recebimento indevido do valor da bolsa a Prograd/Coordenação do PBM providenciará os trâmites necessários para a sua devolução aos cofres públicos. trabalhos de campo.

nome do monitor e do professor orientador).  O Professor-Orientador subsidiará o monitor no preenchimento adequado da Ficha Mensal de Freqüência e Desempenho do Monitor (Anexo 2). contendo uma breve avaliação do seu desempenho. o qual encaminhará à Prograd/PBM até o 10º dia útil do mês seguinte. docente efetivo da UEFS que apresentou o Projeto de Monitoria junto ao Departamento e à Prograd. a Ficha Mensal de Freqüência e Desempenho do Monitor (Anexo 2). orientação e avaliação do monitor são de responsabilidade do Professor-Orientador. . Acompanhamento. para controle do Departamento. orientação e avaliação do monitor:  O acompanhamento. mensalmente. 11. p ro jeto de monitoria/componente curricular. através do Departamento pertinente.7  Apresentar ao professor-orientador relatório semestral de suas atividades.  Entregar ao professor-orientador o Relatório Final (anual) após o encerramento do período de concessão da Bolsa.  Acompanhar. Atribuições do professor-orientador:  Divulgar na caderneta eletrônica o Plano de Trabalho de Monitoria com as atividades a serem realizadas pelo monitor. orientar e avaliar as atividades desenvolvidas pelo monitor no período de concessão da bolsa monitoria. 12.  Encaminhar. Os monitores receberão o referido formulário pré-impresso. atentando para o registro adequado das informações solicitadas e aposição de assinatura legível (não rubricar). da orientação recebida e das condições em que desenvolveu as suas atividades. contendo todos os dados do projeto (departamento. Nesta Ficha o professor indicará a carga horária mensal cumprida pelo monitor e fará uma avaliação objetiva das atividades realizadas (através de conceitos que variam de Insuficiente a Ótimo).

Situações que determinam a suspensão da Bolsa Monitoria:  Se o estudante efetuar o Trancamento de Matrícula ou Matrícula Institucional.  Quando o estudante colar grau.  Apresentar desempenho insuficiente atestado pelo ProfessorOrientador através da Ficha de Freqüência e Desempenho do Monitor.  Comunicar ao Departamento. o Relatório Final entregue pelo monitor. desde que o tempo restante do contrato não seja inferior a seis meses. quando estiver impossibilitado de dar continuidade à orientação do monitor (afastamentos/licenças). acompanhado de uma breve avaliação. de acordo com o Calendário Universitário vigente. 14. pelo menos. se for o caso. de um resumo do trabalho realizado com vistas à publicação e divulgação interna.  Caso haja desistência por parte do monitor.  Afastar-se sem justificativa formal.  Solicitar suspensão da bolsa monitoria no caso de desempenho insatisfatório do bolsista. à Prograd/PBM. 13. caso em que. pelo período superior a quinze dias. assim como.  Em caso de transferência para outra instituição. o qual informará ao Departamento e este. ou que este corresponda a.  Para fins de convocação será considerada a listagem final de . encaminhada ao orientador. Condições para a substituição do monitor:  Serão contratados monitores substitutos. que enviará à Prograd. e solicitar a sua substituição. que informará à Prograd/PBM. quatro meses de período letivo da instituição.8  Encaminhar ao Departamento. deverá oficializar o seu pedido junto ao Professor-Orientador.

o qual deverá estar assinado pelo monitor e pelo professor-orientador. 16. no intuito de viabilizar a socialização das experiências vivenciadas pelos monitores do Programa de Bolsa Monitoria. promover uma maior integração entre monitores. professores-orientadores e a comunidade acadêmica.  Encontros semestrais de monitores e professores-orientadores (Projetos de Monitoria intradepartamentais) também serão . anualmente. 15. a avaliação e homologação do Relatório Final. a PROGRAD emitirá certificado dos trabalhos desenvolvidos. bem como.  Os certificados permanecerão no arquivo da Coordenação do Programa.  O candidato que tiver alcançado colocação subseqüente àquela apresentada pelo monitor substituído deverá ser convocado para assumir a vacância do contrato.  Poderão ser emitidos Atestados de participação no PBM durante o período do contrato. podendo ser retirados a qualquer tempo pelos interessados. cabendo ao Professor-Orientador o certificado de coordenação do projeto e de orientação do bolsista. e. desde que o monitor e respectivo orientador se encontrem em situação regular com relação à entrega das Fichas de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor até a data da solicitação.9 classificação do Processo Seletivo referente à vigência do contrato em questão. o certificado de trabalho de monitoria. ao estudante. um Seminário de Iniciação à Docência. até a data da emissão do documento. a entrega de todas as Fichas Mensais de Controle de Freqüência e Desempenho do Monitor. devendo entregar todos os documentos necessários em data determinada pela Prograd/PBM. Seminários de Iniciação à Docência:  A Prograd pretende promover. onde constará o título do Projeto de Monitoria. para o monitor e para o professor-orientador. período e o nome do respectivo professor-orientador. Processo de certificação da monitoria:  Após o término do contrato da Bolsa Monitoria.

17.10 apoiados. como momentos preparatórios para planejamento e participação no referido seminário. III – Módulo IV ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento a ser divulgado 12/09/2008 16/09/2008 14/10/2008 14/11/2008 12/12/2008 15/01/2009 Fev/mar/2009 13/02/2009 13/03/2009 14/04/2009 15/05/2009 15/06/2009 Junho/2009 16/07/2009 ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento a ser divulgado ProfessorOrientador/Departamento . Calendário do Programa de Bolsa Monitoria da UEFS 2008/2009: EDITAL 01/2008 DATA 07/08/2008 EVENTO Assinatura do Contrato de Monitoria Início das atividades do Plano de Trabalho de Monitoria Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor I Encontro do Programa de Bolsa Monitoria da UEFS Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Realização de Encontros para socialização das atividades desenvolvidas nos Projetos de Monitoria (intradepartamental) Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Seminário de Iniciação à Docência Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor LOCAL/RESPONSÁVEL Sala dos Conselhos Reitoria Professor-Orientador e Monitor ProfessorOrientador/Departamento Aud.

ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento Prograd/Coordenação do PBM Prograd/Coordenação do PBM EDITAL 02/2008 DATA 21/10/2008 EVENTO Assinatura do Contrato de Monitoria Início das atividades do Plano de Trabalho de Monitoria Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Realização de Encontros para socialização das atividades desenvolvidas nos Projetos de Monitoria (intradepartamental) Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Seminário de Iniciação à Docência Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor LOCAL/RESPONSÁVEL Sala dos Conselhos Reitoria Professor-Orientador e Monitor ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento a ser divulgado 14/11/2008 12/12/2008 15/01/2009 Fev/mar/2009 13/02/2009 13/03/2009 14/04/2009 15/05/2009 15/06/2009 Junho/2009 16/07/2009 ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento a ser divulgado ProfessorOrientador/Departamento .11 06/08/2009 08/08/2009 20/08/2009 A partir de Outurbro/ 2009 Término do Contrato da Bolsa Monitoria Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega do Relatório Final de Monitoria Emissão dos Certificados para os monitores e professoresorientadores após apreciação e homologação do Relatório Final.

12 20/10/2009 20/10/2008 04/11/2009 A partir de Dezembro/ 2009 Término do Contrato da Bolsa Monitoria. Elaboração: PROGRAD/Coordenação de Graduação/Programa de Bolsa Monitoria A seleção e a aprovação do candidato à monitoria não implicarão em qualquer vínculo de caráter empregatício com a UEFS. Entrega da Ficha de Freqüência Mensal e Desempenho do Monitor Entrega do Relatório Final de Monitoria. Emissão dos Certificados para os monitores e professoresorientadores após apreciação e homologação do Relatório Final ProfessorOrientador/Departamento ProfessorOrientador/Departamento Prograd/Coordenação do PBM Prograd/Coordenação do PBM Fontes: Res. Regulamenta as Atividades de Monitoria na 1 UEFS . CONSEPE 40/2001. Procedimentos internos para operacionalização do PBM . de 10/07/2001. Edital nº 01/2008 de Seleção de Monitores para os Cursos de Graduação da UEFS. Em nenhuma hipótese será permitido ao monitor substituir o professor em suas funções! _______________________ 1 A Prograd pretende promover ampla discussão com vistas ao aperfeiçoamento das normas que regulamentam as atividades de monitoria na UEFS. através de uma comissão interdepartamental que elaborará minuta de resolução a ser apresentada ao CONSEPE. .

2 Justificativa 3. II – DADOS DO PROJETO: 2. .3 Titulação/Classe: 1.RESULTADO DA ANÁLISE (uso do Departamento) 4.4 Plano de Trabalho 3.2 Parecer do Conselho Departamental: 4.3 Objeto do Projeto 3.indicar o nome do projeto e o nº da Resolução CONSEPE.1 Área de Conhecimento: 4.1 Título: 2.5 Assin atura e carimbo do(a) Diretor (a) do Departamento: .6 Assinatura do Professor Proponente IV.1 Departamento: 1.Pesquisa .Cargo Acadêmico. .2 Nome do Professor proponente: 1.Orientação acadêmica – indicar o número e nível acadêmico de orientandos.indicar o nome do projeto e o nº da Resolução CONSEPE.13 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE BOLSA MONITORIA ANEXO 1 PROJETO DE MONITORIA I – DADOS DO AUTOR: 1.6 Atividades desenvolvidas: .Extensão .5 Atividades a serem desenvolvidas pelo Monitor 3.indicar o cargo.Administrativo .Didática – indicar a carga horária em sala de aula e o(s) nome(s) da(s) disciplina(s).3 Componentes curriculares assistidos: Natureza: Nº de Turmas: Nº de alunos matriculados (dois últimos semestres): III – PROJETO DE MONITORIA 3. .2 Nº de bolsas solicitadas: 2. .5 Regime de Trabalho: 1.3 Ordem de prioridade: 4.1 Título: 3.4 Vínculo Institucional: 1.4 Data da reunião: 4.

14 AN E XO 2 .

DATA DA HOMOLOGAÇÃO PELO PROGRAMA DE BOLSA MONITORIA: .1 Departamento: 1.3 Monitor(a): 1.4 Professor(a)-Orientador(a): 1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: 2. CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA: 4. desenvolvimento e avaliação) 2.2 Projeto de Monitoria / Componente Curricular: 1.3 Dificuldades encontradas: 2. de Pesquisa e de Extensão realizadas: (Participação nos processos de planejamento. ASSINATURA DO PROFESSOR-ORIENTADOR: 7.15 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE BOLSA MONITORIA ANEXO 3 RELATÓRIO FINAL DE MONITORIA 1. DADOS DO PROJETO DE MONITORIA: 1.4 Sugestões: 3. PARECER DO PROFESSOR-ORIENTADOR: 6.2 Participação em eventos: 2.5 Período da Bolsa: 2.1 Descrição das atividades de Ensino. LOCAL E DATA: 8. ASSINATURA DO MONITOR: 5.

Setembro/2008 - .Universidade Estadual de Feira de Santana Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação de Graduação PROGRAMA DE BOLSA MONITORIA GUIA DO MONITOR E DO PROFESSOR-ORIENTADOR Monitor (a): ________________________________________ Telefone(s):______________ Celular: ___________________ E-mail: ____________________________________________ Componente Curricular/Projeto de Monitoria:_______________ __________________________________________________ Departamento: _____________________________________ Profº(ª) Orientador (a): ________________________________ Telefone(s):_______________ Celular: __________________ E-mail: ____________________________________________ Núcleo de Pesquisa/Programa de Extensão: _______________ __________________________________________________ Ramal:__________ E-mail:____________________________ Feira de Santana-BA .

uefs@gmail.com Pbm@uefs.JOSÉ CARLOS BARRETO DE SANTANA Reitor WASHINGTON DE ALMEIDA MOURA Vice-Reitor RUBENS EDSON ALVES PEREIRA Pró-Reitor de Graduação IRAILDES ANDRADE JULIANO Coordenadora de Graduação LUCIANA SANTOS BITTENCOURT Secretária do Gabinete .br Fone: (75) 3224-8031 .PROGRAD EQUIPE TÉCNICA DO PROGRAMA DE BOLSA MONITORIA: ANA CAROLINE BRAGA FIGUEREDO CARVALHO Técnica-Universitária ROBERTSON LUIZ DA SILVA CARNEIRO Técnico-Universitário Contatos: PROGRAD/Programa de Bolsa Monitoria E-mail: monitoria.