UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI CAMPUS DE SANTO ÂNGELO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MARIANA DE SOUZA EHLERT

REDES DE COOPERAÇÃO NA ESFERA PÚBLICA

SANTO ÂNGELO 2010

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES.MARIANA DE SOUZA EHLERT REDES DE COOPERAÇÃO NA ESFERA PÚBLICA QUESTÕES APROVAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SANTO ÂNGELO 2010 . CAMPUS DE SANTO ÂNGELO. PARA DE NO COMPONENTE CURRICULAR REDES DE EMPRESAS.

Só na área de saúde. grupos e indivíduos vinculados a ações e movimento reivindicatórios se articularam e criaram redes. O que são consórcios públicos? Os consórcios públicos são parcerias formadas por dois ou mais entes da federação. delega a outras entidades localizadas onde os fatos acontecem. 3. para a realização de objetivos de interesse comum. gerir o tratamento de lixo. de pesquisa. Eles têm origem nas associações dos municípios. pelas dificuldades de realizar determinadas tarefas. Porém. Tomando como base os exemplos de cada modalidade de redes sociais (estatal e não-estatal). Nascem autônomas e podem não considerar vantajoso se transformar em redes tuteladas. Os consócios podem discutir formas de promover o desenvolvimento regional. etc. repassando o numerário para aquela atividade. a incumbência de realizar tais tarefas. água e esgoto da região ou construir novos hospitais ou escolas. 4. centenas de consórcios já funcionam no País. comente sobre a importância do controle social. faltava a regulamentação da legislação dos consórcios para garantir regras claras e segurança jurídica para aqueles que já estão em funcionamento e estimular a formação de novas parcerias. O que ocorre é que o órgão repassador do numerário. em qualquer área. . Definir o que são convênios interorganizacionais. educacional. O controle social compreende o monitoramento dos projetos e obras financiados por esferas de governo. 1969 municípios fazem ações por meio destas associações. Hoje. no campo social. para realizar atividades de interesses comuns. as que estão sob o controle do governo. Ela busca. Convênios são acordos firmados entre órgãos públicos ou entre órgãos públicos e privados para realização de atividades de interesse comum dos participantes. É esta a inovação da lei atual. Cite a diferença entre redes sociais de iniciativa estatal e redes sociais de iniciativa da sociedade.1. que já eram previstas na Constituição de 1937. O Convênio é quase sempre celebrado entre entidades públicas. • • Redes sociais de iniciativa estatal: São aquelas de domínio governamental. mas que tiveram a prioridade escolhida durante a etapa de participação. 2. Redes sociais de iniciativa da sociedade: São organizações.

estimular a qualidade dos serviços públicos prestados à população. sem fins lucrativos. produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades mencionadas acima. experimentação sem fins lucrativos de novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de produção. normalmente são sociedades civis. desenvolvimento de tecnologias alternativas. quais os instrumentos necessários para os convênios administrativos (Lei nº 8666/93). de direito privado e de interesse público. dos direitos humanos. da paz. . A proposta de plano de trabalho da entidade interessada deve ser previamente aprovada pela Administração. preservação. São elas: promoção da assistência social. promoção do voluntariado. Quando existe repasse de recursos públicos. defesa. promoção de direitos estabelecidos. observando-se a forma complementar de participação das organizações. as etapas ou fases de execução. observando-se a forma complementar de participação das organizações. O que são OSCIPs? E qual a sua principal finalidade? CONCEITO: Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. assim como da conclusão das etapas ou fases programadas. emprego e crédito. o cronograma de desembolso e a previsão de início e término da execução do convênio. Para se qualificar a instituição interessada tem que se enquadrar em alguma das finalidades reconhecidas pela legislação como passíveis para se pleitear a qualificação como OSCIP. e conterá. promoção da segurança alimentar e nutricional. o plano de aplicação dos recursos financeiros.sobretudo. as metas pretendidas. 5. comércio. promoção da ética. da cidadania. promoção da cultura. estudos e pesquisas. a identificação do objeto. promoção gratuita da saúde. defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico. 6. construção de novos direito e assessoria jurídica gratuita de interesse suplementar. FINALIDADE: A finalidade institucional vai expressa no estatuto social. conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. promoção gratuita da educação. da democracia e de outros valores universais. pelo menos.